quarta-feira, 11 de junho de 2008

RECORTES LEONINOS

A CEDÊNCIA DE DIOGO VIANA
O negócio feito entre o Sporting e o FC Porto, para a aquisição, por parte dos “leões”, do avançado Hélder Postiga, parece, à primeira vista, uma boa jogada do clube de Alvalade. Afinal, Postiga tem larga experiência internacional, até está no Europeu de futebol e, como já se escreveu, até já fez uma forte dupla com Derlei, nos tempos do FC Porto.
Há, porém, um pormenor do negócio que deixa desconfiado qualquer apreciador do futebol de formação e da famosa escola leonina: o Sporting deixa sair, para os “dragões”, o jovem avançado Diogo Viana, de 18 anos, um dos produtos dos escalões mais jovens dos verde-e-brancos, elemento de grande margem de progressão, tido por todos os que acompanham o futebol juvenil como um craque em potência.
Viana é internacional (recentemente foi considerado o melhor jogador no Torneio Internacional de Lisboa em Sub-18, com 2 golos à Noruega no jogo decisivo) e até já fora chamado por Paulo Bento a alguns treinos do plantel principal dos leões, em 2007.
Quando, há alguns meses, os juniores do Sporting brindaram os do Manchester United com uma goleada (5-2), Viana marcou 2 golos. Rápido, com técnica apurada e o talento para desequilibrar, há quem o compare a Ricardo Quaresma.
Apesar de tudo isto, muda de escola antes de completar a formação, incluído num negócio que, em princípio, não deveria influenciar o seu crescimento como jogador. A escola do Sporting não se defendeu a si própria: criou, modelou, educou um jogador desde muito cedo, para agora, subitamente, o ceder. Não se larga um diamante que com cuidado se vai lapidando.
AUTOR: Joaquim Semeano, “Record”, 07-06-2008

3 comentários:

Mário Rui Ventura disse...

Para mim continua a ser um óptimo negócio, na perspectiva do Sporting. O plantel de Paulo Bento carecia de um jogador que pudesse, a curto-prazo, fazer dupla de ataque com Derlei ou Yannick Djaló, um jogador já ambientado ao futebol português e com experiência acumulada para enfrentar nova fase na Liga dos Campeões. Ora Postiga é o sinónimo de tudo isso, a que acresce ser português...

Quanto a Diogo Viana, nunca o vi jogar mas as referências são óptimas. É mais um jogador a sair da formação do Sporting, desta feita numa idade precoce. Mas se dúvidas existem sobre o rendimento actual de Postiga, elas também se colocam a Viana, se desse o salto para o plantel principal. Afinal, Hélder Postiga também ainda é novo. Além disso, se de Diogo Viana saísse um novo Ricardo Quaresma e pudesse, à imagem do "Harry Potter", abandonar o Dragão por somas a rondar as quatro dezenas de milhões de euros, o Sporting teria direito a...metade!

Boa contratação do Sporting, excelente solução para o ataque no esquema de Paulo Bento e, além disso, mais um jovem jogador, de nacionalidade portuguesa, com vontade de relançar a carreira e com o "eterno" amigo Derlei como companhia. Tenho dito.

Anónimo disse...

Meu caro Mário Rui,seria um bom negócio se por detrás da vinda de Postiga não tivesse marosca.Perguntem ao Pedro Barbosa quem ele ao falar com Postiga indicou quem deveria fazer o negócio.Quero esclarecer que o empresário de Postiga é Jorge Mendes,mas não foi ele que fez a negociata.Aliàs Postiga até lhe pediu que não entravasse,o que ele acedeu.Não terá sido o compadre de Pedro Barbosa,que até ganhou a comissão?Perguntem também a Carlos Freitas qual a razão da zanga deste com Pedro Barbosa?Estamos bem servidos.
Mas pelo menos sabemos que os jogadores jogam sempre o seu melhor e não só em finais de contrato,porque agora já temos um director desportivo que já os topa,pois era isso que fazia enquanto jogador.

Anónimo disse...

Se o Sporting tivesse noutra situação económica, provavelmente este negócio poderia ter sido diferente... contudo não vejo que o Sporting seja assim tão prejudicado, o factor risco é muito maior para o Porto, principalmente se coinsiderarmos que o mesmo não tem tradição no lançamento de jogadores da cantera com a regularidade do Sporting.
Pode o junior vir a ser um bom jogador? talvez, mas o Sporting tem uma boa percentagem do passe.
O Postiga já é bom jogador.
Por outro lado o FCP não é a sopa dos pobres, tinha de ganhar algo com o negócio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...