quinta-feira, 29 de maio de 2008

O PREC leonino

No futebol, por um golo se perde e por um golo se ganha. Numa assembleia geral, por um voto se perde e por um voto se ganha. No caso da última Assembleia Geral do Sporting, Filipe Soares Franco perdeu, porque precisava de uma votação de 66 por cento e não foi além dos 63,7 por cento. Tendo em conta as circunstâncias, foi uma derrota.
Como duas das três propostas colocadas a uma única votação (a passagem da propriedade da Academia para a Sociedade Anónima Desportiva e o empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros) não exigiam uma maioria de dois terços, ficou por aprovar a integração na SAD da Sporting - Comércio e Serviços, empresa que detém os direitos televisivos dos jogos de futebol da primeira equipa leonina. É por isso que Soares Franco, que antes ameaçara ir embora, vai agora adaptar o seu projecto de reestruturação financeira a um denominado "Plano B".
Apesar da forte máquina de propaganda a promover um voto favorável às propostas de Franco, sustentada em múltiplos meios, a começar por uma comunicação social desportiva que está sempre alinhada com quem está no poder, o que é decisivo na construção de uma opinião dominante, a verdade é que o presidente do Sporting não conseguiu o seu objectivo de ver aprovado na totalidade o projecto de reestruturação financeira.
Nem mesmo a situação perfeitamente surreal de a votação ter começado sem que tivessem acabado as intervenções - um caso revelador de défice democrático e de numa enorme falta de respeito pela palavra de todos os associados, pelo debate e pelo esclarecimento -, foi suficiente para que a actual administração do Sporting tivesse recolhido a maioria dos votos de que necessitava.
Os cerca de 1200 sócios renderam um total de 8.609 votos, assim distribuídos: 5140 votos a favor, 3081 votos contra e 118 abstenções. Filipe Soares Franco tem, por isso, de agradecer aos mais antigos, cujo "voto", de acordo com os estatutos, rende muito mais do que o dos sócios mais novos...
Entretanto, que dizer de Dias Ferreira – pelos vistos nos antípodas do rigor e da seriedade que se exige a alguém que representa o Sporting em fóruns mediáticos – que falou por si e por outros oradores que, entretanto, desistiram de falar, invocando que situações dessas também costumam ocorrer na Assembleia da República? Vasco Lourenço, um conhecido capitão de Abril, parece não ter gostado nada do episódio, por considerá-lo nada democrático e mais consentâneo com o que se passava nos tempos do PREC (Processo Revolucionário Em Curso), que há mais de 30 anos agitou o País...
E por falar em democracia interna, que dizer, ainda, do facto de o presidente da Assembleia Geral, Rogério Alves, ter colocado uma urna para cada sentido de voto, fazendo com que o voto de cada sócio deixasse de ser secreto?
E que dizer, finalmente, se, agora, alguém decidir impugnar esta Assembleia Geral?...

52 comentários:

PSousa*Bancada Directa* disse...

O projecto de reestruturação financeira do Sporting proposto Soares Franco mereceu uma votação maioritária dos sócios (63,71 por cento), na assembleia geral realizada esta noite no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Mas, assim mesmo, a expressão maioritáriados associados leoninos foi insuficiente para permitir a Soares Franco levar por diante o seu plano, uma vez que os 36,29 por cento de votos contra impediram a existência dos dois terços necessários para dar vencimento ao projecto do presidente do Sporting. Desta forma, e fazendo fé nas declarações que fez antes da realização da sessão desta noite, Soares Franco cumprirá o mandato até ao fim, mas não se recandidatará.


Mesmo assim , muitos cromos, votaram a favor, mas existem sócios inteligentes, pensei que emotivos só...

Venham eleições, pois se cumpriri promessa, não se recandidata nas próximas, mas parece que não vai ficar por aqui, pois vai querer aprovar de outra maneira...a a ver vamos,,,,

Sporting está a vencer 1-0..

Anónimo disse...

Esclareço o anterior comentador que das 3 propostas que o projecto pressupõe, apenas uma não foi aprovada, já que para tal carecia de uma maioria de 2/3 - exactamente a que se reportava à passagem da SPORTING COMÉRCIO E SERVIÇOS para a SPORTING SAD.
As outras duas - trespasse da Academia para a SPORTING SAD e a emissão de obrigações, obviamente que foram aprovadas por larga maioria, já que não precisam dos 2/3...
Ao não ter percebido isto, este sr. comentador só demonstra, afinal, que carece de inteligência e não percebeu nada do que se passou na AG... Foi lá "só para ver a bola"...

Um reparo final - a referência a "cromos" e a pretensa inteligência dos tais 36,29% só demonstram o nível, a formação democrática e a educação de quem as escreveu - simplesmente lamentável...

Saudações Leoninas
Ao n

José disse...

Não há meias vitórias! Isto não é a teoria do copo meio cheio ou meio vazio conforme o interesse!
A partir do momento que seria necessário 2/3 para a aprovação da SCS para a SAD (pelos estatutos) e o CD decidiu englobar tudo, mesmo não sendo necessário para as alineas b) e c) da ordem de trabalhos, o que aconteceu foi uma unica derrota, ponto!
Esta é a prova que os sócios querem que o clube sobreviva enquanto tal e não passe a ser o Sporting Clube de Futebol mas de POrtugal com todo o seu passado e hitória no desporto nacional e internacional.
Lamento as reacções de agressevidade que o presidente teve para com cada um que o confrontava, tanto verbal como gestual, fica muita mal não ter a elevação para entender que a emotividade só existe porque vivemos o clube, ao contrário dele, mas entendo que está de cabeça perdida porque de facto os sócios são um enorme aborrecimento para ele!
Quero apenas chamar a atenção que a votação decorreu à "Mugabe", ou seja, com as urnas sem estarem seladas, o que é de lamentar porque o sr. Presidente da mesa foi alertado para o facto e nada fez no momento!
De tudo o que foi dito na assembleia destaco as palavras do presidente quando afirmou "o clube é vosso", de facto é verdade, ele é nosso e não dele, nem dos "lobbies" que representa.

Obrigado

SPORTING SEMPRE!

Anónimo disse...

Soares franco iniciou a assembleia dizendo que apesar de duas das suas propostas não exigirem aprovação dos sócios as submetia, juntamente com a terceira, à decisão dos mesmos, tentando capitalizar aí um elogio incontornável. No entanto borrou a pintura: findo este discurso contradiz-se e diz, de forma pouco clara (muitos sócios não perceberam pois foi dito em discurso indirecto), que caso tivesse mais do 50% para o projecto no seu todo avançava mesmo assim com as dus decisões que não exigiam opinião dos sócios.

Pouco coerente. Apesar dos apelos de sócios para que esclarecesse essa referência (pois muitos não perceberam) só após a comunicação do resultado surgiu esse esclarecimento, por Rogério Alves.

Fica a questão: afinal o que fomos lá fazer? prometeram a discussão e votação de um projecto de reestruturação integrado, assumiram apresentá-lo no seu todo a votação sem necessitarem disso e ao não atingirem os objectivos avançam com parte?

Anónimo disse...

Caro LE
Permita-me uma questão prévia.
Tirando a diferença da transmissão em directo pela tv (que nos permitiu "estar lá"), também achou comparável (como parece pensar, por interposto blog, sobre as propostas e os proponentes) a AG de ontem à ag do slb de vale e azevedo?
SL

Anónimo disse...

Expliquem uma coisa à malta:

isto quer dizer que o Berardo pode comprar o SCP e mais tarde fazer dele um clube satélite do slb?

Ou eventualmente poderá fundir o SCP com o slb?

Ou vão apenas mamar as mais valias imobiliárias do SCP?

vasco disse...

