segunda-feira, 10 de março de 2008

Paulo Bento e a ministra da Educação

Aparentemente, o treinador Paulo Bento está para o futebol do Sporting e para a gestão de Filipe Soares Franco como a ministra Maria de Lurdes Rodrigues está para o Ministério da Educação e para o Governo de José Sócrates. Mas só aparentemente.
Um traço comum parece claro: ambos são contestados na rua e ambos continuam intocáveis nos lugares que ocupam. Até quando? Não se sabe.
O futebol e a política funcionam com regras diferentes, mas há muitas situações em que os pontos de contacto são evidentes. A eleição de uma nova direcção de um clube desportivo, por exemplo, é igual à eleição de um novo Primeiro-Ministro. Num clube há os candidatos e as respectivas listas; na escolha do Primeiro-Ministro há os partidos e os respectivos candidatos à Assembleia da República. Nos dois casos, uma campanha eleitoral obedece às mesmas regras de comunicação.
No decurso da governação, um Primeiro-Ministro tem a possibilidade de proceder a “chicotadas psicológicas” quando considera que é necessário melhorar o desempenho do Governo. Foi o que tentou fazer José Sócrates, recentemente, ao substituir os ministros da Saúde e da Cultura. No futebol, se a equipa não ganha, muda-se o treinador. Foi o que aconteceu agora no Benfica. Mas o Sporting assume-se como “um clube diferente”... Os maus resultados sucedem-se, o modelo de jogo parece esgotado e o treinador continua lá como se ainda estivesse a iniciar a temporada. É aqui que acontece o paralelismo entre Paulo Bento e a ministra da Educação, que, apesar do protesto de cem mil professores nas ruas de Lisboa, conserva a confiança do líder do Governo.
Mas há uma “nuance”. Maria de Lurdes Rodrigues não é demitida porque uma eventual saída dela significaria o fracasso do Governo e do ímpeto reformista de qualquer Governo do País face a todo e qualquer sector corporativo da sociedade portuguesa. O que não acontece em relação ao treinador do Sporting. Se Paulo Bento apresentasse a sua demissão ou fosse demitido isso não significaria a falência do projecto de Filipe Soares Franco pela simples razão de que esse projecto faliu no dia em que o próprio Soares Franco arrasou aquilo que ficou conhecido como “Projecto Roquette”. Postas as coisas assim, por que é que o cargo de Paulo Bento parece vitalício?... FOTO: Jonh Super (AP Photo)

30 comentários:

Gouveia disse...

Caro Leão,

Achei engraçado o paralelismo Governo/Sporting mas não é aconselhável pôr as duas realidades no mesmo plano!

No entanto agradecia que me explicasse a passagem referente à "falência do projecto de FSF e que arrasou com o projecto Roquette"! Não percebi o raciocinio...

LEÃO DA ESTRELA disse...

Filipe Soares Franco arrasou o Projecto Roquette quando, já este ano, o criticou pela primeira vez.

antónio bentes disse...

A erosão, o desgaste e a desorientação são gritantes e estavam bem espelhadas, ontem, no rosto de Soares Franco.

Esta agonía tem de acabar!

Devolvam a palavra aos Sócios e deixem o Sporting em paz, de uma vez por todas!

gavazzo disse...

O Continuísmo vai claudicar com a erosão e a decadência de um projecto falido e de um modus operandi saturado...Pobre Leão!

carlos silva disse...

entao e que?

o Paulo Bento ia embora e vinha quem? é muito fácil demitir uma pessoa, o problema é encontrar alternativas.

Krugul disse...

Carlos Silva,

Não me diga que não há um treinador que possa substituir o Paulo Bento..mas está tudo maluco ou quê?

Por muito menos caíram treinadores no passado e o Sporting ainda está aqui! Mas o homem é insubstituível ou quê? Fazer pior que este ano não é fácil..por isso o risco de o substituir é zero!

Leão da Estrela,

Gostei da analogia. Está muito bem pensado.

Saudações Leoninas

Manuel dos Santos disse...

De facto há uma grande diferença entre Paulo Bento e a Ministra da Educação. Esta representa a reforma que todos nós não nos cansamos de reclamar há vários anos na sociedade portuguesa, especialmente contra determinados corporativismos, mas que infelizmente contestamos quando as reformas acontecem (independentemente de alguns aspectos negativos que possam conter). A reforma está a começar, ainda não se conhecem resultados.
Paulo Bento é contestado por resultados negativos comprovados e não por questões ideológicas ou de interesses corporativos.
A Ministra deve continuar e responder pelos resultados da sua politica, quando eles poderem ser avaliados. Paulo Bento tem resultados negativos (esta época) e não se vislumbra ambiente nem capacidade para ele conseguir dar a volta á situação na próxima, visto não ter ascendente sobre o plantel para tal.

