sexta-feira, 6 de junho de 2008

Parabéns, Manuel Fernandes!

O antigo avançado do Sporting Manuel Fernandes comemorou 57 anos nesta quinta-feira. É sinal de que também estou a ficar velho. Manuel Fernandes era um ídolo da infância e da juventude. Quando jogava na escola queria o número 9 para mim. E quando marcava um golo queria festejá-lo como o Manuel Fernandes: correndo para a bancada com os braços bem abertos... E quando, uma vez ou outra, normalmente no final de um jogo do Sporting no Norte do País, via o grande ídolo à frente dos meus olhos, era certo e sabido que ficava petrificado de emoção. É melhor ficar por aqui...

16 comentários:

João disse...

Neste site http://tudoportodos.blogs.sapo.pt/ podem ver o blog da selecção, onde estão imagens e vídeos exclusivos da selecção no centro de estágio.
Podem ver os jogadores a conviver em momentos de relax. :)
Força Portugal!

Anónimo disse...

Eu tinha a mania que era o Jordão,e também fiquei petrificado e sem reacção quando estive frente a frente com ele num estágio da selecção na minha Palmela em 1984.

leão de arroios disse...

Parabens Manel!
Um leão como poucos, um capitão como mais nenhum.

O primeiro jogo de futebol que vi ao vivo foi em 1986, no velhinho Alvalade. Tarde chuvosa e o Sporting aviou o clube do milhafre com o mítico 7-1, com 4 golos do nosso enorme capitão.
Eu tinha 7 anos e depois daquele espectáculo que vi diante dos meus olhos e da exibição fantástica do nosso capitão... como poderia eu ser de outro clube?

Obrigado pelas recordações Manel. Serás sempre um dos históricos, lá em cima ao lado de Peyroteu, Jesus Correia, Damas, Hilário, Yazalde e de mais uns quantos.

Mário Fernandes disse...

Caro Leão de Arroios,

Por favor junte o »Zé da Europa» à lista dos Grandes, onde sem sombra de dúvidas estará para sempre Manuel Fernandes. Os meus parabéns a ele e obrigado por tudo.

Mário Fernandes

Anónimo disse...

O Manuel Fernandes foi um jogador único. Para além de ter sido um nº 9 temível, representou e representa um modelo de dedicação e amor ao clube sem qualquer paralelo. Eu estive no dia 2 de Maio de 1986, na MONTIAGRI, nesse inesquecível jantar de desagravo por o Manel não ter sido convocado para o México-86 (do que ele se livrou...) e logo no ano em que foi o melhor marcador do Nacional. Eu estive em Alvalade no dia 1 de Dezembro de 1982, na 2ª mão da Supertaça, quando respondeu à perda da braçadeira de capitão com uma exibição portentosa e se fechou no balneário a chorar, com o Estádio todo a gritar por si, obrigando o presidente João Rocha a ir buscá-lo e, como é evidente, a devolver-lhe a braçadeira. Eu estive lá no mais belo de todos os dias, 1 de Junho de 1980, na festa do título do campeonato dos quatro jogadores, quando, ao apito final do árbitro, enquanto todos outros jogadores fugiam para os balneários, ele desatou a correr para o público que aos magotes invadia o relvado, para ser abraçado por milhares de braços sportinguistas, que celebravam um campeonato como não há outro. Eu tinha lá estado quinze dias antes, no jogo com o Beira-Mar, quando a cinco minutos do fim abandonou o campo o campo para ir perguntar ao bombeiro o resultado do Porto e voltou para dentro empurrando a equipa para o golo que nos dava a liderança do campeonato. Eu estive lá tantas e tantas outras vezes e lembro-me de lhe ter dito numa noite verde da Batalha: "Quando vou a Alvalade, para dar o tempo por bem empregue, basta-me o espectáculo de ver o SPORTING subir ao relvado consigo frente!...". Grande Manuel Fernandes. O nosso Capitão. Figura máxima do SPORTING, de um SPORTING profundo e bom que nunca morre. De um SPORTING de que somos todos. Nunca, meu caro Leão da Estrela, nos podemos esquecer disso...
JHS

Tite disse...

