quarta-feira, 4 de junho de 2008

O eclipse do FC Porto

Por decisão da UEFA, e na sequência do processo "Apito Dourado", que por sua vez originou o "Apito Final", o FC Porto está impedido de participar na Liga dos Campeões 2008-2009. Já há vários dias que os portistas mais bem informados estavam preparados para o pior. E as entrelinhas de notícias e artigos de opinião prenunciavam tempos difíceis no Dragão. Agora é que o FC Porto vai provar se é ou não um grande clube e não apenas um produto com o selo de qualidade de Jorge Nuno Pinto da Costa. Contrariamente ao que alguns dizem, não creio que este castigo seja mau para o futebol português no seu todo. Será mau para o FC Porto, sem dúvida. Mas não será mau para o Sporting ou para outros clubes. Os castigos passam e o futebol fica. O que me parece é que aumenta a responsabilidade do Sporting Clube de Portugal na Europa do futebol. Na próxima temporada, o Sporting será o representante mais importante do futebol português nas competições da UEFA. Seria bom que a equipa leonina estivesse à altura dessa responsabilidade!

20 comentários:

Anónimo disse...

Sou sportinguista mas acho que esta decisão é péssima para o futebol português. O FC Porto é o maior contribuinte com pontos para o ranking UEFA. Acresce que não posso ficar contente com uma decisão que afecta a credibilidade do futebol português. Em Portugal ninguém gosta de futebol. Cada um gosta dos seus clubes e pronto...
A propósito disto e antecipando os comentários parvos que por aqui vão surgir deixo este desafio.
Imaginem que agora criavam uma lei que taxava a entrada nas cidades. E para o ano alguém vos vinha multar pelo facto de terem entrado na cidade de Lisboa (ou do Porto) em 2006. Achavam bem? Pois é isto que está em causa. A lei não existia na altura em que os factos aconteceram. Que culpa tem o FC Porto que a investigação tenha demorado tanto tempo? Agora opinem o que quiserem e puxem a brasa à sardinha do vosso clube...

leão do sul disse...

A ser asssim, o Sporting ainda recuperava muitos campeonatos que os corruptos nos roubaram...

Anónimo disse...

E os que foram ganhos por vocês?Onde está a justiça dos dinheiros pagos ao João Pinto?

Anónimo disse...

A batota não compensa.

Se tivessem investigado a época do penta (98/99) só voltariam a provas da UEFA por volta de 2023.

Este castigo, tal como o castigo "interno" são anedotas.
Cá dentro o Porto devia começar a próxima época na 2ª Liga e ver o título desse ano ser-lhe tirado.

A Firma Forte 76 disse...

O recurso do Porto vai ser favorável, por isso vai ficar tudo na mesma, ou seja, a MAMA que alguns clubes estão à espera vai secar!!!!

a. tento disse...

Atenção que eles parece que vão mesmo ganhar o recurso. É que o PC também mexe na Europa. O Manchester que diga como foi enrolado em casa por um árbitro russo a poucos minutos do fim no ano em que a Liga foi ganha pela equipa do special one.

Anónimo disse...

O anónimo que escreveu primeiro devia se informar melhor.

UEFA Team Ranking 2009

17 Benfica (POR) 63.793
21 Sporting CP (POR) 58.793
25 FCPorto (POR) 54.793

Mau para Portugal é a corrupção generalizada.

Quanto ao Porto ir ganhar o recurso... quando saiu a notícia que eles podiam ser punidos pela UEFA, logo disseram que isso eram "artimanhas" e que não estavam preocupados. Afinal parece que não eram.

Nuno disse...

É inacreditável que até entre os sportinguistas, o clube sempre mais prejudicado pelo que o Porto fez durante os últimos 25 anos, exista gente suficientemente estúpida para invocar a eventual perca de pontos para o futebol português que a ausência do Porto vai inevitavelmente trazer, como algo que possa justificar alguma coisa que não seja um estrondoso aplauso a esta decisão da UEFA.

Com gente desta não admira que realmente Portugal seja de facto uma completa República das Bananas.

Anónimo disse...

Vergonha é não existir uma justiça rápida, isenta, actuante, independente, corajosa, atempada.

Isto é apenas a ponta de um iceberg. Um dia, ainda acredito, com ou sem sanções desportivas e/ou civis, descobrir-se-ão as maroscas imensas que ajudaram decisivamente a catapultar um clube de segunda linha para o domínio quase absoluto do futebol luso, nos últimos 25 anos. E, por favor, não me venham com os erros de gestão do Sporting e do Benfica (que os houve e muitos). Falo de outras coisas, bem conhecidas de todos aqueles que têm a espinha dorsal no lugar, os olhos bem abertos e uma cabeça em condições de funcionar.

Há quem não tenha memória, mas eu tenho.

Há quem não tenha princípios, mas eu tenho.

Eu e mais uns quantos, felizmente.

O F.C. Porto devia pura e simplesmente estar na segunda divisão.

Cumprimentos desportivos,


jas.

PG disse...

