quinta-feira, 28 de agosto de 2008

O objectivo histórico do Sporting

Já era tempo de o Sporting ter alguma sorte num sorteio da Liga dos Campeões. Tendo pela frente o Barcelona, o Basileia e o Shaktar Donetsk, o Sporting só pode ter um objectivo histórico: ultrapassar a fase de grupos de modo a tentar ir o mais longe possível na competição - coisa que nunca conseguiu. É assim que Paulo Bento tem de encarar a empreitada europeia: como um objectivo histórico do Sporting.
Se não o conseguir, será um grande fracasso, susceptível de ter consequências. Em caso de insucesso, não valerá a pena continuar, todos os anos, a procurar um lugar na principal Liga milionária, na ilusão de que o futebol do Sporting tem um projecto europeu. A não ser que a ambição desportiva se limite a um puro exercício mercantilista para ajudar a suportar o orçamento.
Este sorteio teve ainda outra virtualidade: ao jogar com o Barcelona, o Sporting tem uma oportunidade para reparar a má imagem deixada em Espanha. Neste contexto - o futebol é mesmo extraordinário - a goleada de ontem com o Real Madrid até pode ter efeitos inesperados daqui a algumas semanas. Aguardemos.
Ao invés do Sporting, calhou ao FC Porto a tarefa mais complicada. Num ano em que sobram casos no plantel - Quaresma, Adriano... - Jesualdo Ferreira já deve andar no mercado à procura do melhor dentrífico que lhe permita encontrar a fórmula de enfrentar com sucesso o Arsenal, o Fenehrbaçe e o Dínamo Kiev. Quanto ao Benfica, ainda não joga neste campeonato. FOTO: Francisco Leong (AFP - Getty Images)

38 comentários:

Anónimo disse...

Mijões

Allez disse...

o grupo do benfica é acessível

Leonino disse...

Melhor era difícil. Agora há que trabalhar muito para passarmos esta fase.

Anónimo disse...

http://1906viaverde.blogspot.com/

UH AH OUATTARA! disse...

Se nos tivesses saído os gajos da Bielorússia acho que tinhamos quase 100% de ceretza de passarmos à fase seguinte!

Com os Ucranianos já vamos ter mais dificuldades!

Mas desde a nossa 1ª participação nos anos 90 que não tinhamos uma hipótese tão boa de passar à fase seguinte!

Temos de demonstrar no campo que somos mais fortes do que suiços e ucranianos e tentar ganhar ao Barça em casa!

Allez SPOOOOOORTING!

Bruno Nunes disse...

Quanto ao grupo do Sporting penso que pela primeira vez (também contribuiu o facto de estarmos no pote 2 pela 1ª vez) calhou-nos um grupo em que temos fortes possibilidades de passar e obrigação de o fazer.
Barcelona, após Arsenal e Lyon, devido à época anterior efectuada e ao facto de estarem em reconstrução, era o cabeça de série que preferia.
Basileia era o mesmo o meu preferido a par do Steau Bucareste. Aproveitamos e vingamos o Vitória de Guimarães. (A ver se não nos roubam também xD).
Shaktar não é dos mais acessiveis, principalmente em casa. Mas tinha sido pior calhar a Fiorentina ou A.Madrid.
Penso que temos o dever de passar.

Cumprimentos sportinguistas

AdeptoAzuleBranco disse...

Sorte.

Anónimo disse...

Qual é o grupo do Benfica?...
Ai os quartos classificados não têm direito a nada?!...Ora gaita, tantos milhões tão tristinhos...

Anónimo disse...

Acho que foi um bom sorteio, O Barcelona é muito forte , já o mesmo não se pode dizer dos outros adversários.
Basileia é muito fraquinho e nem mereciam cá estar, mesmo um Guimarães nitidamente pior que o do ano passado , teve tudo para passar e marcar alguns golos em Basel.
Shaktar ( que veio ganhar ao slb)está nitidamente mais fraco e está em 9º lugar (6 jornadas).Tem como destaques:os brasileiros Brandão , Willian (mais um que tambem vinha para os lamps)e Jadson(muito bom)e tambem Dário Srnja que faz todo o corredor direito agora que saiu o Ilsinho. Contrataram ainda o Marcelo Moreno , que foi o melhor marcador do Cruzeiro na Libertadores ( Alto forte mas um pouco lento)

O INFERNO DA LUZ disse...

