domingo, 1 de junho de 2008

Hélder Postiga no Sporting

No imediato, Hélder Postiga é uma boa contratação para o ataque leonino. Sobretudo porque indicia uma mudança de paradigma do Sporting ao nível da aquisição de jogadores para a sua equipa principal. O Sporting paga 2,5 milhões de euros e manda para o FC Porto Diogo Viana, um jovem promissor da formação. Aqui é que o negócio é discutível. Mas falar de uma catástrofe para a formação leonina parece-me um exagero. O Sporting fica proprietário de 50 por cento do passe de Postiga e garante o direito de crédito futuro correspondente a 50% dos direitos económicos e de formação de uma eventual transferência de Diogo Viana do FC Porto para um terceiro clube. É bom que os sportinguistas, em especial os que defendem sem reservas o projecto de reestruturação financeira de Filipe Soares Franco, se habituem a negócios deste género. Negócios em que há pelo menos uma figura que ganha nos dois tabuleiros. Chama-se Joaquim Oliveira, que é accionista das duas sociedades anónimas que gerem o futebol do FC Porto e do Sporting.

25 comentários:

Anónimo disse...

Alguém sabe explicar quem é o júnior que foi para o Porto?

uh ah ouattara! disse...

Parece-me uma boa contratação, objectivamente! Preferia antes o Pauleta!

Agora em relação ao negócio financeiro e à relação expectável custo-beneficio subjacentes parece-me muito discutivel!

Não sei quem é o empresário do Postiga (Penso que é o Barbosa) mas não gosto nada dos termos do negócio....

A ver vamos!

Pai da Leoa disse...

Desculpem falar na "concorrência" bloguista, mas para saberem quem é o nosso "menino" que vai para o Olival, visitem a Centuria Leonina.

joaquim agostinho disse...

Assalto à Formação
No fim de semana em que TODAS as categorias da formação jogaram com o FCPorto, soube -se que o nosso clube " deu ao inimigo " uma das jóias da formação, eleito só o melhor jogador do último Torneio Cidade de Lisboa de selecções sub - 18.
Quatro dias depois da Academia passar para a SAD onde Joaquim Oliveira tem 20%.

Anónimo disse...

duas razoes para nao concordar com este negocio.
1-este montante seria em minha opiniao melhor investido no caneira
2-a inclusao de diogo viana é um perfeito disparate,lembro que ainda recentemente ele foi eleito o melhor jogador de um torneio internacional,e das vezes que o vi jogar pareceu ser um grande talento.
enfim mais um péssimo negocio em minha opiniao,espero estar enganado.

SL

Anónimo disse...

Quarta-feira foi o príncipio do fim.Para aqueles que acreditam em Soares Franco comecem a bater palmas para os negócios deste senhor.Como clube vamops acabar brevemente.
Quanto ao empresário de Postiga,só os distraídos é que não sabem quem é.Logiocamente é Jorge Mendes,um dos homens que manda no futebol nacional.
Quanto às qualidades de Postiga, digo,apesar das últimas épocas não lhe terem corrido bem,é um jovem com atributos de avançado,mas não é um goleador.No entanto é um bom reforço para ajudar Liedson.Mas perder uma promessa é uma péssima decisão.A Formação do Sporting realizou um trabalho catastrófico.Devia ser responsabilizada.Mas como são e foram sempre yesmen,está tudo dito.

leão de arroios disse...

Acho piada (para não dizer outra coisa) que o Sr. Leão da Estrela considere esta uma boa contratação e que simultaneamente tenha dito que a contratação de Rochemback era má ideia.
O Postiga é um jogador com problemas psicológicos primadonescos semelhantes ao de carlos martins. Vamos ter que aturar mais do mesmo.
Mas é óbvio que este "barrete" é só meio-mihão mais caro que o barrete do Purovic, e temos tido outros negócios maus, o que acaba por ser normal. O que é verdadeiramente preocupante é que o Sporting abra mão de um dos 3 jogadores mais promissores dos juniores. Isso sim, é deplorável.
E assim temos 4 avançados para o ano (Liedson, Derlei, Djaló e Tiuí), o que quer dizer que não vem nenhum avançado de topo e que o Carlos Saleiro dificilmente chegará a jogar de verde e branco...
Em duas palavras: péssimo negócio.

