quarta-feira, 9 de julho de 2008

O perigoso destino de Luiz Paez

O ponta-de-lança paraguaio Luiz Paez foi emprestado pelo Sporting ao Clube Desportivo de Fátima. Luiz Paez, que até tem "pinta" de ponta-de-lança, mas precisa de oportunidades para se afirmar e melhorar, é só mais um dos jovens estrangeiros que nos últimos anos foram contratados para as camadas jovens do Sporting. Agora, acaba emprestado a um clube do terceiro escalão nacional. Sim, o Fátima, que disputou a II Liga, desceu à II Divisão Nacional, um eufemismo que significa... terceira divisão, que nem nacional é, uma vez que a série é regional. Não haveria um clube de outro campeonato para Paez mostrar o que vale e evoluir? O que é que um jovem de 18 anos como Luiz Paez vai aprender no Fátima e nos campos à volta?... Volto a perguntar: vale a pena ir buscar jovens a África ou à América do Sul, tidos como talentosos, para dar-lhes este perigoso destino?...

16 comentários:

pedro disse...

o veloso aprendeu no olivais e moscavide nesse mesmo escalão,assim como o djalo no casa pia, por exemplo

leao do sul disse...

Sim, Pedro. Mas sem sairem do seu habitat... sem sairem de Lisboa... Sem necessidadae de um novo período de adaptação a uma vila da província...
Agora pensa num miúdo que nem de Portugal é, que está cá há poucos anos, dois anos, talvez, ser agora recambiado para Fátima. Só de quem não precebe nada destas coisas...
Acho que é preciso rever esta política formativa, se o SCP quiser ser conhecido como uma boa escola de formação.

Anónimo disse...

O mal disto não está no Sporting ou noutro clube.O que está mal é a estrutura do futebol em Portugal, que não tem provas, onde estes jogadores, portugueses ou estrangeiros, possam continuar a sua formação.O que seria ideal, era haver em Portugal um campeonato de esperanças, ou sub-19 ou sub-20, onde estes jogadores, pudessem continuar depois da idade de 19 anos, a jogar regularmente nas equipas dos seus clubes de origem, para assim poderem evoluir e entrar mais tarde na equipa principal.Infelizmente, não é esse o caso, para mal do futebol português.

Lde A disse...

Se calhar até é bom para os gajos verem a diferença que há entre o futebol milionário que os apaparica e os estraga e a dura realidade que os espera se não tiverem juízo e se não derem o litro. Alguns dos que se perdem nas noitadas das discotecas talvez tivessem tido outra atitude se conhecessem a outra face do futebol, aquela em que se apanham umas valentes caneladas para ganhar uns incertos cobres que ajudem a pagar as letras da bomba, as tee-shirts de marca e pouco mais. Exemplos não faltam. Deixe-os comer o pão que o diabo amassou para depois saberem dar valor a uma camisola como a do Sporting Clube de Portugal.

Anónimo disse...

Quem sou eu para criticar a excelente política de formação do nosso Sporting? Reconheço isso mas, este comentário parece bem acertado.
Felicito-o pela sua boa ponderação!

Anónimo disse...

Parece-me que o problema é que o chefe Ribeiro Teles, apesar de andar no futebol leonino há muitos anos, não sabe ou não quer saber como se defende os interesses do Sporting. Bastava ver como faz o FCP, não é verdade. PC coloca jogadores do FCP em clubes de primeira para desgastar os rivais, sim porque contra o Porto não jogam.Assim, mata dois coelhos de uma cajadada: os ditos competem a sério e na altura de jogarem com a equipa mãe ficam lesionados ou não são opção do treinador, vidé Académica.

Anónimo disse...

Ao último anónimo,

Então a solução é enveredar pelo caminho seguido pelo Porto, colocar os jogadores noutras equipas para se esforçarem à brava e quando essas equipas nos defrontarem, ficam súbitamente magoados ou não são opção para o treinador.
Sim senhor. Quer dizer então que para combater a política errada desta SAD em relacção aos empréstimos, vai de copiar e utilizar a técnica limpíssima, desportivamente verdadeira e leal do FCP quanto a empréstimos.
E que tal se nos jogos da nossa equipa principal também fornecessemos fruta, lanches, batizados e casamentos com fez o FCP?
Olhe que parece que resulta...

Sporting na família desde 1907

Anónimo disse...