Estou farto (acho que estamos todos!) do artista Dias Ferreira!

Julga-se mais que os outros e, pior, julga-se mais Sportinguista do que os outros!

O Sporting chegou ao estado a que chegou devido aos camaleões e situacionistas como Dias Ferreira!

Anónimo disse...

64-36 é quase o dobro. Isto só prova que a grande maioria dos sócios está com esta direcção e com este excelente presidente. O resto são basófias da minoria ridícula. Se houvessem eleições Filipe Soares Franco tinha outra vez 75% dos votos; já que na assembleia em q não foi permitida a venda do património tinha havido esta votação(64-36).

Silva - Coimbra
Força Sporting!

Anónimo disse...

Pudera com este tipo de votação,viciada à nascença,só prova que esta direcção é trapaceira e tudo faz para se manter no tacho.

Leoa disse...

Estive ontem na AG mais vergonhosa e marcante em que participei.

Vergonhosa porque foi totalmente incompreensível e inqualificável, a forma como os trabalhos foram subtilmente dirigidos sempre a favor dos mais fortes - jamais vou esquecer que permitiram que as pessoas começassem a votar quando ainda haviam oradores a discursar, num cenário verdadeiramente surrealista, só possivel devido ao tipo de pessoas que se encontram à frente do (ex) SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Marcante porque ontem MORREU o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e renasceu a Sporting SAD.
Pura e simplesmente esqueceram a essência daquele que foi até ontem a maior potência desportiva do País, SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, o ECLESTISMO.

Vergonhosa porque quem se apossou do poder fê-lo para se servir e não para servir, porque exerceu E EXERCE o poder como se fosse dono do clube, marcando uma AG cirurgicamente para uma noite a meio da semana, sabendo de antemão que muitos não poderiam vir, e que começar algo às 21h tendo como tema um assunto tão importante para o SPORTING, manifesta clara má fé, verdadeiramente escandalosa.

Marcante porque ficou claro que não está em causa qualquer projecto desportivo, antes só se fala de projectos financeiros, dos passivos, das negociações com os bancos, das operações de venda de património, sob a verdadeira falácia de que tudo isto é imprescindível para não comprometer, mais ainda, a capacidade do plantel.

Vergonhosa porque o "presidente", enquanto falou, teve os sócios a ouvi-lo (tranquilamente ou nem tanto), sentados e presentes, mas quando alguns sócios mais incomodativos tomaram a palavra, teve a indelicadez, para não dizer outra coisa, de abandonar a mesa e sair da sala.

Marcante porque, a meu ver, os velhos de Alvalade (leia-se do Restelo, mas são mesmo de Alvalade) estão completamente subjugados pelos donos.
E com medo do papão que estes senhores apresentam, acabaram de nos presentear com a realidade mais ingrata para quem, como eu, sempre AMOU verdadeiramente o clube: ADEUS SPORTING CLUBE DE POTUGAL.
Foste de facto um enorme clube de que me orgulhei de ser sócia, foste de facto uma atlética e, sobretudo ECLÉCTICA INSTITUIÇÃO, sempe virada para os seus técnicos e atletas, mas que agora já deixou de estar.
Agora vamos ter os negócios e a enorme e contínua engorda da SAD que espero e desejo sinceramente, venha a rebentar de tanto comer.
Não tenho dúvida que muitos vão ficar ainda mais ricos, à custa daqueles que com eles MATARAM o clube, mas quando chegar a hora H, de barriga cheia, vão conseguir retirar-se, convencidos e convencendo que cumpriram o seu desígnio, e estoirados e tristes porque depois de tanto fazerem apenas sentem como paga tantas incompreensões e críticas.

Na verdade por este andar o que aconteceu não foi só a despedida de uma certeza de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, foi a certeza da extinção Histórica.

Obrigada Visconde, pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Odeio-te Pinóquio Filipe Soares Franco, POR TUDO O QUE FIZESTE E NÃO FIZESTE.

Mário disse...

Leoa ... deve ter os seus 19 aninhos, verdade ?!

Se a hora não era boa, não era boa para ninguémm ! nem para os SIm nem para os Não e sabe bem que normalmente os do contra se motivam muito mais ! mataram o Sporting ?! se não fosse esta gente que você destrata o Sporting já não existia ! mas isso, você, devido à sua idade não se deve lembrar ! apenas a invejo, porque não teve de passar conscientemente em que as nossas grandes contratações eram Tozés e Jões Luis II's, em que o Estádio tinhas furos e nem dinheiro para pagar água tinhamos, em que tinhamos mais de 300 processos em tribunal por falta de pagamento a todo o tipo de fornecedores, em que tinha 1000 pessoas no estádio a ver os jogos !

Mas isso não se deve lembrar, ou não lhe dá jeito !

Aliás como a Leoa há tantos miúdos de 20 anos que não fazem ideia da decadência em que o Sporting chegou a andar ! Ou nunca se perguntaram porque é que os adeptos mais velhos ( e olhe que tenho só 33 anos ) apoiam totalmente esta direcção ?!

Leoa disse...

Meu caro Mário,

Ah só tem 33 anos!! Está então tudo explicado.
É que, embora sendo uma senhora, não tenho problema em dizer a idade!
E agora sente-se: está a falar com uma Sportinguista com 46 anos e que conhece muito, mas muito bem a maioria das pessoas que estão, neste momento à frente do ex Sporting Clube de Portugal.

Com 33 anos e espero, uma vontade de aprender, tem pois o Mário pela frente, vários anos para ler, e ler muito sobre a História do grande Sporting Clube de Portugal, porque a curta e triste história da Sportig SAD está bem à vista de todos.

O meu amigo não teve pois oportunidade de, na antiga nave, ver a grande equipa de Hóquei em Patins ganhar tudoo que havia para ganhar nessa modalidade, não é?
Pois eu tive esse previlégio.

O meu amigo não assistiu ao devorar de títulos por parte das várias equipas de andebol, ao ponto de sermos (ainda que por pouco tempo) a maior potência nessa modalidade. Mas eu assisti.

O meu amigo não assistiu por isso aos títulos mundiais de cross nem deve ter tido o orgulho de partilhar o camarote com o grande Carlos Lopes,pois não? Mas eu tive.

O meu amigo não conheceu nem conhece quem impulsionou os núcleos, o Sporting profundo que lastimam a forma como os actuais dirigentes (não) se lembram deles?
Mas eu coneço-a pessoalmente e é, concensualmente considerada uma verdadeira Leoa, das poucas que recebeu o Leão de Ouro por unanimidade e acalmação.

E já agora continuo a ir atrás do Sporting, no futsal e no andebol, e já não vou a mais, porqueestes senhores conseguiramdar cabo do património desportivo do meu Sporting, porque já percebi que não é o eu.

Bem, sou sócia do Sporting, tenho lugar de vinte anos, sou assinante do jornal e ainda sócia dos Leões de Portugal (não sei se conhece esta instituição - vá à Net e infrme-se), votei, porque acreditei no projecto Roquette, sendo por isso uma das responsáveis pelo actual estado de coisa.

Por isso mesmo é que hoje, para dormir descansada e ter a consciência de que estou a fazer tudo para recuperar a essência do clube, voto NÃO e estarei sempre contra estes gestores maioritariamente não Sportnguistas, que colocam em lugares chave do clube pessoas que não são sportinguistas.

Quer exemplo: comecemos pelo médico a equipa sénior, continuemos pelo Pedro Mil Homens que dirige a Academia Sporting (e não de Alcochete como até os dirigentes dizem !!), pelo olheiro do Sporting - Jean Paul e .....