Anónimo disse...

Os anos passam e os erros continuam, estou incrédulo com a cedência de Diogo Viana. Pelo mesmo valor ou ainda menor, segundo consta, contratava-se Caneira (que se há-de cansar de esperar e assinar pelo benfica) para um sector primordial e de maior prioridade.
A academia Sporting, não é mais que um belo produto de formação de enriquecimeneto desportivo de Porto, Benfica, Manchester, Atlético Madrid e por aí além.
Não tenho vergonha do clube, mas tenho vergonha de dizer quem o gere no palno desportivo, Pinto da Costa; Luís Filipe Vieira e uns senhores americanos que são donos do Manchester, o subordinado Soares Franco é um tó tó.

António Lopes da Costa disse...

Nunca escondi que Helder Postiga é um dos meus jogadores-fetiche. Desde os seus primeiros tempos de Porto. É ele, a par de Cesar Peixoto e de Jorge Ribeiro.
Sendo assim, a contratação de Helder Postiga é, para mim, um sonho realizado.

Anónimo disse...

Cuidado,mais uma vez o nome do responsável por mais um negócio miserável continua escondido,Miguel Ribeiro Teles.
Este senhor é que tem sido o maior responsável,é ele que também tem ficado com as maquias das percentagens,é ele que manobra nas trevas,é ele o MAQUIAVEL DO SPORTING.

Anónimo disse...

Até que enfim que vejo escrito algumas verdades do futebol do Sporting.Por falar em verdade,em que pé está o dinheiro que desapareceu no caso de João Pinto?o que se fez às declarações de José Veiga?

Leão de Coimbra disse...

Pois realmente fiquei estupefacto com este negócio. A cedencia de Diogo Viana é realmente de bradar aos céus. São estes senhores que querem que daqui a poucos anos cerca de 70% da equipa principal venham da Academia? falta é saber qual. Eu que durante tanto ano fui sócio do Sporting Clube de Portugal.

ogirdoR disse...

De todos os que falam aqui - António Lopes da Costa o Postiga é também para mim um "sonho realisado" - conhcem objectivamente o valor do Diogo Viana? Eu não conheço...

Anónimo disse...

Nem deixaram respirar o resultado da "golpada" dada na AG. Foi logo a seguir. Ao velho estilo montado pelo inefável Ribeiro Teles e agora com o seu fiel amigo Freitas a trabalhar do lado de fora,aqui está mais uma negociata onde o Sporting paga 2,5 milhões - tal como aconteceu com o então bracarense João Alves - por metade do passe de Postiga e ainda se dá um produto da Academia, Diogo Viana, um dos talentos que por lá despontava. É o assalto total do "toca e foge".

Anónimo disse...

Mas alguem conhece o real valor de Diogo Viana para vir para aki mandar postas de pescada?!?Sò falta dizerem k éo novo Cristiano Ronaldo...

Anónimo disse...

Não sabemos o real valor dele.Mas uma coisa temos a certeza.É internacional e quando foi captado era o melhor do mundo para o gabinete de recrutamento.Perguntem ao senhor formação Aurélio Pereira e ficarão a saber o real valor do Diogo Viana.
Burro é aquele que não quer aprender!

Anónimo disse...

Nao, burro e aquele que aproveita qualquer oportunidade para criticar de maneira destrutiva!
Internacionais nas camadas jovens tambem eram o Dani, o Dominguez, o Porfirio, o Afonso Martins,... querem mais exemplos?
A diferenca entre um jogador internacional nas camadas jovens e um jogador de craveira internacional quando chega a senior e algo que so quem percebe de futebol pode dizer. Confio mais na opiniao das pessoas do Sporting que consideraram ser razoavel transferir este jogador para o FCP do que na opiniao de adeptos que assobiam o Nani, o Veloso, o Pereirinha ou o Djalo mas depois lhes batem palmas quando marcam golos decisivos e arrancam grandes exibicoes... ou os mesmos que insultam e vaiam o Paulo Bento mas depois ficam todos contentes quando se fica em 2o lugar e se ganha a Taca ao campeao sem espinhas, com um plantel muito mais fraco que os adversarios...
O Sporting contratou um jogador portugues ainda jovem (25 anos), internacional (32 vezes) e que vai estar no Euro 2008. Foi uma das estrelas no FCPorto que ganhou a Taca UEFA em 2003. Esta determinado a relancar a sua carreira e o Paulo Bento ja mostrou que e treinador para tirar o melhor dos seus atletas. Vai marcar 50 golos? Vai ser eleito o melhor jogador do Mundo em 2009 pelo France Football? Nao sei, provavelmente nao. Mas tambem nao tenho razoes para achar que vai ser tao catastrofico como algumas pessoas aqui escrevem. Acho que abre perspectivas interessantes no plantel porque escolher entre Derlei/Liedson, Derlei/Postiga, Liedson/Postiga ou mesmo Liedson/Djalo pelo menos garante mais luta e vai obrigar os jogadores a darem o litro.

