sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A Europa que ruge como um leão

Os russos do Zenit de S. Petersburgo venceram a Supertaça Europeia ao derrotarem, no Mónaco, os ingleses do Manchester United por 2-1. Falar em russos e ingleses não é totalmente correcto. É que o melhor jogador da partida foi o português de origem venezuelana Danny, que marcou um golo fantástico, aliás, decisivo para a vitória. Ele que acaba de ser protagonista da mais cara transferência do futebol russo, ao mudar-se do Dínamo de Moscovo para o Zenit por 30 milhões de euros.
Do lado do Manchester, também havia Nani a falar português. Dois jogadores, importantes em cada um dos finalistas, que têm um traço em comum: ambos jogaram no Sporting há muito pouco tempo. Como sportinguista, gostei de ver dois ex-sportinguistas na alta roda do futebol europeu e logo no jogo entre os vencedores das duas provas europeias do ano anterior. Mas isso não passa de uma pequena vitória moral...
Nani foi vendido em 2007 para o clube inglês, por 25 milhões de euros. Um bom negócio para o Sporting. Uma medida correcta tendo em conta as más condições financeiras do clube, em consequência, também, de um passado recente de vendas a abaixo do real valor da mercadoria conjugadas com compras inflaccionadas, como aconteceu em finais da década de noventa e na primeira metade desta década...
Danny, por exemplo, que agora é uma das principais estrelas do “petrolífero” futebol russo, foi vendido ao desbarato, em 2005, para o Dínamo de Moscovo. Teve algumas oportunidades em Alvalade, mas nunca ninguém acreditou verdadeiramente nas suas qualidades. Em Moscovo, resistiu à desilusão que atingiu a vaga de portugueses que para lá foram, nomeadamente o luso-brasileiro Derlei, e por lá ficou. Tinha valor e muita margem de progressão. E agora, aí temos Danny a fazer estragos no futebol internacional.
Com tantos jogadores de qualidade que são formados em Alvalade, ou que passam pelo clube e dão o salto noutras paragens, há questões que os sportinguistas têm para reflectir, que são estas: por que é que não é possível fazer no Sporting uma equipa de dimensão europeia que, pelo menos uma vez em cada dez anos, repita o feito extraordinário de 1964, que deu ao clube e a Portugal a única Taça das Taças? Estará o Sporting condenado a fazer e desfazer equipas (com a honrosa excepção deste ano, sublinhe-se), sempre na eterna esperança de uma bonança que nunca está à vista? Ou será que o grande Sporting europeu que os sportinguistas ambicionam só será possível com alguém que tenha uma carteira do tamanho da de Abramovich?...
Para além destas perguntas, deixo alguns nomes dos últimos anos: Luís Figo, Nani, Cristiano Ronaldo, Danny, Simão Sabrosa, Vidigal, Ricardo Quaresma, Carlos Martins, Hugo Viana, Deivid, Paíto, Joseph Enakarhire, Tinga, Aldo Dusher, Gabriel Heinze, Luís Boa-Morte... Uns de qualidade excepcional, outros nem tanto, porém, bons executantes. Para além dos que cá estão, obviamente. FOTO: Eric Gaillard (Reuters)

19 comentários:

Anónimo disse...

Esta semana foram duas as humilhações: uma em Madrid. A segunda é esta. Vermos um "dispensado" de Alvalade, pela mão dos muy sábios Peseiro & Freitas, brilhar numa final europeia e justificar plenamente o facto de valer mais do que... Moutinho que tanto nos tem preocupado.

Dá que pensar. Dá que pensar... que andaram aquelas gentes da SAD a fazer naquelas cadeiras nos últimos anos, os Ribeiros Telles, Bettencourts e outros meninos.

Virgílio Bernardino disse...

Danny, Most Valious Player (MVP) do jogo da Supertaça Europeia. Autor de um golo fabuloso e decisivo na conquista deste prestigiante título na estreia pelo seu novo clube. E logo contra o Manchester United, um colosso europeu e mundial. Relegou Arshavin (uma das maiores figuras do recente Euro2008) para o banco de suplentes. Alvo da maior transferência de todo o sempre do campeonato russo e uma das mais avultadas da presente e das épocas anteriores a nível internacional… Uff, coisa pouca… E esteve à beira de bisar ao minuto 87. Foi pena!

Danny, um verdadeiro número 10 que a selecção portuguesa ganha e um substituto à altura de Deco…

Danny, mais um jogador subavaliado no nosso Sporting e vendido à pressa por bagatela e meia…


SL!

Anónimo disse...

Eh pah, voçês de facto desculpem-me ... mas só vêm mal em tudo. Só vêm a parte negativa e não querem ver o obvio. Voçês são capazes de jurar que se o Danny ficasse no SCP tinha dado neste jogador. Então também devm querer o Dani de volta, pode ser que ainda se faça... não há pachorra para tanta vontade de dizer mal....

