domingo, 20 de julho de 2008

Muito trabalho pela frente

Para ganhar um jogo, pode não ser preciso treinador, nem ter onze jogadores em campo. Pelo menos, foi isso que os ingleses do Sunderland – que jogam para lutar pela permanência na Liga Inglesa – provaram em Albufeira, vencendo o Sporting por 3-1, com os dois golos decisivos marcados já na parte final do jogo, numa altura em que o seu treinador, Roy Keane, e um dos jogadores (Chopra) tinham acabado de ser expulsos.
Deste modo, o Sporting deixou Albufeira pelo segundo ano consecutivo sem vencer a Taça da cidade, uma vez que, há um ano, também perdera com o Vitória de Guimarães, numa decisão tomada na marcação de grandes penalidades.
Com apenas quinze dias de preparação, o mais importante para o Sporting até não seria conquistar a taça, muito embora saibamos da importância psicológica de uma vitória, nem que seja a feijões. O Sporting apresentou-se com os princípios tácticos já conhecidos, embora num 4X4X2 tradicional, com um meio-campo formado por Pereirinha, à direita e Izmailov, à esquerda, sendo a zona central pautada por Adrien Silva e, sobretudo, por Rochemback, que se assume já como “patrão” do futebol leonino. A grande dúvida será saber como Paulo Bento irá encaixar Miguel Veloso e João Moutinho, que chegam de férias nesta segunda-feira.
Na defesa, começaram por jogar Abel, à direita, Ronny, à esquerda, ficando o eixo a cargo da dupla Daniel Carriço-Anderson Polga. O ataque ficou entregue a Derlei e Yannick Djaló.
A equipa começou por apresentar alguma consistência, tendo em conta o curto período de trabalho. Em resultado disso, chegou ao intervalo a ganhar por 1-0, graças a um livre directo marcado por Ronny. O problema foi na segunda parte, com as substituições. A começar na defesa, com Pedro Silva, Caneira, Tonel e Grimi desastrados, continuando no meio-campo, agora com Romagnoli e Vukcevic nos lugares de Adrien e Pereirinha, lento, sem ideias e inconsequente, restando um ataque nulo, onde Rodrigo Tiuí substituiu Derlei. Foi na segunda parte que se viu mais o pior Sporting da época passada, desde logo pela forma como sofreu os três golos. Paulo Bento tem muito trabalho pela frente. Mas não lhe falta matéria-prima.

O MELHOR
A preponderância de Rochemback no jogo do Sporting; a segurança e a maturidade do estreante Daniel Carriço no eixo da defesa; o golo de Ronny; a decisão de Bruno Paixão de expulsar Chopra por jogo perigoso sobre Caneira; a exibição de Tiago, apesar dos três golos sofridos, querendo dizer que vai discutir a titularidade; a presença de muito público, tanto do Sporting como do Sunderland, enchendo o Estádio de Albufeira; o pólo verde e branco em listas horizontais de Filipe Soares Franco.

O PIOR
O desacerto defensivo do Sporting na segunda parte; o fraco desempenho de Pedro Silva como lateral-direito ao ser facilmente ultrapassado por Stokes no lance que provocou o primeiro golo dos ingleses; a indisciplina britânica que originou as expulsões de Chopra e do treinador Roy Keane.

22 comentários:

J P G disse...

Os espanhóis nunca gostaram de ver bons princípios...

Talvez tenha sido positivo, para não embandeirarem em arco e sentirem a falta dos internacionais.

Eu acredito!!!

alexandre Iº disse...

Um pouco pior do que eu antecipava. Mas uma lentidão de processos exasperante. É, no entanto, muito cedo para ter qualquer certeza.

Dina disse...

O que ia dizer já foi dito no 1º comentário...por isso vamos esperar para ver o que se segue. Espero que as coisas sejam muito diferentes quando for a sério.

Anónimo disse...

Já vi equipas de casados contra solteios com mais ligação. Uma manta de retalhos a precisar de muito, muito trabalho. Muitos jogadores abaixo do mínimo, mesmo em princípio de época. Rochemback a dar boas indicações. Polga sempre bem. Tiago a dar confiança. De resto...já falta pouco para ser a sério. aquela dupla Djaló/Tiui é um espectáculo...de zeros!

Jorge disse...

Hola amigo: quería invitarte que visites el blog que estoy realizando con mis alumnos de segundo año de la secundaria sobre LA DISCRIMINACIÓN.
http://nodiscrimine.blogspot.com
Tema arduo e interesante.
Seguro será de tu agrado.
Tu aporte será valioso
Un abrazo desde la Argentina.

Anónimo disse...

fiquem descansados porque não tarda nada começam as infindáveis conferências de imprensa de paulo bento contra os árbitros e depois estes levarvos-ão ao colo como nos últimos anos....

vitor pereira está a banhos no algarve mas mesmo assim não se incomdou......deixem que o grande vítor depois trata de voçês e vão ver que vai haver de novo colo como houve no último ano para a champions e para a taça....

Anónimo disse...

Anónimo,és dos corruptos da escutas validadas, ou dos corruptos que dizem ter muito orgulho nas escutas por validar?