Tudo o mas está dito.
Maracar uma assembleia destas para uma 4ª feira à noite????
Quem não deve não teme.

Ah, e já agora se estamos com tantos problemas financeiros, esta assembleia bem poderia ter acontecido no pavilhão Paz e Amizade em Loures, já que não teríamos de pagar nada.
Se serve para mandar para lá atletas do futsal do Sporting e os sócios e adeptos que lá vão, como eu, então poderiam ter dado o exemplo: poupavam e diziam aos atletas que também os "seus dirigentes" partilham as mesmas instalações de quem tão galhardamene defende a camisola do clube.

Quando conhecer a HISTÓRIA DO SPORTING CP então poderemos conversar, até lá ...

Por último, a razão pela qual os velhos do Sporting votaram a favor, sei o bem, porque uma das minhas amigas com quem até troco correspondência é a Maria Lurdes - sabe, aquela senhora que tem tantos anos de sócia como de vida??? me confidenciou: "sabe, minha queria, eu ão percebi nada disto dos empréstimos, dos trespases, eu quero é saber quem são os jogadores que eles vão buscar par podermos ganhar jogos!!!!"
Pois ....

leaozinho disse...

Grande leoa

Peço perdão, mas sportinguistas como a senhora já não há. Há subservientes, gente à procura de tachos e de migalhas que nunca chegam. È uma vergonha. Os sportinguistas acabaram de entregar o nosso clube à Màfia... angolana.

Anónimo disse...

forte aplauso a leoa.

Tenhamos calma, sportinguistas esclarecidos que o Sporting ainda não morreu. Não só existem fortes hipóteses de base legal para impugnação das acções que o CD referiu executar em virtude do resultado de ontem (o que seria (mais) uma prova de incompetência total desta direcção).

Por outro lado pelo que tenho lido nos jornais e pelo que foi dito ontem por alguém na AG teremos em breve mais uma AG, pedida pelos sócios o que que me lembre é inedito, com o objectivo de aprovar a realização de outra coisa inédita e, como vemos sempre que vamos a estas AGs, ultranecessária: uma auditoria completa ao Sporting que esclareça o que se lá passou nos últimos anos. Estou curioso e expectante com esta AG.

bolonhado disse...

Curioso, ninguém respode ao facto de haver necessidade de fazer face a um passivo de 250 milhões de euros. Nem como. Curioso, ninguém acha que é impossível ganhar títulos com orçamentos três e quatro vezes inferiores aos dos rivais directos. Curioso...
Curiosa também a perspectiva democrática que acha que 36% tem direito a maioria. Nem de bloqueio...Curioso que no Porto (FCPorto) cujo clube tem 49% da SAD respectiva ng acha que o clube morreu. Nem em Manchester ou Liverpol, semelhante coisa foi alguma vez dita (talvez durante uma semana pelos mais emotivos) pelos adeptos. Curioso, ainda que se atribuam a Soares Franco ideias e projectos que não tem nem nunca equacinou sequer, por serem (pata já) extemporâneos. Mas querem o qu~e? O regresso aos "gloriosos" anos 80 e 90 em que não ganhamos NADA? É isso? querem um Sporting á dimensão do Belenenes? Então assumam, agora não falem em morte do Sporting porque isso é delírio e é insultuoso.

Anónimo disse...

Mario,não posso deixar de lhe dizer que tenho 56 anos de idade e os mesmos de sócio.Sou cinquentenário,mas não ,me sento nos mesmos bancos daqueles que gravitam em Alvalade.
Já passámos por maus períodos,mas todos essses momentos foram vividos e éramos governados por aqueles que neste momento estão ao lado destes que nos governam ou desgovernam.Para ser mais preciso o que vocês acusam de ladrão,Jorge Gonçalves está de língua na boca co Soares Franco,Cintra a mesma coisa e o grande ALDRABÃO Jos´r Roquette.
Como vê todos os que desgraçaram o clube estão do seu lado
Ah! esquecia-me de um,o infeliz Amado de Freitas,já falecido,mas cujo vice-presidente o camaleão Dias Ferreira,ano em que tudo faltou.
Vejam só numa boa.Dias Ferreira ao lado de Jorge Gonçalves do mesmo lado da barricada.Ao que isto chegou.A massa vale tudo.

8 disse...

Caríssima Leoa

É um orgulho partilhar ideais semelhantes aos seus. Infelizmente já não tenho a garra que demonstra. Felizmente também a tinha grande quando, muito orgulhosamente, vesti a nossa camisola durante cerca de 20 anos. Foi dentro do Sporting Clube de Portugal que cresci e me fiz homem, e tenho muito orgulho no homem que sou.

Por duas ou três ideias que deixou, já sei perfeitamente quem é, e posso dizer que também a noite passada a aplaudi de pé. Infelizmente cada vez há menos pessoas dentro do Sporting que tenham a coluna direita, que saibam bater com a porta e desmascarar os vampiros que estão dentro do Sporting apenas para levar vantagens. Como me custa ver Mário Moniz Pereira no meio daquele tipo de pessoas.

Já agora aproveito para dizer ao Sr Mário que deve andar com o calendário trocado:
Perto 1000 pessoas a ver o Sporting só em 2007/08. Mesmo no período negro dos 18 anos sem vitorias (no futebol) nunca teve menos de 20000 pessoas no Estádio

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

8 disse...

Bolonhoso

Quando se pretende dizer qualquer coisa pública, deve-se pensar um pouco, para não dizer coisas menos correctas. Por acaso conhece alguma realidade do desporto no Reino Unido? Se não, tente inteirar-se um pouco para não dar exemplos menos apropriados.

Sabe porque ninguém diz que o FCP vai acabar? Porque o FCP tem mais do dobro das modalidades que tem o Sporting, com particular incidência nas modalidades com mais paixão do povo Português. Também não tem um Presidente, cheio de defeitos, mas com algumas virtudes, entre as quais aglutinar a massa adepta para elevar o seu clube, e incapaz de dizer em publico, mesmo que o pense, que o que quer é um clube em que os sócios não mandem nada.

Finalmente dou-lhe razão numa coisa: quero um clube como o Belenenses, ou mesmo se for possível como o Vitoria de Guimarães, porque estes clubes se tivessem a nossa massa adepta seriam enormes, e neste momento desportivamente e em equipamentos desportivos estão muito à frente do Sporting

PSousa*Bancada Directa* disse...

Amigos, para o que se acham mais inteligentes que eu, podem continuar a pagar quotas a continuar a engordar estes mafiosos que se encontram lá de omento, pois voves vivem na lua dos titulos que nunca chegam, vivem em ilusoes de ter grandes jogadors que nao vao chegar, vivem nas ilusoes que ainda tem estadio e academia, mas ate isso ja é dos investidores da Sad e nao do clube, vivem nas ilusoes que este presidente ao vender patrimonio abate-se a divida, que segundo ele ja devia estar nos 150 milhoes, mas ainda so daqui a 5 anos, é que vai estar, vivem nas ilusoes que o Sporting vai ter grandes equiaps e ter um pavilhão desportivo, mas duvido que va ter algum dia mais alguma delas, vivem na ilusao de ser um clube eclectico, algo que ja se foi a muito....

Enfim, vivem e ilusoes e paixoes, mas eu como bem adulto e na meia idade, ja nao me dou ao mesmo, pois vejo um futuro nada risonho a este clube que outrora foi dos socios, como meu pai, mas neste momento é de uns senhores accionistas, que até tem como principal investidor minoritario: Joaquim Oliveira.

Preciso de dizer mais alguma coisa, senhores inteligentes?!!

