terça-feira, 24 de junho de 2008

Os "casos" Moutinho e Veloso

À medida que o tempo passa, começa a ganhar consistência a possibilidade de Miguel Veloso e João Moutinho continuarem no Sporting na próxima temporada. O motivo é deveras surpreendente: apesar das notícias, parece que faltam propostas concretas para a aquisição dos dois “craques”. Caso se confirme a permanência desses jogadores em Alvalade, há várias ilações a retirar.
1 – Em primeiro lugar, estamos perante uma derrota colossal dos três jornais diários desportivos e dos jornalistas que, nos últimos meses, deram a João Moutinho e Miguel Veloso os mais variados destinos profissionais na próxima temporada. Se no futebol português houvesse preocupação com a memória inconveniente, seria interessante se alguém fizesse uma espécie de “flash back” sobre as pseudonotícias das frustradas transferências de Moutinho e Veloso para os "colossos" do estrangeiro.
2 – Será um grande contratempo na carreira de Miguel Veloso, que, lamentavelmente, anda há muito tempo a procurar sair do Sporting, sendo inúmeras as declarações públicas nesse sentido, não se sabendo que motivação terá para jogar mais um ano em Alvalade. Ele que foi acolhido na formação do Sporting, depois de ter sido empurrado para fora do futebol jovem do Benfica onde era considerado “gordo” para jogar futebol… O que irá valer um Miguel Veloso contrariado no plantel do Sporting?.. E João Moutinho?... Conseguirá permanecer futebolisticamente ileso, reaparecendo em campo e fora dele com a categoria profissional e pessoal que sempre evidenciou?...
3 – O Sporting pode usar estes casos internamente, como exemplos pedagógicos para outros jogadores jovens que, mais tarde, se julguem uns craques bem melhores do que efectivamente são. Se fizer isso, talvez tenha valido a pena.

9 comentários:

Gonçalves disse...

Muito bem visto, resta realmente saber se vai haver motivação. Rochemback dará concerteza luta na titularidade.
Saudações Leoninas

luis ferreira disse...

Calma, a "procissão ainda vai no adro da Igreja". Até finais de Julho muita coisa pode acontecer...
Seria bom que os jogadores ficassem no Sporting esta época para podermos atacar o título.
João Moutinho lesionou-se e a recuperação nunca será inferior a um mês, tanto mais que a fará de férias. Pode ser um sinal de que deve ficar mais uma temporada no Sporting.
Veloso quer saír, mas para onde ? o clube mais provável o AC Milan pensa nele para o ano, o que me parece muito razoável porque ainda tem que crescer como jogador para poder jogar no clube.
Julgo que se ficarem não vão criar problemas porque o Sporting apesar de os querer não está a levantar qualquer entrave à saída pois não há propostas.

leão de arroios disse...

Admitindo o cenário que os dois ficam, tenho o seguinte a dizer:
- A postura competitiva e profissional do João Moutinho não sairá minimamente afectada. Não é por acaso que ele é capitão. È um jogador "à antiga", determinado e inteligente que sabe prefeitamente que não tem outra opção a não ser fazer o que tem feito: jogar quase 60 jogos por ano a um ritmo altíssimo e quase sem falhas. Devido á sua qualidade, é inevitável que apareçam propostas concretas num futuro pouco ou muito distante.
- O Miguel Vaidoso corre o sério risco de se "betizar". Ou seja, acontecer-lhe o mesmo que ao Beto. Os jornais lampiões começam a falar desde cedo que o Real Madrid (neste caso o AC Milan) está interessado e ele, como menino mimado que é, emprenha pelas orelhas, começa a achar-se a melhor cena na Terra desde a invenção do fogo e deixa de treinar/jogar com a atitude/profisisonalismo adequados. O que leva a que não desenvolva as suas capacidades como poderia (como Beto, que aos 31 anos jogava o mesmo que aos 20).
Em qualquer dos casos ambos os jogadores têm a obrigação de saber uma coisa óbvia: o seu sucesso profissional (por eles visto numa transferência para uma liga de topo com um salário de topo) será consequência directa do seu trabalho no Sporting e dos títulos que o seu empenhamento e inteligência ajudarem a conquistar.
Se pensarem "no que poderia ter sido", mais o Vaidoso que o Mouinho, não sairão do nível onde atualmente estão.

olhos de leão disse...

Os jornalistas são culpados mas não os únicos nem os principais. Os dedos devem ser apontados aos senhores da SAD que possivelmente em conluio com os empresários há muito os puseram a leilão nos jornais ainda a época estava a correr. E quem não se lembra que ainda há pouco o jornal O Jogo, proipriedade do Oliveira proprietário de 30% da SAD do Sporting (10% por interposto Baltazar) descobriu 17 possíveis destinos para Veloso.
Como os senhores da SAD estão desesperados para os vender isso ainda pode acontecer e o pior é que quanto mais o tempo passa pior será o negócio. Para o Sporting, é claro.

cantinhodomorais disse...

As inscrições na Europa só fecham no dia 31 de Agosto. Até lá...

Contínuo a achar que um deles (João Moutinho) já está vendido há muito tempo. Basta ver a disponibilidade financeira com que o Sporting tem "atacado" o mercado.

Espero estar enganado.

Anónimo disse...

Pela primeira vez em muito tempo, concordo plenamente com o texto do LdE. Até que enfim, encontro algo que apesar de todas as diferenças de pensamento que temos, demonstra que estamos do mesmo, e único, lado, o Sporting.

Com o devido respeito em relação ao comentário de olhos de leão, tenho algumas dúvidas em identificar que olhos serão esses que vêem só para um lado...

Sporting na família desde 1907

Anónimo disse...

http://www.petitiononline.com/J28M1906/petition.html
http://www.petitiononline.com/J28M1906/petition.html
http://www.petitiononline.com/J28M1906/petition.html
http://www.petitiononline.com/J28M1906/petition.html
http://www.petitiononline.com/J28M1906/petition.html

Espalhem isto mesmo...

Anónimo disse...

Relembro que o mercado fecha a 31 de Agosto. Ainda falta 2 meses...Até lá tanta coisa pode acontecer. A vida de uma pessoa muda num minuto.

http://www.patraoonline.com disse...

rsrsrsrsrsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...