quarta-feira, 7 de maio de 2008

Racismo na Liga

Yannick Djaló tem de dar umas explicações à Comissão Disciplinar da Liga de Clubes sobre a modo como festejou o golo milionário no Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira. A própria Liga vai investigar... Tudo porque o atleta leonino, na explosão de alegria que se seguiu ao excelente golo que marcou, ordenou aos adeptos pacenses que se calassem colocando um dedo indicador junto aos lábios. Ao que parece, Yannick respondia a manifestações racistas vindas da bancada. Imagina-se o que o miúdo terá ouvido: "Preto, vai para a Guiné!"... E daí para baixo...
Os atletas, sempre sujeitos à própria pressão de um jogo, podem ouvir de tudo, mas não podem manifestar-se, nem sequer ordenando aos energúmenos racistas das bancadas que se calem. A ser assim, é uma luta desigual que mata o futebol enquanto espectáculo.
Só faltava agora inventarem um castigo raro para afastar Yannick Djaló da final da Taça de Portugal. A não ser que a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes também seja racista e subscreva os insultos gratuitos nos estádios portugueses.
O Sporting não pode ficar calado. Mais: no próximo jogo, com o Boavista, o clube deveria lançar uma campanha contra o racismo no futebol. Que tal cada jogador entrar em campo com uma criança de raça diferente?... FOTO: Miguel Vidal (Reuters)

30 comentários:

Leão Verde disse...

O problema é que o Sporting é dirigido por tótós que comem e calam. Isto já devia ter dado origem a comunidados, colunas de opinião e barulho nas televisões. Nada. Depois choram.

ricky disse...

Lembra-se que, um dia, o Costinha fez o mesmo aos adeptos do Guimarães ? E lembra-se que também foi castigado ? Pois não, isso não interessa, o que interessa é tapar o sol com a peneira e arranjar desculpas ainda antes de as precisar. E quanto aos insultos racistas, isso é propaganda de imprensa que até diz que o Vuckcevic vai jogar para o Man. United.

leão de arroios disse...

O comportamento do Djaló foi normalíssimo. Quantas vezes acontece q um jogador que marca um golo manda calar os adeptos adversários? Pelo menos várias por jornada.
Se ainda por cima estes campónios amarelos ainda tiveram o baixo nível de mandar bocas racistas ao Yannick, não só é muito bem feito, como absolutamente pertinente como esta agremiação de esquina chamada "Paços de Ferreira" devia ser multada e ter o seu estádio interdito uma série de jogos.
Tal e qual como devia acontecer sempre que o Mantorras entra no Alvalade XXI e os grunhos iletrados e cocainómanos da Juve Leo têm o mesmo tipo de comportamento.
Tolerância zero com racismos. Não há outra postura a ter na minha opinião.

gavazzo disse...

Yannick Djaló é um jovem de 22 anos correcto, bem educado e bem formado. A sua irreverência e injenuidade são próprias da idade.
O momento (comemoração do golo) foi de euforia e de libertação do stress acumulado e pelo que a vitória no jogo representava para o grupo de trabalho e para o Clube.
Não foi ofensivo com ninguém, não foi injurioso com ninguém e o castigo (a acontecer) é de uma injustiça extrema e de uma infelicidade gritante. Além do mais, o órgão que castiga (comissão disciplinar da liga) tem telhados de vidro!
Uma pouca vergonha!!!

cantinhodomorais disse...

Se for castigado, já nada me surpreende...
Desde que vi o Nuno Gomes, em Braga, após um golo do Sporting local, a simular (por gestos) que os jogadores bracarenses estavam drogados e depois não lhe aconteceu nada, que moral terá a Liga em sequer pensar em castigar o Djaló?
Era esta a pergunta que os dirigentes do Sporting deviam fazer, já!!

Eu não gosto do gesto de mandar calar a assistência quando se marca um golo. Mas eu nunca joguei futebol de alta competição e não sei qual é o sentimento que se vive após um golo. Golo é golo. É o auge deste jogo. É à espera dele que se movem milhões (de pessoas e $$$).
Djaló não foi ofensivo nem deve ligar aos insultos. Tudo isto é futebol e faz parte do espectáculo. É o lado irracional do desporto. É o lado emotivo (que não sendo o mais correcto) não se pode julgar pois é sempre irreflectido e imoral.

Isto não vai dar em nada e o jogador nem o clube vão ser castigados, mas serviu para destabilizar antes de uma jornada muito importante para 3 equipas.

Porque não se preocupam (a Liga) em perceber porque começaram os jogos do Restelo e Reboleira com mais de 5 minutos de atraso em relação ao de Paços de Ferreira?

