domingo, 21 de setembro de 2008

O mal-amado Vukcevic

Há qualquer coisa em Vukcevic que não bate certo. Desde logo por ser um futebolista jovem e com grande potencial, mas que não gosta de futebol. Deve ser um caso muito raro. Mas não só por isso. A sua contratação, embrulhada em outras compras feitas pelo Sporting na Rússia, há um ano, foi uma surpresa, até para os jornais, que só deram a notícia quando estava tudo acertado com o Saturn. Vukcevic, que é internacional montenegrino, foi contratado praticamente ao mesmo tempo que Izmailov, um internacional russo, justamente para o mesmo lugar: o vértice esquerdo do losango de Paulo Bento.
Ainda que tivesse mostrado condições para ser um excelente ponta-de-lança, o treinador do Sporting só recorreu aos seus serviços quando não tinha mais ninguém para jogar na dupla de avançados. A sensação que fica é que Vukcevic nunca foi bem-amado por Paulo Bento. Mas também por colegas, como Liedson, por exemplo, com quem se desentendeu em pleno jogo, na Madeira. O treinador leonino, que sempre teve muitas soluções para o meio-campo, também não soube fazer de Vukcevic um ponta-de-lança de qualidade indiscutível - ele que é um jogador forte, brigão e de remate fácil - que o Sporting poderia ter potenciado. Por isso, Vukcevic andou um ano perdido a tapar os buracos provocados pelas lesões musculares de Izmailov ou outras ausências forçadas, designadamente as de Yannick e Derlei.
Quando os buracos estavam tapados, ficava de fora do "onze" ou dos convocados, sob a estafada justificação da "opção técnica", um jargão que, para certos treinadores, serve para tudo, inclusive para vetar jogadores, como aconteceu a Vítor Baía, na selecção de Portugal, quando Luiz Felipe Scolari chegou.
Porém, isso jamais justificaria a declaração tresloucada de "Vuk", proferida recentemente, segundo a qual teria que ter um lugar como titular na época em curso. Logo aí, a SAD do Sporting deveria ter feito alguma coisa, de modo a proteger o treinador de uma guerra pública com Vukcevic, face à qual os adeptos do clube exprimiram a sua preferência pelo vitimizado atleta, como aconteceu no jogo de Braga e agora com o Belenenses, com as bancadas leoninas a levantarem-se num aplauso ruidoso quando o jogador entrou em campo.
Ao ter dito agora que quer sair em Dezembro, Vukcevic disse-nos duas coisas: em primeiro lugar, disse-nos que não tem carácter, pelo que andou todos estes meses a enganar o Sporting e os adeptos que o aplaudiram quase até à idolatria. Em segundo lugar, para além de não gostar de futebol, mostra também que não percebe nada de futebol e do "modus operandi" de um balneário.
Este caso, que agora conhece contornos muito graves, é só mais um, envolvendo jogadores importantes da equipa leonina, que parece destinado a minar o grupo de trabalho do Sporting num ano em que o cluber está a fazer tudo para ser campeão. Resta saber a soldo de quem. Primeiro foi João Moutinho. Agora, é Vukcevic – um jogador que veio da Rússia para o Sporting como poderia ter vindo para o FC Porto. Veremos para onde irá em Janeiro.
Uma coisa é certa: depois do que disse, dificilmente terá condições para voltar a vestir a camisola verde e branca no curto prazo. E se sair em Dezembro terá de render financeiramente o que está previsto nos papéis - não sendo previsível que apareça um clube com o dinheiro necessário. E não sei ainda se o que Vukcevic disse não deveria ser sancionado com uma multa pesada. Afinal, o jogador pôs em causa uma empresa cotada em bolsa, para além de prejudicar, mais uma vez, o ambiente de trabalho com declarações públicas absolutamente inaceitáveis...
De qualquer modo, a avaliar pelo tom evasivo da reacção de Paulo Bento, cuja única certeza é que o próximo Natal se comemora no dia 25 de Dezembro, tudo pode acontecer, inclusive, que o internacional montenegrino tenha a mesma compreensão que o treinador e a SAD tiveram para com João Moutinho. Bem vistas as coisas, onde está a diferença?... FOTO: Hugo Correia (Reuters)

61 comentários:

Anónimo disse...

foge, que derrame de parvoíces e opiniões de sconexas.
Conseguem dizer o bem e o mal, tudo seguido no mesmo raciocinio.

Apenas para poderem criticar.
Não hà pachorra!!!

Zé Bitaites disse...

ANÓNIMO: Se este "post" é muito pesado para ti, podes continuar a ler só jornais...

zé merda disse...

A diferença está em um ser afilhado (o montinho) e o outro ser só o Vukcevic. Só

Soylent Green disse...

Concordo com o teor do post excepto na comparação com o caso Moutinho. O capitão já deu muito ao Sporting, onde tem sido dos mais regulares, e o seu caso, salvo as devidas proporções, é comparável ao de Cristiano com o MU.
Este Vuk mais o seu "managem" (?) andam a alimentar uma novela burlesca, que já vem de Saturno, para gáudio dos media dada a exiguidade de vitórias do "colosso" da outra margem.
Um chuto no traseiro depois de uma longa passagem pela bancada é o que merecem.
E que se lixem os "activos financeiros" que a disciplina e o Sporting estão em primeiro lugar.

Samuel Mota disse...

Ainda alguém a credita em disciplina???? Então onde é que ela está que eu não vi?? Que eu saiba nenhum dos jogadores foi vítima de processo disciplinar! Ainda acreditam que estes jogadores se portaram mal? Leiam o meu comentário no post anterior!
Num clube que um jogador exigiu $, ou sair, e depois foi titular e ainda capitão, TUDO é possível! Porque haveria o Vuk de ficar calado perante uma situação que nem ele sabe qual é??

Saudações leoninas.

Bancada Sul disse...

SIMON VUKCEVIC vs. PAULO BENTO


Saudações leoninas da Bancada Sul.

Soylent Green disse...

Caro Samuel Mota,
Com sportinguistas como o meu amigo os lamps e os andróides nem precisam de sair à rua.
Até parece que estamos com quatro pontos de atraso!

"Fanas" disse...

Derlei: o afilhado lambe-botas

Mais uma prova de que Derlei pertence ao grupo dos protegidos, e mais grave que isso que efectivamente existe um grupo de protegidos.