Anónimo disse...

Caro Manuel dos Santos, nao me leve a mal mas nao fale daquilo que nao sabe. Sem duvida que a Educacao precisava de uma reforma mas por nao fazer sentido enumerar num blog sobre futebol essas mesmas razoes, peco-lhe que nao cometa o erro que tanta gente tem feito de chamar reformas a erros crassos que vao piorar a nossa educacao (que ja era ma, sem duvida). Seria como chamar ao Purovic uma aquisicao no bom sentido da palavra.
Passando a frente, como 'e que Paulo Bento vai perdurando? Se tivesse o minimo de dignidade, tinha feito o que fez Camacho.

Cumprimentos, Joao T.

Anónimo disse...

Que fez ontem, o "Metrosexual da Rocinha", Rodrigo Tiuí?

Nada, coitado...

Anti-SAD disse...

Mais do que Paulo Bento...

quem tem de se substituir, chutar, insultar, vaiar, assobiar, culpabilizar, massacrar, em suma... Incinerar é o cobarde Miguel Ribeiro Telles!

Rua com esse gajo e apanhem-no se puderem...

Cantinho do Morais disse...

Antes de mais gostava de pedir que não interpretassem mal aquilo que vou tentar expor. Sou Sporting e, como é óbvio, estou muito descontente com a época na 1ª Liga, com a forma como (não) jogamos e com a presença de muitos jogadores sem qualidade para representar um clube de futebol com o historial do Sporting Clube de Portugal.
No entanto, sempre defendi todos os treinadores do Sporting (desde Raúl Águas, a Pedro Rocha, Manuel José, Peseiro, Santos, Waseige, Cantatore, Materazzi, Carlos Manuel, F. Vital, entre muitos outros, só nas últimas duas décadas) e vi que estas trocas nunca deram em nada. Por outro lado, o Sporting, com este treinador, já jogou bem, ganhou e soube defender. Paulo Bento desaprendeu? Não creio. O plantel tem menos qualidade e maturidade? É uma das razões. Muitas lesões? É uma das razões se estas não foram provocadas por incompetência...

No entanto, sem justificar tudo o que se passa com o Sporting no Campeonato, esta época, creio que aqui está uma das razões principais:
- Sporting: Até à data fez 42 jogos oficiais e deverá, pelo menos fazer mais 11 (campeonato, taça, t. liga e uefa);
- Porto: 36 jogos oficiais, tendo certo mais 9 jogos até final da época (campeonato e taça);
- Benfica: 38 jogos, tendo certo mais 10 jogos até final da época;
- Guimarães: 27 jogos, tendo certo mais 8 jogos até final da época (campeonato);
- Setúbal: 33 jogos, tendo certo mais 10 jogos até final da época;

Num plantel imaturo, muito condicionado com lesões, desde de muito cedo com resultados adversos que obrigam a mais pressão, creio que as diferenças para os oponentes do campeonato, em termos de número de jogos, é um dado que não deve ser descurado.
Um exemplo: o Guimarães tem menos 15 jogos que o Sporting! Isto faz mossa! A única vez que o Guimarães jogou a meio da semana, com jogos ao fim de semana (antes e depois), foi eliminado pelo Sporting. Depois disso, jogou só ao fim de semana.

Meus senhores, a manta é curta e não dá (ou deu) para tudo...
Isto só foi mais um dado para o porquê desta situação e não a única razão.

Obrigado pela atenção, aguardo um debate (inteligente e não demente) sobre esta situação que, a todos os sportinguistas, preocupa e entristece.

Carlos Silva disse...

por muito menos do que fez o PB caíram treinadores e viu-se o numero de titulos que o nosso clube tem graças a essa maravilhosas decisões.

eu até concordo que o PB possa ter que sair do Sporting, mas não nesta altura da época. Vamos esperara pelo fim da época e depois faz-se o balanço.

não vamos estar a imitar os maus exemplos...

Anónimo disse...

Jean Paul seria um bom substituto de Paulo Bento.Já trabalhou nos seniores e como responsável da formação dava um óptimo treinador para fazer o seguimento da formação.É dos mais competentes técnicos do nosso país e possui uma cultura técnica muito superior à média,desde os tempos da Lourinhã à equipa B do clube,que desceu de divisão.

Cantinho do Morais disse...