Meus caros, quanta alegria perpassa por aqui. sortinha, não foi? o problema é que o basileia e o shaktior donetz pensam o mesmo. o barcelona, esse, deve fazer como fez ontem o treinador adjunto do Real Madrid a ver o spoting a jogar: rir-se às bandeiras despregadas. quanto ao resto, cá vos esperamos na taça uefa, que isso da champions é demais para vocês. tranquilidade, muita tranquilidade...

Virgílio Bernardino disse...

Vai-te encher de labaredas lá prá tua toca, ó invejoso dos infernos... Preocupa-te mas é se a tua agremiação circense consegue atingir e mais tarde passar a fase de grupos da Uefa! Aí talvez tenhas a companhia do Futebol Corrupto do Porto nos 'oitavos', já que este ano lá calharam num grupo um pouco mais complicado...

Anónimo disse...

Alias depois dos 3 que o Basileia levou no ano passado , o que deve estar mais a dizer é "que sorte".
Já quanto ao Shaktar , concordo, devem andar iludidos e pensam que o Sporting é como aquele clube a quem eles vieram ganhar na ano passado !!!!

Paulo disse...

O Inferno do Alguidar podia ter aproveitado para esclarecer qual o grupo dos lampiões...

Anónimo disse...

os leões não t~em vergonha na cara realmente, voçês não se enxergam

nunca passaram dos quartos-de-final e ainda falam do Benfica...

voçês são muito pequeninos e baixos também....

O Benfica já jogou muito neste campeonato ouviste o LDE, é BI-CAMPEÃO EUROPEU e jogou mais 5 Finais, só o Milan e Real Madrid têm mais....

Agora contem lá aí o vosso currículo do Berlinde e dos tiros aos pratos no Campo Grande e na Quinta da Marinha eheh

voçês não são nem nunca serão um grande clube, voçês são uma fabriqueta de jogadores mais nada...

Vá agora apaga isto que tu não gostas de ouvir as verdades LDE....

Anónimo disse...

E fantastico ver que os adeptos desse fantastico clube que vai disputar a Taca UEFA precisam de vir aqui descarregar as suas frustracoes...

Eu nao vou aos foruns do Benfica achincalhar o rival da 2a Circular. E razoes nao me faltam, porque ja ha 3 anos que nao vencem NADA e ficam SEMPRE ABAIXO DO SEGUNDO LUGAR (e ate em 4o ficam!). Porque carga de agua e que os adeptos do Benfica, que deviam estar caladinhos e bem caladinhos (este ano nem o Trofeu Guadiana venceram, coitados, e se bem me recordo ganhamos-lhes 2-0 nesse jogo que eles tanto apreciam!) veem aqui mandar postas de pescada num sorteio de uma competicao EM QUE ELES NAO ESTAO PRESENTES?

Enxerguem-se, benfiquistas, porque o vosso calvario ainda acabou de comecar... veremos a quantos pontos ficam depois da 2a jornada. Pode ser que assim se calem.

Saudacoes Leoninas
Petinga

Soylent Green disse...

Tenho pena da galinhagem. Só são felizes no mês de Agosto que ainda por cima é o mês do Leão.
E o que dá viver mais no passado que no presente.

cantinhodomorais disse...

Ecos de Espanha:

"el Barça ha tenido tanta suerte que el guión del sorteo parece que estaba escrito, a seis manos, por el trío Laporta-Txiki-Guardiola. El grupo es tan fácil que el equipo blaugrana está no sólo obligado a pasar a octavos de final con la ‘gorra’ –y perdonen la expresión–, sino también a sumar los 18 puntos posibles. El Sporting de Lisboa, el Basilea y el Shakhtar Donetz son tres equipos que difícilmente quedarían entre los 10 primeros de la Liga española. Por lo tanto, ganar los seis encuentros está al alcance de un club con un presupuesto de 380 millones de euros. No hay excusa que valga" - Diario Sport

"Con el Oporto a años luz, el Sporting de Lisboa, junto al Benfica, son los únicos candidatos a pelear por la gloria en una liga portuguesa algo desmejorada. El técnico Paulo Bento cuenta con un equipo con calidad, sobre todo en el centro del campo. Sin embargo, su nivel global no debe suponer un obstáculo para el Barça. El sorteo le ha brindado suerte a los azulgrana, que se han topado con el ‘caramelo’ más apetecible del segundo bombo. Combativos en casa, los lusos pierden fuelle lejos de su estadio. El internacional Joao Moutinho es la figura de un equipo que cuenta en sus filas con el ex barcelonista Rochemback, de regreso tras su periplo en la Premier." - Diario Sport

Só nos resta mostrar que estão enganados... ou não estão?

