quinta-feira, 26 de junho de 2008

O regresso de Marco Caneira

O regresso de Marco Caneira ao Sporting, desta vez como activo da sociedade anónima desportiva que gere o futebol do clube, confirma uma política de aquisições muito mais ambiciosa do que em anos anteriores. Que se justifica pela necessidade imperiosa de Filipe Soares Franco de ser campeão na próxima temporada, ao cabo de quatro anos na presidência. Não só por causa de o acesso à Liga dos Campeões, em 2009, estar limitado ao primeiro classificado da Liga Portuguesa, mas também por causa da necessidade de um ambiente favorável em ano de eleições no Sporting.
Marco Caneira, que completa 30 anos no próximo mês de Fevereiro e foi apontado como um dos maiores responsáveis pelo acerto defensivo leonino na temporada de 2006-2007, regressa ao clube que lhe deu formação, depois de não ter conseguido uma afirmação plena em Valência. Melhor para o Sporting. É um regresso para ficar, uma vez que, no final do contrato de quatro anos agora assinado, terá 33 anos de idade. Caneira, que foi ignorado em Alvalade nos seus primeiros anos como sénior, será talvez o primeiro jogador da formação do Sporting que dará o melhor de si ao clube que o formou depois de uma discreta carreira internacional. Também por isso, o seu regresso ao Sporting deve ser destacado.
É um regresso pela porta grande. Se Caneira, na condição de emprestado pelo Valência, não tinha condições para ser "capitão" do Sporting, agora, como jogador dos quadros do clube, tem todas as condições para envergar a braçadeira, juntamente com João Moutinho. FOTO: Sandra Behne (Bongarts - Getty Images)

15 comentários:

Anónimo disse...

Mais nada!!!

Sporting na família desde 1907

gavazzo disse...

Caneira é um jogador "à Sporting"!
É uma mais valia e um factor de segurança para uma época de secesso!
A História da época 2008/09 está à espera de ser escrita a verde e branco!

cantinhodomorais disse...

Saúdo a contratação do Marco Caneira pelas múltiplas virtudes que tem. Virtudes essas que ultrapassam a reconhecida qualidade desportiva.
No entanto, gostava de realçar duas coisas, uma presente neste post e outra ausente do mesmo:

- "Marco Caneira, que completa 30 anos no próximo mês de Fevereiro..."; caro Leão da Estrela, porquê esta referência à barreira dos 30 anos? É velho o Caneira? Ele só faz anos daqui a 8 meses!!Porque não, "Marco Caneira, que recentemente completou 29 anos"?; teria outro ênfase e uma conotação menos negativa, não acha?; acho que houve aqui uma mensagem sua, subliminar, de crítica a esta contratação, ou à duração da mesma. Pareceu-me, espero e desculpe-me se estiver enganado. É que tem-nos habituado a certas críticas "gratuitas" (nem todas, honra lhe seja feita);

- na ausência, neste espaço, destaco o silêncio em relação ao programa de festas organizado pelo Sporting sobre o seu 102º aniversário, a ter lugar em Alvalade no próximo dia 1 de Julho. O programa está divulgado no site do clube. Estranho o seu silêncio a uma mera consideração sobre esta data (verdadeira) histórica do nosso clube. O que lhe parece o programa? Acha conciliador com o Universo Leonino? Ou prefere as bifanas organizadas pela mega tasca em frente ao Colombo?

Mais uma vez espero não ter sido injusto, pois talvez esta última temática esteja já em estudo pela sua parte, sendo colocada, num futuro próximo, neste espaço que, diariamente, visito.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Amigo Cantinho do Morais: o seu comentário sobre a contratação de Marco Caneira e a sua idade é, obviamente, destituído de sentido. Recordo-lhe apenas esta frase do post: "Caneira, que foi ignorado em Alvalade nos seus primeiros anos como sénior, será talvez o primeiro jogador da formação do Sporting que dará o melhor de si ao clube que o formou depois de uma discreta carreira internacional. Também por isso, o seu regresso ao Sporting deve ser destacado."
Para mim a idade dos jogadores não é problema. Tenham 18 anos ou 38 anos, o que interessa é que sejam competentes dentro do campo.

Saudações Leoninas

Tite disse...

Fiquei feliz com o regresso do Caneira ao Sporting desde o dia em que se colocou essa hipótese.
Hoje estou mais feliz ainda porque a sua integração no plantel leonino é uma realidade.
A idade não interessa nada, quando até pode representar outra maturidade e muita experiência para mesclar a nossa equipa que por vezes é acusada de menos estruturada devido à excessiva juventude da maioria dos nossos jogadores.
Pagamos para ver ... uma boa época leonina.
SL

cantinhodomorais disse...

Caro Leão da Estrela,

O meu comentário "destituído de sentido", foi uma dúvida que me assaltou ao ler o seu post. Consciente de poder estar a cometer uma má interpretação, prontamente afirmei que eu deveria estar enganado. Mais uma vez peço-lhe desculpa e agradeço o seu esclarecimento.