Vão ter um clube de formacao para vender astrutas e uma equipa para ter uma montra de vendas, sendo que se ganharem um titulo de 15/20 anos em 15/20 anos, se considerarao grandes, mas com a rapidez de outrso clubes a crescer, duvido que aguentem ser em futuro proximo um grande...so se vier um magnata e compre tudo o que resta so nome] e invista a serio...

Vao dormir que tem olhos fechados, e tenho muito orgulho de dizer que a Leoa, é a pessoa que mais deve orgulhar os sportinguista que realemnte amam e vem o sporting como um clube e nao como uma empresa comercial de lucros economicos...

Ao Leoao da Estrela, este blogue daqui a alguns anos deixa de fazer sentido....pois foi vendido internamemte aos pedaços por sócios muito cegos que não vem um palmo a frente..

A ver vamos se academia ja nao foi vendida e como o clube vai ficar em agum tempo....

espero vr alguns regressarem aqui e chorarem que o clube ...Morreu.

PSousa*Bancada Directa* disse...

E nao me escondo em anonimatos covardes para falar, pois falo na cara a quem quero , o que me apetece dizer.

Abraço a todos

Mário Rui Oliveira disse...

Cara Leoa, com os meus 33 anso posso não ter vivenciado como a Sra esses titulos nas modalidades que tantos titulos levaram para a nossa sala de trofeus e dos quais me orgulho. Mas vi ainda jogos de hóquei no antigo pavilhão destruido para a construção do metro e lembro-me do ambiente esmagador que se vivia, do fumo que os cigarros e respiração criavam ! E desde cedo que assiti às modalidades ! Já na Nave assisti a alguns dos momentos mais empolgantes enquanto Sportinguista, nomeadamente em jogos de Basket e de Hóquei ! Sim. O espaço fechado de um pavilhão +e único e garanto-lhe que nunca senti no estádio (talvez com honrosas excepções) o que se sentia no Pavilhão pela sua atmosfera fechada e marcante ! nunca o esquecerei. Muitas vezes ia para Alvalade à hora de almoço e via desde o Volei feminino, seguido do Anbol, Basket, Hoquei e depois o futebol !

Quanto a não conhecer a história do nosso clube, não me conhece e como tal também não o julgue ! Conheço-a e bem !

Mas os tempos mudam. e hoje dificilmente teria pavilhões cheios seja onde for, com poucas excepções ! Se conhece tão bem a história do clube sabe que na sua fundação uma das vertentes do clube era organizar piqueniques para as melhores familias da sociedade ! em nome da história deviamos continuar a fazê-lo ?

Compreendo a nostalgia, mas temos de avançar !

Quanto ao projecto Roquette e o que se passou, certamente existiram erros !, mas temos um estádio novo, uma academia de excepção ( que pode ser replicada em qualquer lado, pois o importante não são os edificios ), e 13 com um numero de titulos e classificações honrosas ( Campeonato, Taça e Supertaça ) que dificilmente encontra na história do Clube melhores periodos ! Neste momento, somos sem favor a segunda melhor equipa de Portugal, à frnte do Benfica.

por falar em Benfica, a insinuação que alguns dos profissionais são de outras cores, isso não me afecta em nada ! o director financeiro do Benfica é um dos fundadores da Juve LEo e não me parece que em nada afecte o excelente trabalho que por lá tem feito !

Temos de avançar, minha cara. Custa abandonar certos dogmas, mas temos de o fazer.

E virar-se contra FSF, parece-me errado. Goste do estilo ou não, o homem tem feito tudo para tirar o clube sda Situação complicada em que está.

Compreendo que toda esta história de acções e obrigações e etc e tal deva complicara cabeça de muita gente, pois não percebe nada do que e está a falar, mas as coisas são mesmo assim e na dúvida é saber o que pensam hoje os adeptos do Man Utd que há 4 anos quase quiseram fundar um clube novo quando os irmão Glazer compraram o Man Utd ! Certamente não voltariam atrás. Mas no Sporting, nem é essa o caso, pois com 40% dificilmente seremos Opados, ou perderemos o controlo da SAD.

Estou certo que para o ano estará como eu a apoiar a nossa equipa ajudando-a a ser cada vez maior.

Mário Rui Oliveira disse...

ó 8 ... isto :" no periodo negro dos 18 anos nunca tivemos menos de 20.000 pessoas no estádio " É MESMOA A SÉRIO ?!

DESCULPE LÁ MAS SE É, VOCÊ DEVIA DEIXAR DE BEBER ! É QUE PODEMOS DISCUTIR E ARGUMENTAR MAS DIZER MENTIRAS DESTAS É DE BRADAR AOS CÉUS !

Eu fundei um nucleo da Juve Leo e fui a 90% dos jogos do Sporting desde 1988 ! E em muitos jogos não tinhamos mais que 1000 pessoas !

EM QUANTOS JOGOS SE ABRIA O TOPO NORTE ?! DIGA LÁ !

Discutir, sim, MENTIR SEM MEMÓRIA NÃO !


Quanto à impugnação do Leão de Verdade é uma palhaçada. Querem protagonismo à conta do Sporting ! são 3 meninos que ou não pagam quotas há 2 anos, ou desistiram de ser sócios ou deixaram de ser sócios quando foi a quota extraordinária ... GRANDE AMOR AO CLUBE !!!



A TODOS QUE VOTARAM NÃO .... DIGAM-ME POR FAVOR ... ONDE ESTÃO ALTERNATIVAS ! QUE OUTRA SOLUÇÃO HAVIA ?!

Estou esfusiante com esta solução ?! NÃO !!! mas não há outra !

Mário Rui Oliveira disse...

Leoa :

"O meu amigo não conheceu nem conhece quem impulsionou os núcleos, o Sporting profundo que lastimam a forma como os actuais dirigentes (não) se lembram deles?
Mas eu coneço-a pessoalmente e é, concensualmente considerada uma verdadeira Leoa, das poucas que recebeu o Leão de Ouro por unanimidade e acalmação."

e isto prova o quê !? admiro Isabel Trigo Mira por isto ! mas ela que me pareça até À pouco tempo esteve ligada à direcção do Sporting. e que me pareça o Project Finance de Dias da Cunha já previa a venda do imobiliário e foi Dias da Cunha que decidiu não construir o Pavilhão dentro do Estádio como estava previsto !

Repito ... o que tem o seu conhecimento pessoal de Isabel Trigo Mira a ver com isto ?!

Verdão disse...

Caro Mário Rui Oliveira,

Não entendeu quem é a Leoa, mas entendeu a renegociação do Project Finance?

É um facto que nas origens havia uma facção virada mais para a componente sócio-cultural e outra virada para a desportiva mas foi a última que vingou e fez do Sporting o clube ímpar que é hoje.

No projecto Roquette existiram erros, é um facto, só no Alvaláxia foram erros na ordem dos 50 milhões de euros. Imagine-se o resto.

Temos um Estádio novo (por enquanto), uma Academia (não sei, na qualidade de sócio só ainda é nossa se AG for impugnada ou FSF actue éticamente e recue). Espero que tenha entendido que a ser aprovada a SAD é que é a nova dona.

Quanto ao facto de ficarmos com 40%, como pode garantir que não perdemos o controle da SAD? Com esta operação pode muito bem ter que se verificar novo aumento de capital e a nossa posição diluir-se mais ainda. Pode argumentar que temos acções de tipo A. É verdade mas essas não nos dão o direito à Gestão como FSF afirmou ontem na AG, dão-nos apenas direito ao veto em questões pré-definidas na Lei em que nenhuma delas é a Gestão corrente da mesma. Para além disso, é sabido que é mais do que provável que as golden shares vão terminar e ser convertíveis em Tipo B. É difícil perder o controlo da SAD? Será difícil é mantê-lo.