Mas quem é ele para se meter neste assunto? Capitão? Sub-Capitão? Porque raio tem ele de comentar a situação de um colega de equipa? Por acaso é alguém com algum peso dentro do universo sportinguista?

É caso para perguntar:

- Queres mais quantos anos de contrato Derlei?

Eu já me aqui insurgi aqui contra a titularidade de Derlei, referindo-me a ele como "o protegido", uma vez que não entendo como é que continua a ser titular...

Isto foi apenas uma confirmação do que já se suspeitava.Que no Sporting não são titulares os melhores, mas sim aqueles que fazem parte do núcleo do treinador, e que esses podem dizer tudo o que lhes apetece, mesmo que tenham uma responsabilidade acrescida no clube.

É fácil perceber que o balneário do Sporting está tudo menos unido e que Derlei é um palhaço...

Paulo Bento vai acumulando casos e mais casos , numa carreira de treinador com pouco mais de três anos..

Beto, Carlos Martins, Stoikjovic, Vukcevic, o quatel-general de Liedson, etc...

Era bom que o Paulo Bento e o seu grupo de "escovinhas", não possam fazer tudo o que bem querem e lhes apetece no Sporting.

O Sporting não é do Paulo Bento.

http://fanasdabola.blogspot.com/

leão de arroios disse...

"Logo aí, a SAD do Sporting deveria ter feito alguma coisa, de modo a proteger o treinador de uma guerra pública com Vukcevic, face à qual os adeptos do clube exprimiram a sua preferência pelo vitimizado atleta"

Mas que arrogância. Por favor... LDE... quem é que pensa que é para falar pelos adeptos todos? Que capacidade analítica de ponta possuiu para saber que "os adeptos" escolheram um lado ao outro?
Eu sou daqueles que ontem me levantei quando o Simon foi aquecer e gritei o seu nome. Porque o aprecio como futebolista e para o incentivar. O que não quer dizer que ache que ele deva jogar sempre ou sequer ser titular.
Essa opção é do PB e a esse nível confio cegamente nele - na aferição das potencialidades de um jogador bem como dos prós e dos contras de ele jogar. Já para não falar a nível de personalidade, onde o PB até agora não falhou.
Nesta "guerra", à falta de melhor termo, estou claramente do lado do PB e do Sporting. O Vuk é um miúdo mimado talhado para desportos individuais - não tem estaleca mental para compreender a natureza de um desporto colectivo por excelência nem tão pouco para entender dinâmicas grupais dentro de um balneário onde se deseja que todos estejam unidos e a puxar para o mesmo lado, como muito bem disse Dias Ferreira na sua crónica de hoje no Record.
Não sei se o LDE se lembra do regabofe que havia em Alvalade quando jogadores como o Dominguez, Dani, Edmilson, Leandro e muitos outros faziam o que queriam com treinadores sem qualquer tipo de personalidade. Tem saudades desses tempos? Eu não. Antes perder um jogador de topo e ganhar uma equipa a manter um jogador que sistematicamente desrespeita o treinador, o clube e os seus companheiros.

"João Moutinho. Bem vistas as coisas, onde está a diferença?"
A diferença está em 4 anos intocáveis de serviço altruista e dedicado ao SCP e uns golitos durante uma época cheia de tiradas verbais do "quero jogar a avançado", "tenho que ser titular" e outras que tais.
Obviamente que o caso do Moutinho passou, na minha opinião, sem as medidas que seriam justas: multa e "adeus braçadeira", mas perguntar onde está a diferença é de quem não tem memória ou nada entende do mais bonito desporto do mundo.

Para terminar digo que gostava que fosse possível recuperar o Vuk, mas isso só será possível se ele quiser, e para isso, tem que dar o braço a torcer: pedir desculpas públicas e trabalhar como os outros sem se achar a vedeta da equipa (coisa que nunca foi). E duvido que tal aconteça. Se acontecesse, ainda o podíamos vender a bom preço, mas o que se vai passar é que ele vai ser emprestado a um clubezeco onde fará as mesmas figuras e depois volta para Alvalade até se arranjar outro clube. Ou isso ou vendemos já em Dezembro por 2 ou 3 milhões ao primeiro que quiser.

Este tipo não tem mentalidade para jogar no Sporting. Quem achar o contrário, não tem mentalidade para ser adepto do Sporting Clube de Portugal.

Anónimo disse...

É empolgante quando está em campo,poucos duvidarão. Mas o que tem vindo a dizer confirma o que dele se diz, em inglês e nas traduções portuguesas.
Quando alguém tem um ego destes e mimo até dizer basta, não apenas em Lisboa mas também na sua "terra" (Belgrado talvez ainda o fosse, quando começou a jogar)e em Moscovo, a culpa é apenas do treinador do Sporting?

http://en.wikipedia.org/wiki/Simon_Vuk%C4%8Devi%C4%87
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simon_Vukcevic
http://www.academia-de-talentos.com/posts/simon-vukcevic-sporting-clube-de-portugal

Anónimo disse...

só um fora de série tem direito a um lugar certo nos onze

é Vuk um fora de série? NÃO

PBento tem defeitos, como todos, mas gerir 25 alminhas, cada um a querer e pensar ser melhor do que os outros, tem as suas dificuldades

Vuk acabou ontem por dar razão a PBento, ao demonstrar falta de espirito de grupo e solidariedade com os outros 24

PBento pode não jogar tão bonito como Peseiro mas ... substitui Rochemback e este não pia


40 postas pescada

Anónimo disse...

Sobre este caso apenas um paragrafo. O Vukcevic com estas declaracoes mostrou que se considera superior ao clube, aos seus colegas e ao treinador. Tal como o Moutinho, fez declaracoes improprias num momento improprio. Tera o devido tratamento dentro do balneario e nunca com linchamentos publicos ou coisas "para jornal desportivo ver", como as tais multas e processos disciplinares que tanta gente advoga como sendo o remedio santo (cujo resultado se vera no caso Cardozo/Quique Flores).

Vou repetir o que ja escrevi:

O Sporting esta em primeiro, com 9 pontos em 9 possiveis. No entanto, so vejo os adeptos, desejosos de sangue e polemicas, a entrarem no jogo da Imprensa e dos inimigos do nosso clube. Oicam o que diz o Rui Santos, um chorrilho de criticas raivosas e sem nexo que os adeptos do Sporting parecem engolir sem pestanejar.