Aliás, a tirada do meio do post diz tudo. Da lista de jogadores referidos, todos somados podemos contar com quase 100 milhões de euros de transferências. Se acham que é possivel ... chamam o das unhas ....

Resta-nos, e isto não é humilhação , é sim orgulho, de ver os jogadores formados no nosso clube e academia, serem cada vez mais importantes para os outros. Cá e lá.

leão do sul disse...

Dói, não dói, ver o sucesso de Danny, desprezado em Alvalade...Estes anónimos que por aqui entram deviam, pelo menos, ter mais respeito pela opinião dos outros.

Anónimo disse...

Antes de mais, Danny veio para o Sporting ja aos 17 ou 18 anos e nao foi um produto das escolas do clube.
Pelo mesmo preco tambem se deveria dizer, por exemplo, que o Benfica devia roer-se de inveja por ter deixado escapar o Deco, etc, etc.

E desculpem la que vos pergunte, mas nao eram voces os primeiros a assobiar o Pereirinha e o Djalo quando eles falhavam passes, faziam maus controles de bola? E a pedir que eles saissem do plantel? Quem e que teria dito que alguma vez estes dois miudos viriam a tornar-se nos jogadores que sao? Ou acham que um novo treinador que viesse substituir o Paulo Bento (como muitos adeptos pretendiam!) ia dar-se ao trabalho de apostar em dois putos com muito crescimento pela frente em vez de ir comprar jogadores "feitos" por alguns milhoes de euros no mercado de transferencias?

O problema do Sporting nao e desaproveitar os seus jovens, coisa que felizmente nao tem acontecido - a excepcao deste Danny citem-me la um exemplo de uma "estrela" que tenha saido do nosso clube sem o ser? -. O problema do Sporting era (e digo bem, ERA) nao ter uma real politica de aproveitamento dos jovens da cantera. Porque so treinadores e equipas tecnicas que conhecam os jogadores dos escaloes jovens a fundo (e isso demora tempo!!) e que podem depois seleccionar e apostar nos que oferecem melhores condicoes para vingar no patamar senior. E porque e preciso apostar na continuidade (e so a conta do LdE o Sporting ja teria mudado de equipa tecnica prai umas 5 vezes desde 2007), caso contrario este trabalho nunca dara frutos!

Vir agora queixar-se do Danny e muito pouco honesto.
Criticar construtivamente a incapacidade do clube em construir uma equipa com uma base de jovens parece-me ajuizado. Mas para um clube em situacao financeira complicada, nao vai ser possivel manter eternamente o Moutinho e o Veloso. No ano que vem tera que sair um (se nao sairem os dois). E nao e com os dinheiros das quotas nem com as entradas na Champions que isso se vai resolver!
Conseguir ter no mesmo ano um Miguel Veloso maduro, um Moutinho fantastico, um Djalo em explosao, um Rui Patricio em clara afirmacao e um Pereirinha entusiasmante ja e algo de que o Sporting e os seus adeptos se deveriam orgulhar. Porque melhor e muito, muito dificil. E de igual, no passado recente, NAO ME RECORDO.

Uma analogia...
Pela mesma razao, e sobretudo agora que entrou em pleno funcionamento o Tratado de Bolonha, em Portugal so vao ficar os jovens que nao tiverem lugar nas melhores Universidades la fora. Porque Portugal, tal como o Sporting, nao tem capacidade para competir com paises onde se trabalha mais, melhor e onde se paga mais. E por isso e que um premio Nobel de ciencia (como o de Egas Moniz, nos anos... 50) em Portugal, e coisa.... de livros de Historia.

Saudacoes Leoninas
Petinga

José Coimbra disse...

Não concordo com essa ideia de em Portugal ser impossível ter sucesso. O FC Porto de José Mourinho venceu a Taça UEFA em 2003 e venceu a Liga dos Campeões em 2004. Mourinho triunfou na Europa a trabalhar em Portugal ou não triunfou?...

Anónimo disse...

Jose Coimbra

Claro que sim! Num clube que tem uma capacidade financeira muito diferente da do Sporting. Num clube que alicercou esses triunfos em anos e anos de dominio sobre o futebol Portugues e os consequentes beneficios que dai retirou. Num clube que soube como ninguem explorar as debilidades do sistema futebolistico portugues para poder virar-se para fora. E como recentemente se viu, num clube que numa dessas epocas em questao foi tao descarado na sua forma de tentar manipular a verdade desportiva que ate foi apanhado "em flagrante"!

