quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A vitória dos detalhes

Há um ano, na primeira jornada da Liga dos Campeões, a vitória do Sporting por 1-0 sobre o Inter de Milão, que seria a única na primeira fase da prova, caiu do céu e foi pontapeada por Marco Caneira, com raiva, para o fundo da baliza de Francesco Toldo. Agora, frente ao igualmente poderoso Manchester United, a equipa leonina não teve essa sorte e perdeu, também por 1-0.
O Sporting voltou aos grandes jogos europeus, voltou a demonstrar que é uma boa equipa, mas voltou a falhar em detalhes importantes que decidem estes jogos. Lembro apenas dois lances distintos que evidenciaram a grande diferença entre as duas equipas. Primeiro detalhe: Cristiano Ronaldo chegou ao golo decisivo na sequência de uma perda de bola aparentemente infantil no meio-campo contrário. Segundo detalhe: na recarga a uma das duas defesas enormes de Van der Sar, após remate de Tonel, Yannick Djaló, com a baliza ali perto, demonstrou toda a ansiedade da equipa ao rematar muito por cima da barra.
É certo que o Manchester respeitou a equipa portuguesa, jogando tranquilamente pelo seguro. Mas na primeira ocasião de que dispôs, decidiu tudo. O Sporting abanou muito e quando procurava recuperar o registo mais atacante da primeira parte, os ingleses punham a funcionar o seu contra-ataque perigosíssimo.
O que este jogo revelou é que o Sporting, no plano internacional, está exactamente como há um ano atrás. O que significa que as aquisições estrangeiras justificadas com a necessidade de dar maior experiência não estão a resultar. Continuar a perder pela diferença mínima contra grandes equipas do futebol mundial não pode ser motivo de consolação, mais a mais para um clube que formou 20 por cento dos jogadores de campo do adversário e que representa um país que é vice-campeão europeu e quarto classificado no último campeonato do mundo.
Destaques no Sporting: Anderson Polga (uma das melhores exibições de sempre), Ronny (está cada vez mais prático e confiante), Miguel Veloso (depois de uma temporada desgastante, que durou até mais tarde por causa da selecção, está de regresso à boa forma) e Liedson (muito bem a arranjar espaço e um remate para golo que só Van der Sar poderia evitar). Destaque ainda para a forma discreta como Cristiano Ronaldo festejou o golo e para a retribuição calorosa do público leonino ao ex-jogador do Sporting. FOTO: Armando França (Associated Press)

Obs. - Há ainda um outro detalhe que jogou contra as duas equipas, embora mais contra o Sporting, pois continua a prejudicar gravemente os seus jogadores mais criativos nos jogos em casa. Refiro-me à espécie de relvado que plantaram em Alvalade. Até dá vontade de sugerir que peçam o Estádio da Luz emprestado!...

20 comentários:

Cœur de Lion disse...

Que se lixem os detalhes. O que reza a historia é que o Sporting perdeu pela primeira vez em casa com uma equipa inglesa com um golo marcado por um jogador formado no Sporting. Para mim nao é um orgulho, é uma lastima, e a falta de ambiçao do portugues que se contenta com historias de telenovelas sentimentais é para esquecer. VIVA OS LOBOS.

Armando Silva disse...

Os detalhes trairam-nos, mas jogamos muito mais do que o resultado evidência... Não podemos desanimar, embora seja muito frustrante este resultado... Agora tudo se complica, mas não se continuarmos com a mesma força e futebol, e se conseguirmos ser mais eficazes e concentrados...

Cumprimentos

Marinho de Alvalade disse...

Apiada relativa ao empréstimo do relvado do outro estádio é de péssimo gosto.

As insistentes críticas às aquisições esr angeiras tamb+em já cansam. Afinal o melhor jogador em campo foi um brasileiro e o falhanço mais nítido pertenceu a um jovem vindo da Academia.

Cumprimentos,

Marinho de Alvalade

PiKiNiKi disse...

Concordo que Polga fez uma grande exibição...Miguel Veloso tb.
Qto ao golo ( e ainda nao vi na tv) mas tenho a sensação que o nosso GR podia ter feito melhor. Alías ele está mto inseguro e o medo de agarrar bolas é incrivél.
Qto a Ronaldo - não aplaudi o golo...nunca faria isso qdo é um golo contra o meu Sporting..ele é um ex-jogador que respeita o mundo SCP e é respeitado pelos adeptos...mas aplaudir um golo contra o SCP?!?!?!
O relvado realmente está mto mau... e se não se resolver a situação no Inverno vai ser um bonito.

Gonçalo disse...

De facto a história de criticar as aquisições estrangeiras já satura, até porque não percebo qual seria a alternativa para o autor deste blog...Será que pensa que na Academia só se formam Ronaldos e Nanis? Ainda gostaria de saber quais os jogadores mais-valias que seriam apostas para o autor deste blog.
Quanto ao relvado, assumam-se as culpas e coloquem um relvado novo já, alguém tem de pagar por isto e espero que não sejam os jogadores com lesões e mau futebol caseiro.
Saudações Leoninas.

thespecialone disse...

O que satura é ver o Vukcevic no banco e o Pereirinha como opção!

A Firma Forte 76 disse...