Anónimo disse...

è por estas e por outras que não gramos os espanhois... irmãos? irmãos o caraças... este ano o SCP vai afirmar-se definitivamente na Europa.

leão de arroios disse...

Ainda bem que não nos calhou o SL Brandoa! Dasse!
Do Pote 5 era a equipa mais complicada a seguir ao Kaunas do Couceiro.

Sporting na Família desde 1907 disse...

Ao inferninho da luz e restantes lamps,

Já que ao adoptar a identidade de Sporting na Família desde 1907 me expus desde logo, aproveito para revelar mais um pouquinho das minhas origens.

Tinha um tio-bisavó que era nobre por direito próprio. Toda a vida viveu como um aristocrata. Só tinha um problema, estoirou a massa toda muito cedo e viveu a maior parte da vida teso que nem um carapau (aqui e ali com a ajuda de todos os familiares). No entanto, coitado, nunca abandonou a pose e as peneiras, apesar de às vezes vestir e calçar remendado. Passava a vida a falar dos salões de baile que frequentara, dos amigos não-sei-quê e por aí fora.

Vem isto a propósito dos pimpinelas escarlate virem para aqui cagar postas de pescada (com as minhas desculpas ao grande Sportinguista 40 Postas).
Passam a vida a falar do passado e nem sequer realizam que há muito que perderam a onda e que, quando muito, poderão aspirar a ser, todos os anos, um candidato consistente a Taça UEFA.


Quanto ao sorteio, creio que foi bastante bom para o Sporting e vai ser interesante observar o comportamento da nossa equipa frente a estes três adversários, por vários motivos particulares a cada um deles.

E já agora, alguém me explica prque razão fomos incluídos no pote 2?
Será que subimos na classificação da UEFA?
Será que isso poderia de algum modo significar, ainda que muito remotamente, que nos temos portado bem nas últimas campanhas europeias?
É que se assim for, é uma grande chatice para muitos...

Anónimo disse...

Desta vez concordo com quase tudo, mas (há sempre um mas), isto era desnecessário:

"Se não o conseguir, será um grande fracasso, susceptível de ter consequências."

Espero que no futuro venha a ler aqui no blog o oposto.

"Se o conseguir, será um grande sucesso, susceptível de ter consequências."

A maneira como se dizem as coisas, por vezes diz muito de quem escreve.

Leão Verde disse...

Grupo I:

AC Milan
Valência
Titica
Guimarães

Os dois apurados estão encontrados, resta a luta entre Titica e Guimarães para a UEFA

androctonvs disse...

Meus amigos, têm de perceber que os adeptos de outros clubes se sentem no direito de falar sempre que falam neles, mesmo que venha a despropósito (acho que é algo que acontece frequentemente nesse blog).

Boa sorte, mesmo assim.

Allez Sporting disse...

Este saite é leonino por isso os benficas ke bazem...

melhor fikem aki a remoer os dejeso de irem a champions e tente entao pelo menos com o napoles e nao dos chatei-em...


AAAALLLLLLEEEEEEEEZZZZZZZZZZ
SSSSSSPPPPPPPPPPPPPPOOOOOOORRRRRRRTTTTTTIIIINNNNNNGGGGGGGG


Até morrer Sporting Allez

Anónimo disse...

Caro androctonvs

Nao tinha lido a ultima frase do post do LdE, aquela que diz que "o Benfica ainda nao joga neste campeonato". Era despropositada, porque este blog e do Sporting.
Melhor do que gozar com o adversario, e ignora-lo e reduzi-lo a sua insignificancia.

Para alem disso, uma releitura deste texto tambem demonstra inequivocamente o teor "negativista" do LdE. Perante uma oportunidade historica de passar aos 1/8 de final, o LdE prefere falar no que vai suceder se no Sporting NAO SE CONSEGUIR qualificar.
Nao dou licoes de Sportinguismo a ninguem. Mas, para mim, ser Sportinguista e, antes de mais, ter fe. Ser optimista. Acreditar que desta e que e. Se o LdE ja era vivo e adepto do clube em 1982 e o foi ate 2000, deve saber do que estou a falar.

Saudacoes Leoninas
Petinga

LEÃO DA ESTRELA disse...

Amigo Petinga: São efeitos da trag´dia de Madrid...

Ganhemos em Barga!

