sábado, 30 de agosto de 2008

O prenúncio da violência

Na antevisão dos grandes jogos, mais do que o futebol, sobressai a informação sobre as medidas de segurança e o número de polícias que estarão no "jogo de alto risco" para cuidar de nós. As televisões, então, aproveitam a ocasião para recuperar imagens de violência anterior. É o que tem sucedido antes do Benfica-Porto deste sábado, com a SIC Notícias, todo o dia, a passar as imagens do ataque a um autocarro do clube nortenho, na época passada, por ocasião de um jogo de hóquei-em-patins, alegadamente praticado por adeptos benfiquistas.
Mais do que informar e prevenir eventuais desacatos entre a multidão, este jornalismo semeia o ódio e a violência, pois estimula os ajustes de contas. E só faz a propaganda da polícia. Já se imaginou uma cobertura jornalística de uma visita do Primeiro-Ministro pelo País a falar do número de polícias e seguranças que acompanham a comitiva, em vez de nos falar dos objectivos e dos resultados dessa visita?...
Com um jogo de futebol deveria ser a mesma coisa: afinal, o número de polícias é proporcional à grandeza do espectáculo e a sua presença num grande jogo nem deveria merecer mais do que uma nota de rodapé, porque é sempe uma presença óbvia. Dar informação sobre um grande jogo é falar do jogo, é falar de como vão jogar as equipas, é falar sobre os artistas e as suas jogadas que motivam as paixões de milhões e milhões de pessoas.
Num País atolado em novos fenómenos de criminalidade e violência, seria importante que, com urgência, a informação sobre atentados à segurança pública, no desporto e na sociedade em geral, fosse entregue a jornalistas especializados. Porque uma câmara de filmar guiada pela voz de um leigo na matéria acossado pela concorrência é uma arma incontrolável...

2 comentários:

Anónimo disse...

Se, como diz, a SIC noticias tem passado todo o dia a passar imagens desse "ataque" ocorrido no jogo de hoquei da época passada como é que ainda consegue confundir a cor do autocarro e dos adeptos que o incendiaram?

LEÃO DA ESTRELA disse...

Amigo anónimo: se calhar, porque o autocarro estava queimado...
A correcção está feita. Volte sempe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...