Temos de ser coerentes!!!
O objectivo é ficar em 3º lugar e não podemos estar a menosprezar resultados com equipas de outras dimensões.
Podiamos ter ganho, e na minha opinião os detalhes que decidiram este jogo foi um grande guarda redes que nos momentos exactos fez a diferença, e um banco excepcional de um lado e do outro um banco com soluções de "retalho"!!!!

Anónimo disse...

O Djaló é o pior jogador do Sporting e não pode continuar a ser opção. Passar um jogo inteiro sem fazer absolutamente nada de jeito e ainda conseguir chutar para a bancada uma bola que estava a 3 metros da baliza não é falta de jeito, é incompetência.

Jedi Master Atomic disse...

O Djaló não é jogador para finalizar, chuta sempre em força sem pensar e sempre para cima. Ele rende mais atrás dos ponta-de-lança.

Quanto a criticar as contratações estrangeiras: não esquecer que 2 jogadores que seriam titulares DE CARAS, estão lesionados (Pedro Silva e Derlei).

filipe disse...

1 - O resultado não espelha o que se passou dentro do terreno de jogo.

2 - O melhor jogador em campo foi, sem sombra de dúvidas, o GR do Manchester...

3 - O relvado de Alvalade é uma vergonha...

4 - Com este resultado, além de ter ficado afastada a hipótese de apuramento para a fase seguinte, fica muito difícil o apuramento para a UEFA...

Anónimo disse...

sr filipe foi só o primeiro jogo, e já está a falar em ser impossivel o apuramento para a fase seguinte e difícil ir à uefa. o sr deve estar burro, ainda faltam muitos jogos.

Anónimo disse...

Ontem deixei alvalade triste pelo resultado e revoltado com a atitude de muitos sportinguistas qu aplaudiram o golo do Cristiano.Agora já se aplaudem golos do adversário?Isto é único,para quem o ano passado assobia um jogador nosso(nani) e agora fazem-lhe vénias qd já não nos representa,não sei se isto tem alguma coisa a ver com fair-play.Para mim é completa estupidez.
E aquele relvado não lembra a ninguém.Será que temos de esperar pelo próximo concerto?

Sporting Sempre

LF disse...

Acho que não têm motivo para ficar tristes.
O Sporting fez um jogo digno, e até se superiorizou durante uma boa parte do tempo de jogo. Van der Sar foi dos melhores em campo, e isso diz muito.

Estas equipas são sempre terrivelmente eficazes. Já no ano passado o Benfica também fez um jogo vistoso com o Manchester, e eles num contra-ataque marcaram e venceram.
Não se podem vender jogadores por muitos milhões, e depois esperar, com um orçamento infinitamente menor, ganhar-lhes os jogos. É assim o futebol. É assim com todas as equipas portuguesas, mesmo com o Porto.

Tudo está em aberto. Até o 2º lugar, pois terá que ser discutido com a Roma. O proximo jogo em Kiev é decisivo a este respeito - em caso de derrota, o 2º lugar fica então, aí sim, muito difícil.

Quanto à reacção dos adeptos do Sporting aquando do golo, julgo que só os enaltece. É pena não se ver mais disto nos estádios.
E eu até sou do Benfica... e dos que seriam incapazes de assobiar um jogador como Ronaldo.

Comentário ao jogo de Alvalade em:

http://vedetadabola.blogspot.com/2007/09/ento-isso-faz-se.html

Famaleão disse...

E que tal se apoiasse-mos o nosso Sporting para que nos próximos jogos nos brinde com vitórias...!? Em relação a este já nada se pode fazer, mas em relação à relva pode.

Visconde disse...

O resultado não foi justo, mas ainda é cedo para deitar a toalha ao chão. Apesar da derrota o Sporting demonstrou mais uma vez que pode lutar de igual para igual com qualquer outro clube, depois há é pequenos detalhes que podem fazer a diferença, como um dos adversários ter o nome de Cristiano Ronaldo, jogar num batatal em vez de um relvado e ter pela frente um árbitro "esquisito"...

O 7 Maldito disse...

Aquele relvado é vergonhoso. Enquanto detentor de Lugar Especial, apetece-me pedir uma indemnização direcção do SCP. Ou pelo menos a devolução de parte da verba gasta este ano. Porque se dizem que se "sentem prejudicados" pela empresa que colocou o relvado, então eu tb me sinto prejudicado pela diminuição da qualidade dos espectáculos!

Abraço Impróprio para Cardíaco

GAZETA DO FUTEBOL disse...

Visitem gazetadofutebol.blogspot.com

Notícias, reportagens, entrevistas e muito mais. Tudo sobre futebol realizado por estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras do Porto.

Capicua101 disse...

Ninguém apladiu um golo do adversário. O que se aplaudiu foi a atitude de um dos "nossos" putos...

Não perceber isso é que é estupidez e falta de fair play!

SL!

Anónimo disse...

Então e o "nosso" vestia de verde?E se tivessemos perdido com um penalty resultante de um salto pra piscina do "nosso" puto?!também receberia palmas não?!Simplesmente o que eu condeno é assobiarem os nossos jogadores em certas ocasiões e tratarem outros como se fossem uns heróis.

Observador disse...

t.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...