sexta-feira, 11 de julho de 2008

Carlos Queirós, a porcaria e Soares Franco...

Na primeira metade dos anos noventa, e depois de ter conquistado diversos títulos nas selecções nacionais jovens, Carlos Queirós foi promovido a seleccionador principal de Portugal. Na altura foi um passo em falso, pois nem com o "professor das selecções" Portugal conseguiria o apuramento para o Mundial dos Estados Unidos. Carlos Queirós acabou por deixar a selecção afirmando que era preciso limpar a porcaria que havia na Federação Portuguesa de Futebol.
Dali foi para o Sporting, na sua primeira experiência como treinador de clubes, tendo conquistado uma Taça de Portugal (1995) e ajudado a ganhar uma Supertaça ao FC Porto, no ano seguinte, ao forçar os portistas a um terceiro jogo, então já com Octávio Machado a erguer o troféu, em Paris.
Quase 15 anos depois, e reabilitado no Manchester United, Queirós regressa à selecção portuguesa pela porta grande. Não sabemos se a porcaria já foi removida da FPF. Aparentemente continua por lá. Seria bom que Carlos Queirós dissesse alguma coisa sobre o assunto.
Entretanto, o LEÃO DA ESTRELA dá as boas-vindas ao professor Queirós, independentemente de ter sido decretado "persona non grata" pelo actual Conselho Directivo do Sporting. Como é lembrado pelo antigo dirigente federativo António Boronha, com grande sentido de oportunidade, Filipe Soares Franco (e o mesmo vale para Carlos Queirós...) tem uns trabalhinhos diplomáticos para desenvolver nos próximos dias. Em nome do Sporting e em nome do BES, banco que também controla os sócios da selecção portuguesa...

15 comentários:

LdeA disse...

Isso é mais sapo menos sapo...Já dizia o Pimenta Machado, o que é verdade hoje é mentira amanhã...e, mais a sério, é importante que todos concorram sem zig-zags para o êxito da selecção e se para isso fôr necessário que Soares Franco e Carlos Queirós se entendam, pois que se entendam, não lhes fica nada mal sentarem-se à mesma mesa e conversarem.

Anónimo disse...

Carlos Queirós deu a ganhar ao Sporting 40 milhões e foi considerado "persona non grata" porque aquela coisa das comissões, de que tanto gosta alguma gente em Alvalade, não foi possível, pelo menos no caso Nani. Agora pode ser que MRT faça a ponte que não fez da outra vez, apesar de ter dito que fez, veio nos jornais, e ponha presidente e o agora seleccionador a dar um bacalhau (com tinto). É aproveitar enquanto a bola não rola.

Anónimo disse...

por aqui no LdaE já nos habituámos a ter mais oposição e anti-Sporting do que o contrário.

do ponto de vista das instituições o Sporting precisa menos de um Seleccionador do que o contrário.

o sr CQ foi considerado "persona non grata", bem ou mal conforme o ponto de vista; uma coisa é certa: no dia anterior ao jogo MU-SCP o sr CQ teve um comentário escusado, para não dizer outra coisa, sobre MVeloso.

pode hoje dizer-se hoje que o objectivo não era "comprar" o jogador mas fazer guerra psicológica para o jogo ... o que se prova com a não transferência para o MU do MVeloso e, mais grave, com o abrandamento de forma do jogador após esse episódio.

conclusão:
mais do que nunca e após esses meses todos, CQ deve continuar a ser considerado "persona non grata" pelo Sporting até que se retrate.





40 postas pescada

Anónimo disse...

Certo 40 postas.
Entendam-se, perdoem-se, beijem-se. Tudo bem. Também acho que a falar é que a gente se entende.
Mas nunca esquecer o citado comentário escusado de CQ. Foi aí que a bronca estalou.
E para aqueles que vão aproveitar a nomeação de CQ para desatar a malhar na SAD, sugiro que ajudem o CQ a limpar a porcaria toda que ainda existe no futebol Português. Essa limpeza e muito mais importante e urgente. A zanga com FSF comparada com a vergonha instalada na FPF, não passa de trocos.

Sporting na família desde 1907

Anónimo disse...

