quinta-feira, 21 de agosto de 2008

O ouro que veio de África

Nélson Évora, um atleta de classe mundial que nasceu na Costa do Marfim e é de origem caboverdiana, salvou a honra do convento português nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao conquistar a medalha de ouro no triplo salto em comprimento, que se junta à medalha de prata de Vanessa Fernandes no triatlo. É bom para Portugal, e, sobretudo, para a comunidade de imigrantes africanos, uma vez que, muitos deles, como sabemos, são tratados abaixo de cão na sociedade portuguesa. E, já agora, é bom para a propaganda do presumível ecletismo do Benfica. É a primeira medalha de ouro de um atleta benfiquista nas olimpíadas. A primeira medalha de ouro de Portugal nos jogos mundiais fora conquistada em 1984 pelo viseense do Sporting Carlos Lopes, vencedor da maratona, em Los Angeles. FOTO: Kevin Frayer - AP Photo

18 comentários:

Anónimo disse...

Após vencer, na tv lê-se nos lábios de Nelson a palavra Portugal e não benfica.
Como português sinto-me feliz porque é disso mesmo que se trata, sou sportinguista, mas nestes eventos o que está em causa é o meu país, e é isso que os atletas representam E É POR ELE QUE OS NOSSOS ATLETAS VENCEM E DÃO O MELHOR QUE PODEM.

Quanto á agremiação das escutas do paraty,das valiosas ofertas de cristal e de Inocencio calabote é justo que lhes prestem homenagem, visto que é mesmo atleta da agremiação de carnide. Quanto aos outros tenho dúvidas, ainda não estou bem esclarecido.

Pena é que no nosso clube as modalidades sejam cada vez mais esquecidas, falta um pavilhão, pista de tartan e paixão dos dirigentes pelo clube e por tudo o que ele representa.

Começa a campanha do pseudo ecletismo da gaivota, do 1º ministro e presidente da república.

PS - BOICOTES AO JORNAL A BOLA, RECORD e JOGO. ABAIXO A IMPRENSA SUBSERVIENTE, SALOIA E VENDILHONA DE ILUSÕES.

Tite disse...

Caríssimo anónimo,
Antes de falar sobre o post própriamente dito, permita que lhe diga que esta sua batalha anti-imprensa desportiva está a tornar-se uma verdadeira paranóia...

Agora sobre o vencedor da única medalha de ouro para o nosso país quero dizer que sinto um enorme orgulho.
Nem questiono sequer a sua origem como não questionei nunca a origem do Obikwelu.
É ao serviço de Portugal e foram os portugueses que pagaram para eles lá irem.
Assim sendo parabéns à Vanessa e ao Nelson que conseguiram esses feitos.

uh ah ouattara! disse...

Caro Leão,

Uma correção: Jogos Mundiais não mas sim Jogos Olimpicos!

Caro Anónimo,

Com a devida vénia, faço minhas todas as suas palavras! E como bons desportistas que os Sportinguistas devem ser, aqui vai: PARABÉNS Nelson Évora, Parabéns Prof. Ganso, Parabéns Portugal e já agora parabéns benfica! Não custa nada, temos de ser magnânimos e dar o exemplo!

Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Para registar que o site do carnide não demorou a contemplar os seus atletas...

"Mais uma medalha para um atleta do Sport Lisboa e Benfica. Com a Vanessa e o Di Maria. São Duas medalhas para Portugal e 3 para o Glorios !!!!!!!"

Não duvidem que é o sentimento dos 6 milhoes...

LEÃO DA ESTRELA disse...

Caro Uh Ah Ouattara:

Agradeço o seu comentário, obviamente, embora a correcção fosse escusada. Escrevi "nos jogos mundais", ou seja, definindo bem que se tratam dos Jogos Olímpicos, não repetindo a exprssão desnecessariamente. Se tivesse escrito "nuns jogos mundiais", ou seja, referindo-me a uma prova mundial indefinida, é que se justificaria uma correcção. Questões de português...

Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Sou benfiquista e assumo-me como tal. Não é por isso que não apoio os atletas que representam Portugal. Li aqui num post anterior(na caixa de comentários), uma pessoa dizer que não apoiava atleta nenhum que não fosse do SCP. A esse senhor as minhas condolências.Hoje é um dia de luto para ele.
É mesquinho utilizarem-se os atletas que representam o nosso país para dizer que o nosso clube é o melhor ou o pior(E falo contra pessoas do meu clube, também).
Tal como neste post, quando escreve que o Nélson é atleta do Benfica tem logo a "pressa" de dizer que o Carlos Lopes era do Sporting. Pois era. Ninguém o esqueceu, nem o esquecerá.Aqui em Portugal. Ou acha que a maior parte das pessoas(fora do país) se lembra ou sabe de que clube era o Carlos Lopes ou é o Nélson Évora?
Alguém sabe qual o clube que representa o Bolt? Ou o Phelps?