Voltando à Academia. Ainda não entendeu que saiu a lotaria ao clube com a construção da cidade aeroportuária? Concordo que pode ser replicada e deve ser alienada na altura certa mas quero que 100% dessa alienação venha para o clube e para os seus sócios, não quero apenas 20 ou 30% na proporção da nossa participação na SAD e como o clube deve à SAD nem um tostão entraria mesmo num cenário hipotético de distribuição de dividendos.
Ex: Imagine no ano de 2013 uma proposta de 60 M€ pelos terrenos da Academia (pode ser mais pode ser menos), este valor poderia ser utilizado 50 M€ para amortizar Passivo e 10 M€ para investir no futebol, por exemplo. Assim, não recebe nada (amortiza 22 M€ no que deve à SAD) e quando for alienada continua a não receber nada a menos que hajam distribuição de dividendos (que nunca houve) na proporção da sua participação.

Quanto aos elementos do Leão de Verdade se "são 3 meninos que ou não pagam quotas há 2 anos,ou desistiram de ser sócios ou deixaram de ser sócios" então não compreendo como entrarão na AG e fizeram uso da palavra.

Alternativas surgirão naturalmente depois de se conhecer melhor a realidade do clube após auditoria e/ou após um debate exaustivo no Congresso e serão apresentadas daqui por um ano sensivelmente e, quem sabe, levadas a sufrágio.

Abraço de Leão,
Verdão.

8 disse...

Senhor MRO

Como deixei escrito fiz-me homem no Sporting e tenho muito orgulho nisso. Ensinaram-me a defender o Sporting e a verdade e ter respeito pelos oponentes Não é meu costume beber nem tenho por alcunha “Jameson”. Quando discordo tento explicar os meus pontos de vista e não me passa pela cabeça ofender quem está com uma opinião contrária. O senhor como CL deve ter muitos contactos no EVA e se ainda não destruíram os dados estatísticos consulte-os e veja o registo de assistências no passado e actualmente.

Já agora aproveito: foi fundador de um núcleo da JL? Então posso dizer que foi por sua causa e outros como o senhor que deixei de ir assistir (salvo raras excepções) aos jogos do Sporting fora de Alvalade. Sempre que podia ia, mas desde que tive de ficar a assistir aos jogos perto de um bando de arruaceiros que iam assistir aos jogos não para apoiar mas para provocar, ofender, lançar todo o tipo de objectos, criar desacatos, somente vou ver os jogos em Alvalade ou noutros estádios em que sei que fico afastado desses senhores.

É mais novo do que eu. Tenho a esperança de morrer antes que o Sporting acabe, mas o mínimo que lhe desejo é que dure muitos anos e tenha a possibilidade de ver que o Sporting ainda vai existindo de preferência com algumas vitórias.

Anónimo disse...

Cara Leoa,

Já estivemos tantas vezes posições diferentes em diversas AG. Mas na noite de quarta-feira estavamos no mesmo lado. Aquele que se sente com o coração. O verdadeiro AMOR Verde e Branco. E nessa noite de quarta-feira aplaudi-a de pé. Pq tocou nos nossos corações.

Ate sempre cara socia. Se ainda podemos dizer isto.

Mário Fernandes disse...

Cara Leoa,

Não é em vão que na natureza as leoas caçam enquanto os sobas dos ditos »reis da selva« ficam a dormir à espera...

Não estou certo que as suas posições em relacção ao Sporting sejam exactamente as mesmas que as minhas, nem me interessa.

Fico no entanto com a certeza de a Senhora é uma Sportinguista do melhor que há e independentemente de estar dum lado ou de outro é de pessoas como a Senhora que o nosso clube necessita.

Obrigado pelo seu Sportinguismo. Podemos ficar descansados que enquanto existirem Leoas destas, haverá Leões por muitos séculos.

Sinceramente,

Mário Fernandes

Anónimo disse...

Atenção que a Leoa não é a Isabel Trigo Mira.

Conhece-a mas não é ela.

Quanto aos defensores da SAD façam bom proveito dela.

Nunca serei apoiante de uma empresa.

Passem bem e até sempre.

Desisto.

Anónimo disse...

Obrigado Sra. leoa por me teres feito sentir um orgulho enorme na noite de 4. feira.Apaudi-a de pé.
Espero ,como diz e bem,que nao tenha sido o fim do SPORTING CLUBE de PORTUGAL...

Anónimo disse...

Caros amigos,

Parece-me, como poucas vezes, que o clube está dividido em 2 (2/3 e 1/3, dirão alguns, com alguma razão..).

Apresentar propostas, esclarecer, debater vivamente, muitas vezes no limite a que a paixão nos conduz, é próprio das sociedades evoluídas.

Nas democracias modernas, muitas delas coincidentes com os períodos de maior apogeu económico, estabilidade e paz social, existem eleições. Destas resulta que nem todos os votantes se sentem representados com a 'escolha' da maioria, mas há que respeitar e seguir em frente, eventualmente - se formos bem-formados e cidadãos conscientes - esperando até que os ganhadores, independentemente de terem ou não as nossas cores, façam um bom trabalho. A bem da nação, do país, de todos.

Assim sendo, quem me acompanha até aqui, deve pensar: ok, o que ele quer dizer é que agora há que respeitar a vontade da maioria e, portanto, deixar os actuais dirigentes seguirem os seus planos.

Aqui é que reside o problema. Gostava muito que fosse assim, apesar de pessoalmente me sentir muito dividido sobre o momento que vive o nosso Sporting e 'as grandes opções estratégicas' que tem que tomar. Mas não é assim. Passo a explicar:

1. quando anunciamos 'depois de mim, o caos'; 'não há opções alternativas'; quando queremos impôr com arrogância notória os nossos argumentos, mesmo que tenhamos razão, perdemos uma boa parte. pecado 1.

2. nas sociedades democráticas, de tipo ocidental, existe a separação dos poderes, um sistema de 'pesos e equilíbrios' ('checks and balances'), que funcionam de forma a ninguém abusar do seu poder, desvirtuando os elementos fundamentais dessa mesma sociedade (a sua Constituição, por exemplo; o tipo de regime político - para sermos simples). Ora, quem me garante que, no sporting, não se está a apagar a nossa 'Constituição'? O Conselho Leonino devia servir para isso. No entanto, não tem poder, se bem entendo, de veto; ademais, não me recordo de nenhuma intervenção especialmente relevante, ao serviço do clube. Resulta, pois, que não é difícil 'manipular', a partir de dentro. E não me falem na SAD e no poder de controlo dos seus accionistas, tal a complexidade e o emaranhado que se criou, bem propício a se impedir uma coisa muito bonita e de que gosto muito: a transparência. pecado 2.

Estes são os 2 pecados, a meu ver, capitais da actual direcção. Estão antes e para lá das propostas propriamente ditas. Não inspiram ninguém, têm um discurso apocalíptico, novo-rico e francamente sem 'fair play'.

Repito:
Talvez votasse a favor das propostas. Talvez votasse contra e respeitasse a voz da maioria dos meus companheiros de amor ao clube. Gostava era de me sentir de alguma forma tranquilo e, sabem que mais?.. não sinto.

Tenho 35 anos, sofri os 18 anos de jejum desportivo, conheço de cor todos os ídolos de todas as modalidades dos últimos 20 anos. Lembro-me de chorar copiosamente, quando perdíamos jogos com equipas de segundo plano.

Nunca me senti tão distante do clube, tão descrente.

Culpa minha seguramente, que não nasci na alta finança.

