terça-feira, 2 de outubro de 2007

O fim de três "borregos" na noite de Stojkovic

Numa única noite, ao vencer o Dínamo de Kiev na Ucrânia, o Sporting matou três “borregos”. Primeiro “borrego”: ganhou fora de casa, pela primeira vez, na Liga dos Campeões; segundo “borrego”: Anderson Polga marcou o primeiro golo ao serviço do Sporting, que foi decisivo; terceiro “borrego”: ao fim de quatro jogos, o Sporting regressou às vitórias.
Foi um regresso em grande às vitórias nas competições europeias, mais de um ano depois da única vitória na época passada, então em Alvalade, sobre o poderoso Inter de Milão. Um Dínamo de Kiev em crise foi o adversário ideal para a grande noite europeia da equipa de Alvalade, cujo resultado, aliado ao factor suplementar de ter sido alcançado no terreno do adversário, terá, certamente, efeitos muito positivos no rendimento da equipa nos próximos jogos, sobretudo por anular, desde já, o mal-estar inevitável que a falta de vitórias estava a provocar nos últimos tempos. Aliás, o vigor com que Paulo Bento pontapeou a garrafa de água que estava aos seus pés ao comemorar o segundo golo demonstra bem que precisava desta vitória como de pão para a boca...
Foi uma noite histórica e perfeita para o Sporting, e também para Paulo Bento, num jogo em que as grandes estrelas leoninas foram os jogadores do sector defensivo. Stojkovic, com uma excelente exibição, poderá ter apagado do subconsciente as marcas da derrota no Dragão e recuperado a sua confiança e a dos sportinguistas, uma vez que, com o naipe de defesas que realizou, acaba por ser um dos grandes responsáveis pela vitória. As outras estrelas foram Tonel e Anderson Polga (os dois marcadores dos golos do Sporting) e Ronny, seguro na asa esquerda. João Moutinho também esteve em bom plano e a dupla Liedson-Yannick trabalhou muito na frente.
O estranho do jogo é que, não obstante o trabalho positivo dos referidos jogadores, foi precisamente a defender que o Sporting revelou insuficiências na primeira parte, em especial no período que mediou entre os seus dois golos, ao permitir que os ucranianos, sempre muito velozes, aparecessem a rematar com facilidade. Isso aconteceu porque, para além da irregularidade de Miguel Veloso, o Sporting não estava a actuar em bloco, situação que Paulo Bento corrigiu no segundo tempo, em que a equipa de Alvalade foi pressionada sem ter sido massacrada, porque estava sempre disponível para contra-atacar com perigo. E Yannick Djaló, por exemplo, até teve uma garnde oportunidade para "matar o borrego" em definitivo muito antes do apito final do árbitro. Um árbitro que apitou sem problemas. Não admira. Era francês... FOTOS: Ivan Sekretarev (AP Photo), Vasily Fedosenko (Reuters), Efrem Lukatsky (AP Photo), Konstantin Chernichkin (Reuters)

24 comentários:

Henrique disse...

Fogo Djaló... mais uma vez... aquele lance no início da 2ª parte, que poderia ter representado,caso metesses a redondinha na baliza dos ucranianos?!?!?!

Tiago disse...

Grande vitória!
Excelente organização defensiva do Sporting na 2ª parte embora estar os últimos 20 minutos sem tocar na bola seja sempre muito perigoso. Acho contudo que o não ter posse de bola foi fruto da fortíssima pressão do Dinamo e não tanto de falta de capacidade do Sporting.
Mais um péssimo jogo do Miguel Veloso. As gajas não lhe andam a fazer bem nenhum. Banco já!

Octavio Machado disse...

Fico muito desiludido que o autor deste blog gaste linhas a dizer mal do seu clube, dos seus jogadores, equipa técnica e administração, e coloque um post a noticiar a importante vitória do Sporting em Kiev, com umas meras 6 linhas, bastante "secas" e desinteressantes.
Quase que dá para pensar que se o resultado fosse negativo (se calhar para si era positivo), o discurso seria longo e cheio de fulgor.
O Sporting não foi perfeito mas isto é a Liga dos Campeões e não as taças que existem no nosso burgo. Que todos os jogos sejam assim e tenham este fim!

milhafre disse...

começa a ser penoso observar a forma como djaló trata a bola...

Fenomeno disse...

