terça-feira, 16 de setembro de 2008

O desígnio histórico

O Sporting faz hoje a sua estreia na Liga dos Campeões 2008-2009, defrontando o adversário teoricamente mais difícil do seu grupo. Digo teoricamente, porque, em futebol, a bola é redonda e ainda continua a ter uma palavra a dizer, que, muitas vezes, é tão ou mais importante do que todas as teorias. Além disso, o Barcelona é uma das melhores equipas do mundo. É bom que se diga isto e que não nos deixemos embalar por cantos de algumas sereias que têm procurado desvalorizar a equipa espanhola. Ao Sporting não se pede que vença a Liga dos Campeões, mas exige-se que passe à segunda fase da prova, o que aconteceria pela primeira vez na história do clube leonino. É por esse desígnio histórico que a equipa de Paulo Bento tem de lutar. Depois, o que vier, será por acréscimo. Porque, em futebol, não há impossíveis. Boa sorte!

21 comentários:

cantinhodomorais disse...

Este é o jogo em que o todos os resultados, excepto a vitória do Barcelona, constituirão uma surpresa.
Este é o jogo da Liga dos Campeões em que o Sporting, perdendo, não coloca em causa os seus objectivos para esta prova.
Este é o jogo que tem tudo para motivar aínda mais a equipa para os jogos seguintes (independentemente do resultado).

Mas este também é um jogo em que Sporting terá que mostrar que quer ser grande.
É o jogo em que os jogadores e técnicos têm que honrar o clube que representam e a sua profissão.
A vitória não lhes é exigida.
Exige-se, sim, que pensem no orgulho que é jogar este jogo. Pensem na sorte que têm em estar ali. Pensem na felicidade de poder servir o Sporting neste jogo, em detrimento de outros que ficaram em casa.
A sorte que é jogar em alta competição, pensando em todos os jovens que nem de perto nem de longe puderam seguir os sonhos profissionais e futebolísticos.
É o mais perto que estiveram do céu.
Hoje é o dia em que podem mostrar ao Mundo que têm orgulho no que fazem e a consciência que o fazem bem.
Amanhã já não terão esta oportunidade.
É hoje!

Pensem em tudo isto e, hoje, serão felizes.
Pensem em tudo isto, acreditem em tudo isto e, hoje, irão fazer-nos felizes.

Boa Viagem! (pois nunca se deseja "Boa Sorte" aos pescadores)

jms disse...

Este é um dos jogos mais fáceis do Sporting para esta época.

A equipa só tem que aplicar os conceitos treinados nestes dois meses que leva a época; usufruir da consistência de ter um naipe de jogadores, uma equipa técnica e uma direcção com anos de entrosamento; ser ambiciosa dando passos tão grandes quanto as pernas alcançarem.

Jogos dificeis serão contra suiços e ucranianos em que se exigem resultados e a frustação de expectativas pode espreitar.

disse...

A Mesa Redonda renovou-se!
Depois da saída dos antigos bloggers do FCP, as contratações para os seus lugares tiveram finalmente um desfecho feliz para ambas as partes!
Aos já existentes bloggers do Benfica e do Sporting, o Porto conta agora com 3 novos bloggers, que irão ainda mais, contribuir para a troca de opiniões e ideias num espaço salutar de discussão!

Faça a sua visita e deixo o seu comentário em:

http://amesaredonda.blogspot.com/

Tite disse...

É isso mesmo em que eu acredito.
A bola é redonda...
tanto para nós como para os Espanhóis. Logo... tudo pode acontecer. Por essa razão é que eu gosto de futebol... a imprevisibilidade do resultado. Não será o que acontece com todos os adeptos do futebol?
FORÇA SPORTING ALLEZ!
Rugidos de esperança

Anónimo disse...

Porca miséria!!! A começar nos jogadores e a acabar no treinador e na desastrada substituição do Caneira pelo Pereirinha, que miséria!

Dina disse...

Juro que ...o dia que entender as opções de Paulo Bento vou a Fátima a pé!!
Exemplos:
Vukcevic ficou em Lisboa.
Sai Yannick para entrar Postiga quando o Derlei não se viu praticamente em todo o jogo.
Sai Caneira e entra Pereirinha o que desestabilizou de novo a equipa que estava a começar a querer acertar...
Era assim que ele pensava criar dificuldades ao Barcelona???
É caso para perguntar:
-E a burra sou eu????

Anónimo disse...

O problema esteve na última substituição, mas não só. Moutinho não é um 6. Veloso sim, é um 6 e isso viu-se bem. Quando Veloso passa de 6 para 3, o desastre foi total. E até Roca parece querer outro lado do losango, talvez o de Romagnoli, onde também deveria estar Moutinho. Que grande confusão este losango!!!

