terça-feira, 14 de agosto de 2007

O prof. Marcelo do futebol

Ao passar a escrever de segunda a sexta-feira no diário “Record”, o jornalista Rui Santos tornou-se num caso único em Portugal, com presença diária na comunicação social, uma vez que já escrevia ao sábado e ao domingo, no “Correio da Manhã”. O “gestor de activos” Paulo Fernandes (espero não ser processado pelo patrão da Cofina…) lá saberá como extrair o mais alto rendimento do seu comentador nas várias publicações do grupo… A dura semana de trabalho do jornalista termina nas noites de domingo, no “Tempo Extra”, da SIC Notícias, um programa que faz de Rui Santos o “prof. Marcelo do futebol”.
Em todos estes espaços, o antigo jornalista de “A Bola”, que tem a vantagem de ser dos poucos jornalistas portugueses que já não precisam de escrever para viver, emite opiniões, a partir do seu entendimento sobre o modo como devem funcionar os clubes, os futebolistas, os dirigentes e outros agentes do futebol. E uma opinião vale o que vale. Uma opinião é um universo criado por cada um. Uma opinião não é uma realidade; é o que pensamos sobre uma realidade.
É surpreendente que o Conselho de Administração da SAD do Sporting tenha decidido “remeter imediatamente” para o departamento jurídico da empresa o teor de artigos publicados nas últimas edições do "Record", onde Rui Santos criticou a política de contratações e a falta de um sistema táctico alternativo ao losango de Paulo Bento. A SAD do Sporting anunciou ainda que tal diligência tem em vista “a apresentação da competente queixa-crime por difamação, agravada por ter sido cometida através de meio de comunicação social”.
Esta chamada do departamento jurídico ao trabalho por causa de um diferendo desta natureza não tem sentido nenhum. Estamos perante uma matéria crucial ao nível da política de comunicação do Sporting. Como jornalista, Rui Santos tem direito à sua opinião. Tal como os sócios do Sporting, nomeadamente nas assembleias gerais do clube. E qualquer cidadão também tem direito a dizer o que pensa, nomeadamente na Internet. Caso contrário, o melhor seria exportar o Sporting para Cuba ou para qualquer outro país sem liberdade de expressão...
A ameaça de um processo-crime contra Rui Santos não passa de uma acção folclórica, que tem o efeito perverso de ser vista como uma manobra de intimidação que é insustentável. E que abre caminho a outras queixas-crime contra os mais variados jornalistas que ousem pensar e ter opinião. Já durante a época passada, um mero “relógio” inventado por Rui Santos na “SIC Notícias”, que lembrava os dias que passavam sem que Nani, Liedson e João Moutinho fossem vendidos pelo clube, causou uma agitação inusitada em Alvalade, ao ponto de o director de comunicação do Sporting ter vindo a público atacar o jornalista. O clube ganhou alguma coisa com isso?
Estamos perante uma guerra que não vale a pena, pois é daquelas que só podem dar uma vitória de Pirro. Por outro lado, mais do que um diferendo entre o Sporting-instituição e o jornalista Rui Santos, parece que estamos perante um conflito entre segundas figuras leoninas e o jornalista. E Filipe Soares Franco, que além de presidente da SAD é presidente do Conselho Directivo do clube, não deveria permitir um caso destes.
O clube ganharia, isso sim, se analisasse e reflectisse sobre o que está em causa, separando o trigo do joio, isto é, separando aqueles que querem o desenvolvimento do futebol português e do Sporting daqueles que, passando a mão sobre o pêlo do leão, não pretendem mais do que distraí-lo no meio da selva…

7 comentários:

Anónimo disse...

Conviria aqui recordar que esta figurinha patética, que aqui é alvo (sabe-se lá porquê...) de angélica compreensão, é useira e vezeira em criticar o Sporting (sim, porque ao criticar os respectivos dirigentes, técnicos e atletas está a atacar o Clube), sabe-se lá porquê...

PPA disse...