Só mais um dado: no final do ano de 2007, o Sporting, esta época, já tinha feito 25 jogos contra 17 do Vitória de Guimarães. Já ia com uma diferença de 8 jogos, em 4 meses de época!
Do inicio do ano até ontem, o Sporting fez 17 jogos. O Guimarães fez 10...
No fim de Dezembro o Sporting já tinha quase tantos jogos nas pernas como o Guimarães tem em Março...

Repito, não é a única e principal razão, mas tem de valer para alguma coisa.

Este Sporting, no campeonanto, não faz pior figura do que fez com Boloni (2ª época), Carlos Manuel, Manuel José e outros. Se acho que, posto isto, está tudo bem? Claro que não. Mas também é verdade que nunca vi se desejar tanto a cabeça de um treinador como agora. Talvez não seja mau, poderá querer dizer que estamos (novamente) mais exigentes (embora, nem sempre, a exigência esteja de mão dada com a lucidez).

Anónimo disse...

Acabei de ler de um anónimo que aponta um nome,que me recuso a escrever,tal o nojo que sinto por ele,que me faz pensar que entrámos na demência.Tal personagem é a pessoa mais incompetente que vi a trabalhar,malandro,oportunista,benfiquista(ao ponto de quando lá trabalhava não deixar jogar miúdos que manifestavam simpatia pelo Sporting) e outros defeitos que poderei enumerar mais tarde quando for a hora para tal.Só está no Sporting,colocado por Norton de Matos,porque é amigo de Miguel Ribeiro Teles,colega dele no Colégio S.João de Brito e de outros com poder no clube.
Como Homem é uma vergonha,sem escrúpulos e para atingir fins faz malabarismos com a sua intervenção social.Muito mais havia a dizer mas por agora fico-me por aqui.

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com: "Cantinho de Morais","Carlos Silva" e o"Anónimo" que sente nojo pelo... Jean Paul. Tudo o que ele diz está certíssimo. Quando ele estava no SLB jogava um dos meus filhos no SCP e num Torneio no Algarve incitava, do banco, os miúdos do seu clube a dar porrada e insultava os miúdos do Sporting. Enfim um verdadeiro formador de homens...
PG

porro neles! disse...

Limpeza na academia também!

esolove disse...

Em vez de se falar desta miséria de sporting, o LEÃO DA ESTRELA DEVIA ERA DE DEDICAR UM POST À GRANDE CAMPEÃ NAIDE GOMES...isso sim era serviço!!! Já se viu que estar a falar deste sporting e do seu treinador é uma perda de tempo. Não se vê logo q o senhor PB tem o seu lugar muito bem guardado no banco do sporting?

Anónimo disse...

A única diferença entre PBento e a ministra é o sexo(nao o tamanho mas sim o genero, acho eu)...e o cabelo (da cabeça claro)

PPA disse...

Quem poderia substituir Paulo Bento?

Treinador para o Sporting?

Manuel Fernandes
Manuel José
Manuel Cajuda
Zico

Quiz no BOLA NA TRAVE:
http://bola-na-trave.blogspot.com/2008/03/quem-poderia-substituir-paulo-bento.html

pedro torres disse...

Proponho que o Leão da Estrela acabe é com a agonia que é este blog!

Ser ignorante é normal, agora juntar-lhe a prepotencia de a divulgar é que não me parece bem...

Tantos meses, tantos posts, tanta coisa para melhorar no Sporting e tantos tiros ao lado (é que nem na trave acerta!)...

Passe bem, mas poupe-nos!

francamente disse...

Ò Pedro Torres, deves ser dos lampiões que andam como toupeiras na Academia e em Alvalade. Diz lá quais seriam os tiros certeiros???...

LdE: não ligue a provocações e continuem o vosso trabalho!

Tiago disse...