Confesso que ja esperava que o LdE aplaudisse a contratacao de Queiroz como seleccionador e aproveitasse para criticar a Direccao do Sporting. Que, como e obvio, tem toda a culpa das declaracoes que o Carlos Queiroz fez. E de o ter considerado "persona non grata" quando o coitado do homem fez apenas algo de perfeitamente normal. Aqueles malandros do Sporting...

Esquece-se tambem o LdE (que definitivamente deve ser escrito por pessoas que nao gostam, nunca gostaram e provavelmente nunca gostarao do nosso Sporting) que o fabuloso Professor Carlos Queiroz cometeu a proeza de herdar uma equipa recheada de estrelas (Figo, Paulo Sousa, Balakov, Cadete, Valckx, Nelson ....) das maos de Bobby Robson e que estava na lideranca isolada do campeonato em 1993/1994. E que perdeu esse mesmo campeonato com aquela que e provavelmente a substituicao mais catastrofica da historia do futebol portugues. Esquece-se de que o fantastico Professor Queiroz permaneceu no Sporting mais duas epocas, 1994/1995 e 1995/1996 com total cobertura da Direccao e com investimentos milionarios em jogadores, para ganhar, em dois anos e meio, 1 Taca de Portugal. Mas concerteza que o LdE considera o Professor Queiroz muito melhor treinador que o Paulo Bento, que em igual periodo de tempo e com os recursos que se sabe, ganhou 2 vezes mais trofeus. Claro que sim.

Esquece-se ainda o LdE que este formidavel treinador SO TEM MESMO ESSA TACA DE PORTUGAL PARA APRESENTAR NO CURRICULO COMO TREINADOR PRINCIPAL SENIOR. Ah, e uma Supertaca com o Real Madrid. Que excelente treinador a Federacao foi buscar. Alia a personalidade conciliadora e o caracter humilde a um curriculo recheado de exitos como treinador principal nos escaloes seniores. Ena!
Ate me lembro de algumas pessoas no interior do Pais reagirem a chegada de Queiroz a Seleccao A em 1991 (com Portugal em plena luta pelo apuramento para o Euro-92, que obviamente viria a perder), dizendo: "Vamos ser Campeoes do Mundo". O resto da historia e sabido.

farinha amparo disse...

E parece que o primeiro jogo oficial é logo em Alvalade.
Mas o que interessa é que agora só podemos ser campeões do mundo e da Europa, sequencialmente, repetindo o feito da França.
Até agora tínhamos um maquinão mas no banco estava um gajo sem mãozinhas, ainda que com uns títuloszecos.
Agora as peças do maquinão estão cada vez melhor e as mãozinhas são de ouro, brilhantemente testadas em quatro continentes
E quem diz que o homem não tem muitos títulos esquece-se do campeonato que deu ao Benfica.
E se não tem mais é porque os outros não deixaram.
Mas agora foi tudo como quis pelo que nem pode haver desculpas.
Para mim só subsistem duas questões.
1. Quem serão os cabeçudos das duas próximas finais?
Aposto na Argentina ou no Brasil e na Itália (vingança de Queiroz) ou na França.
2. Depois destes quatro anos de ouro quem é tem coragem de pegar na nave espacial?
Também tenho resposta: o espeziale.

Anónimo disse...

CQ, para mim, é o melhor treinador portuguÊs, e o melhor que passou pelo SCP desta vidinha que já levo.

Produziu poucos títulos mas protagonizou a "viragem" que, uns anos mais tarde, deu frutos. Em termos de mudança de mentalidades, no Sporting mas também na selecção.

Mais técnico que psicológico, é fabuloso, e melhor que Scolari, e pelo menos tão bom quanto JM.

Está bem entregue, a selecção, e o nosso clube tem mais é que se comportar condignamente à sua tradição anti-trauliteira, ímpar nos 3 grandes do burgo, e ser cordial com este grande senhor do futebol, que também foi dos nossos, e que me deixou muitas saudades, que um mau resultado não poderia beliscar, por mais que me tivesse custado (e até estive lá, à chuva, nessa maldita noite...).

Bem haja, CQ, e muita sorte para "todos nós".
Digo isto com a tranquilidade de saber que não haverá "panelinhas" e "cozinhadinhos" de certeza absoluta, por mais uma temporada, por aquelas bandas da FPF.

Coração de Leão

Juveneno disse...

