terça-feira, 29 de julho de 2008

Não acabem com o Moutinho

Há muita poeira em torno do “caso” João Moutinho. Os jornais de hoje procuram explicar que os “problemas pessoais” invocados pelo jogador estarão relacionados com desavenças familiares e dívidas decorrentes do investimento numa escola de futebol, gerida pelo pai, Nelson Moutinho, no Algarve.
Desde que subiu à equipa principal do Sporting, Moutinho já mudou de empresário várias vezes. Quando passou a ser representado pelo pai, acabou em tribunal pelo anterior agente. Agora, é representado pelo gigante Pini Zahavi, que entrou no Sporting colocando um miúdo seu familiar na Academia de Alcochete. Ora, Zahavi é um negociante do futebol moderno. Em Portugal tanto tem negócios com o Sporting, como com o FC Porto ou o Benfica. Só lhe interessa o dinheiro. Neste caso, o empresário israelita consegue ser representante do jogador e do Everton ao mesmo tempo. É a lei da selva de que gosta o senhor presidente da FIFA, Joseph Blatter.
Entretanto, segundo notícias que chegam do balneário leonino, João Moutinho começa a deixar de ter ambiente para continuar como “capitão” do Sporting. A esta história rocambolesca também não será alheio Pinto da Costa – que antes também minara o Benfica com a contratação de Cristiano Rodriguez. No Sporting, também parece ter arranjado instabilidade, depois de uma preparação do plantel metódica e tranquila.
O Sporting prejudica-se, mas João Moutinho também. Em certos casos, os jogadores, que dão de comer a muitos oportunistas de ocasião, muitas vezes improváveis, são os elos fracos da história. Parece ser o caso, não obstante as palavras surpreendentes e injustas do atleta no Algarve, no momento em que revelou que queria sair de Alvalade. É importante que alguém consiga parar para pensar no que fazer. Moutinho ainda pode ter futuro no Sporting. Seria o melhor para ambas as partes. Mas para que isso se concretize é preciso diplomacia e muita paciência.
É extraordinária a facilidade com que casos bicudos como este germinam no Sporting. E, aparentemente, a SAD leonina tem agido como deve ser. Curiosamente, o “caso” Moutinho tem algumas semelhanças com o “caso” do supergoleador Mário Jardel, em 2002, quando o Sporting se preparava para ganhar o segundo campeonato seguido pela primeira vez em 50 anos. Agora, voltamos a ter um jogador - e logo o jogador-modelo, que até dá o rosto às campanhas de marketing do futebol do Sporting -, que tem a carreira em perigo. Desde logo pela forma generalizada como tem sido criticado pelos sócios e adeptos leoninos. E há uma equipa com a estratégia desportiva comprometida antes de iniciar um campeonato que quer vencer.

29 comentários:

Anónimo disse...

Moutinho perde muito mais que o Sporting. O Sporting Clube de Portugal é ETERNO. ICS

talecoisa disse...

Porque raio estas coisas não se passam no FCP, e o suspenso ainda se permite almoçar com o João co o beneptácito do homólogo do Directivo?

Lembram-se dos problemas psicocifrões do Futre?

Com o romantismo, amor à camisola e etc, ficaram apenas os adeptos, porque até os sócios são SAD's, mas ainda assim existem limites.

Anónimo disse...

Segundo a "A Bola" Adrien Silva passou a ser representado por...Pini Zahavi.
Depois de Bruno Pereirinha e João Coitadinho chegou a vez do luso francês.

Anónimo disse...

pois é..o Pinto da Costa é culpado em tudo o que se passa nos outros clubes. É por causa disso que vocês nunca resolvem os seus problemas, porque pensam que o problema está lá fora, quando estão bem lá dentro.

É por isso que Pinto da Costa é grande, pelos vistos, consegue ter influências em todo o lado. Abençoado Presidente.

Anónimo disse...

Caro anónimo, o Pinto da Costa não foi suspenso ? Já não lhe pode pedir a benção.

Já há fumo negro ? Quem o substitui? Guilherme Aguiar, Carlos Calheiros ?

Liedson a capitão (O exemplo em campo para todos).

Também tenho problemas financeiros, ganho menos 300 mil euros que o Moutinho.

Anónimo disse...