Amigos Leões,
Sobre aquilo que li neste artigo, tenho que dizer que sinceramente, há certas comparações que são quase tão boas com comparar o Purovic ao Liedson...
Os sócios estão descrentes, desanimados e,, para além de não ganhar fora de casa, não se dislumbra maneira de o conseguir...
Agora, há uma coisa que não concordo de todo com aquilo que a maioria leonina vai vociferando nestes posts…
Meus amigos, o Sporting, o NOSSO Sporting não é o clube das águias depenadas, que vive no planeamento época a época sem qualquer tipo de análise sustentada do futuro, vivendo para o presente e fazendo depender a sua estabilidade em factores e resultados imediatos.Não é isto que quero ver no NOSSO Sporting!
O Sporting, o NOSSO Sporting é um clube que não precisa que o Paulo Bento saia, precisa é de criar, dar, comprar, ir buscar (chamem o que quiserem) matéria-prima para o homem trabalhar.Mas isso feito de forma racional, olhando para os valores que criamos e reforçando com jogadores de qualidade garantida. E não ir comprar jogadores cuja qualidade nem sequer é duvidosa, mas péssima!
Por isso, meus amigos, O Sporting, o NOSSO Sporting, não precisa que lhe voltemos as costas, por mais desiludidos que nos sintamos (e eu que o sinto tanto), precisa sim que apoiemos mais do que nunca o Paulo Bento e ter esperança no futuro, cientes que financeiramente vivem-se dias complicados, mas administrativamente estáveis.E que não se caia na desordem e confusão no tempo dos "Cintras", dos "Bigodes" e afins...Esses sim tempus horribilis!
Outra questão que me parece adormecida e anestesiada é a constante usurpação de pontos que temos sido alvo pelos senhores do apito.Está na hora, não da simples reclamação e da sempre educada indignação, mas de uma "entrada à margem das leis", porque esta é a altura certa para o fazer. Do campeonato estamos arrumados, portanto as consequências de ressabiamentos arbitrais não serão catastróficos...Bento, Soares Franco, quem quer que seja, carreguem as armas pesadas e deixem as leves na gaveta, e disparem contra essa gente que nos continua impunemente a prejudicar jogo a jogo.
E confesso-vos mais uma curiosidade: quando não são esses meninos a arbitrar os nossos jogos, vamos a caminho dos "Quartos" na Uefa! Mas deve ser coincidência!!!
Ruge, Leão !!!
Saudações Leoninas

todos os núcleos disse...

Isabel Trigo Mira, dará uma excelente Presidente para o SCP. É a minha opinião. Claro que já estão muitos a rir e a dizer que, para além de ser MULHER, não tem cotação na banca e que seria engolida pelo "sistema". Ainda bem que tem todas essas "qualidades" a que acrescento: defende o Sporting como poucos; conhece o Sporting como poucos; é admirada pelos sportinguistas como poucos;conhece as "virtudes" do sistema como poucos;é capaz de unir os sportinguistas como poucos; tem anos e experiência de Sporting como poucos e só saiu do Sporting porque não pactua com as situações que levaram o Sporting para o actual estado em que se encontra. Estou convencido de que acompanhada por gente competente e disposta a servir o Sporting, Isabel Trigo Mira é apessoa certa para devolver o orgulho e a grandeza ao SCP. Afinal tem sido o apoio da Banca e o consentimento de que o "sistema" esteja instalado no interior do clube que o Sporting está como está. O que é necessário é mudar a agulha no sentido de um LEÃO Orgulhoso, Respeitado e Rei. Estamos fartos de ser subalternos. Vamos convencer Isabel Trigo Mira a ser a Líder de mais de 3 milhóes de sportinguistas que prestaremos um bom serviço à Nação Leonina.

Yazalde disse...

Assembleia Geral

Recebi este mail e como tal sinto que devo dar conhecimento a todos.
Assim já sabem o que se irá passar:

"Leão de Verdade - Movimento de Cidadania Sportinguista, tal como anunciou no seu aparecimento tem como objectivo convocar uma AG extraordinária com vista a discutir assuntos ligados à GESTÃO do Clube.
Os temas que iremos propor à discussão são:
1. Auditoria externa por empresa independente e idónea.
2. Negócios terrenos antigo estádio
3. Negócios património não desportivo
4. Renogociação da dívida
5. Passagem do Estádio e Academia para a SAD
Temos propostas concretas a levar a votação e tentar inverter os maus negócios queo Clube realizou. Temos informação a dar aos sócios sobre os GRAVES ERROS GESTÃO desta direcção, que contrinbui para o difícil estado que o Clube atravessa:
a. Financeiro
b. Desportivo
c. Sportinguismo - amor ao Clube, sua história e tradição
Assim iremos recolher assinaturas presencialmente nos jogos em casa. As assinaturas serão recolhidas no ALVALÁXIA - à entrada do ROCÓDROMO, no piso 0 na entrada próxima da porta 2. O primeiro será já contra o Bolton de dia 13, quinta-feira, onde estaremos presentes a partir das 18 horas. Caso desejem recolher assinaturas de vossos amigos e familiares podem entrar em contacto via e-mail info@leaodeverdade.org e facilitaremos as folhas com dados necessários a preencher. Contamos com o vosso apoio para MUDAR O CLUBE!!!

