domingo, 27 de julho de 2008

O primeiro troféu da época

Num dérbi centenário muito fraquinho, o Sporting venceu o Benfica por 2-0 porque foi melhor, ainda que o seu futebol esteja longe dos níveis que são exigidos pelas competições oficiais que se avizinham. A equipa de Alvalade, que marcou os golos durante a segunda parte, por Yannick e Derlei, conquistou o Torneio do Guadiana 2008, esperando-se que este seja o primeiro de outros troféus que durante a época que agora começa vão integrar o museu leonino.
Como diz Paulo Bento, “falta muito trabalho”. E isso foi notório numa equipa leonina que parece estar a ser construída de trás para a frente, como mandam os teóricos. Bem mal pareceu o “novo” Benfica de Quique Flores, que entregou o jogo ao adversário com erros defensivos clamorosos.
Sem João Moutinho (afastado por Paulo Bento na sequência da expressão pública do seu infeliz desejo de sair) e com Rochemback distante do protagonismo que costuma assumir, o jogo do Sporting, embora chegando para as "encomendas" defensivas, não teve dinâmica do meio-campo para a frente. De resto, foi quando recorreu às faixas laterais, o que aconteceu raramente, que o jogo leonino alargou e demonstrou que pode provocar desequilíbrios e perigo para as balizas contrárias. Mas numa equipa sem extremos a largura do jogo ofensivo torna-se mais escassa. O que é pena, porque o futebol ofensivo é um desígnio histórico do Sporting Clube de Portugal.

O MELHOR
Mais uma vitória sobre o Benfica, que é sempre moralizadora para o Sporting; a técnica de Romagnoli; a eficácia e o trabalho da dupla atacante Derlei-Yannick.

O PIOR
A falta uma referência no jogo colectivo do Sporting e, principalmente, a ausência de uma liderança no meio-campo; o escasso recurso ao jogo pelas faixas laterais, impedindo largura ao futebol leonino; o cartão amarelo, em vez do vermelho, mostrado a Luisão, que derrubou Yannick Djaló, quando o avançado leonino, isolado, corria em direcção à baliza de Quim.

15 comentários:

leão do sporting disse...

Caro,

É impressionante a sua falta de alegria, quando o Sporting ganha !

JFRIAS disse...

Caro

troféu ? A Sic não nos deixou ver assim como a RTP fez com a última supertaça conquistada ; isso é que o Leão da Estrela devia comentar e não teorias tácticas do estilo Rui Santos.

SCP sempre

Renata A. disse...

Foi derby fraco mas derby é derby e esta vitória dá novo alento para o trabalho que se segue, que ainda é muito. Mas a conquista deste troféu é sempre um motivo de alegria para os adeptos. esperemos que seja o primeiro de muitos.

SL

Anónimo disse...

"É impressionante a sua falta de alegria, quando o Sporting ganha"

absolutamente de acordo! e digo mais: qualquer lampião assinava por baixo o primeiro parágrafo do texto.



40 postas pescada

Enigma disse...

O João Moutinho não jogou porque apresentava queixas na coxa direita, e não foi afastado por Paulo Bento...

Nando Moreira disse...

Obrigado por terem aceite o desafio, gazzetta-futebol.blogspot.com amanha troco links e crio o banner lateral.

Anónimo disse...

sem o moutinhu o futebol e outro!!

Anónimo disse...

moutinho ruuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Anónimo disse...

Jogo fraquinho? Para um principio de época? E com os jogadores que se tem...achas que já deviam fazer melhor? Rapaz! As tuas exigências fazem-me pensar, que eras capaz de fazer rolar um R5 a mesma velocidade de um Porsche.Já imagino o que se vai ler aqui nas próximas semanas.

JC disse...

O SCP ganhou o troféu, com duas vitórias limpinhas, sofreu apenas um golo de penaltie - mal assinalado - venceu o Benfica, o que é sempre de realçar, e o LdE não encontra um único ponto positivo para salientar?
Só sabe criticar?
Mesmo Rochemback, que ganhou justamente o título de melhor jogador do torneio - esteve em 3 dos 4 golos do SCP - só leva críticas?
LdE no seu melhor!

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
8 disse...

Gostei muito de ver no record-on-line a foto da cronica do jogo.

A cegueira de certos jornaleiros é aflitiva

8 disse...

Bom, agora já mudaram: já aparece uma foto do Polga e do Djaló a festejarem.

Simples sportinguista disse...

Eu que fico sempre essencialmente satisfeito quando o Sporting ganha ao Benfica fico intrigado quando vejo este blog a desenvolver a escrita desvalorizando o jogo, a exibição e a vitória da nossa equipa...se fosse um blog de lampiões eu se calhar ainda compreendia a tentativa de disfarçar o mérito da vitória do adversário, agora um sportinguista...

Anónimo disse...

primeiro remate a baliza aos 50mnts!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...