Liedson ? Mais uma vez acredito que grande maioria (75%) tem memória curta.Quantas rábulas já protagonizou Liedson (ora chegava atrasado ou apanhava cartões para não jogar,etc) e agora querem a braçadeira para ele?Será que o nosso clube está mais a saque do que eu sei?Já não basta os vendilhões dos dirigentes?Vamos colocar o clube na ordem com dirigentes que amem o clube e não sejam moleques bancários.
Quanto a Pina Zahavi pergunto,quem lhe abriu as portas de Alvalade?Esse sim é o culpado de tudo isto.

Anónimo disse...

Meu caro LdE, o que está a acontecer com JM é o paradígma de muitos casos que se têm passado no Sporting, por inépcia dos dirigentes que nunca souberam, verdadeiramente, lidar com estas situações. Moutinho é muito mais vítima do que culpado por estar entregue a gente sem escrúpulos, habituada a grandes negociatas e ainda por cima recomendada por gente que está ou esteve ligada ao Sporting que enquanto não o tirou do anterior empresário, Carlos Gonçalves, não descansou.JM deu a cara por aqueles que dele vão tirar grande proveito financeiro, e não é o Sporting, seguramente.E agora é fácil carregar no elo mais fraco.Moutinho acabou por ser traído pela família, que lhe terá causado graves problemas finaceiros, e deixou-se levar por quem lhe garantiu que lhe resolvia a vida a troco de mandar o Sporting às malvas. Pelos vistos ele, mal, acreditou. Devaneios dos 21 anos cheios de responsabilidade,
mas que não deixam de ser 21 anos. Quem o critica ainda se lembra do que fazia naquela idade?

cp disse...

pini zahavi!!!
a cupla é deste gajo!!!

Anónimo disse...

COITADINHO DO JOAOZINHO K SO XORA E AGARRA CABEÇA QUANDO REMATA A BALIZA E PASSA A 30 METROS! E K TAK TIRAR ACAMISOLA 28 EM HOMENAGEM

Anónimo disse...

COM ESTA MENTALIDADE DE FACILITAR O MEU GRANDE S.C.P. NA VAI LONGE!!

Sporting na Família desde 1907 disse...

Também acho que esta situação tem que ser gerida com muita sabedoria.
Mas como disse o primeiro anónimo, e independentemente do que venha a acontecer, O Sporting é eterno e terá sempre lugar no meu coração, bem como todos os que o ajudaram a crescer. Quanto aos outros...
E pronto já estou de lágrima ao canto do olho e hoje ainda nem sequer vi uma camisolita às riscas verdes e brancas. Vou já para o DVD.

UH AH OUATTARA! disse...

Caro LdE,

"...Moutinho é muito mais vítima do que culpado por estar entregue a gente sem escrúpulos..."

O anónimo que escreveu isto, entre outras coisas ( e a quem faço a devida vénia)está coberto de razão!

Não me cansarei nunca de alertar os sócios e adeptos do nosso SPORTING que esta situação do JM se deve acima de tudo a uma "politica" praticada por um tipo de "dirigentes" que chegaram ao SCP com as SAD do maravilhoso projecto Roquette, que pôs o Sporting numa situação calamitosa, e ainda não totalmente apurada quanto ao seu nivel de gravidade.

Pois bem, gente da estirpe de Freitas e Telles, com o beneplácito de Franco, tomaram conta do futebol do nosso clube através da opaca SAD, que poderá a curto/médio prazo deixar de ser controlada pelo clube!

Resumindo: Manobras para a mudança compulsiva de empresário (Nani, MV, JM)tornaram-se comuns no SPORTING (apesar de litigiosas, é bom não esquecer...)e o objectivo, também no caso de Moutinho, é sempre o mesmo: Fazer negócios e nunca, NUNCA defender os interesses do clube!

Qual é o instrumento para a criação e concretização desses negócios (e atenção ao calibre do Empresário!)? Contratos com CLAUSULAS DE RESCISÃO com a inclusão de CLAUSULAS COMPENSATÓRIAS(muitas vezes secretas)como aquela que deveria compensar o jogador pela não aceitação da proposta do Everton!

Portanto temos aqui reunidas todas as peças do tabuleiro de jogo! Jogo que, é bom salientar, os dirigentes da SAD não sabem jogar porque para além de desonestos são incompetentes!

Desonestos porque fazem jogo duplo com jogador por um lado e sócios/adeptos por outro lado. Àquele prometem-lhe dinheiro e/ou uma transferência, e a nós prometem-nos uma equipa campeã, um capitão-simbolo do Sporting ( e já agora campanhas publicitárias com a cara de JM, como já tinham feito há uns anos com Quaresma e Ronaldo)!

