segunda-feira, 14 de abril de 2008

MEMÓRIAS LEONINAS 1977-1978

Em cima: Laranjeira, Inácio, Vítor Gomes, Manaca, Keita e Botelho. Em baixo: Manuel Fernandes, Jordão, Barão, Artur e Fraguito.

Eis a equipa do Sporting que defrontou o Benfica no Estádio da Luz, em 12-02-1978, em jogo da 16ª jornada do Campeonato Nacional da I Divisão, que terminou com uma derrota leonina por 1-0. Foi um dos jogos azarentos de Jordão, que se lesionou gravemente, aos 26’, fracturando uma perna num lance com o defesa-esquerdo benfiquista Alberto. O avançado leonino, que já tinha 15 golos marcados em 15 jogos desse campeonato, só voltaria aos relvados na época seguinte.
Nessa temporada de 1977-1978, exactamente há 30 anos, o Sporting também encontrou o Benfica na Taça de Portugal e seguiu em frente. Em jogo a contar para os quartos-de-final, disputado em 5 de Março de 1978, o Sporting recebeu e venceu o rival da Luz por 3-1, com golos de Manuel Fernandes (2) e Keita. Antes, a equipa leonina, orientada pelo brasileiro Paulo Emílio (nos primeiros meses da temporada) e depois pelo português Rodrigues Dias, derrotara o Sporting de Espinho, o Salgueiros, o União da Coimbra e o FC Famalicão. Nas meias-finais, o Sporting foi à Póvoa de Varzim vencer por 2-1. Na final, a equipa leonina defrontou o FC Porto, que então se sagrara campeão nacional, ao fim de um jejum de 19 anos. Depois de uma final que terminou empatada 1-1, o Sporting derrotaria os portistas – que então ainda não eram conhecidos por “dragões” – na finalíssima, por 2-1, com golos de Vítor Gomes e Manuel Fernandes.

1 comentário:

UH AH OUATTARA! disse...

Que boas memórias,

Apesar de ter nascido em 1970 as minhas mais remotas memórias do SPORTING são aquela camisola Roxa do Botelho. Deep Purple! Os charutos do Barão; a classe do Inácio; a entrega do Manaca; o génio de Keita e o espetáculo do tandem Manel/Jordão!

Um tempo que já não volta mais numa altura em que eramos, de longe, o 2º clube com mais titulos em futebol e o maior clube desportivo português!

Agora, quem é que nos tira deste "Poço da Morte"?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...