Anónimo disse...

Este comentário pode parecer um pouco fora do contexto, no entanto tem a ver com aquilo que eu considero um crime e que foi provado em sede própria, refiro-me ao caso very light na final da taça de portugal no ano de 1996. Um criminoso (hoje a monte) retirou a vida a um adepto do nosso clube que apenas desejava vivenciar a festa do futebol e vitória do seu clube do coração na disputa dum trofeu que viriamos a perder, facto irrelevante quando estão em causa outros valores maiores como é o da vida humana e o respeito por esta. Este trágico acidente ocorreu no dia 18 de Maio de 1996,doze anos depois voltamos a jogar uma nova final da taça frente a um adversário diferente precisamente no dia 18 de Maio. Seria de bom tom no caso de vitória do nosso Sportng dedicar esta vitória à familia de Rui Mendes (salvo erro era o nome do senhor) nunca o esquecendo a ele e a outros "ruis mendes" adeptos de qualquer equipa de futebol.
Que os dirigentes do sporting o relembrem e o homenageem, façamos com que ninguém se esqueça dele, só é preciso ir passando a palvara.
Que o dia 18 de Maio de 2008 seja em tudo diferente do dia 18 de Maio de 1996. (O dia em que deixei de frequentar estádios de futebol e em que passei a dar mais valor à vida).

Pedro Ferreira

Cœur de Lion disse...

O que vale é que so falta um jogo de liga, senão ainda eram capazes de castigar os jogadores todos do Sporting, nem que fosse por darem pontapes na bola, ha por ai quem de pontapés em adversarios e nada ! Na França esta época dois clubes, Bastia e Metz viram-lhes retirados 1 ponto por insultos racistas da parte de alguns adeptos, vou rir de amarelo se em Portugal castigarem um jogador por meter um dedo à frente da boca, so pode ser um acto racista e como tal as leis ant-racistas devem ser amplicadas.

joaquim agostinho disse...

Nesta altura do campeonato repõem - se os filmes habituais.

joaquim agostinho disse...

Em 2006 Sá Pinto pagou uma multa de 260€ !!! pelos festejos do camisola 10 dos leões, em frente ao banco do Nacional a apontar para Rui Alves, quando Caneira fez o golo que deu a vitória ao Sporting no jogo com os madeirenses. Lembram - se?

só visto disse...

Se é para esperar que o Franco e sus muchachos digam alguma coisa antes podemos muito bem sentar-nos. Depois do castigo lá virão aos berros como fizeram com o Derlei e algumas arbitragens. É o que acontece a quem anda a mendigar nas bordas do sistema feliz da vida com os segundos lugares.

joaquim agostinho disse...

Vamos enviar a fotomontagem publicada no sangue leonino (http://osangueleonino.blogspot.com) com mensagens anti - racismo para a Liga. e - mail : geral@lpfp.netcabo.pt

Dina disse...

A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes não tem nada mais importante para investigar?

Virgílio Bernardino disse...

E vamos também divulgar a excelente mensagem que um "Leão" de coração e alma enormes deixaram aqui nesta caixa de comentários.

CARO PEDRO FERREIRA:

Eu já fiz a minha parte: (http://capicua101.blogspot.com/2008/05/obviamente-tenho-que-passar-palavra.html)


Resta-me dar-lhe os parabéns e agradecer-lhe pela ideia que partilhou e pela grandeza de sentimentos que demonstrou.

Muitas feliciades é o que lhe desejo! E que volte a ver futebol ao vivo, porque é de espectadores do seu calibre que o futebol necessita!

SL!

Mário Franco disse...

É uma clara tentativa de retirar,o agora goliador leonino dos relvados.
É RIDICULO,DESPROPOSITADO E ANTIDESPORTIVO...um jogador não se poder manifestar quando marca um golo.
Reelembro o SILVA, o pistoleiro, o PEPE de espingarda em punho, o Simão a bater as asas, o Lisandro a raspar a tola, o Liedson de mão no ouvido...cada um tem o seu jeito de festejar, alguns até fazem o 'toma' fechando a mão e empurrando o braço para baixo.
O Djaló fez uma careta para o seu amigo M.Veloso, vai ser castigado por isso?
Já não sabem ganhar os jogos em campo tentam arranjar maneira de os outros ficarem minimizados...
Enfim, em Portugal tudo é possivel, no futebol ainda mais a ver vamos...

Anónimo disse...

http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futsadcomunicado_070508_42955.asp


este é o comunicado do Sporting, tudo bem, têm que dizer alguma mas, se fossem mais curtos e duros? não era melhor? - eu por mim mandava estes tipos da Liga Barda-Merda.