UMA VERGONHA ESTES DIRIGENTES DO SPORTING!

Agora claro, o elo-mais-fraco desta triste estória, o próprio JM, é arrasado pela Imprensa em quem confiou ingenuamente e pelos sócios e adeptos que viam em Moutinho o sucessor de heróis recentes como M. Fernandes, C. Xavier, Beto, Sá Pinto, entre outros. E, no fundo, JM é na realidade Vitima desta nojenta engrenagem, na qual até o próprio pai está metido...

JM foi seduzido para ser o simbolo leonino do Séc. XXI e foi enganado até no contrato que livremente assinou para finalmente ser forçado a fazer o papel de "traidor" da nação sportinguista, sufocado por um silêncio indizivel... disfarçado de Mercenarismo!

O mais triste desta estória é que o valor que mais se destaca na argumentação de JM é o dinheiro, que é o valor supremo no SPORTING dos nossos dias! Titulos, Clubismo, Honra, Dedicação...? Isso já não intere$$a a ninguém quando o exemplo vem de cima!

Pobre João Moutinho...!

A quem é que os sócios/adeptos do SPORTING têm de pedir mais uma vez responsabilidades?

Saudações Leoninas

Leão de Quiosque disse...

O comentario anterior é de uma grande falta de honestidade intelectual. Aproveitar as declarações de Moutinho para escrever um chorrilho de criticas aos dirigentes a partir de Roquete é no minimo tendencioso e revela claramente que o autor está cheio de vontade de criticar mas não arranja razões validas para o fazer. É que mesmo que quiséssemos pegar em Roquete, depressa nos lembravamos que se antes dele não haviam jpogadores com estes problemas no Sporting, era só porque nãi tinhamos uma Academia a formar tantas perolas como agora!

Leão de Quiosque disse...

As declarações do Pai de João Moutinho revelam quanto a mim uma clara intenção de deixar no ar algum mal estar familiar que descupabilize as declarações do filho.

Na realidade porém não acredito que a fuga para Liverpool seja para resolver má relação com o Pai, concluir as obras da escola de futebol ou, pior ainda, ajudar o problema de saude da mãe (ridiculo).

O alegado mal estar familiar é apenas uma almofada criada por Nelson Moutinho para amortecer os efeitos secundários que a declarações do seu filho provocaram.

SL disse...

Neste caso apoio firmemente a decisão da SAD ou da direcção ou lá de quem é!!! Por menos de 25 milhões não sai e acabou! E só falta fazer como o Porto e o tão criticado PC: empresários e restantes mafiosos que desestabilizem o clube não negoceiam mais com o Porto e não há mais conversa! Que cumpra o contrato que assinou livremente e mais nada!

UH AH OUATTARA! disse...

Leão de Quiosque,

Você quer a mesma honestidade intelectual dos nossos dirigentes, filhos e netos do Projecto Roquette que fazem pactos silenciosos e negócios com Pinto da Costa?

Não apresentei razões válidas para as criticas que fiz (que são factos ainda pra mais!)? Você não deve ter lido com atenção, ou então leu "na diagonal..."

"... formar tantas pérolas como agora" Em beneficio de quem? Do Sporting? Ou de quem enriqueceu à custa do Sporting?

Por acaso sabe que grande parte do passivo do Sporting se deve, para além dos negócios corruptos da venda dos terrenos do antigo Estádio, às negociatas com as pseudo-pérolas dos administradores da SAD ( a partir de Roquette)! Ribeiro Telles e Freitas que o digam...

Continue lá no seu Quiosque a ler as gordas e a debitar as mentiras que lhe dão para ler...

Miséria!

VIVA O SPORTING

Anónimo disse...

kem defende o moutinnho nem e ,nem gosta do s.c.p, pensa k e sportinguista! o spoting deles gira a volta do moutinho e bentinho,lda

Anónimo disse...

SABADO NO JOGO DE APRESENTAÇAO AOS SOCIOS, O MOUTINHO DEVIA SER ASSOBIADO(PARA NAO DIZER APEDREJADO) DURANTE O JOGO TODO!!

RUA COM ESSE INGRATO!!

Anónimo disse...