Caro Leão da Estrela,
Adivinho porque paraste de comentar.
A emoção foi mais forte e ficaste sem palavras...!!!
É o que eu sinto ao recordar o José Travassos (imagina a minha idade) e todos os cindo violinos...
Felizmente que o Sporting tem tido bons continuadores.
São tantos que seria fastidioso citá-los todos aqui.
Parabéns Manuel Fernandes e longa vida!

Anónimo disse...

O nosso Manel... E digo nosso pq nunca quiseram que ele fosse de Portugal...

Sempre quase o melhor marcador de todas as provas que o Sporting entrava e raramente convocado para a selecção...

Foi por essas e por outras que o clube da federação não me diz quase nada...

Para alem das fintas, das roupas, das joias, dos penteados.... O manel mostrou o quanto pode valer a garra...

Ao nosso grande Manel... Os meus parabens e obrigado por tudo aquilo que nos deste...

Soylent Green disse...

Manuel Fernandes e Rui Jordão foram a dupla de avançados que mais me entusiasmou no futebol português. Outros terão sido, porventura, melhores mas estes dois tinham qualquer coisa de especial. A alegria, a elegância, o estilo e, sobretudo, a generosidade para com os colegas e adversários.
Valia a pena ir ao futebol e ver as suas "cavalgadas heróicas" num tempo em que o jogo era mais limpo.

Anónimo disse...

Até gostava de Manuel Fernandes,mas quando o vi a apoiar Abrantes Mendes passei a detestá-lo.Quem está contra o nosso querido presidente está contra o Sporting.

Mário Fernandes disse...

Ao ùltimo anónimo,

Por favor não perca o seu tempo com provocações. Aqui, como na totalidade do universo Sportinguista seja-se contra, a favor, por cima ou por baixo de lado ou como se queira estar em relação a uma diracção do clube, todos admiramos e estamos gratos ao Manuel Fernandes. As direcções passam. O Manuel será eternamente Sporting.

Mário Fernandes

Anónimo disse...

Junto-me ao coro de homenagens a este grande Sportinguista. Lamento a forma como saiu do clube aquando da sua (curta) passagem como treinador, merecia mais. Sera possivel o seu regresso ao Sporting actual?

Leão de Albergaria disse...

Para quando o regresso ao seu e nosso Sporting?! O Manel Fernandes é um dos nossos GRANDES e se não fôr a actual direcção a ir buscá-lo, ainda assim chegará o dia em que lhe será feita essa justiça, é uma questão de tempo. Até lá, as maiores felicidades para o nosso Manel Fernandes!

Mário Rui Ventura disse...

Boa noite,
venho por este meio informar que o blogue LEÃO DA ESTRELA faz agora parte dos links recomendados pelo novo FINTA & REMATA, agora disponível em www.fintaeremata.com

Sublime Benfica disse...

CORRUPTOS,podem perder LC de 2003/2004 !!!

http://sublimebenfica.blogspot.com/2008/06/corruptos-podem-perder-lc-20032004.html

Mário Franco disse...

O MANEL,como muitos lhe chamam carinhosamente, foi de facto um matador, fazia um cerco à volta da pequena àrea e estava lá sempre para marcar.Por vezes, incompreendido a nível nacional foi e é ainda um simbolo do Sporting.Os saudosos 4 ao Benfica,nos 7-1 em alvalade,foi e continua a ser um ícone deste maravilhoso jogador e do Sporting.
Atrevo-me a dizer,talvez mal comparado, que foi o NÉNÉ do Sporting,só que este sujava e muito a camisola e os calções!!!

Anónimo disse...

Tem outra diferença, ó Mário Franco. É que as filhas do Manel são todas de origem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...