Saudações Leoninas

Frederico Abreu
Leão de Verdade - Movimento de Cidadania Sportinguista
www.leaodeverdade.org"

Saudações Leoninas,
Yazalde

JC disse...

Excelente intervenção do Cantinho do Morais, a destacar algo que ainda não tinha visto alguém fazer.
O SCP tem, de facto, uma sobrecarga de jogos.
Tem, também, um plantel curto.
E tem sido acometido de inúmeras lesões.
Ainda assim, só claudicou na Liga Bwin.
No mais,
1. ganhou a supertaça;
2. está na final da Taça da Liga;
3. está nas meias-finais da Taça de Portugal;
4. está nos oitvaos-de-final da Taça Uefa, com sérias hipóteses de passar aos quartos-de-final.
Então, porque deve Paulo Bento demitir-se?
Porque o campeonato correu mal?
Vejam o caso do Jaime Pacheco: teria sido fácil demiti-lo quando o Boavista se arrastava com maus resultados. Mas não foi isso que os dirigentes do Baovista fizeram, e vemos agora a equipa do Bessa forte e a trepar na classificação.
Mudar o treinador é sempre fácil.
Mas raras vezes é a solução, quando essa mudança obedece a impulsos e não assenta na razão.
Paulo Bento já provou que é bom treinador.
Fez duas boas épocas no SCP.
Conquistou títulos.
Tem batido recordes.
Os jogadores estão com ele.
Deixem de pedir a cabeça do treinador e comecem mas é a apoiar a equipa.

antónio bentes disse...

jc,

A "quimica" entre Paulo Bento, os jogadores e os Sócios esfumou-se à muito...

A equipa está triste, amorfa, vivendo num cinzentismo e numa agonia que só tende a piorar.

O 5º lugar é uma vergonha e é inaceitável num Clube com a História e os pergaminhos do Sporting!

Não há responsáveis? Nem há que pedir responsabilidades a quem de direito?

Creio, contudo que o problema não é só Paulo Bento. Pedro Barbosa e Ribeiro Telles também são responsáveis pela época que o Sporting tem feito, com as suas acções e omissões...

P.S. No slb, Camacho teve dignidade e devía ser exemplo para Paulo Bento.

zerapaz disse...

Em complemento àquilo que escreveu o cantinho de morais, que subscrevo na íntegra, gostava de ver estes jornais da treta referidos pelo LdE divulgarem os 10 jogadores de equipas portuguesas com mais minutos em jogos ofíciais. Aposto que pelo menos 3 jogam em Alvalade...

madalena verde disse...

Por favor acabem com demagogias... ninguém é insubstituível... o Paulo Bento já devia - há muito tempo - ter tido a coragem para deixar de liderar o plantel sénior do nosso SPORTING! o grande problema é que ele não tem para onde ir e enquanto está ali vai tendo uns minutos no horário nobre da tv.

PSousa*Bancada Directa* disse...

Como se pode dar palavra aos sócios, se eles já a tiveram e acreditaram num homem como Filipe S,Franco, que já se desmentiu várias vezes, e disse que depois do património resolvido, o Sporting ia ficar sustentavel, mas agora já tem que restruturar a sad e negociar a divida, mas ainda vai ter que fazer operações identicas aos Kits dos outros, e em pouco tempo o estadio e Academia, um dos poucos activos que restam, vai estar na mão dos seus acionistas e bancos, que vão deter direito sobre todo o SCP.

Mas quem é o burro, que continua acreditar nesta actual gestão, quem?!!!!Todos os que votarem nele novamente e acharem que esta é a melhor soluçào para clube, formar, vender activos, e lutar para europa, se possivel uma taçita de Portugal ou da Liga...

Não existem mais condições...

Mas quem é contra Paulo Bento?! Só vejo alguma imprensa e um ou outro desmiolado que pensa que outro treinador, com esta equipa fazia mais em cinco competições...teham dó por favor.

O Sporting se só ganha dois campeonatos em 25 anos deve-se a quem?! Treinadores?! Sejamos sérios, o Sporting não tem património [muitos terrenos antes de Roquete] um estádio antigo, mas era do clube, um pavilhão que era do clube, melhores jogadores, crédito, mais sócios, mais prestigio, e agora o que tem?!!!

Um Presidente que se conforma com actual situação e faz com que todos os ceguinhos acreditem ne;le, que serve como quer os interesses da Banca, até porque como ele [FSF] diz, não defende os interesses do Sporting, nem tem o tempo todo para clube, pois primeiro estão os seus negócios...

Abram os olhos, senão em pouco tempo, tem o clube como Boavista e outros bem pior.

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...