Sr. Octavio Machado, caso ainda não se tenha apercebido, este post foi colocado imediatamente após o jogo ter terminado, o que não permitia ao autor do blog se alongar na sua opinião, o que de resto acontece sempre no fim de cada jogo, sendo pouco tempo depois o post editado, com uma opinião mais reflectida e alongada.
O autor deste blog tem sabido dar a sua opinião acerca do clube de todos nós, tanto no pior, como no melhor, como é o caso do dia de hoje.
Vamos ter calma e deixar o autor fazer um texto mais elaborado, que decerto será elogioso em relação ao jogo de hoje.

Capicua101 disse...

Ah Leões...Com que então três borregos, hein?

Andavam esfomiados, catano!!!

SL!

Tiago Abreu disse...

Se alguém da SAD por acaso vier a este blog peço-lhes encarecidamente que enviem por empréstimo o Djaló para "O Elvas" CAD, clube que milita na III divisão Nacional. Seria um excelente reforço e jogaria num campeonato à sua altura.

Leão de Quiosque disse...

Djalo é LEÃO, precisa de carinho e massa muscular. Com paciência de todos ele vai melhorar. Purovic neste momento não é uma alternativa tendo em conta o tipo de jogo do Sporting.

Sportingman disse...

Grande jogo, Grande vitoria!!

looking4good disse...

Vamos lá a ver se esta jornada europeia é mais favorável para Portugal. Para já não começou nada mal até com um golo de quem há sete anos não o fazia ! Sete anos .... é muito tempo.... lol...
E o Sporting vai discutir com a Roma o segundo lugar.

Sergio Paciência disse...

Parabéns Polga, já merecias!

www.vamosabola.blogspot.com

Soylent Green disse...

Finalmente um pouco de sorte. Já não era sem tempo!
Espero que não troquem o Polga pelo vil metal sonante e fique em 2008.

Famaleão disse...

Menos polémica e mais apoio. O Sporting precisa de estabilidade.
Mais um grande jogo de Polga. Parabéns pelo seu 1º golo ao serviço do Sporting. Será que com isto ele vai ficar "ainda" melhor?
Vamos lá passar esta fase de grupos!!!

Glorioso disse...

4º borrego
golo com a mão de Tonel

Anónimo disse...

5º borrego: o "glorioso" do post anterior...

3castelos disse...

Grande sporting hoje ucraniano

lmgm disse...

4 jogos sem ganhar?
Mas nós não vencemos em Guimarães? E 4 jogos onde só perdemos 1 e contra o nosso melhor cliente, já dá direito a borrego?

Dois borregos e uma codorniz!

Juventude Leonina Algarve disse...

uma grande noite europeia, a noite que todos os Sportinguistas mereciam...
SPORTING SEMPRE

Krugul disse...

Com o devido respeito pelo autor deste blog, mais uma vez discordo em absoluto da sua análise. É certo que temos 7 pontos de atraso para o FCP, mas já jogámos no dragão e na luz. o único resultado muito mau foi empatar em casa com o Setúbal, mas acontece. Ganhámos a Supertaça, ainda estamos na taça da liga num jogo dificílimo fora de casa com uma das melhores equipas do campeonato; estamos em segundo lugar no grupo da champions, por isso, digam-me como é que estamos assim tão mal. É preciso apoiar a equipa e não estar sempre a tentar minar o trabalho dos que lá estão. Saudações Leoninas

macxdream disse...

Finalmente alguém com um quociente de inteligência superior(krugul)!!!!!
a maior parte dos que fazem aqui comentários deve de ser do clube dos pijama "ROSAGAY", só assim posso compreender a maior parte dos comentários...SPORTING4EVER

Visconde disse...

O Sporting foi a Kiev fazer história. Para além de ter garantido 3 importantes pontos na luta pela qualificação, pela 1ª vez na sua história os leões conquistaram uma vitória forasteira na competição e logo com um golo do melhor jogador leonino do momento, Polga, o seu 1º de sempre e que ficará na história.
Foi uma vitória justa, sofrida e suada de uma equipa madura que soube controlar quase sempre o seu adversário e que com um pouco mais de eficácia teria repousado mais cedo.

Henrique disse...

Guimarães é de facto, empate. O resultado que figurará no anais da História, será: VSC-0 SCP-0 (6-7, gp).

Helder Seixas disse...

Parabéns Polga
Parabéns Paulo Bento e Sporting por esta suada mas merecida victória, penso que um pouquinho desta sorte e teriamos ganho ao MU em Alvalade e aí estariamos a falar de um sporting fulgurante e ambicioso na Europa.
Saudações Leoninas
Helder Seixas - Parambos

motiff8u8 disse...

Com mais uns jogos assim até o Farnerud marca golos.
Tenho a impressao que esta epoca ainda vamos "matar mais uns borregos"
Parabens Sporting !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...