40 postas pescada

Anónimo disse...

Caros amigos,

http://www.planetadofutebol.net

Votem na eleição do jogador do ano do nosso Sporting Clube de Portugal. Nos sites organizadores há material de promoção para quem quiser ajudar na divulgação.

Abraço a todos e viva o Sporting

Daniel disse...

http://sociedadesporting.blogspot.com/

António Lopes da Costa disse...

Paraty - golo de Luisão - Benfica campeão;
Paços de Ferreira - golo com a mão - Porto campeão;
Castigo de Derlei
Castigo de Djaló(?).

Não há volta a dar. Precisamos de mais um "luto".
E de umas tantas coisas mais....

PG disse...

PARA OS DISTRAÍDOS DO COSTUME

07-05-2008
Comunicado

A Sporting, SAD tomou conhecimento através de um mapa de castigos anexo ao comunicado oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional número 208/07 – 08 de uma nota com um artigo rasurado indicando o nome do atleta Yannick Djaló com a referência “aguarda esclarecimento”.

Posteriormente, depois dos factos em causa terem sido noticiados pela comunicação social, a Sociedade pôde confirmar que no Relatório do Delegado da Liga, referente ao jogo Paço de Ferreira – Sporting, o Delegado fez menção, como ocorrência grave verificada, aos festejos daquele atleta por ocasião do único golo da partida e que alegadamente consubstanciaram "gestos provocatórios e incorrectos" dirigidos à claque da equipa adversária, omitindo, no entanto, os cânticos racistas anteriormente entoados pelos seus elementos.

A Comissão Disciplinar solicitou o relatório policial e, ainda, esclarecimentos ao Delegado ao jogo, para que especificasse que tipo de gestos o jogador dirigiu aos adeptos.

A Sporting, SAD não pode deixar de lamentar profundamente que o Delegado ao Jogo tenha mencionado expressamente no relatório gestos que nada têm de incorrecto ou provocatório para com quem quer que seja. Com efeito, ao longo deste campeonato, assistimos a centenas de festejos com gestos idênticos aos do atleta Yannick Djaló, alguns deles porventura presenciados pelo Delegado subscritor deste Relatório, sem que fossem objecto de quaisquer menções, pedidos de esclarecimentos ou sanções. O que se pretende com esta lamentável atitude? Esperemos sinceramente que nada tenha que ver com o facto de faltar apenas disputar uma jornada do campeonato e a final da Taça de Portugal.

Depois do desproporcionado castigo de três jogos de suspensão ao atleta Derlei e da lamentável decisão sobre a respectiva reclamação, da ausência de uma tomada de posição por parte da Liga relativamente ao ataque de que o autocarro da equipa do Sporting foi alvo em Guimarães, do inqualificável silêncio sobre os atrasos ocorridos nos jogos Estrela da Amadora – Benfica e Belenenses – Vitória de Guimarães e do “esquecimento” de diversos incidentes ocorridos em túneis de diferentes estádios deste país, a Sporting, SAD não ficará a assistir passivamente a que a sua equipa seja novamente prejudicada, e se o for, apurará os responsáveis e irá até às ultimas consequências.

Em vez de se preocuparem com situações graves, algumas delas atentatórias da verdade desportiva, os agentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, procuram encontrar casos onde eles não existem e provocar um clube associado que assume como linha de actuação total independência e que se recusa a promover contactos ou reuniões, de objectivos pouco definidos, com órgãos ou agentes da Liga.

Se este for o preço a pagar por recusarmos interferências ou pressões sobre quem quer que seja, pagá-lo-emos, deixando apenas aos sócios do Sporting Clube de Portugal e aos accionistas da Sporting, SAD a capacidade de julgarem a linha seguida há muitos anos pelos seus órgãos dirigentes.

Conselho de Administração da Sporting, SAD
Lisboa, 7 de Maio de 2008

Anónimo disse...

O que os sócios e adeptos do Sporting querem é que os dirigentes do Clube assumam a defesa do Sporting que temde estar acima dos interesses pessoais. A estratégia deles tem sido sempre a da submissão a quem domina por que não se importam nada de ver o Sporting em segundo. Este é o julgamento que os sócios e os accionistas fazem de uma gestão que tem atirado o Sporting para plano secundário. Meus senhores, isto é o Sporting não pode ser o clube dos amigos da Linha, das suas vaidades e interesses pessoais, que até deixam que venha a público que os jogadores têm o salário de Abril em atraso, ao contrário do FCP, Benfica e Guimarães.

PPA disse...

