domingo, 15 de junho de 2008

Portugal pós-Scolari

Portugal já estava nos quartos-de-final do Euro 2008 e não precisava de pontuar com a Suíça. Por isso, Luiz Filipe Scolari fez alinhar uma equipa de suplentes. A selecção portuguesa até teve algumas oportunidades para ganhar o jogo, mas acabou por perder com toda a justiça, porque não jogou bem. No final, ouvimos os nossos analistas a falar como há trinta anos: "Tivemos um penálti que o árbitro não assinalou"; "O golo de Hélder Portiga foi mal anulado.."; "Tivemos bolas nos postes...". Aí está o Portugal pós-Scolari. A verdade é que, independentemente de tudo, este foi o primeiro jogo de Portugal depois de Luiz Filipe Scolari ter anunciado que já tinha assinado pelo Chelsea. O resto são tretas. Esperem pelo próximo jogo. Oxalá esteja enganado. FOTOS: Patrick Hertzog (AFP - Getty Images) e Daniel Mihailescu AFP Getty Images

10 comentários:

lagarto disse...

Este é um filme já antes visto,o problema do jogador portugues é a falta de mentalidade competitiva e a falta de respeito por uma nação e por milhares de emigrantes que queriam uma vitória sobre a Suiça para poderem gritar bem alto o nome de Portual.

O resto de entre jogadores sem nivel,casos de F.Meira,B.Alves,R.Meireles,J.Ribeiro,H.Almeida.
Jogadores fora de forma,casos de Miguel,P.Ferreira,M.Veloso,H.postiga.
Jogadores sem vontade de jogar,casos de Quaresma e Nani.

Safaram-se,Ricardo,Pepe e J.Moutinho.


SL

A. disse...

O problema é que na nossa equipa havia demasiadas vedetas...e algumas não jogam nadinha e do lado dos suiços havia jogadores menos endeusados mas mais interessados em ganhar o jogo. Como é possível aquele Miguel, por exemplo, ter lugar na selecção? Este ano vi na liga de honra avançados muito mais perigosos do que o Postiga ou o Nuno Almeida, por exemplo no Fátima, no Gondomar e no Vizela. O Quaresma está a fazer um favor a alguém ?

Pai da Leoa disse...

Diogo Rosado na Seleccção, JÁ !!!!!!!!!!!!!

uh ah ouattara! disse...

Leão,

Acho que desta vez enganou-se no titulo do post ou então está incompleto!

O titulo deveria ser: PORTUGAL PÓS-ANUNCIO DE SCOLARI!

E com este titulo penso ter dito implicitamente tudo sobre a Imoralidade e a Irresponsabilidade da dupla Madail-Scolari e os efeitos (im)previsiveis que este facto pode ter no desempenho e ânimo da Selecção no que resta do Euro 2008!

António Lopes da Costa disse...

Eu tenho pena do que se tem feito à selecção. A culpa de se saber agora que Scolari ia para o Chelsea é dele? Não é. E todos sabemos isso.
A culpa é de Scolari querer ir para o Chelsea? Então, mas depois do que fez na selecção, não merece ter a oportunidade da vida e ir ganhar uns milhões? Seriamos egoístas se condenássemos esta saída.
Acho que até foi bom saber-se já. Porque tira alguma pressão ao Cristiano e a outros jogadores. Porque são os jogadores que jogam...
A imprensa e muitos outros portugueses têm feito tudo para destruir esta selecção. Desde pôr em dúvida a titularidade do GR, à pressão a Ronaldo e, agora, mais uma vez, caem em cima do Scolari.
E Eusébio? Acham bem o que ele disse? O que podia Madaíl fazer? Porque não deu Eusébio os 7 milhões? Foi conveniente a altura escolhida para Eusébio dizer o que disse? Mas os palermas estão todos do lado dele...
Portugal não ganhou porque não deu para ganhar. As bolas foram ao poste, o árbitro apitava demais e os jogadores estavam pouco rotinados. Mas passámos ou não passámos? Somos vice-campeões da Europa, fomos às meias-finais do campeonato do Mundo e ficámos, outra vez, no 1º lugar da fase de grupos. Queriam mais o quê?
Acho lamentável tudo o que se tem passado. Querem fazer esquecer os resultados fabulosos de Scolari, tentando chamá-lo de traidor!
Fico com raiva quando vejo a pressão que os próprios jornalistas portugueses passam aos jogadores...quando acentuam o facto de podermos jogar contra uma "super poderosa" Alemanha.
Parece que querem que a selecção perca os jogos.
Mais uma pergunta. Algum de nós produz o mesmo que Scolari e todos aqueles jogadores? Todos responderão: "se eu ganhasse o que eles ganham...". Mas o que eles ganham veio do nada? Pelo contrário, é fruto de muito trabalho, de muito esforço e por isso têm as regalias que têm! E só os poderiamos criticar se fossemos, nos nossos trabalhos, tão bons quanto eles.
Se esta selecção espelhasse a realidade nacional, seriamos um dos países mais prósperos do Mundo. Mas não somos pois não? Então qual é a moral para criticar?

Peço desculpa por ter sido tão longo, mas fico com raiva quando ouço, vejo ou leio sobre o mal que se faz a esta selecção. Não estou, contudo, a criticar o Leão da Estrela, porque factos são factos. E porque todos temos o direito à opinião. Apenas acho que há por aí muitos portugueses, que, com as críticas que fazem à selecção, estão, eles sim, a trair a Pátria...enquanto há 23 jogadores, um seleccionador e vários responsáveis pela selecção a tudo fazer para a dignificar.