Ha quase 1300 dias que o Sporting nao estava em primeiro lugar isolado.

Ha 3 anos que o Sporting nao arrancava tao bem na Liga.

O FCPorto empatou em Vila do Conde e ja esta a 4 pontos de distancia. O Benfica nao podera aspirar a mais do que isso, e ainda assim tera que vencer em Pacos de Ferreira.

Mas os Sportinguistas provavelmente nao gostam de festejar...

Saudacoes Leoninas
Petinga

Soylent Green disse...

Fico satisfeito por verificar que que alguns adeptos do meu clube ainda mantêm a lucidez.
O idiota do Rui Santos acabou de dizer que os aplausos ao Vuk foram uma crítica ao Paulo Bento por parte dos adeptos. Coitado, ainda vive no medieval maniqueísmo Busheano.
Eu estou com o P Bento e também aplaudi a entrada do jogador.

Anónimo disse...

Bento é um treinador de juniores. Com a agravante q tem um presidente q o protege.E assim vamos nós...até um dia.

belerofonte76 disse...

o melhor é que a equipa parece alheia a estas palhaçadas e ja vamos com uns pontinhos de avanço pos nossos rivais, se sair mos em primeiro das proxims 2 jornadas, temos tudo pa ser campeoes!!

Sporting Sempre

Anónimo disse...

De facto Paulo Bento é 2 pesos 2 medidas:o (afilhado)Pereirinha trabalha assim tanto para entrar em campo mais vezes que o VuK? e o que dá em campo vê-se?.Afinal não serão estas atitudes que fazem com que aja cenas tristes que nunca deveriam existir no nosso SCP.Ele á opções que não colhem....

Anónimo disse...

Consigo imaginar, o qe estes iluminados que pedem a cabeça do PB aqui escreveriam, no caso de não termos os resultados que estamos a ter.

Acordem !!!

Anónimo disse...

Dois excertos do que se encontra sobre VuKcevic na net:

"Foi premiado com a camisola número 1 como reconhecimento da sua popularidade para com os adeptos do Partizan. A sua melhor época no clube foi em 2004/05 onde teve exibições vistosas na Liga nacional e Taça UEFA. Contudo em 2005/2006 Vukcević começou a ser acusado de não jogar para a equipa e de não estar 100% em forma."

"No fim de Julho de 2006 Vukčević estava ainda remetido às reservas do FC Saturn com o treinador Vladimír Weiss a revelar publicamente que ele não se aplicava nos treinos e que mostrava falta de respeito.

E o culpado é Paulo Bento?

Samuel Mota disse...

Caro Soylent Green,

Comparar-me a um adepto Benfiquista ou Portista só porque não partilho da sua opinião, faz-me lembrar a história do quartel general do paulo bento, percebe-se assim porque comunga com os seus pensamentos.

Chorei quando vi o SCP ser afastado da taça uefa em San Siro pela arbitragem, durmi muitas vezes mal, com os fracassos do clube nos dolorosos 18anos. 10 anos depois, ainda tenho o cartão da claque a que pertenci na carteira.
Não se pode criticar? Por acaso o SCP é propriedade do Sr paulo bento ou FSfranco? Se fosse ninguém tinha nada haver com o que faziam com a sua propriedade, não sendo...

maisdomesmo disse...

Viver o Sporting com paixão, sim!

Entrar em histeria, não...

Nem PB, nem Vuk, nem Moutinho, nem o Franco da treta fazem falta ao Sporting.

Podem ir já embora.

O PB desde que disse estar farto dos adeptos. Rua!
O Vuk porque pretende ser superior a uma instituição centenária. Rua!
O Moutinho porque ou joga acima da média todos os jogos ou vão estar sempre cobrar as palavras infelizes, ou não, e das quais não se penitenciou. Rua!
O Franco porque está a desfazer o Sporting. Rua!


Ora, já existia Sporting antes de mim, e antes desta tropa toda.

Anónimo disse...

O grande problema para esta gentinha- e não é só de agora-,é o Sporting começar a ganhar e ter apresentado pela primeira vez resultados positivos sem vender jogadores.O "problema Vuk" caíu-lhe como " mel no bolo" para poder continuar a fazer mais uma guerra à actual direcção e equipa técnica,mas, pelos vistos, não tem recebido muitos apoios.Se no final desta época o Sporting não ganhar a Liga, esta gentinha ressabiada, de certeza que vai abrir umas garrafas de champanhe, porque ela está mais interessada na derrota de Soares Franco e Paulo Bento, do que na vitória do Sporting.A vitória para essa "CASTA" não presta,não tem sabor, desde que ela não esteja ao "volante".Contra todas as "castas" e correntes e só pelo SPORTING.SPORTINGUISTA para sempre.Até morrer!!!

Samuel Mota disse...

Partilho da opinião do fanas, a entrevista do derlei mete-me nojo. Mas não só ao jogador. É que caso não saibam os jogadores estão proibidos de ir a flash interview, ou de falarem à C.Social. Mas no sábado e domingo, como interessava defenderem o padrinho, houve autorização para estes dois (HP e Derlei) falarem, para dizer mal do colega e protegerem o seu padrinho. Logo os dois interessados?! Coincidência. Não restam dúvidas do que se passou.
Espero que Liedson e Yannick estejam à altura para resistirem aos jogos de bastidores que existem, caso contrário acabam no banco. Quando o yannick deixar de marcar golos…
De facto é preferível até em termos económicos, apostar num jogador de 34 anos "com liquido" no joelho e um ano de contrato, do que num jogador de 23anos, combativo com a força da idade. Bela gestão. Lembro o que aconteceu com o mantorras, teve vários treinadores e só jogava 10min, o Derlei, não só joga 90, como joga em Barcelona.
Mas é bom que demos mais importância ao facto de termos 4pontos de avanço, porque jogámos contra os difíceis Trofense e Belenenses, duas equipas de fundo da tabela, e com o braga, que ainda estamos todos para perceber como não perdemos o jogo. Vamos sorrindo e cantando, no final quando o leite já estiver derramado, e nada houver a fazer, é que vamos chorar. Mas aí já Stois e Vuks estão a milhas de Alvalade.
E não terei problemas nenhuns em vir aqui dar os parabéns ao Paulo Bento se ganhar o campeonato, tal como não terei problemas em dizer que a equipa, apesar disso, não joga nada.

maisdo mesmo disse...