Ps- havia necessidade do Estoril fazer a apresentação aos sócios fora de portas, mais concretamnete no Estoril? Não há forma de rentbilizar ainda mais o estádio do Algarve?

Leão de Alvalade disse...

As riscas verdes e brancas do polo de FSF serão decisivas no desenrolar da época... A sealy season chegou ao LdE.

coração_verde disse...

a verdade é que estar à espera de mais.
deviamos ter melhor ligação entre os sectores e algum fio de jogo.
isto começa mal

já os topei disse...

Silly, e não "sealy".

Anónimo disse...

está a ficar tudo silly pelas bandas lisboetas.....

realmente o LDE era uma referência na blogosfera e hoje em dia tá parecido com o 24 HORAS.....

Anónimo disse...

LdaE,
quando não te metes com PBento até escreves uma frases acertadas!





40 Postas pescada

Marco Silva disse...

O Soares Franco diz que não compra mais ninguém, cá para mim deve andar a dormir.
A defesa do Sporting é uma vergonha.
Não temos um jogador decente para nenhum dos 4 lugares.
São todos lentos, sem poder de choque e algo burros porque pelo ar não ganham uma bola que seja, pelo chão não são lá grande coisa…
O Caneira pode ser bom na cabine mas no campo já deu o que tinha a dar.
Não temos um guarda-redes de jeito.
O meio campo está como sempre bem servido.
No ataque, acho que falta um matador de peso...
A verdade é que as chefias falam agora em ganhar, mas fica sempre qualquer coisa por fazer.
O plantel deixa muito a desejar para um grande clube como é o nosso...
Mesmo assim não vou deixar de apoiar o GRANDE SPORTING!!!
Espero que este ano corra bem melhor em todas as competições e que o Paulo Bento deixe de ser limitado de uma vez por todas.
Com muita pena minha, a teimosia que reina em Alvalade vai levar-nos a voltar ao mercado em Dezembro.
Será que vai ser tarde demais?

Tite disse...

Enquanto não vir a jogar um GR que me dê "tranquilidade" não vou descansar.
Só que desta vez não foi só o GR. A equipa, pelo menos a que alinhou na 2ª parte, está muito "desalinhada".
Vamos lá PB a por esse pessoal a trabalhar a sério!!!
Não quero sofrer nem metade do que sofri na época passada!
SL

Mário Rui Ventura disse...

A corrupção no futebol português, visto pelos olhos de José Gabriel Quaresma, na crónica de hoje do Finta & Remata [www.fintaeremata.com]

Anónimo disse...

Fico horrorisado quando vejo um jogador como Pedro Silva vestir a camisola do Sporting.Haja coragem para questionar um treinador que permite tal crime.
Já agora quem paga o GR sérvio?Será que não existem culpados para o descrédito deste jogador titular da selecção sérvia?
Grande gestão que o nosso clube tem.

Anónimo disse...

então não há aqui uma homenagem ao homem dos 6-3 em alvalade?

para além desses 6-3 em alvalade joão pinto foi o jogador que fica para a história pelo seguinte....

No Benfica caía na área era expulso...

No Sporting caía na área...era penalty!

daí os 40 e tal golos do drogado nesse ano á pala dos penaltis

enfim, o apito esverdeado no seu esplendor....

Anónimo disse...

Relativamente ao comentário do anónimo que fala do apito esverdeado, lembro-me de uma frase que o meu pai disse no pavilhão da luz no final de um jogo de hóquei entre o Sporting e o &#+*/& quando os lampiões, doidos com a derrota sofrida, começaram a chamar puta ao Livramento.
Apenas respondeu aos 5 ou 6 que estavam ao pé dele (o meu pai é teso, é do Sporting) que se a puta
foi para Alvalade, os chulos tinham ficado na Luz.
Custaram muito a engolir os 6-3. Agora que o João Pinto foi um grande jogador foi.

Sporting na família desde 1907

Anónimo disse...

Tadinhos dos lampiursos... a queixarem-se do sistema...
O campeonato da vergonha ainda não foi há assim tanto tempo...

Anónimo disse...

Só pergunto ao 1º anónimo do dia 23 de Julho se já ouviu falar das escutas do paraty, do apito encarnado, de Inocêncio calabote, das valiosas ofertas de cristal e dos jogos a terminar aos 87 minutos. havia necessidade do estoril fazer o seu jogo de apresentação fora de portas, mais concretamente no Estoril? Podiam tê-lo feito no Algarve com o Hélio Santos a apitar com umas botas ofericidas pelos corruptos do sul,que sois vós lampiões.
Responda-me s.f.f se se lembra destes factos.

Anónimo disse...

Parece que houve um milagre!!!
O Postiga já recuperou da delicadissima cirurgia a que foi submetido e que segundo alguns até poderia acabar a carreira!!!
Isto é tudo culpa da SAD.....
E o Rochembak até sabe jogar á bola , não é LdE....

Anónimo disse...

Roma e Pavia não se fizeram num dia....a pré época é sempre do dream team do outro lado da segunda circular


Jiu Jitsu no Sporting - Pavilhão multidesportivo
mais informações em http://brasateamportugal.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...