Por muitos motivos pessoais que tenha, o jmoutinho procedeu mal ao tentar pressionar o sad pela comunicação social.
Os sócios e adeptos do SPORTING não mereciam tamanha traição, existem de certeza outras formas mais correctas de fazer valer a sua vontade de sair sem trair os valores morais e éticos que todos nós SPORTINGUISTAS lhe atribuíamos, era o jogador modelo, o grande capitão.
Agora nem que vá de joelhos a Fátima lhe valera o perdão.
Por mim poderia ir já embora que não faz falta nemhuma.
Como dizem na terra dele:
CAGOU-SE PELA BOCA!!!!!

JC disse...

Concordo com praticamente tudo o que é dito no artigo de hoje do Snr. LdE.
Parece-me sem fundamento, porém, a tentativa de responsabilizar também PC pelo caso João Moutinho.
Com base em que é que são imputadas culpas ao Presidente do FCP?
É óbvio que Moutinho - um miúdo, ainda - está a ser mal aconselhado.
É óbvio também que está a atravessar problemas graves que o estão a perturbar.
Mas agiu mal, muito mal, ao proferir publicamente aquelas declarações no Algarve.

A saída para este problema?
Fácil. Muito fácil.
Basta Moutinho vir a público, ao lado de Soares Franco e de Paulo Bento e de um jogador do plantel - Polga, por exemplo - admitir que não devia ter dito o que disse, que o fez por estar a atravessar uma situação complicada na sua vida que não o deixou pensar com sensatez, pedir desculpa aos sócios, e reconhecer que o melhor para ele é continuar no SCP.

Revelaria coragem, bom senso e humildade.
Afinal, todas as qualidades que até aqui lhe têm sido reconhecidas como jogador e como homem.
E receberia o perdão e compreensão de todos.

Anónimo disse...

paulo bento rua tbm!!

Anónimo disse...

o treinador diz k conta com ele e igual ou pior que ele! tem as memas simpatias clubisticas.

Anónimo disse...

e kem nao salta,e joao moutinho...lalalal

Anónimo disse...

"Quem adoça a boca do meu filho adoça a minha." - Nelson Moutinho

Que bela filosofia paternal. Isto é sinónimo de pedagogia de ponta.

Para terminar: Aposto que até ao final da semana o imbróglio resolve-se e o João vai passar a chamar-se Johnny. NÃO ACREDITO MESMO NADA QUE ELE ESTEJA NA APRESENTAÇÃO DA EQUIPA AOS SÓCIOS.

Anónimo disse...

o Fernando Santos tambem disse que contava com o simão e vejam como acabou a história!!!

Anónimo disse...

PEÇO K SE FAÇA UMA OPERAÇAO JOAO COITADINHO!! FAÇA O SEU DEPOSITO MESMO K TENHA O ORDENADO MINIMO,AJUDE OS MAIS NESSECITADOS.

Anestesiado disse...

Sou um apreciador do futebol de Moutinho, tal como era apreciador das suas qualidades pessoais que faziam dele um capitão excelente.
Contudo, nada nem ninguém é superior ao Sporting! Moutinho faz falta pela sua qualidade em campo, mas se se mantiver esta situação, sou o primeiro a dizer que ele deve sair do clube. Um capitão do Sporting Clube de Portugal tem que honrar aquela camisola, aquela braçadeira e aquele simbolo...Moutinho não o soube fazer.
Assim sendo, neste momento ou Moutinho pede desculpa aos colegas e sócios do SCP ou então só tem que sair do clube que lhe deu tudo...
E penso que mesmo com um pedido de desculpas, Moutinho deve continuar, mas nunca com a braçadeira no braço...

SL

Tite disse...

Parabéns LdE!
Aqui está uma boa análise deste bicudo problema.
Mas estou de acordo que devemos ter calma e muita paciência para não criar anticorpos que nos poderão ser nocivos caso o Moutinho ainda acabe ficando no Sporting.
Não devemos deixar que os nossos rivais se regozijem com a confusão gerada e generalizada a propósito deste caso triste, que poderão afectar o rendimento do nosso clube do coração.
VIVA O SPORTING!
SL

LdeA disse...

Parece que finalmente uma direcção do Sporting tem tomates e não vende as jóias da coroa ao desbarato para os empresários ganharem a parte de (do) leão como tem sido feito quase sempre até aqui. Este é mais um activo que se houver calma e sabedoria, está fatalmente destinado a render muito mais no futuro. Ao clube e ao jogador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...