domingo, 18 de janeiro de 2009

Chuva de golos no "hat-trick" de Liedson

Num jogo sem casos de arbitragem, ao contrário, por exemplo, do que sucedeu no Estádio da Luz, na vitória magra do Benfica sobre o Belenenses (1-0), onde a equipa do Restelo viu anulado um golo limpo, o Sporting derrotou o Paços de Ferreira por 5-1, construindo o resultado mais volumoso de toda a Taça da Liga 2008-2009 e garantindo um lugar nas meias-finais, ficando à espera, em Alvalade, de FC Porto ou Guimarães.
O Sporting merecia muito mais do que os 6461 espectadores que assistiram à partida ao vivo, naquela que foi uma das piores molduras humanas de sempre em jogos leoninos em Alvalade. A goleada, para a qual o brasileiro Liedson foi, mais uma vez, decisivo, ao ter marcado três dos cinco golos, traduziu a superioridade leonina através de uma exibição tranquila e segura.
Perante um Paços de Ferreira que só existiu e incomodou entre o segundo e o terceiro golos leoninos – marcando o tento solitário nesse intervalo, que decorreu na abertura da segunda parte –, a equipa do Sporting poderia, inclusive, ter construído um resultado mais volumoso. Bastaria que, nas suas iniciativas ofensivas até ao fim do jogo, a equipa verde e branca tivesse funcionado sempre como quem está à procura do primeiro golo. Assim não aconteceu, pois a vitória folgada ainda permitiu algumas tentativas de brilharete individual que resultaram em desperdício…
Por falar em brilharetes individuais, é justo destacar Liedson, pelos três golos e pelo trabalho colectivo constante, mas também o russo Izmailov, que marcou um golo portentoso, a fazer lembrar aquela “bomba” indefensável que disparou à baliza do FC Porto, no seu primeiro jogo oficial ao serviço do Sporting, que ditou a conquista da Supertaça 2007. Destaque ainda para Vukcevic, que também marcou e voltou a ser preponderante na equipa, e para Bruno Pereirinha, cuja velocidade foi importante para mexer com o colectivo no segundo tempo.
De resto, voltando a Liedson, não falta quem aponte o jogador brasileiro como o melhor goleador da história do Sporting, só porque marcou mais golos do que Yazalde. Algo que tem a ver com incompetência, falta de memória ou de cultura futebolística dos homens da rádio e da televisão.
Como existiram Peyroteo (529 golos), Manuel Fernandes (255), Vasques (221), Manuel Soeiro (204), Rui Jordão (187), Adolfo Mourão (170), João Martins (166), Jesus Correia (156), Albano (153), João Cruz (149), Figueiredo (147) e Lourenço (145), Liedson é, sim, o melhor goleador estrangeiro da história do Sporting. FOTO: Nacho Doce (Reuters - Arquivo)

16 comentários:

Anónimo disse...

Constatação de 2 coisas:

- Romagnoli e Ronny são maus demais para estarem no Sporting;

- Pereirinha já merecia a titularidade.Tem um potencial enorme.

De resto, destaque para a lentidão de Rochemback, o que não é novidade,algumas decisões estranhas de Liedson (apesar do hat-trick)e o grande Izmailov...

Ricardo disse...

Liedson é, de facto, um jogador à parte. É dos melhores jogadores que já passaram pela história centenária do SCP e a braçadeira de capitão, que envergou na noite de ontem, não lhe assentou nada mal.

Para aqueles que entendem o losango como o "último grito" nas tácticas do pontapé na bola, comparem o SCP da 1ª parte, agarrado a esta insípida figura geométrica travestida de futebol pós-moderno, com o SCP da 2ª parte, em 4-4-2 clássico, em que vi Bruno Pereirinha jogar ao nível a que me habituei a vê-lo jogar nos juniores.

Força Sporting!! Abaixo o losango e viva o futebol com golos!!

RF

Anónimo disse...

Uma sova, com o Levezinho do costume (já não há adjectivos...), e os nossos torpedos do Leste a aquecerem para a segunda ronda do campeonato (mas sempre bem, faça-se justiça, mesmo quando mais discretos, vão cumprindo), com Vuk a confirmar-se como "reforço de inverno" promissor, assim se mantenha calado e a trabalhar, que é o mínimo que se pode pedir a um profissional de futebol.