No fundo, é isto que dificilmente perdoarei a estes senhores. Que passarão, como (quase) tudo passa. Mesmo que tenham razão (e espero que a tenham!), tudo fazem, para que permaneça a dúvida. E isso é desvalorizar quem precisa de entender as coisas - chama-se soberba. E é uma coisa feia. Liderança é toda uma outra coisa, feita de carisma e uma visão clara e articulada, ambição e 'mundos novos', inteligência emocional e capacidade de mobilização.

Saudações desportivas
& leoninas.


jas.

Anónimo disse...

Agora vai ser de vez.Para mim acabou,vou deixar de me envolver nos problemas do clube.Lutei anos a fio contra os oportunistas que se iam instalando no clube,a servirem-se dele para subirem na vida,a serem criados de mitos de grandes sportinguistas,mas que quando não lhes eram dadas algumas coisas,passavam a combater o Sporting,desde arrastando jogadores ou a tratarem mal os nossos,ver outros esbirros a chularem o clube,fazendo negócios a seus proveitos,etc,etc,etc.
Para quê?estes dirigentes hão-de ser julgados no futuro,por terem vendido o clube.

Anónimo disse...

O Leão da Estrela finalmente escreveu! E logo para convidar à impugnação da assembleia, que é, seguramente, a mais destrutiva e desestabilizadora reacção que é possível conceber à AG de quarta-feira. Deslocar o debate para os tribunais representaria, no condicionalismo actual e perante as exigências de gestão de uma equipa de futebol, uma opção perfeitamente terrorista! Ainda fala o Leão da Estrela de PREC...
Esta tomada de posição demonstra bem a estratégia de "vale tudo" que progressivamente tomou conta do discurso do dr. Dias da Cunha. Nos dias que antecederam a assembleia, a escalada tornou-se evidente, até mesmo nos textos do Leão da Estrela, culminando com o deplorável insulto de chamar ao actual presidente do nosso Clube "Vale e Azevedo do SPORTING". É o que sucede a quem critica o projecto de reestruturação apenas por razões de ressentimento pessoal. O dr. Dias da Cunha, que é um empresário de sucesso, que alinhou com Roquette desde a primeira hora, que sempre defendeu a criação de um grupo empresarial para gerir o SPORTING, que, enquanto presidente, também ele procurou soluções financeiras negociadas com a banca, é a última pessoa que pode agora vir falar de devolver o clube aos sócios, dramatizando a situação do Clube, como se este estivesse para acabar. Talvez por isso o seu desespero, ao ponto de ter dito, já depois da assembleia, que o SPORTING era uma página passada da sua vida. O Leão da Estrela bem podia comentar esta frase, esclarecendo-nos se acha correcta a conduta do dr. Dias da Cunha - depois de tentar incendiar o Clube, denegrindo e insultando os actuais dirigentes virar-lhe agora as costas, deixando os apaniguados, entre os quais o próprio Leão da Estrela, na situação de confrangedora orfandade, que o levou a ficar dois dias calado...

Anónimo disse...

Derrota da direcção: 64-36???!!!
Este sr. leão da estrela deve andar doido!!! Levaram mais uma abada de quase o dobro dos votos e vem para aqui com este palavreado?!
Esta pequena minoria que se serve dos blogs para de uma forma porca caluniar e maldizer os dirigentes do SCP, e em especial o presidente, é absolutamente vergonhosa. Farei chegar as mãos do presidente do SCP textos deste blog e se ele accionar judicialmente este blog eu estou pronto para ser testemunha de defesa de FSF.
Dou hipótese de o autor deste blog se retractar não publicando mais nenhum artigo calunioso. Pode discordar, dizer que esta direcção governa mal, que o clube está a ir na direcção errada, etc, etc. Se ler algum post calunioso e atentador do bom nome das pessoas, não perdoarei e farei chegar alguns destes textos e comentários ao presidente do SCP.
Que vergonha, uma minoria agora quer governar em vez da maioria!! É o que mais faltava!
Democracia e pluralidade de opiniões sim, calunias vergonhosas não.
Tenho 33 anos e tinha 12 ou 13 quando o Bigodes foi presidente do SCP e lembro-me da desgraça a que o clube chegou, até cortaram a electricidade no Estádio. E quem era o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, quem era??
Os sportinguistas têm memória.
Quanto ao resto, critiquem e apresentem soluções sem atacar as pessoas, na sua dignidade, de uma forma porca e nada séria. O comportamento de algumas pessoas da minoria na A.G. foi absolutamente vergonhosa e até uma pessoa que ia para votar contra me confidenciou que depois de ver aqueles comportamentos iria votar sim.

Leoa disse...

Mais tarde deixarei o meu comentário, mas acho importante referir e chamar a atenção de uma coisa:

EU NÃO SOU A ISABEL TRIGO MIRA

Também eu a aplaudi de pé na AG de dia 28 Maio.
Revejo-me totalmente na paixão, no amor, na dedicação e na devoção (sem qualquer interesse pessoal) que ela tem para com o NOSSO VERDADEIRO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Tenho é um enorme prazer em ser amiga desta grande sportinguista.
E confesso que fiquei bastante orgulhosa por me terem "achado a Isabel Trigo Mira"

Saudações

Leoa disse...

Mais tarde deixarei o meu comentário, mas acho importante referir e chamar a atenção de uma coisa:

EU NÃO SOU A ISABEL TRIGO MIRA

Também eu a aplaudi de pé na AG de dia 28 Maio.
Revejo-me totalmente na paixão, no amor, na dedicação e na devoção (sem qualquer interesse pessoal) que ela tem para com o NOSSO VERDADEIRO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Tenho é um enorme prazer em ser amiga desta grande sportinguista.
E confesso que fiquei bastante orgulhosa por me terem "achado a Isabel Trigo Mira"

Saudações

Anónimo disse...

O PALHAÇO ANÓNIMO que ameaça com queixinhas ao presidente deve é pensar no seguinte:
Se na AG fosse 1 sócio-1 voto Soares Franco tería perdido a votação!
O que os safa são os velhos do conselho leonino totalmente condicionados e muitos funcionários do clube que votam sim só para não serem corridos!
A maioria dos jovens esteve claramente com o NÃO!

Anónimo disse...

A maioria votou não.
Os votos dos velhos é que desiquilibraram.
O fim está próximo!

Anónimo disse...

A maioria votou não.
Os votos dos velhos é que desiquilibraram.
O fim está próximo!

Ricardo disse...

Sou sócio com 32 anos, tantos quantos de vida, mas não tive possibilidade de ter estado na AG. Se tivesse podido, os meus votos juntar-se-iam à urna do Não.

Mas até acho que fiz bem em não ir... Teria de ter feito uma reclamação para constar da data, face à brilhante ideia de ter 2 urnas distintas e identificadas (coisa, de resto, que só poderia passar pela cabeça de gente mentecapta!).

Mas o que queria mesmo dizer, e depois de ter tomado imensa atenção aos comentários da Leoa, é que espero, sinceramente, e porque fazem falta mulheres em áreas tradicionalmente masculinas, que possamos contar consigo ao lado da Isabel Trigo Mira, na sua desejável candidatura em 2009!

Para fazer renascer o espírito leonino, que me fez vibrar quando, com as cores do clube onde jogava hóquei, entrei no ringue da nave de Alvalade, para defrontar o clube do coração... Foi o atingir de um sonho, jogar ali :)

Psilva disse...