Desesperados
Vale tudo!
O sistema tenta os seus últimos golpes para ROUBAR a Liga dos Campeões ao Sporting!
Djaló comemora um golo (muito importante) como todas as semanas podemos ver dezenas por Portugal e pelo Mundo:
O Djaló e o Miguel Veloso fazem caretas um para o outro de cada vez que Djaló marca, como ainda aconteceu no último Sporting – Benfica:
Logo aparece um sinistro delegado da Liga com um documento RASURADO para destabilizar:
Ainda por cima o público estava desde o início do jogo a provocar Djaló com insultos racistas! (Em França este ano já ouve equipas a perder pontos por situações destas).
Várias comemorações habituais:
Este pagou 450€ de multa e não foi castigado com nenhum jogo.
Este mesmo em Alvalade virou-se para a TV e mandou para a PQP e nada…
Queríamos nós desportistas saber que medidas já tomou a Liga a propósito de certos jogos que não começaram a horas?
Queríamos também saber como param as modas relativamente à tentativa de invasão do balneário de um árbitro no Bessa, pelo Sr. Rui Costa, vulgo “Maestro”, chamando-lhe uma série de nomes? Talvez 3 jogos como apanhou o Derlei?
Finalmente, parece-me que a LEI não permite que um jogador de futebol seja “angariador” de apostas! Ou permitirá?

http://bola-na-trave.blogspot.com/

PPA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PPA disse...

Objectivo cumprido!
Durante 4 horas ficou no ar que o Sporting devia aos jogadores.

Evangelista? Obviamente demita-se!

Grimi ou Caneira? Esta anda no ar!
Eu até não me importava do Grimi ficar com a esquerda e o Caneira vir para defesa direito. Isso sim!

Qual a destabilização para amanhã?
Miguel Veloso apanhado a bater uma nos chuveiros?

Qual a destabilização para Sábado?
Polga dá um traque e borra as cuequinhas?

PPA disse...

A escuta mais recente da PJ!

- Tou
- Sou Eu, Hum… Hum…
- Atão, posso avançar?
- Podes!
- Mas posso mesmo?
- Já te disse que sim! C*ralho! Já depositamos os ordenados! Foi ontem, antes daquilo de Inglaterra!
- E eles?
- Hum… Hum… Não sei, mas dizes que não… Hum… Hum… Botas lá na folha que estão a dever|
- OK! C*ralho… mas tenho a impressão que me vou f*der!
- Hum?
- Ás tantas já pagaram e vou fazer figura de palhaço!
- Hum… Hum… não interessa, temos que fazer isto POR OUTRO LADO!
- Atão tá bem… olha e aquilo em Inglaterra?
- Para já não posso falar… o gajo só aceita se houver Champions!
- Ah… Olha não me queres convidar para jantar?
- Hum? Jantar? Não posso, vou ter que jantar hoje na Amadora!
- Ah! E já tens os envelopes?
- Já! Já!
- Olha… e porque não um almocinho amanhã?
- Amanhã? Hum… não posso… tenho que arrancar pró Norte, temos lá um almoço.
- Ai sim? Onde?
- Na Av. da Boavista.
- Atão tá bem c*ralho, mas depois temos que fazer um jantarinho, para eu também ver o meu!
- Não te preocupes! Hum… vais ter!

http://bola-na-trave.blogspot.com/

Anónimo disse...

http://sociedadesporting.blogspot.com

joaquim agostinho disse...

Vamos enviar os e mails directamente para a Comissão Disciplinar: disciplina@lpfp.netcabo.pt

PPA disse...

BENFICA OPERAÇÃO CORAÇÃO

"O meu querido clube quando esteve a sofrer e a pedir esmolas, eu próprio vendi a minha casa para ajudar o benfica, tudo pela MAIOR INSTITUIÇÃO DO MUNDO..."

http://www.youtube.com/watch?v=gCngQUJTqKE

Na altura vivia na Covilhã e fui com outros grandes Leões à CGD na Praça do Município (Pelourimho) depositar 1§00 na conta do Benfica. Era o minímo... mas para não gastar 1 cheque e porque não tinha 1 moeda de 1§00 acabei por dar de esmola 5§00.

disse...

O Apito Final rebentou, mas foi um tiro de pólvora seca!
O Benfica e o Sporting foram constantemente prejudicados pelas arbitragens quer a favor do FC Porto, quer contra o SCP e o SLB.
Todos os comentários e punições exemplares que deviam ter sido aplicadas aqui:

http://amesaredonda.blogspot.com/

e aqui:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

resistencia06 disse...

mais revelações bombásticas http://resistencia06.blogspot.com/

Anónimo disse...

Yannick aguenta e não chora!
Portugal é Branco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...