Farinha do mesmo saco…

A Ratazana, vendo o barco afundar, em desespero total quer levar consigo para o fundo outros ratos.
Mas este Orelhas burro não é, e antes que o Papa o consiga comprometer, tratou de “correr” com aquele a quem seria mais fácil entalar o rabo, o Veigarista, por aparentemente ser o que sujava as mãos.
O Azeite vem sempre ao de cima:
O “jornaleiro” desportivo Rui Cerqueira, deixou a função de toupeira do FCP na RTP, e assumiu o cargo de director de Comunicação do clube.
Este nunca me enganou, mas é sempre bom verificar que o AZEITE vem mesmo sempre ao de cima; mas foi bastante triste ter alguns anos numa posição importante da Estação Pública de Televisão, um “jornaleiro” ligado desta maneira a um clube.
Claro que todos podem ter o seu clube, mas isto é demais!

LEIAM TUDO em:
http://bola-na-trave.blogspot.com/2007/08/farinha-do-mesmo-saco.html

Mina de Moiros disse...

A agitação em torno da questão Rui Santos parece ridícula e despropositada. Ou a SAD esclarece o que motivou exactamente este ataque de hiper-sensibilidade, ou somos forçados a pensar que se trata de outros valores. O Sporting Clube de Portugal não pode dar estes ares de insegurança e imaturidade.
Mal vai o Sporting ao projectar esta imagem pateta e disparatada de instituição tipo Securitate à Ceausescu...

--
http://kinglizards.blogspot.com/2007/08/assim-vamos-mal.html

Sportingman disse...

Não concordo muito com o que foi aqui escrito! Uma opinião não passa disso mesmo, da análise pessoal de alguem em redor de uma determinada causa. E esse senhor, Rui Santos, cada vez que emite "opiniões" sobre o nosso Sporting ou é para "deitar abaixo" ou para se julgar ele o senhor da Bola! Ele nao percebe o minimo de futebol para querer ensinar os mais habituados a estas andanças, o problema dele é a falta de humildade pois a maneira como fala, leva a querer que está constantemente a armar-se em professor. Que se ponha no devido lugar!

joaquim agostinho disse...

Completamente de acordo. Se não fosse a reacção do Sporting publicada no jornal do clube este assunto tinha me passado completamnete ao lado. Estas reacções só servem para ampliar essas questões e promover quem as faz.

Paulo disse...

Boa tarde.

Antes de mais peço desculpa pela invasão de um espaço que é leonino por um adepto do Benfica...
Ainda bem que por aqui passei, pois não sabia desta notícia.
Gostaria apenas de comentar este post dizendo o seguinte:
Acho muito mau um país como o nosso, que conquistou a liberdade à força das armas, enveredar por este caminho não democrático que é o de não se poder falar e dar opinião, correndo-se o risco de termos uma acção judicial em Tribunal no dia seguinte.
Digo isto em relação ao Futebol e a todas as áreas da nossa sociedade. Não entendo como é que os dirigentes de um clube de futebol, seja ele Benfica, Sporting, Porto ou Pinhalnovense, não consigam compreender o papel dos jornalistas em geral e de alguns comentadores desportivos em particular.
Numa só semana, o jornalista Rui Santos é visado judicialmente por Porto e Sporting!? E quem sabe se o meu Benfica não é já a seguir por causa do agora falado "apito encarnado... a ver vamos!
Indecente a forma como se trata a livre opinião neste mundo que é o futebol.
Não sei se o Rui Santos é do Benfica, do Sporting ou do Porto, mas é uma voz de alguém que conhece bem os meandros do futebol, conhece os seus problemas e, acima de tudo, aponta soluções que é coisa que os dirigentes do futebol português não fazem. Por conveniência, talvez...

Bom blog, apesar de ser do Sporting, demonstra amor ao clube e não fanatismo anti-quem-quer-que-seja.

Saudações desportistas.

theox2 disse...

Estou em desacordo com a maioria das opiniões e de acordo com o Leão!
Acho que o Rui Santos(Sportinguista discreto mas ferrenho) é uma voz independente que critica a actual e anteriores direcções do SCP com total liberdade e frontalidade, coisa que este país e o nosso futebol ainda não se habituou! É também um dos principais arautos anti FCP e SLB, tendo sempre estado na 1ªlinha contra a corrupção e pela verdade no futebol. é o maior activista anti Pinto da Costa e isso já merece a minha admiração. é em suma uma pessoa que não pensa pela cabeça dos outros! Se a actual gestão do meu clube se sente desconfortávelcom os sseus comentários é porque tem algo a esconder...
Força Rui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...