É a cultura de muitos! Nem quando o nome de Portugal está em jogo, se conseguem esquecer do "ódio" que nutrem pelos rivais.

RJ

LEÃO DA ESTRELA disse...

Caro leitor RJ:
Agradecendo o seu comentário, lembro, porém, que o "post" apenas informa que Nélson Évora é o primeiro atleta do Benfica a conquistar a medalha de ouro. É um dado importante e histórico para o clube da Luz. E informa também que a primeira medalha de ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos foi conquistada por Carlos Lopes do Sporting. Outro dado importante para a história do Sporting. Não confunda informação com clubite.

Dina disse...

Para mim ganhou Nelson Évora um atleta de PORTUGAL. É nesta categoria que ele participa nas olimpíadas.
Quanto ao facto dos dois medalhados serem do Benfica...para mim não muda absolutamente nada, conquistaram uma medalha à custa de muito esforço, sacrifícios e dedicação e sejam de que clube forem só tenho que me sentir orgulhosa, mais ainda do que me senti hoje, quando o hino de Portugal se ouvir amanhã no Estádio de Pequim enquanto a nossa bandeira sobe ao mastro mais alto.
Quanto aos benfiquistas, devem sentir-se extremamente orgulhosos dos seus atletas e o Benfica está de parabéns por aquilo que eles conseguíram. Não me custa nada dizê-lo.

Anónimo disse...

Até parece que o Nélson Évora e a Vanessa Fernandes treinam nas instalações do Benfica.

Já agora, Nelsno Evora é o primeiro não nortenho a ganhar a medalha de ouro. Coincidências.

Anónimo disse...

Até parece que o Nélson Évora e a Vanessa Fernandes treinam nas instalações do Benfica.

Já agora, Nelsno Evora é o primeiro não nortenho a ganhar a medalha de ouro. Coincidências.

És muita otário disse...

"Até parece que o Nélson Évora e a Vanessa Fernandes treinam nas instalações do Benfica."

E onde é que treina o Obikwelu, meu grande mancebo? Já o outro dizia que a Vanessa não era do Benfica porque não treinava na Luz. Enfim... em que século vivem?

Anónimo disse...

Não esquecer do Carlos Lopes!

Até porque ele foi o melhor atleta do dia. Ups, não saltou?! Quem saltou foi o Évora? Por Portugal?

Então, o que é que o Benfica e o Sporting tem a ver com isto? O Benfica, ainda compreendo... agora, o Sporting... lol, enfim. Calimeros.

Anónimo disse...

Eis o resultado do desinvestimento dos dirigentes do Sporting no ecletismo!O que eles querem é negociatas no futebol, como estão a fazer com o Paím. Viva a impunibilidade da comissão liquidatária do SCP. Apesar disto, parabéns ao Nelson e à Vanessa.
MG

J P G disse...

Parabéns ao atleta, ao homem e ao desportista que ao contrário da "Vanessa Feiosa", que não passou da segunda posição (primeira das últimas), conseguiu o topo, que o hino português se ouvisse e teve ainda o bom senso de enaltecer o trabalho dos companheiros, não atirando pedras após o sucesso, como a "Venceslaua" fez.

Gostava de saber porque não falou assim antes de ganhar a medalha. Talvez por não saber se a iria conseguir...

Quem tem essa postura só merece que o seu feito (ainda assim, de louvar) seja remetido para segundo plano após o Ouro do grande Nelson.

androctonvs disse...

"que não passou da segunda posição (primeira das últimas)"

Enfim... exacto. Medalhas de prata, nos olímpicos.... é peanuts!

Anónimo disse...

o sporting é um clube fantasma, já nem no atletismo vence....

Sporting na Família desde 1907 disse...

Exma. Tite,

Por falar em imprensa e paranóias, já viu a capa do "jornal" Record de hoje dia 22 de Agosto?
O que é que acha?
E vá lá que ainda arranjaram um espacito para Nelson Évora.
Se ele fosse de outro clube qualquer, a notícia viria lá para a secção dos anúncios.

Relativamente ao comentário do anónimo MG, o qual não percebo, parece-me que apesar de tudo o Sporting ainda tem atletismo. Ainda não percebi se quando se referem ao ecletismo, significam termos várias modalidades com um número elevado de praticantes, ou patrocinar uns poucos atletas que ganhem títulos em diferentes modalidades, que não o futebol (assim estilo comprar um cão já campeão).

Pai da Leoa disse...

Atletismo do Sporting CP - campeão nacional em Pista Coberta e Ar Livre!!!! Aí o Escatió de Odivelas é zero!!!! Qdo vai ele ser campeão de clubes? Simples... qdo rumar a Alvalade, como o A. Abrantes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...