Soylent Green disse...

Com um meio campo sem nenhum jogador imaginativo era díficil fazer melhor. Não havia o nº 10 para pensar o jogo. Mas teve de ser assim porque era um grande risco uma lesão do Deco .
De todos os modos podia ter corrido melhor se o árbitro tivesse sido imparcial.
Acredito que vamos à final com a Holanda (nossos clientes habituais)

12Setembro disse...

é o portugal dos pequeninos...ou melhor, é este país ao seu melhor nível

Joao Nisa disse...

Jogámos com 3 equipas:
Ricardo e os 4 defesas;
Os três trincos;
Os três homens da frente.

Tudo muito desligado, sem chama. Claro que também perdemos a oportunidade de experimentar outro jogador (Moutinho ou Simão) como 10...

Já agora: Jorge Ribeiro foi só passear? Alguém colou as botas de Meira ao relvado? Quaresma estava num circo?
Até Veloso parecia precisar de um GPS!Tal era o desnorte...


Saudações!

João Nisa, http://amesaredonda.blogspot.com

UH AH OUATTARA! disse...

Caro A. Lopes da Costa,

Vamos ver se eu me faço entender:

Scolari apresenta o melhor resultado de sempre num Europeu?: SIM

Scolari apresenta o melhor resultado de sempre num Mundial?: NÃO

Scolari teve à sua disposição o melhor lote de jogadores de sempre da selecção durante estes 6 anos?: PROVAVELMENTE SIM

Scolari perdeu a final do EURO 2004 contra uma selecção superior?: NÃO

Scolari perdeu o jogo do 3º lugar da COPA 2006 contra uma selecção superior?: SIM

No apuramento para o Mundial 2006 e no apuramento para o Euro 2008 a selecção conseguiu alguma vitória fora contra os adversários mais fortes: NÃO

Scolari apresenta os melhores resultados de sempre num período de tempo especifico dum seleccionador?: SIM

Todos estes dados permitem chegar a 2 conclusões:

1- O curriculum de Scolari na selecção é dos melhores senão mesmo o melhor (considerando também que é provavelmente o técnico que esteve mais tempo à frente da Selecção Nacional)

2- Apesar dos bons ou muito bons resultados ( e apesar de ter provavelmente a par de 1966 o melhor lote de jogadores de sempre à sua disposição) Scolari não conseguiu nenhum titulo para a Selecção, sendo o fracasso da final do Euro 2004 a maior desilusão do seu consulado, por termos perdido 2 vezes ( e jogado exactamente da mesma forma!)contra a hedionda Grécia, que depois se comprovou (ainda agora neste EURO) ter sido um epifenómeno!

Tudo isto serve para dizer que eu vibro com a Selecção tanto quanto vibro com o nosso SPORTING (mas de forma diferente!) e que nunca vou enfiar a carapuça de ser anti-selecção ou anti-patriota, como você tão falaciosamente define alguns criticos de Scolari!

A questão está de facto noutro plano: A questão está no plano da Ética, Moral e Dignidade!

E aí, caro A. Lopes da Costa, Scolari e o seu "sócio/cúmplice" Madail não são nem foram éticos, nem tiveram moral nem dignidade!

Porque só para dar um exemplo e não ser tão exaustivo: É imoral, indigno e anti-ético ( e já agora anti-patriótico) a autorização do timing do anuncio da ida de Scolari para o Chelsea!

Portanto a culpa e a responsabilidade desse anuncio é 100% de Scolari e de Madail e as consequencias que isso pode ter no desempenho e no ambiente da Selecção são imprevisiveis!

Depois há 2 pesos e 2 medidas na Selecção: Relativamente à "violação diária" ( veja-se a MARCA todos os dias) da qual C. Ronaldo é vitima, Scolari vem dizer que o "atleta" só fala do seu futuro no fim do torneio! Mas para Scolari a conduta e as regras já são outras...

E por fim a Comunicação Social cá do burgo faz um pacto paz-podre de silêncio com a FPF colaborando na vergonha de defender interesses pessoais no lugar dos interesses de Portugal e vê a Comunicação Social Inglesa fazer o papel que deveria ser o seu!

Em Conclusão: Espero ardentemente que Portugal seja CAMPEÃO EUROPEU, até porque temos uma grande vantagem estratégica: os malandros ligados ao Futebol safam-se sempre neste país!

Saudações Lusas

JG disse...

Eu ciontinuo a achar que Scolari foi de longe o melhor treinador de sempre de portugal! Independentemente do resultado deste Europeu!

Quanto ao timing da saída, não foi o melhor, mas dificilmente o Chelsea acaitaria chegar ao fim de Junho sem enunciar quem seria o terinador para a próxima época. Voces aceitariam que isso se passasse no Sporting? Dentro do "mau timing" aquele foi o melhor. Estavamos apurados para os quartos e esse jogo vinha a mais de uma semana de distancia!

Quanto ao jogo com a Suíça, não seria de esperar melhor. 8 suplentes, falta de rotinas, um meio campo totalmente novo, Quaresma a mostrar mais uma vez porque não pode ser alternativa! Safaram-se Ricardo e os centrais!

Não concordo com as considerações do post sobre a arbitragem. Por muito mal que uma equipa jogue, um golo mal anulado, 2 penalties por marcar e um penalty contra por mergulho para a piscina é demais. Se acontecesse num jogo a doer, o que não seria...São erros a mais e foram decisivos no resultado! Provavelmente fizeram a diferença entre a derrota e se calhar uma vitória folgada, mesmo jogando mal...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...