Pretender que o Sporting seja campeao Europeu do dia para noite, sem sequer ter conseguido impor-se de forma capaz a nivel interno, e utopia. O Sporting, que nao compra arbitros, que nao manobra os bastidores do poder, que ganhou 3 campeonatos nacionais em 26 anos, que pela primeira vez em 40 anos (!!) terminou 3 campeonatos seguidos nos dois primeiros lugares, tem um caminho a trilhar ate la poder chegar! E isso que e preciso compreender.
O Sporting, que esta preso entre a incongruencia de alguns adeptos que querem ganhar tudo, mas de apostarem em jovens inexperientes (que cometem erros e levam a empates e derrotas). Esse mesmo.

SL
Petinga

PS: Pretender que apareca outro Jose Mourinho nos proximos 10 ou 15 anos tambem nao e coisa facil.

Anónimo disse...

Danny jogou nos gatos do lumiar mas é um grande benfiquista, uma grande águia!

Parabéns Danny!

Sporting na Família desde 1907 disse...

Petinga,

Grande comentário.

JAVF SCP sempre disse...

Bom dia
Grande comentário de Petinga ; só faltou uma : O dr.Dias da Cunha ninca é criticado, era ele o Presidente quando foi vendido o Danny e já agora o mesmo presidente também não quis pagar o Pepe do Maritimo ; força Ribeiro teles, bettencourt e Filipe ,pois isto sim são dirigentes que nos honram e honrarão.
JFrias

IdeA disse...

Entretanto vamos assistindo a mais esta pirueta: no ano passado o Shaktar Donetz, adversário do Benfica, era uma equipa fortíssima que tinha relegado o Dínamo de Kiev para 2º plano, tinha contratado grandes craques brasileiros, etc, etc. Este ano, o mesmíssimo Shaktar Donetz, adversário do Sporting, é um adversário modesto, mal classificado no campeonato, com alguns jogadores brasileiros medianos, etc, etc.
Uma delícia estes comentadores lampiões...

Anónimo disse...

Caro Leão da Estrela,

Estive a informar-me e para além dos que lhe citei anteriormente também o João Martins está emprestado ao Atlético.

Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Hugo Viana irá ser jogador do Sporting até ao fecho das inscrições.
Mas ainda não estamos a salvo de uma saída importante. Fonte fidedigna, acreditem

Anónimo disse...

Paito? Quem é esse ? Alguem se lembra de um jogador de futebol do Sporting chamado Paito?
Talvez se refiram aquele rapaz moçambicano que servia o Isostar nos copos ao intervalo!!!
Mas dai até constar de uma lista de jogadores .... qualquer dia até dizem que o Ronny faz falta!!!

Anónimo disse...

Petinga a presidente!!!!!!!!

SCP Sempre! disse...

Para o anónimo que ridicularizou o Paíto, lembro-lhe o golo que ele marcou ao Benfica naquele 3-3 de 2004-2005 para a Taça de Portugal. Ou andava de fraldas nessa altura?... Ainda hoje o Luisão anda á procura da bola que o Paíto lhe fez passar por entre as pernas depois de um slallon de 50 metros!... É jogador sim senhor. Não lhe deram oportunidades, mas era jogador...

LEÃO DA ESTRELA disse...

Obrigado, mesmo a um anónimo, pela informação correcta da cedência de João Martins ao Atlético.

Anónimo disse...

Sou anónimo mas acima de tudo tenho respeito pelo semelhante e sou um Sportinguista ferrenho desde miudo, entrei muintas vezes pela porta 10A do abatido est.Alvalade,mas estou na casa dos 60 e dói á brava ver passar atletas como Simão,Cristiano,Nani,Dani,C.Martins,Hugo Viana,Quaresma etc e velos nos rivais e noutros e SCP a ver passar a banda,só me apráz dizer :Malditos (Emprezários),Maldita ganançia de pelo dinheiro que Bestializa o Desporto.

Virgílio Bernardino disse...

Ng está a criticar o actua conselho directivo... descanssem os defensores de FSF.

O que eu não entendo é como se vende um miudo que qd chegou ao SCP estava tapado pelo excelente meio campo na altura, lembram-se (PBarbosa João Pinto, Cristiano Ronaldo, etc, etc...


Ora, mesmo não jogando a titular Danny era sp convocado e sp que entrava cumpria plenamente. Via-se, a quem consegue identificar um, jogador com qualidade técnica muuito acima da média, que era um puto com largo futuro. Não entendi até hoje, como é vendido, assim de um dia para o outro, por tostão e meio, um miudo com tanto futura pela frente...

è só isto que gostava de ver explicad... Ainda se tivesse sido vendido por um preço mediano...Com a faltte de dinheiro que havia (e ainda há) compreende-se, agora os tostões que renderam da transferencia da Danny foram peanuts... Pelos peno para o clube, já para 'outros' agentes deve ter sido muito compensatório!

è uma pena ver tantos erros cometidos. Finalmente, começa-se a aprender com esses erros, como o Petinga esclareceu. Já era tempo, caramba!

SL!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...