segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

OS NOSSOS CAMPEÕES (9) Moniz Pereira

É o grande “leão” do atletismo português e mundial. Pelas mãos de Moniz Pereira, que no último dia 11 completou 87 anos, passaram alguns dos melhores atletas do Sporting e do mundo. Carlos Lopes, Fernando Mamede, Álvaro Dias, Manuel de Oliveira, Aniceto Simões, José Carvalho, Domingos Castro e Dionísio Castro foram os “oito magníficos” que Moniz Pereira treinou com sucesso, pois foram, como afirma o ex-treinador, "os que tiveram melhores resultados a nível internacional, nomeadamente com as medalhas, os recordes da Europa e do Mundo”. Com o trabalho de Moniz Pereira, Portugal e o Sporting ganharam prestígio e fama internacional. É o sócio número 2 do Sporting e vice-presidente do clube. Figura cimeira da história do clube leonino, Moniz Pereira é o rosto de uma época no desporto português. Uma época que já pertence ao passado. Infelizmente. A verdade é que a sua presença na direcção do clube é muito mais simbólica do que sinalizadora de um sentido estratégico do Sporting para o atletismo e para as modalidades extra-futebol. O facto de o clube ter perdido a sua emblemática pista de atletismo, por força da construção de um novo estádio, e de o prometido Pavilhão do Sporting continuar adiado - obrigando as equipas leoninas de diversas modalidades a recorrer a diversos espaços da Área Metropolitana de Lisboa - é a prova disso mesmo. E é pena.

3 comentários:

Gouveia disse...

Discordo Leão,

Não é pena, é IMPERDOÁVEL!

O SCP, para aqueles que não são do Sporting, mas em especial para aqueles que são é "só" O MAIOR CLUBE DO MUNDO em Atletismo. a modalidade (ou conjunto de modalidades) mais antiga do mundo!

Saudações!

Mário disse...

O Prof. Moniz Pereira é o "Sr. Atletismo". Nunca um epíteto fez tanto sentido.
Para saberem mais, do que este senhor conseguiu para Portugal e para o Atletismo do Sporting, favor ir a este sítio:

http://sportingatletismo.blogspot.com/search?q=

Mário/O Rei do Atletismo

NMB disse...

LdE,

Com muita pena minha, ontem não dei com este post (porventura tardio?).

Particularmente oportuno tendo em conta o aniversário de Carlos Lopes... [que mereceria mais destaque no desporto português]

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...