quarta-feira, 14 de maio de 2008

O "monstro" que está a matar o Sporting

Sobre o investimento da SAD do Sporting numa equipa de futebol mais competitiva, o presidente Filipe Soares Franco já disse tanta coisa e tão diversa que não dá para acreditar piamente em mais nada. Já disse que queria uma equipa de futebol de dimensão europeia baseada na formação e depois “reforçou” a equipa com uma série de jogadores de qualidade duvidosa, como ficou demonstrado ao longo da temporada que agora finda. Assim como já disse que, nos próximos 25 anos, não será possível ao Sporting viver num desafogo económico que lhe permita investir a sério no futebol.
Mais recentemente, o discurso é outro, mais do agrado dos descontentes com os maus resultados desportivos no futebol. Acossado pelo facto de concluir o seu mandato de três anos sem nenhum título de campeão nacional e apostado em ter o Sporting a liderar a Liga por altura das eleições, que se realizam durante o primeiro semestre do próximo ano, Soares Franco prepara-se para investir mais no futebol, falando-se numa verba 50% superior, relativamente à época que está a terminar. O problema será encontrar o dinheiro necessário, sabendo-se que, hoje, a disponibilidade financeira do clube é uma manta muito curta, que sempre que é puxada para cobrir a cabeça destapa os pés e vice-versa.
Ora, Soares Franco e seus pares têm andado em roda livre nas explicações de circunstância. É por isso que já ouvimos dizer, por exemplo, que o empréstimo obrigacionista lançado pela SAD servirá para dar a folga de euros necessária para investir no futebol. Trata-se, obviamente, de uma falácia, dado que esse empréstimo será para pagar outro, sendo certo que ficará muito caro, uma vez que o preço do dinheiro está mais caro do que nunca. Ou seja, trata-se de uma operação para o Sporting pagar juros, ficando depois a pagar juros sobre juros.
Sobre a mesa tem estado também a ideia de renegociar a dívida aos bancos, o que, na prática, significará dilatar o prazo de amortização, à custa de mais juros a suportar pelo Sporting – cenário, aliás, que não deixará de agradar à banca, pois é rendimento garantido… –, havendo como única vantagem uma diminuição mensal dos encargos. E recorde-se que, hoje, o Sporting já paga em juros cerca de 17 milhões de euros por ano, quase o mesmo que gasta com a equipa de futebol profissional. Ou seja, paga em juros o equivalente a uma segunda equipa de futebol!...
Agora, vem aí um projecto de reestruturação financeira que visa passar a Academia de Alcochete para o património da SAD, estando já marcada uma assembleia geral do Sporting Clube de Portugal para 28 de Maio, estando esse assunto na ordem de trabalhos. Segundo, Rogério Alves, em notícia publicada no sítio do Sporting na Internet, o projecto de reestruturação financeira proposto pela direcção do clube ao Conselho Leonino, nesta terça-feira – de onde se destaca a venda da Academia, à SAD, por 22 milhões de euros (custou 15 milhões) – permitirá ao Sporting amortizar a dívida até aos 139,5 milhões de euros, num prazo de cinco anos. Da alienação do estádio nada é referido. E Soares Franco diz que a operação "servirá para libertar meios e aliviar a tesouraria, de maneira a que se possa fazer mais investimentos desportivos", uma vez que, afiança, o Sporting está "a trabalhar no sentido de aumentar o orçamento para a equipa de futebol profissional".
Bom, com tantas possibilidades de “aliviar a tesouraria” para dar ao futebol, e para que, dentro de cinco anos, não tenhamos o Sporting com um passivo igual ou mais elevado do que o actual, seria bom que as continhas fossem devidamente explicadas. E que fosse traçado um plano rigoroso de amortização da dívida - que é um “monstro” que está a matar o Sporting -, mas também um plano rigoroso de investimentos e de objectivos desportivos para a equipa de futebol. Para que, no devido tempo, possam ser pedidas responsabilidades aos dirigentes do clube e aos administradores da SAD, caso as metas não sejam cumpridas. Se isso não acontecer, está seriamente em causa o futuro do Sporting como grande clube de futebol.

15 comentários:

Gonçalo disse...

Economia e gestão não são de facto a minha área, mas compreendo que uma das lições retiradas desta época passa pelo investimento na qualidade. E a qualidade não passa só pelos jogadores da academia, precisa de maturidade profissional para garantir resultados fundamentais para rumarmos na direcção do F.C. Porto (Rochemback é um bom indício), na direcção dos sucessos nacionais e internacionais. Nessa perspectiva percebo as recentes palavras da direcção no aumento do investimento, mas também concordo contigo na medida em que deve ser feito um plano rigoroso, tanto para o investimento como para a amortização da dívida à banca. E nesse caso, talvez o alargamento dos prazos da dívida à banca, com consequente aumento dos juros, possam dar a folga necessária para esse investimento e trilho do sucesso que possa pagar mais tarde a despesa.
Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Parece uma situação artificial, é assim como um pai vender a sua casa ao filho para gerar dinheiro na conta embora à custa de um empréstimo mensal...
JCFancisco

Anónimo disse...

vamos la ver..eu como adepto do benfica, nao deveria aconselhar o clube de odivelas mas, como somos grandes, gostamos de ajudar os pequenos: ponto um: o rosehmback, um jogador de força e mais nada n se esqueçam, está ja velho e com graves lesões passadas, portanto, este jogador não será util ao clube de odivelas. ponto dois: é evidente que este jogador,rosenback,prejudicará e evoluçao da base do clube que como todos os clubes de bairro,ultimamente, está a ter bons frutos. ponto3: o sporting nao tem estatura para ir além do meio da tabela, pode ter sorte como este ano,mas nem todos os anos toca a sorte grande,por isso nao tem, nem nunca terá capacidade finaceira para comportante-se como uma grande. sejam realistas e terão mais alegrias. vejam para o belenenses, façam o que eles fazem... nao queiram ser como o benfica porque isso é impossivel.. ( enfim..eu ajudo, ajudo e n me ligam nada...)