Por vezes até apetece...

São lerdos ou quê?

Mas qual é adepto que se dá ao trabalho de pensar no nosso SCP e aqui expressar a sua opinião que não gosta de ver a equipa principal de futebol vencer?

Temos todos mais que fazer, ou não?

Mas, independentemente do valor que lhe atribuiamos, factos são factos.

Facto 1: O PB afirmou estar cansado dos adeptos e das criticas, quando a actividade profissional, até pela sua natureza publica, está sujeita a criticas, designadamente dos adeptos, que queiram ou não é quem sustenta o Clube e a SAD.

Facto 2: O Vuk ou coisa que o valha afirmou que pretendia sair, logo, em jeito lapalissiano, não está motivado para continuar.

Facto 3: O João disse pretender mudar de ares, logo de novo La Palisse diria que não estaria em condições de jogar, quanto mais capintanear um grupo de atletas que se pretende motivado.

Facto 3: O FSF promoveu a venda de várias parcelas do património do SCP, sem retorno visivel.

Estes alguns dos factos, aos quais poderia aduzir outros tantos, que tal como escreve o Samuel, revelam uma cultura de não exigência.

Fico incomodado quando o Sporting perde, sim!

Mas fico mais incomodado quando, mesmo vendendo, este amontoado de putos armados em queques, porque novos ricos, não justificam o que ganham.

Anónimo disse...

Nessa altura, já vocês se devem ter servido bem dos Vuks e Stois, para dizer mal de tudo e de todos.O Sporting, pouco vos interessa, mesmo que vocês digam o contrário.Interessa-vos mais a luta de "CASTAS", para mostrar quem são os "herdeiros" do clube.Mesmo que para lá chegarem, tenham que arrasar tudo.Depois de o terem conseguido, lavarão as mãos como Pilatos e dirão que a falta é dos outros.Já se viu isso noutros lados.Olhem para o vizinho de Belém.Reparem bem, onde ele está.

Manuel dos Santos disse...

Caro Samuel Mota
Não sou admirador do Paulo Bento desde a época passada, mas no caso destes jogadores eslavos, apesar de alguma má gestão ou embirração, dou inteira razão ao treinador, porque os jogadores se a tinham já a perderam. São inadmissíveis as declarações e entrevistas em que estes jogadores (e familiares) têm sido pródigos. As declarações do Derlei (já agora um extraordinário jogador pela sua entrega e qualidade, e a quem já alguma coisa devemos apesar dos poucos jogos que efectuou, ou não tivesse sido um dos principais responsáveis pelos 5-3 ao benfica que nos valeu a taça do ano passado) são prova que o jogador não só está de costas voltadas o treinador mas também para os colegas, que já devem estar fartos das suas atitudes.
Vuk é um jogador com potencial para ser genial, mas vai-se perder com esta personalidade, á semelhança de outros grandes jogadores por essa europa fora. Imagino o que se deve passar nos treinos
A postura de Paulo Bento não é nenhum paradigma, mas por vezes este tipo de treinadores têm muito sucesso (veja-se o caso de Scolari). As "prima-donas" são sempre prejudiciais, por bons jogadores que sejam.
Quanto á sua azia relativamente ao treinador e plantel do Sporting, recomendo um cházinhos que isso passa.

Tiago disse...

Adoro o Sporting, mas não sou capaz de ver jogos do Sporting com outros adeptos do Sporting. E estas caixas de comentários ilustram o porquê. Vejamos.

Factos:
Estamos em primeiro lugar.
Com três vitórias em três jogos.
Porto e Benfica estão já (pelo menos) a 4 pontos.
A equipa está a jogar melhor do que na época passada.
Temos hipóteses de ir pelo menos aos oitavos na Champions.

Opiniões sobre esses factos:
PB é uma besta.
FSF é uma besta.
João Moutinho é uma besta.
Vukcevic é uma besta.
Derlei é uma besta.
Rochemback é gordo.
Pereirinha é um afilhado.
H Postiha é um barrete.
Rui Patrício não presta.
Stojkovic é um predestinado.
Beto é seguríssimo.
Carlos Martins é um génio.

Irra! Não sabem gozar o momento?
Ide ao psiquiatra!

RC disse...

Parece que neste clube se começa a perder a elegância que sempre lhe foi própria entre os seus membros. Ninguém, e também aqui, está acima de crítica, mas parece que há alguns que não querem reconhecer o direito à opinião alheia quando ela não coincide com a sua. Respeitemos a opinião dos outros e discutamos o assunto com nível, deixemos a baixaria para o clube dos carroceiros e o dos assaltantes de áreas de serviço. Cá por mim penso que são inaceitáveis as posições de Stois, VuKs e empresários deles, como também penso que o assunto tem sido muito mal conduzido pelos responsáveis, nomeadamente pelo treinador que no seu afã autoritário e disciplinador um bocado cego não tem sabido, talvez pela sua reconhecida teimosia, matar os casos em favor do clube, antes alimentando-os e radicalizando a questão, uma boa maneira de todos (menos os empresários) ficarem a perder.

Samuel Mota disse...

Eu já disse e volto a dizer que não ataco ninguém, apenas quero que as pessoas responsáveis pelo clube assumam as suas decisões e as respectivas consequências.
O que eu tenho pedido aqui, é que me mostrem um processo disciplinar. Tanto do Saturn como do SCP, que foi algo que eu não vi. Porque se não há, então pergunto: os jogadores do SCP podem andar a coçar a micose nos treinos e ninguém faz nada??? Andam a sacar o seu $, não se esforçam e o treinador não pede um processo disciplinar? e continuam a treinar no clube como se nada fosse, sendo apenas ignorados pelo treinador?
Outra contradição é o Derlei vir dizer: "O treinadoorrreee já mostrouuuu que o passado não connnta, só conta o preseeentche" mas logo de seguida vai buscar o passado do jogador para explicar porque não joga. Que coerência. Todos merecemos uma segunda oportunidade, o Vuk teve-a e aproveitou na época passada. Doa a quem doer, marcou 14 golos no total. Doa aos EMPRESÁRIOS que não o representam e se roiem por isso mesmo.