Para alem disso, o Sporting garantiu 50% de uma futura transferencia do Diogo Viana (o mesmo tipo de negocio feito pelo Carlos Martins). Se ele e assim tao bom, se vai valer 30 milhoes daqui a 2 anos, entao pelo menos 15 serao para o Sporting. Quando o virem a jogar em grande nivel na equipa A do Porto durante uma epoca inteira depois telefonem-me, sim?

Ultima palavra sobre o Saleiro: tambem fico triste se ele nao puder fazer parte do plantel. Mas os adeptos teem que se decidir de uma vez por todas!! Ou querem um plantel com titulares de craveira e jovens para os substituir e ir ganhando experiencia, ou entao querem apostar claramente em jovens, ve-los falhar golos, falhar passes, perder bolas, falhar marcacoes, ser assobiados, e "prejudicar" o rendimento do colectivo. Nao se pode e querer uma coisa e depois vir dizer outra!

Saudacoes leoninas, belo blogue

Nuno Caetano disse...

Em resposta a este último comentário, gostaria apenas de dizer que parte de um pressuposto errado, salvo o devido respeito, que é o de achar que o Postiga é um jogador "de craveira internacional". Será necessário lembrar o percurso dele nos Spurs e esta última experiência na Grécia?

É que o Dani, o Dominguez e o Porfírio também foram internacionais «A». Este último até foi ao Europeu de 96 e tudo. Já o Afonso Martins fez a sua formação em França e apenas representou a Selecção Sub-21 (acho que não chegou a internacional A).

Quanto ao "real valor" do Diogo Viana, é óbvio que só o saberemos daqui por uns tempos.

Segui muito as camadas jovens do Sporting, em especial aquela geração que se sagrou campeã da Europa de Juniores «B» em 2000, em Israel, no mesmo dia em que batíamos o Salgueiros por 4-0.

Lembro-me bem de ver jogar, p.ex., a equipa do Carlos Marques, do Valdir, do Viana, do Quaresma e do Paiva. Eram a «espinha dorsal» dessa selecção que contava ainda com Bruno Vale, Custódio e Raúl Meireles.

Nessa altura despontava um miúdo nos escalões mais abaixo que me fez perder (ou melhor, ganhar!) muitas horas de domingo de manhã.

Esse, sim, não enganava...

Anónimo disse...

No futebol não existem sabichões e no Sporting muito menos,como refere o anónimo que acredita nas pessoas que estão no Sporting.
Eu,e com conhecimento de causa,nem em todas acredito.
Na formação,salvo RARÍSSIMAS EXCEPÇÕES,e até um cego as vê,não se pode dizer se este ou aquele vão ser "craques",pois o processo de aprendizagem varia de jovem para jovem.
Quem viu o Oceano no começo da sua carreira,nem de bico lhe dava e viu-se no que se tornou acusta de muito trabalho.
Quero dizer com isto que os jovens podem apresentar qualidades que se houver uma natiural progressão podem vir a despolutar.
Assim acho que deixar ir o Diogo Viana foi mau negócio.Mas como se trata de um extremo está tudo dito.Era preciso que Paulo Bento comprasse outro compêndio.

Anónimo disse...

Todos os comentários em relação ao Diogo Viana são direccionados para uma futura venda na qual o sporting receberá 50% dessa mesma verba, esquecem-se de um pormenor muito importante, o proveito desportivo que o FC do Porto poderá beneficiar com este jogador. Já sabemos que em termos de aproveitamento desportivo dos jovens da formação leonina o Porto e o benfica aproveitam-nos como ninguém, tende como exemplos Futre, Quaresma e Simão...
Oxalá me engane em relação a esta negociata que dá imenso jeito a Joaquim Oliveira

leão do norte disse...