Mudando de assunto (pois o de cima está arrumado), gostaria só de saber a sua opinião sobre a comemoração do 102º aniversário do Sporting. Busco a sua opinião e dos demais visitantes deste local, sem nenhumas segundas intenções.
A minha opinião sobre esse assunto é esta: acho que as comemorações, embora modestas, estão claramente de acordo com grandeza da família sportiguísta, no intuito de ser bastante conciliadores, dando enorme relevo à história (visita ao estádio e mundo sporting) e às modalidades amadoras, que escreveram e escrevem das páginas mais bonitas dessa mesma história.

Renata A. disse...

O regresso de Caneira trata-se de uma excelente notícia, pois a experiência e polivalência do jogador irão dar mais consistência e estabilidade à defesa.
Esta política de contratações do Sporting agrada-me. Contrata jogadores já familiarizados com o clube, com experiência e habituados a lidar com a pressão. Este é um passo para construir uma equipa competitiva e competente.

SL

Tite disse...

caro cantinhodomorais (que boas recordações que este nome me traz!), as celebrações embora modestas devem ser realizadas sim e então com a abertura e visita destes espaços ainda mais significativas se tornam.
É bom viver e recordar a história linda do nosso Sporting.
SL

MESTRE JC disse...

Tem toda a razão o Cantinho do Morais.
Até parece Caneira faz os 30 anos para breve (será já no "próximo" mês de Fevereiro. Enfatizo o "Próximo").

Caneira completou recentemente 29 anos de idade.
Só atinge os 30 anos em Fevereiro de 2009, já depois de percorridos 2/3 da Liga.
Tem exactamente a mesma idade de Anderson Polga - ambos nasceram curiosamente a 9 de Fevereiro de 1979 - e é mais novo do que, por exemplo, Liedson, que nasceu a 17/12/1977.

Deverá, na minha opinião, envergar a braçadeira de capitão na próxima época, ficando Moutinho como 2º capitão.
Espero que seja de Moutinho a iniciativa desse gesto.

olhos de leão disse...

É bemvindo só espero é que esteja de boa saúde. Uma das aquisições sonantes já foi à faca. E vamos a ver se os joelhos de papa do Derlei aguentam um pouco mais que o ano passado. Posto isto, espero é que fazendo uma excepção positiva no caso do Caneira a política da SAD não se esteja a transformar na troca de jovens talentos por veteranos com carreira feita e a pensar mais na reforma do que em títulos. A ver vamos.

leão do sul disse...

A questão de Caneira ter 29 ou 30 anos é absolutamente estéril. É como a história do copo meio-cheio ou meio-vazio. Falem de coisas sérias.

Leão da serra disse...

A referência aos 30 anos de caneira está correcta. 30 anos é um marco na carreira de um jogador. Qual é o problema de quem acha que o LdE deveria falar em 29 anos feitos e não em 30 que vai fazer? Haja paciência! Como se a diferença entre 29 e 30 anos fosse muita em termios do rendimento físico de um atleta!

12Setembro disse...

ó leão da estrela!!!

então, não há nenhum comentário ao facto de o grande scp estar prestes a fazer 102 anos. é preciso esperar até 1 de julho???

talvez, mais uns ataquezinhos aos dirigentes do clube, ou mais umas parolices a favor do lampiões, é que é bom...ou mais umas fotos sem público...

saudações leoninas

voualiejavolto disse...

O Caneira não aquele que fugiu do Sporting com o Paulo Costa, pela mão do Paulo Barbosa? Se foi porque tanto entusiasmo na sua volta já que não me parece que a sua saída tenha sido a de um filho pródigo?

Anónimo disse...

Fico muito feliz por este regresso do marco caneira porque alem de sportinguista e um grande profissional.Fico feliz porque conheço a historia da sua saida porque acompanhei o processo atraves de um tio do caneira tambem ele um sportinguista que foi ligado ao nosso ciclismo e para que alguns que ainda teem duvidas e que ainda poem em causa o sportinguismo do marco caneira ficam a saber que so saiu por culpa de um senhor chamado paulo abreu que na altura do presidente roquete se virou para o caneira,paulo costa e alhandra que eram representados pelo empresario paulo barbosa e na altura quis obrigar os jogadores a serem representados pelo jose veiga dizendo lhes que so assim renovariam pelo nosso clube e foi por isso que os 3 abandonaram o nosso clube sem o quererem principalmente o caneira foi um sofrimento para toda a sua familia o qual eu pude testemunhar na pessoa do seu tio.esta e a verdade para quem nao sabe e pessoas como aurelio pereira e principalmente o sr. dias ferreira que na altura era um assalariado do nosso clube e um yes man de paulo abreu e de carlos janela ,deveria estar calado quando vem agora para a televisao fazer grandes elogios ao caneira e na altura foi conivente.FORÇA CANEIRA ES NOSSO CAPITAO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...