Anónimo disse...

Ao menos o jogador teve Balls para assumir o que todos já sabiamos, que ele não ia jogar...

Egyzzz disse...

Vukcevic teve mal e isso é óbvio. Ofendeu o Sporting como instituição, os seus adeptos, e por isso deve ser punido tal como João Moutinho o deveria ter sido no passado. Agora, a culpa não morre solteira no jogador. Paulo Bento geriu muito mal este caso (mais uma vez...) e isso também está á vista de quem souber analisá-lo com atenção. Demonstrou outra vez o péssimo gestor de homens e psicólogo que é e mergulhou em mais um mar de contradições no código de conduta e valores que quer impôr no balneário do clube. As suas declarações na véspera do jogo com o Belenenses são de uma irreponsabilidade e estupidez gritantes. Ao fazê-las igualou mais uma vez certos jogadores na utilização do exterior para dar recados para o interior. Ainda para mais quando passou semanas a dizer que a ausência de Vuk se devia somente a uma opção técnica. Deveria-se ter remetido ao silêncio deixando que o nome do jogador na convocatória significasse o que tinha que significar e não soltar uma indirecta claramente direccionada ao montegrino. É este um dos grandes dramas de Bento: a vontade de impôr um código de valores e conduta no Sporting sem que saiba estar ao lado do mesmo da forma mais inteligente. Igualmente, estes factores acabam por não funcionar em prol do bem maior que é o Sporting.
O treinador do sporting terá que perceber também de uma vez por todas que para se ser grande na sua profissão é preciso ter a noção que para gerir um grupo de 20 e tal jogadores é determinante encarar cada um e procurar entendê-lo individualmente de forma a retirar o melhor rendimento do mesmo e não lidar apenas com os "certinhos" e menos problemáticos. Isto não significa que não deva haver um conjunto de principios e regras comum a todos os atletas do clube.
Uma última constatação: Muito mau gosto presente nas declarações públicas de Derlei (ecomendado pelo treinador?) em resposta a um atleta do clube quando este merecia simplesmente o desprezo... Se foram ecomendadas é preciso pereceber a grandeza do Sporting e saber que o clube não pode entrar nestes bate-bocas.

MarcoSanches disse...

Concordo com o que é dito pela Edgyzzz.
Vê-se que ela tem a sensibilidade, propria das mulheres, que falta ao PB para resolver este caso.
Mas Edgyzzz, para comentar não basta apenas ver o Rui Santos ao domingo e decalcar as palavras dele.

Anónimo disse...

obrigado, obrigado, por esta magnifica troca de galhardetes.

O que alguns não querem enfrentar é o facto de que se limitam a querer outros na condução dos destinos do clube. Um novo presidente, um novo treinador e por aí fora (há aí um em cima que por ele já ia na dúzia completa de pessoas para a rua - talvez se pudesse incluir ele próprio). E essa "opinião" que é legitima, lhes faz fechar os olhos às coisas boas que se passam no clube e exarcebar as coisas negativas, tornando-se também, por isso mesmo, parte do problema.
A mim não me incomoda que diversos sócios e adeptos não concordem com a gestão do clube, incomoda-me isso sim, que se preocupem em colocar os dedos nas feridas, impedindo a sua cicatrização.

Se repararem bem, um dos problemas do Sporting é o que se chama a "má imprensa" por oposição à "boa imprensa" que por exemplo o Benfica tem. O LdE sabe do que estou a falar. E este tipo de opinion makers, como já é este blog (parabéns por isso), e os que deixam aqui a opinião, devem perceber que são/podem ser parte integrante de um projecto construtivo, e não deixar que as suas opiniões sejam vistas apenas como criticas destrutivas e demonstrativas de toda uma massa associativa.

Repito o uqe já disse noutras ocasiões. Ter opinião é óptimo e revela inteligência, ter opiniões avulsas baseadas em "acho que", "ouvi dizer que" e em suposições pessoais retiradas das conversetas de café, são simplesmente destrutivas e desprovidas quer de inteligência quer de utilidade.

Mas esta é a minha opinião.

Anónimo disse...

ps. por uma questão de respeito para com os outros comentadores, vou passar a assinar os posts que faço.

O anterior é meu: AdC (Anónimo do Costume).

Anónimo disse...

Samuel Mota,

21.09.08
"Eu já disse e volto a dizer que não ataco ninguém"

20.09.08
"Belos gestores, nem para merceeiros davam (com todo o respeito pela classe)"


O Seis Milhões menos UM

Anónimo disse...

Nino: Com toda a sinceridade, nao vejo Rui Santos e tomo-o como um imbecil portanto nunca me reveria numa opinião sua. Causa-te assim tanta confusão que as pessoas possam ter opiniões próprias e bem fundamentadas muito melhor que as tuas óbvias?

Zé Pedro disse...

Para os que criticam o Paulo Bento:

No dia em que o PB sair do Sporting, podem ter a certeza de uma coisa: o Pinto da Costa vai estar lá fora, para o levar para Norte. É limpinho...

Samuel Mota disse...

Pois é limpinho, porque tem sido sempe assim, nós formamos e arcamos com as asneiradas que fazem por inexperiência. Quando já estão maduros vão para o FCP ganhar. Por isso digo: que o Paulo Bento HOJE não é treinador para um clube Grande! Eu não digo que o plano de treinos dele seja bom ou mau porque nunca vi, o que digo é que está à vista de quem quiser ver, que o homem não tem a liderança/experiência necessária para o cargo que ocupa.

Anónimo disse...

e já agora quem tem????

Aposto que tu com a tua grande experiência e sabedoria, eras capaz de apontar o nome do treinador que chagava ao Sporting, pegava na equipa e garantia imediatamente a conquista do título, sem quaisqueres problemas de escolha de jogadores, etc, etc..

desculpa, mas isso que dizes não é uma opinião que se compre. Para já não é sempre assim como dizes que acontece.´

E já está na hora de terem medo de que o que não serve para nós em determinado momento, venha a servir para outros noutras ocasiões (quer seja no Benfica, quer seja no Porto). Ultrapassem esse trauma de vez.

Anónimo disse...