Foi o próprio médio do River Plate que declarou ter conhecimento da abordagem do Sporting para a sua contratação, revelando que dirigentes do clube argentino já lhe comunicaram a possibilidade de emigrar para Portugal. Augusto Fernández, de 22 anos, declarou-se satisfeito com o interesse sportinguista e afirmou que gostava de jogar de verde e branco na próxima temporada.

O médio tem sido aposta regular no River Plate e é companheiro de equipa de Buonanotte, jogador apontado ao Benfica. Dos 16 jogos disputados no Clausura 2008, Fernández actuou em 12 partidas (8 como titular) totalizando 644 minutos de utilização, e não marcou qualquer golo.

in zerozero.pt

Anónimo disse...

Obrigado pelas rectificacoes, Nuno Caetano. No fundo, o que eu pretendo dizer e que jovens promessas na Academia do Sporting ha varias, e surgem outras novas a cada ano que passa. Algumas entusiasmam mais os adeptos do que outras. Havera alguma duvida de que o Sporting vai descobrir outros jogadores com tanto potencial como o Diogo Viana (ou, arrisco-me a dizer, ate mais)?

E, na minha modesta opiniao, os casos que se citam como "aproveitamento" de jovens sao situacoes muito diferentes. Uma coisa e resgatar o Simao ou o Quaresma DEPOIS de ja terem chegado a equipa A do Sporting e de terem saido para um outro clube Europeu. Outra coisa, bem menos facil, e adquirir um jogador ainda nos escaloes de formacao e com todo um percurso pela frente. O Diogo Viana pode ter muito potencial mas ainda tem muito para aprender.
A meu ver, uma parte determinante no percurso de um jogador desde os escaloes jovens implica ganhar experiencia a jogar ao mais alto nivel. Sera que o Miguel Veloso tinha progredido tanto se nao fizesse uma epoca com 51 jogos pelo Sporting, jogando contra algumas das melhores equipas europeias e de Portugal? Sera que o Sporting nao sofreu, como equipa, por ter no seu 11 titular jovens que falham passes, erram nas marcacoes, ainda nao sabem como se posicionar tacticamente da melhor forma no terreno, etc, etc? Nem os maiores craques como o Figo ou o Ronaldo chegaram aos seniores a jogar fantasticamente, e com alguns dos adeptos de hoje teriam seguramente sido assobiados mais de uma vez. O FCPorto e o Benfica simplesmente nao teem enraizada a tradicao de dar estas oportunidades aos jovens de forma continuada (porque preferem comprar jogadores "feitos" para ganharem mais jogos!). Por isso, e a bem do jogador espero que o futuro NAO me de razao, o Diogo Viana arrisca-se a ser como tantos jovens do FCPorto que sao emprestados "ad eternum" a clubes do Norte e depois usados como moeda de troca para uma outra transferencia....

PS: O jornal O Jogo noticia a chegada de mais 2 jovens de 16 e 17 anos recomendados pelo Alhinho (paz a sua alma). A maquina nao para....

Saudacoes Leoninas e vamos apoiar o Postiga

Visconde disse...

Uma boa aquisição de um jogador bom tecnicamente, de remate fácil com ambos os pés e adaptado ao futebol português. Cabe agora ao Sporting motivá-lo e fazê-lo sentir importante para a equipa, se conseguirem, temos reforço de qualidade.

SL

joaquim agostinho disse...

Os jovens deveriam ser mentalizados desde o primeiro minuto que pisam a Academia do que representa ser um jogador do Sporting, o que representa vestir a camisola com o leão ao peito, o que representa fazer parte desta imensa família, para que desde o início aprendam a amar o SEU clube criando um espírito de união e amor ao Sporting, indestrutível.
Que sinal se dá ao grupo quando se oferece um deles ao “ inimigo” , no próprio dia em que o defrontam”, no auge da época ficando proibido logo aí, de ajudar o grupo nos jogos decisivos que faltam contra quem nos ataca?
Que sentimento terá o grupo quando um deles na próxima época jogar com a camisola do “ inimigo” contra a nossa família?

Anónimo disse...

Este blog está muito à frente, eu diria que até demais...

Mercado Futebol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...