Saudações Leoninas!

Anónimo disse...

Ao inferninho da luz,

Estas com azia pq nem da primeira ronda da taça uefa vais passar... Que azia de sexta-feira... Que começou ontem com o grupo que caiu ao SPORTING...


Agora só resta rezar pela força NAPOLITANA... E que façam trabalhar LA COSA NOSTRA... para tratarem dos arbitros para os dois jogos...

Italiano desde pequenino... FORÇA NAPOLI.

androctonvs disse...

como é que alguém consegue ser tão mesquinho...?

O INFERNO DA LUZ disse...

Obrigado a todos pelos comentários. Acreditem que lamento que o FCP vos tenha ultrapassado em títulos de campeão. eu sempre vos vi em segundo e gosto de vós em segundo - na verdade eu sou um conservador. percebo a vossa alegria, mas, no fundo no fundo, acho que gostariam mais de estar num grupo com o Barcelona, o Manchester e o Bayern, sempre se davam a conhecer mais ao Mundo. mas, enfim, não se pode ter tudo. uma última nota: pelos vistos o Schuster não concorda com o Mourinho. o treinador do Inter disse que na pré-época gostava de jogar contra grandes colossos como o AC Milan, o Bayern e o Benfica e não contra adversários menores para conseguir goleadas fáceis. Schuster não concorda. um abraço a todos.

Anónimo disse...

Androctunvs

Felizmente nem todos nos revemos em comentarios destes... mas nao e de espantar que em Portugal se coloquem clubismos a frente do interesse comum.

Pessoalmente, desejo o melhor possivel para as equipas portuguesas na Taca UEFA. So com boas prestacoes do Porto, Benfica, Braga e Guimaraes (aliadas ao ano excepcional que se anteve para o nosso Sporting!) e que Portugal podera voltar a recuperar o direito a enviar 3 equipas a Liga dos Campeoes. Recordo as alminhas mais "facciosas" que este ano Portugal perde os pontos conquistados em 2003/2004 (ano do Porto campeao europeu) e que portanto cai aos trambolhoes do 5o para o 9o lugar. Isto na antecamara das remodelacoes da Liga dos Campeoes, onde o nosso 2o classificado agora precisara de DUAS (!) pre-eliminatorias para chegar a fase de grupos. E a segunda dessas pre-eliminatorias e para disputar obrigatoriamente contra o 4o classificado de Italia, Espanha ou Inglaterra ou o 3o de Franca e Alemanha... Um par de boas temporadas na UEFA, precisa-se!

Caro LdE

Ca estarei entao na Terca-feira para ler e comentar um post alegre sobre a nossa vitoria em Braga!

Saudacoes Leoninas
Petinga

Sporting na Família desde 1907 disse...

inferninho do quartel de bombeiros,

Exactamente assim que o meu falido e aristocrata tio-bisavô era. Completamente de rastos sem eira nem beira mas, sempre a julgar-se melhor que os outros.
Já foram melhores, sim senhor, Agora, é o que se vê.
O colosso, ia perdendo em Vila do Conde...

Já que é conservador e gosta de recordar o passado, e fala de Madrid, se 5-3 é uma vergonha, que tal 7-0?
Se não se lembra pergunte ao Quiqui que ele de certeza se recuerda de Balaídos. E olé!!!

Quanto ao escorpiãozinho mau-mau, mesquinha era a avózinha e todos aqueles que não tendo nada que os ligue ao Sporting vêm para aqui cantar de galo, perdão, de galimha.

Para terminar, e como diz o comentador Petinga, cá estrei na terça-feira para comentar a nossa vitória em Braga (isto se não houver um motivo de força maior que me obrigue a comentar antes).

Saudações Leoninas para todos nós e pastilhas Rennie para os outros.

LdeA disse...

Bem, para quem não saiba, o Sport é um jornal desportivo de Barcelona que reflecte de forma exacerbada o espírito e o mundo blau grana e toda a gente sabe que o Sport e o Barcelona se confundem muito um com o outro. O que o Sport escreve sobre o Sporting é aquilo que pensam os adeptos mais fanáticos do Barcelona para quem o mundo futebolístico se resume à grandeza, que eles imaginam ainda muito maior, do clube deles. Aquele tipo de articulado é normal naquelas páginas, seja qual fôr o adversário, o que muda é apenas o específico do adversário em causa a cada momento. Digamos que comparando a imparcialidade do Sport em relação ao nosso adversário, a vassalagem da bíblia ao clube dos 6 milhões é mera brincadeira de crianças...
A verdadeira resposta a dar à tradicional arrogância espanhola, e neste caso catalã, está nos nossos jogadores. Claro que a imagem deixada anteontem num jogo que foi transmitido pela TVE para toda a Espanha também contribui em muito para o desmedido optimismo do Sport, mas os nossos jogadores têm categoria suficiente para rectificar as coisas. E se quiserem e tiverem a alma grande, talvez façam os senhores do Sport engolir em seco. Mereciam...