Uma coisa é clara: Paulo Bento é cada vez mais um factor de divisão entre nós e isso é mau para o Sporting. Um dia ele vai mesmo porta fora e o clube fica e as divisões entre os sócios e os adeptos também ficam. Claro que não se tratará aqui de animosidades pessoais, creio que nenhum dos que se manifestam aqui contra a condução do balneário que está a ser feita alguma vez falaram sequer com o treinador, é esse o meu caso também, mas isso não pode impedir que se constatem e se apontem os erros gritantes que se vão vendo. Então quande ele diz alguma coisa, como foi o caso da semana passada, é só incoerências e achas para a fogueira Vukcevik e isso não é saber estar à frente de uma equipa de homens, seja de futebol, seja de chinquilho. Os resultados na liga vão disfarçando a coisa, mas não se esqueçam aqueles que utilizam esses resultados que ainda só jogámos contra o Trofense, o Belenenses e o Braga...e também não se esqueçam que aqueles que pensam que Paulo Bento não tem estofo nem categoria para estar à frente da nossa equipa também querem acima de tudo as vitórias e a grandeza do Sporting.

Santinni disse...

Bem para mim o que se passa é que o Vuk está cada vez mais isolado. No início da época e com a formação do núcleo duro do balneário (Moutinho, Caneira, Polga, Liedson, Rochemback, Derley) foi assumido por todos a vontade expressa de lutar por um objectivo - ser campeão. A partir desse momento deixou de se ouvir noticias do SCP, nomeadamente de saídas do veloso, moutinho, etc. Ora bem esta situação não interessa aos adversários e a única coisa em que podiam pegar era na situação e no jogador mais frágil a nível psicológico. Primeiro encomendou-se o discurso ao seleccionador - ameaçando o lugar do jogador na selecção; Depois foi encomendado o sermão ao empresário e agora foi o "minino" que rebentou! Temos que perceber várias coisas. A primeira é que num grupo forte e unido ninguém está acima do grupo, nem o próprio treinador. Era mais fácil ao treinador gerir a equipa de fora para dentro e "meter" a equipa de acordo com a percepção dos media e dos adeptos. Os resultados seriam os mesmos de sempre (Queirós, Peseiro, Fernando Santos, etc.) ganhar ... zero! Por outro lado temos que ver o enquadramento do próprio grupo. Todos se matam para jogar numa equipa tão equilibrada (para o bem e para o mal) e depois aparece a vedeta e quer jogar de caras. Claro que o Derley como parte do grupo duro e aproveitando a entrevista à RTP reagiu e não foi uma reacção encomendada pelo treinador mas que saiu do grupo de jogadores do plantel. Depois à questão do passado do jogador no SCP. Os adeptos tem de perceber que o Vuk estava encostado na Rússia e foi "recuperado" para o futebool pelo... Paulo Bento. Foi ele que teve a visão de o colocar a avançado, companheiro de Liedson (em mesmo assim veio ao de cima a sua fucisse em vez de jogar para o colectivo como por exemplo o levezinho faz), por a médio esquerdo o seu rendimento sempre foi duvidoso. Não quer dizer que o Simon não tenha qualidade, antes pelo contrário, tem muito potencial (para mim um 10 muito bom). Mas agora de promessa a titular indiscutível vai uma grande diferença. O SCP ganhou títulos sem Simon, o que mostra bem a importância do jogador na manobra da equipa.
Parece-me que o jogador numa primeira fase estava mal fisicamente, ou melhor, existiam jogadores em melhor forma para a posição de meio campo no losango - para 4 lugares existem Moutinho, Veloso, Ismailov, Rochemback, Romagnoli, Pereirinha e Simon - 7 jogadores. Tendo em conta a postura profissional e desempenho de Moutinho, Rochemback, Ismailov e Romagnoli, os restantes tem que se aguentar, apesar da azia e do talento que tem.

Paulo Bento quer se goste ou não já ganhou moral suficiente para tomar certo tipo de decisões em que acredita. Foi o treinador com melhores resultados de que me lembro, as suas decisões disciplinares vieram a dar-lhe razão (Liedson, Beto, Carlos Martins, Stoijkovic, etc.) e até mesmo o losango (tão criticado sistema) já provou ser o mais difícil de defrontar quando está bem entrosado (só o 3-4-3 tem funcionado para destronar este sistema em termos de domínio de jogo) apesar de, como qualquer sistema, nem sempre resultar devido à entrega exigida a cada jogador.

Samuel Mota disse...

Caro anónimo que insiste em fazer-me marcação cerrada a tudo o que digo,
Fiz apenas uma constatação, comparando com uma figura. Não disse claramente que A, B,C ou D, são incompetentes, nabos, interesseiros, vazios de mente, benfiquistas (como até já fez crer que eu era), etc..
Das duas uma, ou de facto temos aqui um paulo bento escondido por detrás de um anónimo, tal é a empatia que nutre pelo mesmo, ou estamos perante um comunista ou popular que não respeita nem aceita os comentários dos outros. Transforma-os em bichos papões, e persegue-os até à exaustão (ups até parece que estou a falar do Paulo bento outra vez e do seu quartel general, hiirrraa! Safa!!).
Se não gosta de ler, é melhor não participar, porque isto também é desporto.
Ou então acabo eu a deixá-lo falar sozinho, também é uma solução. Se não se pode debater, para quê chatear? Mas de uma coisa estou certo, não é por não gostar das minhas opiniões que vou mudar a minha forma de estar, pensar e ver o futebol.

PS - concordo com o comentário anterior, é isso que tenho andado a tentar dizer, talvez de forma demasiado emotiva, mas é a minha maneira de viver o SCP.

Samuel Mota disse...

O comentário anterior do anónimo.

Anónimo disse...

E assim para gaudio da imprensa, esquece-se que o Sporting é lider isolado do campeonato e continuará á frente dos seus maiores rivais na próxima jornada independentemente do resultado; vai-se esquecendo a ausencia de vitórias do clube da luz (Se fosse o Sporting a crise já tinha estalado) e vai-se esquecendo também o mau início de campeonato do Porto. Nós, como convem à Comunicação Social falamos de Vucevic, tal como de Moutinho no inicio de época e esquecemo-nos também que estamos no 1º lugar. Parecemos umas mariontes a reboque daquilo que a imprensa vermelha pretende para camuflar os resultados negativos do clube da gaivota.O caso Vukcevic dá um jeitão.
Falemos sistemáticamente da liderança do campeonato

PS - Katsoranis quis saír, Luísão quis saír, Lucho quis saír. Já não querem saír?