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=148704

Vejam esta Vergonha. Não souberam eles falar nas restantes semelhanças. Os dois clubes que mais trofeus têm em todo o mundo.

Mais uma vez renovo e apelo para que toda a familia Leonina boicote este pasquim.

Mário Costa disse...

E a burra sou eu????

Não, o BURRO é o treinador PB, essa "iminência parda"...!
Ele é que percebe muito de futebol. Com uma substituição estúpida, que ninguém percebeu..., excepto ele (iminência parda do futebol luso).., conseguiu desestabilizar a equipa, que dava sinais de poder chegar ao empate, depois de ter finalmente (ao fim de 1 hora de jogo) começar a controlar o meio campo (entrada de Veloso).

Ai já estamos a jogar qq coisinha? Corremos o risco de empatar?
Ah, então "bora lá" colocar o Veloso a defesa esquerdo...!

Estúpido de merda!!!!!

cantinhodomorais disse...

Chegaram os abutres...

Está, oficialmente, aberta a caça ao leão!

Despeçam o Paulo Bento! Assim como fizeram com um inglês na época de 1993-94, em troca do vosso adorado Professor.

Não gostei do jogo de hoje, é verdade. Mas já vi aqui o Porto a levar 3 sem resposta. Já vi outras equipas superiores a cairem. E este Barça não é o mesmo que ia goleando o milhafre na Luz. Pois esse Barça jogava com Motta e Oleguer como centrais!!

Anónimo disse...

Foi muito triste, sempre à deriva. Insiste em Abel quando podia colocar Caneira na direita e Grimi na esquerda. Vukcevic ficou em Lisboa - mais uma embirração inexplicável.
a) J.C.Francisco

RG54 disse...

Óh "cantinhodomorais", como é possível depois da vergonha que o nosso Clube hoje passou, que ainda defendas o principal responsável por ela? Querem lá ver que ainda algum iluminado vai dizer que a culpa deste espectáculo degradante é de quem não gosta de ver o Sporting humilhado. E não falo do resultado que aconteceu mas do que esteve tão, tão pertinho de acontecer. Abram os olhos, porra, que já é dia!!!

Anónimo disse...

Muito mau jogo do Sporting mas, qualquer semelhança entre a maioria dos comentários neste Blog e um qualquer blog lampião...não é pura coincidência!



40 postas pescada

Anónimo disse...

Caros leitores deste blog, pela primeira vez na vida caíu-me mal uma derrota do meu clube e pela primeira vez questiono o senhor Paulo Bento pelas suas atitudes. O meu comentário é (e será sempre) o de um treinador de bancada, por isso perdoem-me qualquer ingenuidade nas minhas palavras (e também o desabafo).

A verdade é que não entendo a mais recente teimosia de colocar o Moutinho a trinco, quando o Moutinho é um organizador ofensivo. À frente da defesa tem de estar alguém com corpo suficiente para quebrar o avanço da equipa adversária e notou-se que quando entrou o Veloso e o Moutinho avançou no terreno, o Sporting ganhou uma certa fluídez atacante, que para variar, chegou tarde demais para fazer fosse o que fosse. Outra - Quando soube da contratação de Rochemback, veio-me à memória o jogo duro, uma certa potência de remate, que eu gosto de ver, mas também a ideia de que o Roca é um jogador pesado, que não aguenta 90 minutos a correr a um nível aceitável (eu também não aguento, mas também não sou jogador profissional) e neste jogo viu-se em pelo menos 2 ocasiões o senhor em questão a desistir de lances que outros jogadores conseguiriam "aguentar". Lembro-me de ter lido nos jornais, jogadores da defesa do Sporting a referirem que os atacantes do Barça são "rapidinhos"... o Roca não é. Ele é um excelente jogador e muito experiente, mas para um jogo rápido, responde-se com rapidez e meia e temos jogadores rápidos no plantel, até nos damos ao luxo de não os convocarmos...Sr Paulo Bento espero sinceramente que a não convocação do Vuk se deva ao dificil arranque que vamos ter no Campeonato e aí sim, consigo aceitar o argumento da "opção técnica", que pelos vistos serve de resposta pra tudo e todos e que ninguém questiona.

Os jogadores também estiveram longe de ser brilhantes, creio que até pode dizer-se que jogaram MAL. "Entramos mal no jogo e não conseguimos impor o nosso futebol" de certeza que os desportivos de amanhã vão estar recheados de comentários deste género. O que aconteceu? Assustaram-se com o ambiente? Quiseram manter a tradição de não ganhar a equipas espanholas? O jogo com o Real deveria ter aberto certas mentes e não me venham com conversas que foi por não terem jogado no ultimo fim de semana ... (como se jogar contra o Beleneses ou mesmo contra o Benfica, com o devido respeito, preparasse uma equipa para jogar contra o Barça).

