quarta-feira, 13 de agosto de 2008

MEMÓRIAS LEONINAS

>>>
O BRILHANTE "ZÉ DA EUROPA" (*)
>>>
Em 1951, um jornalista inglês escreveu: "Portugal não figura entre os seis primeiros países da Europa do futebol, mas possui um interior-direito, Travassos, que vale quatro mil contos. Travassos, com um penteado impecável, é tão brilhante com os pés como o seu inalterável penteado de brilhantina”.
José Travassos foi o primeiro jogador português a ser convocado para representar a selecção da Europa. Foi um feito extraordinário para a época, uma vez que não se realizavam competições europeias e os jogos da selecção nacional portuguesa eram escassos.
Foi a 13 de Agosto de 1955, faz hoje 53 anos, numa partida realizada em Belfast, no Windsor Park, contra a Grã-Bretanha. A partir desta altura, passou a ser conhecido por "Zé da Europa".
A Selecção da Europa venceu, por 4-1 e alinhou do seguinte modo: Buffon (Itália); Gustavsson (Suécia), Van Brandt (Bélgica) e Ocwirk (Áustria); Jonquet (França) e Boskov (Jugoslávia); Sorensen (Dinamarca), Travassos (Portugal), Kopa (França), Vukas (Jugoslávia) e Vincent (França).
José Travassos foi indiscutivelmente uma das maiores figuras de todos os tempos do futebol português, e, naturalmente, uma figura inesquecível para todos os sportinguistas. A camisola da selecção da Europa que envergou nesse dia encontra-se exposta no Mundo Sporting (museu).
TÍTULO: LEÃO DA ESTRELA

7 comentários:

androctonvs disse...

Esse Buffon sempre foi um precoce, o rapaz :D

LEÃO DO SUL disse...

Se Travassos fosse do benfica teria um suplemento de 20 páginas no jornal "A Bola". Como é do Sporting, nem uma linha!!!

Sporting na Família desde 1907 disse...

Obrigado LdE, pelo post.

Obrigado Zé da Europa.

Obrigado Sporting Clube de Portugal.

androctonvs disse...

Leão do Sul, sabe-te bem ser Calimero?

Em vez de curtires o post e recordares a sua memória, trazes à baila do Benfica, a Bola, whatever...

enfim

Anónimo disse...

Curioso o facto de Adrien Silva nosso jogador também já ter sido seleccionado para a selecção da europa nas camadas jovens.

PS - Não comprem a Bola, Record e o Jogo.

Tite disse...

Será que algum dia irá haver um troféu com o seu nome?
Também isso agora não interessa nada...
O que interessava mesmo é que ele não tivesse que viver os seus últimos dias na quase miséria.
SL

uh ah ouattara! disse...

LdE,

Bela homenagem!

Viva o Sporting!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...