Mário Rui Ventura disse...

É o Mantorras de Alvalade, como referi na minha última crónica...

Atenção que este cognome tem, deste modo, direitos de autor!

Anónimo disse...

Caro Samuel:

"Das duas uma, ou de facto temos aqui um paulo bento escondido por detrás de um anónimo, tal é a empatia que nutre pelo mesmo, ou estamos perante um comunista ou popular"

????? bolas que este sim, é um comentário profundo e digno de admiração. Devo depreender que voçê não é o PB. Quem será. O Jorge Jesus, o Faquirá a ver se dá o salto.

"Se não gosta de ler, é melhor não participar, porque isto também é desporto."

Mas eu gosto de ler, e muito.

"Ou então acabo eu a deixá-lo falar sozinho, também é uma solução."

Uma coisa que aprendi nas participações nos foruns, é que, normalmente dá-se demasiada importância à nossa própria opinião. O facto de termos tempo de antena, seja ele escrito, falado ou filmado, dá-nos a sensação, muitas vezes demasiado amplificada, de que a nossa opinião tem de facto audição. Aqui nunca ninguém fica a falar sozinho. Eu não tenho a presunção de achar que as minhas ideias sejam as certas. Recomendo-lhe o mesmo e recomendo-lhe também que não use o seu sportinguismo como arma de arremesso. Essa é a premissa que nos une todos ... não é assim.

O AdC

Anónimo disse...

Samuel Mota,

Não percebi se a referência à "marcação cerrada" me era destinada, ou não.
De qualquer modo, achei curiosa a sucessão dos seus comentários e essa foi a minha primeira aventura como comentarista no Leão da Estrela. Esta é a segunda e a terceira será um agradecimento ao autor do blog pelo post referente ao desaparecimento de um grande Sportinguista.

Entretanto afirmar “"Eu já disse e volto a dizer que não ataco ninguém" e depois escrever o que escreveu sobre, comunistas, populares, papões, Paulo Bento, comentaristas iletrados, etc… não será um pouco contraditório?

Sem marcação cerrada, mas com vontade de ler opiniões coeremtes,

O seis milhões menos UM

Helder Seixas disse...

Boas,
por mim dou crédito ao P B, nestes anos que leva de treinador.
A opção certa é despedir o Vuc ou coloca-lo na prateleira até ao fim do contrato (queimá-lo), é o que merece porque o Sporting tem que estar acima de tudo.
O Derlei não tem nada que dar opiniões, somente com a biqueira das botas, coisa em que na minha opinião não é competente para o salário que aufere! Ou estará a pensar na reforma?
Parabéns ao Postiga que não sendo dos meus jogadores perferidos penso que está a cumprir e reconheço que será uma dupla mortifera com Liedson e o Derlei incansável a incentivar do banco.

Saudações Leoninas
Helder Seixas (Parambos)

Outro anónimo disse...

Ó Hélder, olhe que um clube é hoje também uma empresa que não se pode gerir assim a queimar activos, se você fosse gestor e gerisse com essa filosofia não havia empresa ou clube que resistisse...Lol

Anónimo disse...

Outro anónimo,

E quando esse activo, mercadoria, produto ou solução puserem em risco, por um motivo ou outro, o bom funcionamento do clube ou da empresa, de modo a provocar maus resultados (literalmente) e consequentemente não geração de mais-valias?

O seis milhões menos UM

PS - Qual é o significado de lol?
É alguma maneira superior de fazer troça?

NMC disse...

Como todos sabem ,este é um blog ,de sportinguistas,para sportinguistas,onde as pessoas que aqui escrevem,teem opiniões diferentes ,apesar de no global as nossas ideias convergirem em muitos aspectos.

Acredito que o problema com Simon Vukcevic,não é tão simples como escreveu BMG,no post abaixo deste.

Simon tem efectivamente uma passagem infeliz pelo saturn da Russia. No entanto no 1º ano de chegada ao Sporting, Vukcevic,conseguiu encantar os sportinguistas com o seu futebol explosivo,jogando quer no meio campo,quer a 10 ou até a ponta de lança.Foi pau para toda a obra.

Evidentemente a nação Sportinguista não percebeu o desaparecimento absoluto de Simon da equipa principal.

Passando ás declarações de Vukcevic, Sabado á noite ,considero que o timing escolhido é efectivamente mau. Simon não esteve bem.Sendo levado em linha de conta o passado de Simon,não podemos deixar passar em claro o também já largo curriculo do Treinador.
Tem no seu curriculo uma serie de jogadores com os quais se incompatibilizou.(Beto,Sá Pinto,Stjoko)

Levar Vukcevic a Madrid e não o utilizar, foi brincadeira.A quase total ausencia de Vukcevic da equipa principal,deixava supor que algo se passava.Mas aquilo que era transmitido aos Sportinguistas,é de que se tratava da lenga-lenga do costume: Opção tecnica!
Até a ave rara Tiuí entava primeiro que Simon.
Era evidente que algo se passava.
Entretanto o Sporting faz a sua estreia na Champions,com uma exibição onde faltou tudo de bom que uma equipa do Sporting deve ter(Manter a mesma equipa de Barcelona com o Belenenses,depois da exibição vergonhosa do Nou Camp, é um atestado de incompetencia,que se passa aos outros jogadores! No Sporting as más exibições são premiadas com titularidade no jogo seguinte,o que vale é que o Belenenses nem andar sabia,e o arbitro foi amiguinho...)! Surgem então as sábias palavras de Paulo Bento,na antevespera do jogo do Restelo,de que o "Nós é mais importante que o Eu!". Lembrei-me logo de João Moutinho...É que as declarações do pequeno capitão foram seguramente a pensar no Nós ,dado que indo para o Everton seria sua intenção dividir o dinheiro recebido pelos seus companheiros! Obviamente que o Capitão da tanga,pensou somente no EU! E aqui estou curioso em ver a postura de Paulo Bento,neste novo caso.

Porque já de á muito que Paulo Bento mostrou ter dois pesos e duas medidas. E não estranharia que aqui houvesse uma nova postura do Treinador,em nome de uma disciplina que não passa duma farsa.