E também houve azar, entenda-se, decisões duvidosas por parte da arbitragem. Penalti onde???? 2 foras de jogo (que eu tenha notado) mal assinalados!!!! De certeza que não alterariam nada no jogo - perder por 2 a 1 ou 3 a 1 é perder na mesma, mas sim pode dizer-se que a arbitragem ajudou o senhores da casa.

Não estou com estas palavras a pedir a cabeça do treinador, nem sei se quem as ler concordará comigo, mas para ganharmos o que quer que seja temos de ganhar a qualquer adversário, seja ele o Barcelona ou seja ele o Basileia.

Saudações

Leão nascido em Alvalade

Anónimo disse...

Para quem queria um resultado positivo e ver-se a perder 2a0 e fazer sair o jogador mais rápido,das duas uma,ou estava a mentir quanto ao positivismo ou é BURRO.

Nuno Trindade disse...

Uma exibição DEPLORÁVEL do Sporting! Paulo Bento voltou a mostrar que é muito fraco tacticamente, é mau a orientar os jogadores, birrento e uma lástima a fazer substituições!
Quando sofremos o 2-0, pensei: "Como é que podemos dar a volta a isto? Vamos ao banco buscar quem para fazer alguma diferença lá na frente? Postiga? Tiuí? Pereirinha? Não me façam rir!". As substituições do Yannick e do Caneira vão para o compêndio das mais idiotas do século! Com o Derlei completamente desastrado, o Romagnoli perdido em campo, o inenarrável Abel (com um treinador a sério nem para jogar nas reservas servia! Péssimo jogador! Inconsequente, trapalhão e displicente! Tem 2 tijolos nos pés! Até dói vê-lo com a camisola do Sporting!)... É incompreensível! Para fazer um jogo tão miserável, mais valia ter jogado com um meio campo mais reforçado com a entrada do Miguel Veloso.
Quanto à ausência do Vukcevic, mais uma vez, continuamos a dar tiros nos pés e a fazer exactamente aquilo que a imprensa cá do burgo tanto quer: desestabilização. É um dos poucos jogadores com verdadeira classe nesta equipa, dos poucos que conseguem fazer a diferença. Mas há um burro que tem a mania que é mauzão... Até quando teremos de aturar este incompetente?

Anónimo disse...

Até o pielas do grandalhão quiser.

Anónimo disse...

Gostaria de saber quantos chulos foram a Barcelona à conta do clube.
Fico admirado porque o homem da SAD,Pedro Baltazar,que nunca gostou de futebol,que odeia os sócios do Sporting,acompanhou a equipa.Havia algum problema jurídico a tratar para Rita Figueira também ir?ou será que foi de acompanhante da comitiva alargada?É por estas e outras que as dsepesas são maiores que as receitas.

marachomba disse...

Prestacao desoladora do Sporting. Uma trampa. Ate preferi que tivesse sido arrumado com dois golos de diferenca do que so por um, que ainda dava a ideia do "quase" que nada e senao uma treta. O Sporting ofereceu meia hora ao Barca, so se lembrando de comecar a jogar (lembraram mesmo? ou foi o Barca que tirou o pe?) depois de um golo encaixado. Nao entendo as escolhas de Paulo Bento, nao entendo a cisma com Vuk, a equipa sem garra. As substituicoes entao hoje foram um fartote! Mau demais... Sim, o Barca nao e uma equipa qualquer, mas isto foi mesmo mau demais!
Que Paulo Bento repense a sua estrategia e nos de as vitorias necessarias para passar a segunda fase da Champions. Tem 5 jogos (e boa materia prima) para provar que e treinador com algum nivel na Europa.

HMG disse...

O pequeno treinador continua com as suas manias e continua a miséria!
Será que o balneário continua unido?
Temos de apoiar o nosso clube, este fim de semana venham em massa à bola e vamos apoiar sempre e muito com bastante barulho!
Força SCP
SL

Tite disse...

"À frente da defesa tem de estar alguém com corpo suficiente para quebrar o avanço da equipa adversária e notou-se que quando entrou o Veloso e o Moutinho avançou no terreno, o Sporting ganhou uma certa fluídez atacante, que para variar, chegou tarde demais para fazer fosse o que fosse."

Esta é grande verdade do jogo...

Para quê mudar o que mostrou ser mais sólido durante todo o jogo?

Ai, ai, ai PB!!!!
Não gostei nada das últimas decisões.

SL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...