Sou adepto do Sporting desde que me conheço, mas nunca fui sócio, por isso entro com alguma reserva nesta discussão, mas, mesmo assim, aqui vão algumas reflexões:
1. O tom geral das intervenções contra as propostas da direcção incide sobretudo no amor ao clube; pelo contrário as intervenções dos defensores da direcção tendem a ser de disparar sobre tudo o que se lhes possa opor; isto deve significar algo;
2. Moro a 160 km de Lisboa e vou ao estádio meia dúzia de vezes por ano. Não compro a GameBox porque, face à distância, o custo por jogo viria multiplicado por 3. Se quiser comprar bilhetes no núcleo aqui da terra, nem pensar... nunca receberam (ao contrário da casa do benfica) ... Se me deslocar no próprio dia pago + 5 euros por bihete (somos 4 na família) a somar aos elevados preços dos mesmos. Que acham que sentem os sportinguistas de fora de Lisboa? Eu respondo... sentem que o Sporting tem cada vez menos a ver com eles e é uma espécie de passatempo, ou de emprego, para uns senhores finos da alta finança da linha...
3. O mesmo devem pensar os sportinguistas das ex-colónias. Como foi possível desbaratar a simpatia que o clube aí gozava? Como se chama o campeão de Cabo Verde? Não é benfica da Praia, certamente...Há quanto tempo uma equipa do Sporting não visita estes locais? Uma equipa, não o presidente (que até prefere a África do Sul...)Por alguma razão aquando das visitas do benfica as camisolas alternativas que se vão vendo são do fcp... O mesmo se pode dizer dos emigrantes, mesmo quando as grandes referências do desporto nas comunidades lusófonas da diáspora têm quase sempre o símbolo do leão e equipam de verde e branco...Isto será reflexo de incompetência, desleixo, preguiça, diletantismo, ou tudo junto???
4. Deixamos que outros falem em 6 milhões e já nem se reage. Eventualmente, dava até jeito a alguns senhores que não fossemos mais de 20/30 mil sócios e 200/300 mil adeptos desde que com muito "pedigree".... Mas não, apesar de tudo somos ainda milhões (se eles são 6 (???) nós somos mais de 3 certamente...bom, certamente que nestas contas teremos de incluir emigrantes e ex-colónias, ou então o país foi objecto de uma explosão demográfica...)
5. Deixámos igualmente que se nos colasse a imagem de clube elitista, coisa que os nossos adversários estão sempre a utilizar para nos denegrir. Nada de mais errado...sempre fomos ecléticos (ainda seremos?)mas não elititas. Temos é uma direcção elitista num clube que é do povo...

Anónimo disse...

Cara leoa,

Caso seja amiga da Isabel Trigo Mira espero que transmita o que se passa no Mundo Leonino, pelo menos o da blogesfera... Uma forte simpatia por ela... E quem sabe um forte apoio numa futura candidatura...

Perante o actual cenário da vida do Sporting e apesar de não ter concordado com tudo nestes anos passados... Tera o meu fiel apoio.

Anónimo disse...

Ao anónimo que fala do Bigodes,com a intenção de atingir Sérgio Abrantes Mendes,quero esclarecer,o que já o fiz por várias vezes que Jorge Gonçalves está do lado de Soares Franco e se esse anónimo tivesse estado atento à votação teria verificado em que urna Jorge Gonçalves colocou os seus votos.
Ora,se continua com a ideia de que o Bigodes roubou o Sporting,o que não éw verdade,pois é o clube que lhe deve e por isso esta direcção está a solucionar o problema,segundo Jorge Gonçalves diz,mas Soares Franco não refere isso publicamente,porque não interessa,ora como ia dizendo se o anónimo considera JG ladrão,então SF ao estar colado a ele ou o deixar estar colado,também o é.
Diz o povo "junta aos bons serás como eles,junta aos maus serás pior do que eles".

Anónimo disse...

Este clube é um festival total...

Amigos dos amigos... Contratos... Dinheiros por fora... Votações ao olho nu de todos...

Já agora alguem sabe se era possivel pedir uma recontagem dos votos???

Isto não vai lá com AG extordinarias nem nada... CAÇA AS BRUXAS...

Tudo pela janela como era antigamente...

Bancada Sul disse...

Vou ser claro e directo!

Não sei se é bom ou mau a reestruturação, a mim o que me interessa são os valores que adquiri por mim próprio para ser o sportinguista que sou, ao longo da minha vida aprendi que por vezes erramos, nunca saberemos se a opção que hoje tomamos pode ser a mais correcta para amanhã, nessas situações só o futuro o dirá.

Espero somente que as decisões que forem tomadas ou aprovadas sejam o melhor para o clube, caso contrário alguém terá que se responsabilizar pelos bons ou maus resultados da reestruturação.

Eu enquanto sportinguista apenas exijo que o Sporting glorifique o seu nome, seja dentro ou fora do pais, seja em que desporto for, porque essa é a razão principal de eu ser o que sou.

Saudações leoninas da Bancada Sul

12 Setembro disse...

com tantos comentários inteligentes, só falta dizerem que em 19 e troca o passo, o scp jogava de vermelho...
falta saber se o autor deste magnifico blog(???), foi aos livros de historia saber o que é o PREC.

Anónimo disse...

Penso que em ambos os lados há alguma razão. Do lado dos que (como eu) estão ao lado do projecto desta direcção está a vontade de ganhar mais vezes. Porque todos nós queremos que o nosso clube ganhe, que sejamos a favor ou contra este projecto. A questão é que se não forem criadas condições para diminuir o passivo, vamos continuar a ganhar apenas de vez em quando, por não podermos competir com os outros clubes. Sejamos realistas, o nosso clube está atolado em dívidas e a culpa não é desta direcção! quem é que vendeu Cristiano Ronaldo ao desbarato? Quem é que vendeu Quaresma por tuta-e-meia? Porque para se dirigir um clube (ou uma empresa) como o Sporting, não basta ser sportinguista, é preciso saber negociar, e isso foi algo que faltou durante todo o consulado de Dias da Cunha. Eu sou sportinguista e tenhi conhecimentos económicos vagos, mas procuro informar-me e ainda hoje vi uma análise do Sr. Camilo Lourenço (um expert na área financeira ligada ao futebol) a dizer que o projecto de Soares Franco é totalmente válido e que quem o rejeita está apenas a pensar com o coração. Mas por vezes não podemos seguir o nosso coração. Todos nós gostamos que o Sporting seja um clube eclético, mas temos que ser racionais. Se esta solução não for aprovada (e não há mais nenhuma, a não ser dixar tudo como está...), o nosso clube vai definhar lentamente e tornar-se no novo Belenenses, um clube que outrora já foi grande e que agora (com todo o respeito pelo Belenenses e pelos seus adeptos) é um clube que não aquece nem arrefece. E depois, apenas vai restar a grandes sportinguistas como a leoa, que já aqui colocou inúmeros posts, lembrar com saudade todas as conquistas que presenciou, porque elas serão cada vez mais raras! Se encontrarem uma solução melhor, façam o favor de dizer qual é. Até lá, estou convencido de que esta é a melhor.

Saudações Leoninas
Luís Augusto

Anónimo disse...

Tenho 23 anos e considero-me um jovem. E como jovem que sou, votei SIM. Votei SIM porque era a única alternativa sensata e coerente com a nossa realidade. Temos de abater o Passivo que nos vai continuar a consumir internamente como cancro!

A inviabilização da passagem da Comercio e Serviços para a SAD vai levar o CD a arranjar outras alternativas e voltar a negociar com a banca as taxas de juro para que o seu projecto possa ser levado em frente. Se não o fizermos corremos o risco de estarmos falidos!!! E aí caros sportinguistas, não vamos passar de um Salgueiros ou Farense e vamos continuar a ver os outros a ganharem os nossos campeonatos...

Anónimo disse...

Mas afinal,todos os maiores desta direcção não foram responsáveis pelo acréscimo das dívidas.Soares Franco,Ribeiro Teles,José Eduardo Bettencourt,Menezes Rodrigues,Moniz Pereira,Siva e Costa estão há séculos e agarrados ao poder.Foram também culpados no avolumar do défice.
Então porque passar mais um cheque em branco a estas personagens?

bolonhado disse...