Peço para Vukcevic ,o mesmo castigo que teve João Moutinho! Simon é um talento que não pode ser desperdiçado! Espero que algum dia o SPorting demonstre ter dirigentes em condições para resolver estes problemas. Porque até ver a incompetencia dos responsaveis da SAD,é a todos os titulos incomodativa. E esta é a altura de alguém com responsabilidades sérias tomar uma posição que defenda os interesses do SPORTING,e não do Eu como parece fazer Paulo Bento.
Também não podemos esperar muito,quando Pedro Barbosa é director desportivo, que disse o que disse quando saiu do Sporting.

Uma ultima nota para a triste entrevista de Derlei. Falar assim de um colega de trabalho é no minimo provocatorio. Digo que este Brasileiro já tem idade para ter juizo.
Obviamente que Derlei falou por encomenda. Encomenda de alguém que não tem coragem de falar! Esperava ter visto Paulo Bento,Barbosa, Telles ou Soares Franco...Nunca Derlei!

Assim vai ,sem rei nem roque o nosso Sporting! Isto num campeonato que me parece poder ser o mais facil de ganhar dos ultimos anos!

in visaoleonina.blogspot.com

Anónimo disse...

http://www.sporting.pt/Info/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcomunicadosad_220908_45305.asp

LdaE,

e se abrisses espaço para se comentar este comunicado da SAD?



40 postas pescada

Anónimo disse...

... e mais estas declarações de Abrantes Mendes:

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=149142


40 postas pescada

Anónimo disse...

5. A Sporting, SAD recusou liminarmente a proposta apresentada, lamentando não só a forma e o "timing" da sua apresentação - num momento em que o mercado de transferências está fechado - mas também o facto de a mesma só servir o propósito de alimentar uma pseudo transferência (sem clube de destino) quando a Sociedade já fez saber não ser sua intenção abrir mão do atleta.

6. A Sporting SAD não cederá a qualquer tipo de pressões, cumprirá e fará cumprir o contrato celebrado, sem prejuízo da tomada das decisões que entenda adequadas e no exclusivo interesse da Sociedade e dos seus accionistas.


Mais nada é assim mesmo!

Anónimo disse...

caro nmc

e a solução é??

deixe ver se adivinho. Correr com o PB! Acertei? Ninguém diria.

Anónimo disse...

As declarações de Abrantes Mendes também são fantásticas sim senhor.

Mais um iluminado, que não sendo responsável pela gestão, não se coibe de dizer que com ele é que era!

Extraordinário.

Deixem lá que para a semana o pB e a equipa perde pontos (mais tarde ou mais cedo vai acontecer) e aí já têm mais razões para debitar a azia toda.

Dentista disse...

Esta situação com o Vuk era escusada, 4 meses de duração é demais, bom com o Stoi já lá vai 1 ano...

Existem muitos responsáveis, uns mais que outros mas o problema a meu ver é o conceito de disciplina, tem de ser preventiva e não punitiva mas enfim o PB prefere punir...

Deixo um último desabafo: Treinadores melhores tacticamente que o PB existem muitos mas jogadores melhores que o Vuk (pelo menos para a nossa bolsa) existem poucos...
Como me custa ano após ano ver que os melhores jogadores dos nossos rivais eram do Sporting.

PPA disse...

Depois de alguns anos de transmissões inenarráveis da TVI, com um escarro vermelho de nome JQ Manha e outros, onde chegaram a ser “apanhados” em OFF num intervalo de um jogo do Benfica a dizer: “onde jogamos para a semana”…
Eis que agora a RTP nos brinda com um insuportável Tadeia e um locutor… não sei o nome da gaivota? Agradeço se me souberem dizer?... pois o homem manchou a cuequinha a cada golo do seu Benfica, tal o “orgasmo”.
Curiosos como consideram um penalty forçado evidente LOL e depois um que é uma patada claríssima sobre Edson, já “no passa nada”.
A minha consolação é que na parte final do jogo deve ter borrado a parte de trás, tais os calafrios que apanhou… se fosse mais velhote ainda lhe tinha dado um ataque cardíaco.
VOLTA GABRIEL ALVES QUE ESTÁS PERDOADO!

PPA disse...

Bruno Paixão em Grande!

Se o Benfica não ganhasse hoje, a época estava feita... era o ADEUS a mais uma época.

Bruno Paixão deu assim o balão de Oxigénio indispensável para o SLB se manter por agora ainda na luta.

Para "gravar":

- Maxi Pereira vê amarelo em vez de vermelho.

- Minutos depois é ele que aponta o golo que coloca o SLB à frente do marcador.

- Lá apareceu um penalty bastante forçado.

- Nuno Gomes teria que ser expulso, mas naquele minutinho de confusão, lá viu o amarelo

- O treinador tratou de o substituir.

- Se foi marcado penalty a favor do SLB, é estranho que não se tenha visto um muito mais claro sobre Edson: uma patada.

...

Para além da roubalheira, o SLB teve muita muita sorte.
Aquele lance nos descontos é incrível.

Quim continua em grande... felizes devem andar aqueles que criticavam Ricardo.
Este Quim é Ricardo ao Quadrado.

Anónimo disse...

Passámos de um Peseiro que até permitia que o mandassem à m...e apanhar no c... sem que acontecesse nada em termos disciplinares para um que anda armado em ditador todo-poderoso dono do Sporting e nem ao menos consegue ser coerente com o que diz...ou seja, continuamos com falta de ponderação, de equilíbrio e de bom senso. Deve ser maldição...

Soylent Green disse...

Vou ao futebol desde 1956 e, nesses 52 anos, só vi o Sporting ser Campeão Nacional 9 (nove) vezes. Agora percebo porquê.
Se despediram o Big Mal depois de ganhar o Campeonato e a Taça, se despediram o Bobby Robson quando ia em 1º lugar porque não despedir o Paulo Bento? É digno e justo!
O Sporting é o clube mais autofágico do Mundo.
Desisto.

Zé Pedro disse...

Para os que dizem mal da direcção e do Soares Franco:

Estão à espera de quê para avançar?
Para o ano há eleições no clube. Nós, sócios, precisamos de alternativas válidas como vossas excelências!
Avancem!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...