Penso que a decisao do nosso clube em por a rodar o paez e o andre santos no fatima foi uma boa decisao,porque e um clube com uma boa estrutura na divisao onde esta,porque os jogadores vao jogar e isso e o mais importante na idade deles,porque estao perto de lisboa e serao devidamente acompanhados.As pessoas que veem para aqui elogiar a politica do porto nao estao a ser serios ,porque o porto tem gasto muito dinheiro na formaçao e pouco tem aproveitado,porque temos de ter memoria e dizer que alguns dos jogadores que estao emprestados pelo porto na 1 divisao ja passaram por clubes do nivel do fatima e naturalmente mais velhos em cerca de 3 anos que o paez ou andre santos que se continuarem a evoluir chegarao tambem.As pessoas que falam do porto como exemplo estao esquecidas que o nosso clube tambem ja tem alguns jovens emprestados a clubes da 1 liga tais como por exemplo o saleiro,tiago pinto,celestino e outros que estao na honra.Deixo aqui um apelo a todos os sportinguistas que nao tenham a sua condiçao de socio reguralizada que aproveitem dentro das possibilidades de cada um para aproveitarem as facilidades que a direçao esta a dar para acabarmos com o mito dos 6 milhoes.SPORTING GOSTO TANTO.

El Pibe disse...

Caro Leão da Estrela:

Sabe ao menos que disponibilidade existe de um clube na 2ª liga em aceitar um jovem de 18 anos nas suas fileiras? Acha que clubes que lutam pela subida à liga Sagres vão apostar em incógnitas no seu plantel?!

Já foi uma sorte arranjar-se clube para o Páez já que esteve meia época parado... Nos juniores é que não vai aprender mais de certeza, é ali no Fátima e afins que se toma contacto pela primeira vez com a realidade sénior: cacetada.

Belerofonte76 disse...

Eu costumo ler este blog, e começo a julgar que quem o escreve nao gosta do Sporting...so critica critica e mais critica...vou deitar foguetes quando ler aqui algo a enaltecer o que de bom tem o Sporting...!

Sinceramente acho que vai fazer bem ao paes jogar contra os centrais cepos da segunda divisao, vai levar nas canetas e perder aquele jeitinho de nuno gomes que ele tem.

Sporting Sempre

Marco - Povoa de Varzim

farinha amparo disse...

Relativamente à questão final do post será o jogador a dar uma resposta ao longo da época.
Nos comentários anteriores já foi quase tudo dito: exemplos de Veloso e Yannick, a forma como os planteis da liga e da honra são constituídos e o caso do Porto.
Caro LE, permita-me duas questões: prefere o caso do Porto, partindo do princípio (sobre o qual tenho muitas dúvidas) que os empréstimos na liga são principalmente da formação e são feitos na idade de Paez?
Considera assim tão vantajosa a promoção de Paim à liga (Paços) em Janeiro?

LEÃO DA ESTRELA disse...

Amigo Farinha Amparo:
Sobre Luiz Paez: acho que é um ponta-de-lança com lugar em muitos plantéis da I Liga Portuguesa, incluindo, até, o do Sporting. Vi pouco do jogador, mas o que vi deu para ver que é muito melhor do que Milan Purovic. E só tem 18 anos...
Sobre Paim: emprestá-lo ao Trofense em Agosto e emprestá-lo ao paços de Ferreira em Janeiro foi o pior que poderiam ter feito com ele.

Anónimo disse...

Acabaram com a equipa B porque o campeonato não era competitivo.Agora colocam os jogadores no mesmo escalão.Boa.
Já agora quantos avançados melhor que o Paez passaram pelos escalões jovens e que não tiveram estas ajudas.Dá que pensar.Quem anda a mamar?

Mário Franco disse...

Ir para o Fátima é uma benção,vai tratar do espirito e do corpo.
O Fátima, infelizmente desceu, mas deu grande replica na taça da liga, e tinha uma equipa arrumadinha e bem orientada.
Deram tanto nas vistas que em dezembro desmendrou-se, será mais uma chance...logo se verá!

A Firma Forte 76 disse...

Paez tem pinta e precisa de oportunidades ?????

Quando voltou para os Juniores nem titular conseguiu ser....

Mário Rui Ventura disse...

Apenas para acrescentar um pormenor quando se fala na distância de Fátima a Lisboa.

Na temporada passada, diversos jogadores do Fátima estavam em Lisboa e todos os dias uma carrinha do próprio clube fazia esse trajecto, inclusivamente com o técnico Rui Vitória, também ele com residência na capital.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...