Com a entrada deste "prof. de ginástica" para a selecção nacional, que havia havia saído há 14 anos por causa da porcaria e agora voltou com a chafurdice, sinceramente tanto me faz que Portugal ganhe ou não.
No nosso Sporting não consigo recordar-me de nada de bom feito por ele, foi mesmo o erro mais crasso feito por um presidente do Sporting ao despedir após Salzburgo Sir Bobby Robson para ir contratar este ex-treinador dos infantis do Belenenses e Sl. Olivais, cujo passado recente se resumiu a levar as bolas e os pinos para o Ferguson dar os treinos do Manchester. No Real Madrid ainda hoje é recordado como um dos piores treinadores da história do clube.
Quanto à quezília com o presidente FSF, pessoa pela qual eu não me revejo enquanto dirigente do nosso clube, é só ver as declarações deste pseudo-intelectual para aferir da sua qualidade humana.
O regresso da "porcaria" no seu esplendor!

Anónimo disse...

Infelizmente no nosso país ser bem falante e gozar de boa imprensa é sinónimo de competência.
Imaginemos este gajo com a pinta dum Jorge Jesus...
Preferia o pato donald do Manuel José em detrimento do prof.

PGFC disse...

Olá! Somos o PGFC (Paulinho Gama Fan Club), existimos há cerca de uns minutos e gostaríamos de contar com a vossa ajuda para publicitar o nosso recém-criado blog. O nosso Paulinho já merecia um cantinho seu na Internet =) Saudações Leoninas!

josé disse...

O Prof. Carlos Queiroz sempre, repito, sempre foi uma "personna muy grata" para os Sócios do Sporting!

A vontade da maioría dos Sócios nem sempre coincide com as posições assumidas pelo Conselho Directivo.

O futebol precisa de Homens com a qualidade, experiência e inteligência que Queiroz tem para dar.

Tite disse...

Graças a Deus que lá apareceu alguém que não é anónimo, alguém que se identifica.
Porque será que sempre que querem contestar as posições dos autores dos blogs o pessoal não se identifica? Ou será que é sempre o mesmo?
Todos temos direito às nossas posições e opiniões.
Todos temos direito a mudar de opinião.
Todos devemos perdoar para sermos perdoados.
O CQ será perdoadíssimo quando colocar as Selecções a rolar sobre rodas. Caso contrário lá virão os ressentimentos.
Só gostaria que ele continuasse a correr com a porcaria da FPF.
Acho que o post já vai longo. Espero que me perdoem qualquer coisinha lol
SL

talecoisa disse...

Lembrando coisas muito tristes, daquelas que doem, mesmo, a qualquer sportinguista, recordo o 3-6, a favor da galinhagem, em Alvalade.

Sabem quem era o grande treinador?

Pois é...

Mais, ainda que discordando em vários aspectos com a Direcção do SCP, esta foi eleita e tem legitimidade. Haverá pois que respeitar os orgãos eleitos do nosso clube, se queremos respeitar o clube.

No caso FSFvsCQ, quem faltou ao respeito foi o grande formador (até parece que o Figo, Nani, e outros não foram formados na Academia).

É pois o grande estupor que deve retratar-se, se for capaz.

E só assim poderá ter o apoio do Sporting

m.j.a. disse...

Excelente artigo sobre o CQ!
Os empresarios sao os grandes responsaveis pela polemica a volta dos jogadores - exemplo Veloso e nao so.
Todos esses "lords" deviam de ser proibidos de entrarem na Academia como se fossem donos de tudo e assim os "meninos" poisavam assim como os paizinhos.
O CQ nao teme ninguem - (nem deve....) --- continua um senhor - e do Sporting (eu sei muito bem que e) ....e nao precisa do Sporting para ser respeitado alem fronteiras ....!
Um abraco leonino.
mja

JAVF SCP sempre disse...

O blog Lde é optimo e devia lançar candidatura de oposição ao actual CDirectivo ; sugiro Dias da Cunha que fez o grande manifesto com os lampiões e que como se vê são mestres em jogar na secretaria ; tenho orgulho em ter este CD á frente do nosso Sporting e quando chegarem as eleições lá está o resultado : 70% contra nada de ideias, vazio total ; já agora o Queirós um dia antes do jogo vem gabar o Veloso e ainda alguém concorda com este discurso ?
Força SCP sempre

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...