Realmente o comentário do 8(?!) reflecte bem um certo tipo de mentalidade tuga, que não portuguesa. Bem, vamos lá: em primeiro lugar não é bolonhoso,é BOLONHADO, para quem diz (em comentário anterior) que não recorre ao insulto, começa mal. Depois, não contesta nada do que disse, limita-se a insinuar que não sei do que falo: então diga lá,sff, como é em Inglaterra, não é EXACTAMENTE como digo? Então quel é a orgânica organizacional do Liverpol e do Manchester? Não são Sociedades cujo maioria do capital está nas mãos de uns?
Depois, diz, mais uma vez sem responder ao essencial que o FCporto tem sucesso porque tem mais modalidades que o Sporting, este delírio mental, não tem, obviamente, resposta. Até que , finalmente assume a sua natureza de vencedor: quer para o Sporting qualquer coisa de semelhante com o Belenenses ou Guimarães. Está no seu direito...o que tem que fazer, portanto, é respeitar a larguíssima maioria que não pensa como o amigo. Ponto final.
PS. E as perguntinhas iniciais do meu comentário? Não lhe merecem uma sugestão? Os 250 milhões quem paga, o orçamento 3/4 vezes menor que o do Porto?

LEONINA disse...

Saudações,

SOU CONTRA. Não por ser do contra, mas por não acreditar em nada nem em ninguém desta direcção.

Votei e acreditei no projecto Roquette ... o qual me arrependo amargamente. Posso dizer que ao acreditar nele e ao votar neles abri a porta do meu Sporting Clube de Portugal e esta cambada de incompetentes que "gerem" o Sporting.

Como podem dizer que os actuais dirigentes não são responsáveis por o BURACO que agora temos, se eles fazem parte das direcções desde o início do projecto Roquette??
De vez em quando saiem... para logo voltarem
Eles aumentaram o passivo do Sporting
Eles arruinaram o ecletismo do Sporting
Eles retiraram a paixão à maioria dos Sportinguistas
Eles não aceitam criticas nem sugestões

E querem agora que as pessoas passem cheques em branco ... novamente??

Eu também quero um Sporting vencedor ... mas daqui a 100 anos quero que continue a existir o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e não a Sporting SAD ou o Sporting Futebol Clube.

Roquette, Soares Franco, Ernesto Ferreira da Silva, Dias da Cunha, Miguel Ribeiro Telles, Bettecourt e outros prometeram-nos um projecto vencedor há quase 13 anos atrás!!!!
O que temos agora??? O mesmo discurso, um passivo ainda pior, um clube praticamente sem ecletismo, sem património não desportivo e agora sem património desportivo.

Não é a maioria dos Sportinguistas que estão com a direcção .... são os "velhos de alvalade" que "apenas" querem ver o seu Sporting ganhar que lé vão deixar os seus 25 votos a favor.

Como querem os Sportinguistas discutir, conhecer e aprovar algo de tão importante para o futuro do Clube numa assembleia marcada para a noite de uma 4ª feira, onde não há tempo para se ouvir alternativas, estudar como deve ser a proposta apresentada??

Serão os sportinguistas todos formados em gestão de empresas e com mestrado em economia que possam aprovar em "5 minutos" uma proposta tão complexa???

Então, por não ter esses mestrados e esses conhecimentos, confesso que me sinto uma ignorante.
Mas uma coisa eu sei .... NUNCA PASSARIA UM CHEQUE EM BRANCO A NINGUÉM ....
.... E SÓ POR ISSO A MINHA DECISÃO SÓ PODERIA SER VOTAR NÃO, NÃO, NÃO.

Sou Sócia e adepta confessa do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não do Sporting Futebol Clube, e é por ele que lute, que vibro, que choro, que morro.

PARA O SPORTING E PELO SPORTING ... e isso nenhum destes dirigentes faz ou tem interesse em fazer.

Faz-me confusão não conhecer programas e pessoas alternativas a esta direcção.
Não acho que se deva fazer cair ninguém sem haver uma alternativa viável e sólida ... mas não posso estar do lado deste projecto, porque não acredito nele, não acredito nas pessoas que fazem parte dele e não assino cheques sem PERCEBER exactamente para o que servem.

Esta é a minha posição e estou convicta dela, porque até agora estes senhores só me têm vindo a demonstrar que realmente estou certa na posição que tenho.

Obrigada a todos os que ainda sentem PAIXÃO E AMOR PELO GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Eu AMO-TE SPORTING
Saudações a todos
Leonina

bolonhado disse...

Cara Leonina,
É meu estrito dever dizer-lhe que a forma como coloca a questão é absolutamente respeitável. Tem toda a razão. A questão que se coloca é o futuro. E dadas as circunstâncias só pode (o fututo) assentar no projecto da direcç
ao, porque em rigor, NÂO HÀ OUTRO! Isso é mau? É péssimo, e nisso acompanho-a. Resta-.nos o pragmatismo. É a menos má das soluç
oes...infelizmente..Mas não temos outra.

Leonina disse...

Caro Bolonhado,

Agradeço as suas palavras sobre a forma como coloquei a questão.

Mas discordo da sua posição pois, tal como deixei expresso, sou absolutamente contra a "poposta" IMPOSTA e sou contra a forma de estar e de actuar desta direcção.

Não me parece que se pode ser a favor de algo sem que haja uma análise cuidada e profunda ... bem como uma discussão séria e honesta (coisa que não houve).

Nesta fase, não só não foi pedido para se apresentar outras soluções (porque as há), como não deixaram que tal acontecesse.

Mais uma vez apresentaram tudo como sendo inevitável porque senão o Sporting podia-se afundar definitivamente.

Ora, como não estavam em discussão várias medidas nem alternativas ... as mesmas não foram nem podiam ser apresentadas. Logo não se pode acusar ninguém por as mesmas não terem sido apresentadas.
Volto a frisar que só se podem apresentar alternativas, com base no conhecimento total e transparente do "projecto" e com discussão aberta e transparente (coisa que não houve, e esta direcção nunca permitiu que houvesse)

As eleições são daqui a um ano, e aí sim será a altura de vermos as alternativas que ESPERO SINCERAMENTE SEJAM CREDÍVEIS E FORTES.
Se bem que como eles vão levar para a frente o que impuseram .... será dificil apresentar alternativas.

Só para terminar, se este projecto é o melhor e se esta direcção nada tem a esconder ou a temer, então porque é que não se efectuou primeiro a AG extraordinária (como alguns sócios querem, incluindo eu própria), porque não se preparou o congresso ... e depois então em verdadeira consciência levava-se este projecto a votos??
E também, porque é que tudo foi votado num único ponto, mas depois afinal não era necessário e depois no fim como não houve maioria de 2/3 já não precisava dela para 2 pontos e por isso o projecto vai para a frente???

Na minha singela opinião tudo foi Confuso, pouco transparente, pouco digno, com muito pouco sportinguismo e muita falta de vontade de deixarem os sócios realmente decidir em consciência.

Quem não deve não teme.

E continuo a rezar para que rapidamente apareça alguém com coragem, sportinguismo, capacidade e com um bom projecto para o "MEU" GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Desculpe .... mas depois de tudo o que tenho visto e experiênciado, não consigo acreditar nesta gente que (des)governa o meu AMADO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Um pedido a todos os que aqui escrevem:
Respeitem-se e discutam mas sempre com seriedade e respeito por todos e pelas opiniões de cada um.

Isso sim é ser SPORTINGUISTA. Porque somos diferentes, não é? Então temos de actuar como tal.

Saudações a todos

Leonina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...