F.Leitão disse...

Esta direcção está a matar o clube.
Com desculpas sucessivas de necessitar de amortizar o passivo tem estado a liquidar o Património do Clube.
A passagem da academia para a SAD não é mais do que fazer a vontade aos bancos. Brevemente será o Estadio a passar para a SAD, ficando o SCP - Clube sem património. Aí os bancos mais meia dúzia de empresários tomarão de assalto a SAD. Daí o empréstimo obrigacionista de 60 M€ ser depois convertido em acções. Quando isso acontecer, teremos uma SAD com o passivo controlado, mas com o clube minoritário na sua participação. Quem mandará nessa altura não serão os Sócios, serão.....os mesmos que tomarão conta deste país....meia dúzia de capitalista que apenas sugam a energia vital que um ser possui, largando-a assim que está seca ...morta. Temo pelo meu clube, que tanto amo.
Sou formado em gestão. Não há nenhum gestor ou economista que ao analisar os passos que esta direcção tem tomado não veja o que se está a passar.

JC disse...

Então e sobre a contratação do Rochemback?
Nenhuma palavra do Leão da Estrela?

ML disse...

Ok ... os processos financeiros estabelecidos pela actual direcção podem não ser os mais claros, mas digam-me se tem um projecto alternativo.

É que se encontrar uma melhor solução, não tenho problema em votar em outro valorosos sócios para tomar as rédeas do Sporting.

Farináceo disse...

Para o senhor que fez o comentário sobre o facto do Rochemback estar velho, gostaria de o informar que este tem 26 anos. Em segundo lugar o Rochemback é uma excelente contratação sendo um garante de sangue quente, de motivação em campo, e de força algo que faz falta no meio campo, e que muitas vezes está ausente de jogadores como izmailov, farnerud, pereirinha, romagnoli... Além de ser também uma vantagem o seu grande pontapé... Acho que foi uma excelente contratação.

JC disse...

Farináceo:
Obviamente que foi uma boa contratação, a do "velho" Rochembak.
Curioso é que Pedro Mendes, Jardel e Pauleta já aqui foram referidos como boas contratações para o SCP.
Esses não são velhos!
Mas interessa é denegir a contratação de Rochemback ou nem sequer a mencionar.
Porque dizer bem dela significaria dizer bem da direcção do SCP.

Anónimo disse...

Soares Franco vai ficar na história do Sporting como o maior mentiroso de sempre e pior vai ser e já é o coveiro do clube.Pena que existam sportinguistas desatentos que ainda vão na cantiga destes empregados bancários.

Anónimo disse...

JC Alcochete esteve em festa ontem à noite.Quem pagou as bebidas foi o vendedor da SuperBock da zona,quando soube que o seu melhor cliente estava de regresso.

Anónimo disse...

ml Dias da Cunha tinha um projecto,sem vender património.Por isso o girafa e os seus delfins trataram de o abater,pois só assim podiammanipular a massa e fazerem as negociatas a seu belo prazer.

Anónimo disse...

Realmente este sítio é só anormais!
O que vale é que são uma pequena minoria!

Silva - Coimbra

Anónimo disse...

Com a vitória do Zenit na final da uefa o Sporting garantiu hoje presença no pote 2 da champions.

VIVA O SPORTING

A Firma Forte 76 disse...

"vamos la ver..eu como adepto do benfica, nao deveria aconselhar o clube de odivelas mas, como somos grandes, gostamos de ajudar os pequenos: ponto um: o rosehmback, um jogador de força e mais nada n se esqueçam, está ja velho e com graves lesões passadas, portanto, este jogador não será util ao clube de odivelas. ponto dois: é evidente que este jogador,rosenback,prejudicará e evoluçao da base do clube que como todos os clubes de bairro,ultimamente, está a ter bons frutos. ponto3: o sporting nao tem estatura para ir além do meio da tabela, pode ter sorte como este ano,mas nem todos os anos toca a sorte grande,por isso nao tem, nem nunca terá capacidade finaceira para comportante-se como uma grande. sejam realistas e terão mais alegrias. vejam para o belenenses, façam o que eles fazem... nao queiram ser como o benfica porque isso é impossivel.. ( enfim..eu ajudo, ajudo e n me ligam nada...)".

Caro Anónimo,

voçês é que tem de aprender connosco, ou já não te lembras que o 4º lugar É VOSSO!!!!

JC disse...

Firma Forte:

"nao queiram ser como o benfica porque isso é impossivel.. "

Esteja descansado que nós não queremos mesmo ser como o Benfica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...