sábado, 7 de junho de 2008

Portugal em grande

Portugal abriu em grande o Euro 2008, vencendo a Turquia por 2-0, com golos de Pepe e Raul Meireles, numa exibição de grande qualidade, onde Nuno Gomes e Cristiano Ronaldo acertaram nos postes e na barra três vezes. Um jogo que marcou a estreia do sportinguista João Moutinho como titular da selecção principal de Portugal em fases finais de campeonatos da Europa ou do Mundo. Uma estreia, de resto, consentânea com as enormes qualidades do médio leonino.
Na equipa portuguesa que agora está na Suíça há uma diferença fundamental em relação à fase de apuramento: é que a selecção orientada por Luiz Felipe Scolari demonstrou que está muito melhor nesta fase final do Euro. Estamos, finalmente, perante uma equipa, que mostrou atitude de campeã. A forma como Portugal marcou os dois golos revelou um sentido colectivo notável.
Scolari tem, outra vez, a selecção portuguesa nas duas mãos. E o País também. Incluindo as comunidades de emigrantes. Já ninguém se lembra do mau futebol de um apuramento sofrido. Muito menos do murro de Scolari no sérvio Dragutinovic. A selecção de Portugal está mesmo a ser movida a energia positiva. Ainda bem.
Há quatro anos, Portugal começou o Euro com uma derrota. Desta vez, com uma vitória. Ou seja, já leva três pontos de avanço. Scolari foi esperto ao ter arrefecido as expectativas quanto ao título europeu. Venha a República Checa! FOTO: Dimitar Dilkoff (AFP Photo - Getty Images)

Obs. - A TVI diz que nos mostra tudo. Na verdade, só falta mostrar os jogadores portugueses a satisfazerem as suas necessidades mais íntimas. Já faltou mais... O problema é quando o assunto é futebol. Mesmo com as repetições, Valdemar Duarte e Rui Costa não conseguiram dizer na hora que o golo anulado a Pepe tinha sido bem anulado. Falta de coragem ou incompetência? Para isso não precisamos de relatores. Muito menos de comentadores politicamente correctos que não sabem dizer mais do que banalidades...

6 comentários:

Dina disse...

Estou confiante que desta vez passamos à próxima fase sem derrotas.

Anónimo disse...

Na SportTV, apesar de serem também benfiquistas a comentar (Prates e Humberto Coelho), conseguiram ver o fora-de-jogo.

Famaleão disse...

E lá se vai o nosso Moutinho...
Parabéns PORTUGAL!!!

Pai da Leoa disse...

TVI = vómito!!! A escolha do Avô para comentador é mais um surrealismo! Eh pa, o Álvaro Mag. e o Diamantino Mir., tb estão livres para comentarem!!!

JB disse...

Como digo no meu blog, a minha maior preocupação no jogo de ontem foi mesmo o moutinho... ontem foi o passaporte para sair do sporting neste defeso... vai custar... mas o dinheiro vai falar mais alto...

UH AH OUATTARA disse...

Caro Leão:
Tenho uma opinião um pouco diferente da maioria: Anda toda a gente eufórica com a Selecção, C. Ronaldo, Quaresma etc... EU AINDA NÃO VI NADA... OU QUASE NADA!
Ontem vi, isso sim, uma Selecção Nacional com uma boa atitude em campo, com garra, com raça, muito concentrada! Mas não vi um bom futebol, fio de jogo, entendimento!
Tivemos azar, é verdade! Nuno Gomes X 2 bolas aos postes... mas na minha opinião jogámos pouco!
A Turquia foi uma desilusão! Não jogam (em bom português!) nada! Por isso e por outras razões é que eu esperava (ou talvez não...) que nós jogássemos mais...!

É bom não esquecer que Portugal recentemente ainda NÃO GANHOU UM ÚNICO JOGO a uma equipa forte da Europa:

DERROTAS E EMPATES:
Grécia ( odeio-os!)
Espanha
Itália
Finlândia
Polónia
Sérvia

Isto é muito preocupante e diz bem da Incompetência do Scolari (O Felipão!).

Bem... só espero estar enganado e que Portugal faça um grande Europeu e que vá o mais longe, se possivel até à final!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...