Cœur de Lion disse...

O Sporting joga sempre melhor contra équipas mais cotadas. Na ultima Champions jogamos bem contra o Manchester, Inter e Roma mas não tivemos a sorte dos jogos para passar a fase seguinte e bem merecia-mos.
Em teoria este grupo é mais acessivel, mas cuidado. O trauma de Madrid posto de lado podemos muito bem jogar de igual para igual com o Barcelona sobretudo que "nuestros hermanos" estao na maior.
Os nosso amigos Lampiões ainda não se aperceberam que a gloria deles pertence à historia e que o amor por um clube não se mede em termos de titulos tal como o amor a uma mulher ou a um homem não se mede em termos de peso.

Anónimo disse...

Qual arazão para traçar objectivos? Mesmo que não sejam cumpridos,nada acontece,ninguém é responsabilizado.Só falam quando ganham,quando perdem nem falam,metem a viola no saco e estão-se borrifando para sócios e adeptos.
Nunca um treinador teve tanto apoio da direcção e jornais.

Anónimo disse...

Esperemos que o Paulo Bento chame o Rochemback à razão, de modo a fazê-lo voltar às grandes jogas de que ele é capaz (contra o Real Madrid foi dos piores) e não se meter em arrufos idiotas com os adversários como aconteceu recentemente. Ele é um excelente jogador quando resolve só jogar futebol e é preciso lembrá-lo que em Barcelona consideram a sua passagem por lá um fracasso. Aqui está uma boa oportunidade para lhes mostrar um grande Rochemback.

androctonvs disse...

"Quanto ao escorpiãozinho mau-mau, mesquinha era a avózinha e todos aqueles que não tendo nada que os ligue ao Sporting vêm para aqui cantar de galo, perdão, de galimha."

A carapuça serviu. Também está bem.

Você fala no facto de isto ser um "blog do Sporting", mas a verdade é que o blog segue a linha há muito traçada pelo vosso próprio presidente: falar no Benfica a torto e a direito.

Como tenho MUITO PRAZER de frequentar e comentar neste blog, vou continuar a fazê-lo sempre que me apetecer.

Pode ser? Não é preciso insultar só porque sou de clube diferente.

Ou também insulta porque outra pessoa é de cor diferente?

A anonimidade na internet não desculpa tudo, nem a falta de educação.

Passar bem e um óptimo fim-de-semana.

Sporting na Família desde 1907 disse...

escorpiãozinho,

Para quem não insulta não está nada mal a sua insinuação de que sou racista.
Pois bem, confirmo que sou racista e muito. Só que o meu racismo não tem nada a ver com cor, raça, religião ou ideologia. Tem a ver com imbecilidade, incompetência e outros in- ou im-. E já agora com inveja também.

Quanto ao LdE falar nos outros clubes a torto e a direito, fá~lo num blog do Sporting. Que eu saiba o LdE não vai para nenhum blog de outrso clubes chamar mesquinhos ao comentadores.

Quanto ao anonimato, e apenas o LdE me solicite, não terei nenhum problema em lhe facilitar o meu nome completo, idade, BI, no. de Contribuinte, no. da carta de condução, no. do cartão do Continente, etc....
Uma coisa já deve saber, sou do Sporting (muito) e não papo grupos.

androctonvs disse...

Muito bem. Em primeiro, o meu nickname é androctonvs. Se for muito complicado para si, chame-me apenas Rui. Três letras, não há de ser muito difícil.

Quanto aos insultos como imbecil, invejo e outros disparates começados, por in e im, passam-me ao lado. Mas dou-lhe o mérito de se dar ao luxo de andar a tentar insultar desconhecidos pela internet. Que bravo que você é.

Mais: para além de defender outros comentadores (sem que ninguém lho tivesse solicitado), ainda faz uma perninha a dizer quem é que deve participar nos comentários.

Não tem mais que fazer? Pois, eu tenho. Leve lá a bicicleta.

PS: o que é uma galimha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...