Cheira-me que estão enganados. Ainda falta o recurso... E aí não digo nada. Na UEFA tb há, muitas vezes, jogadas de bastidores, nao é só cá.

Tite disse...

Como sportinguista e como cidadã portuguesa acho que, se há justiça aqui ou na Europa, o FCP tem que ser castigado não pela instituição em si, mas porque o seu dirigente máximo não pode ficar impune depois de tantas "jogadas" sujas muito pouco dignas da responsabilidade que detem num clube que o idolatra e não merecia estar a viver esta enorme vergonha.

Hector Yazalde disse...

Só quero referir que o clube mais prejudicado pelas trafulhices do FCP e quejandos foi o Sporting.
A hegemonia do Porto, serviu alguns, mas nunca o futebol Português... Há muita culpa em todos os clubes, pois foram todos (e lamentavelmente tenho de incluir o meu clube) coniventes com o status quo. Há culpa na Federação e nos clubes fundadores e respectiva Liga de Futebol Profissional... Quando se decidiu que a sede da Liga era no Porto foi só mais um sinal 'do estado da coisa'... Os políticos também não estão isentos, quer a administração central quer a local que se alavancaram no futebol para arregimentar apoiantes, fundos e sabe-se lá mais o quê...
Digam o que disserem sobre a vitória mais que justa neste campeonato, os tais 20 pontos de avanço e todo o blá-blá do costume, há situações e vitórias que galvanizam umas equipas, como foi a vitória com o livre indirecto discutível sobre o Sporting, e desmoralizam as outras.
Só não percebo, é porque é que ninguém do Sporting não pôs o dedo na ferida e nunca denúnciou esta treta toda... espero não termos demasiados telhados de vidro... ou que o polvo não seja assim tão poderoso...
Já agora há que incluir os jornalistas que se tornaram vassalos do sistema...

Anónimo disse...

O problema é que falam de tudo... Mas o Porto foi campeao europeu à custa dos arbitros??? Tenham juizo... Se o meu Sporting está na Liga dos Campeoes por ter ficado em segundo lugar foi devido aos ultimos resultados do Porto na Europa...

Pena é essa merda do apito dourado ter acabado na epoca de 2003... Pq se tivesse chegado a 2004 e 2005 a merda do Benfica e dos seus dirigentes estavam neste momento a discutir os reforços da equipa na segunda divisão...

Anónimo disse...

se os regulamentos da Liga estivessem coerentes ( e não estão porque os clubes não quiseram; como é que se pode condenar um arbitro por corrupção e o clube por corrupção...tentada? ) o FCP estaria agora ao lado do Boavista na II Liga.

A mim, neste caso, dá-me igual que as escutas sejam ilegais como elemento de prova ( na SIC faltou fazer a pergunta sagrada a PdC: " as escutas, que o sr diz que não valem segundo os pareceres catedráticos, são verdadeiras?)

finalmente...parabéns ao slb, que garante na secretaria o que não conseguiu no campo


40 postas pescada

Pedro disse...

Ponto Prévio. O meu asco ao porto é igual ao que tenho ao Benfica, pois são farinha do mesmo saco. acho incrivel como é que sportinguistas falam dos pontos que o porto podia ganhar????? Eu vejo futebol há mais de 25 anos, fui roubado miseravelmente pelo sistema, campeonatos adulterados! quem me vai ressarcir dos meus desgostos, que agora sabemos foram encomendados.
Para esses senhores e para os outros só desejo que sofram como cães e fiquem com o rotulo de corruptos para sempre. Força UEFA, faz aquilo que os corruptos em Portugal não fazem. O Madail só provou que é um fantoche.

Anónimo disse...

"Ides sofrer que nem cães"

Antas, anos 90.

Yazalde disse...

Convém não esquecer que existem recursos, e que o recurso aproveita também a quem não recorreu, isto porque apesar de haver dois processos os factos são os mesmos só divergindo nos agentes, porto e pinto da costa, daí se o do pinto da costa for procedente irá aproveitar ao porto.

milú disse...

que merda de assunto num blog sportinguista.
o scp nao ganha nem perde nada com a exclusao ou nao dos andrades na liga dos campeoes, pois o scp já lá está com merito proprio, independentemente da merda de campeonato que fez.
devia-se estar é a discutir a proxima época, e nao assuntos menores, pois com o mal dos outros posso eu bem, ou pensam que os tripeiros ligavam alguma se fossemos nós a estar na situação deles?

Tite disse...

Só quero comentar uma coisinha.
Porque é que temos que ler comentários anónimos?
Odeio quem se esconde atrás do anonimato para dizer o que pensa!!!!
Também considero isso uma desonestidade.
É a minha opinião (ponto final)

PG disse...

SABEM QUEM É O PRESIDENTE DO CJ ?
António Gonçalves Pereira é presidente do Conselho de Justiça da FPF e simultaneamente vereador do PSD na Câmara Municipal de Gondomar, câmara que é presidida por Valentim Loureiro... É este "caramelo" "totalmente independente" que vai analisar o caso. É na linha do MORTÁGUA. PORTANTO ...AINDA ACHAM QUE VAI SER FEITA JUSTIÇA ?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...