Pereirinha, belíssimo no jogo, soberbo na entrevista de hoje. Um Senhor!

Roca bem como do costume, tire-se o Caneira para a esquerda e meta-se o Tonel e temos a nossa melhor defesa para o resto do campeonato (nem que, tal como sucedeu com MV, tenhamos que ter ajuda divina e a Pulga se lesione...), claro com Pereirinha ou Abel à direita.

É impressão minha ou até o Ronny escapou? Deve ser do resultado....

O Adrien espera ainda por tempos melhores, o Ricardo Batista é um bom futuro nº2, para já, e confirma-se que Romagnoli está em baixo de forma.

Uma boa vitória, está bem que a feijões, mas que dá bem para animar a malta neste fim-de-semana sem campeonato!

Coração de Leão

Pedro Pita disse...

Foi estranhamente um belo jogo de futebol. Há que elogiar a atitude do Paços de Ferreira porque, talvez por ser Taça da Liga, jogou de peito feito em Alvalade, sem as cautelas defensivas habituais em quem nos visita. Jogou à maneira antiga- e por isso perdeu à maneira antiga. Foi um belo jogo do Sporting, destacando-se Liedson, Izmailov- que golaço!-, Vuk e Pereirinha, que na segunda parte desbarataram por completo a defesa dos nortenhos. Agora venha o Porto porque a propósito temos umas contas em atraso para acertar.

Um abraço

Gnitrops disse...

Bom jogo, boa vitória, bons golos...tudo bom, ou melhor, quase tudo bom esta noite em Alvalade! :)

SL

Yazalde disse...

Convém também não esquecer o rácio entre o número de jogos e os golos marcados. Tomando apenas a média para os campeonatos nacionais o Liedson precisou quase do dobro doas jogos para alcançar a marca de Yazalde.
Pode-se fazer muitas coisas com os números.

Anónimo disse...

Irão os jornais elevarem da mesma forma o golo do Ismailov conforme fizeram com o golo da Dona Maria????????claro que não ; porque são mesmo funçionários dos Galinaceos.

Hélio Oliveira disse...

Liedson é sem duvida o melhor avançado do Sporting dos últimos tempos. É Pena é não encontrarmos outro grande avançado para fazer dupla com ele.

Postiga é esforçado, Djaló tem dias bons, mas precisávamos de outro avançado de top. Se esse dia chegar, e ficarmos com 2 grandes avançados, o Sporting fica com uma frente de ataque fortissima.

Anónimo disse...

http://anti-futebolartte.blogspot.com/

Vejam a má lingua do futebol português

CORREIO LEONINO disse...

Porque será que, quando o Sporting ganha, são poucos a comentar aqui???

Mindo disse...

Salvo erro o Levezinho é Português, logo já não pode ter o titúlo de melhor marcador estrangeiro.

Saudações leoninas
Mindo

Anónimo disse...

Não é justo o que estão a fazer e não sei qual a intenção, ao grande Chirola.Além de ter sido um dos grdes goleadores do Sporting,ganhou uma bota de ouro,o que Liedson ainda não conseguiu,(gosto muito de Liedson)deu muito dinheiro a ganhar ao clube,com a sua transferência para o Marselha.
Por isso não o podemos esquecer.Só que grande parte da direcção do Sporting nunca viu jogar o Yazalde.

Anónimo disse...

Volto a referir Grande Pereirinha , a fazer calar muitos que vinham para aqui exigir que fosse embora. Deve ser titular indiscutivel. Roca, pererinha, izmailov e moutinho com liedson e vuk. Postiga falha golos no banco!!!!

manuelantonio disse...

Bom jogo da equipa do sporting. Eu só queria chamar à atenção para a grande parte das faltas marcadas a favor do paços à entrada ou perto da area do Sporting são simuladas. É incrivel a quantidade de simulações que existem por jogo em Portugal. Vejam bem o amarelo ao caneira que não toca no jogador, apenas usa de impetuosidade, outros jogadores e jogadas mais severas são deixadas em claro. Mais futebol e menos simulações.

moreno disse...

Queria usar este blog para fazer aqui um pedido: sportinguistas, vocês, tal como eu, que sofrem por este grande clube, por favor, encham o estadio. Criem petições para por os jogos ao sabado á tarde, jogos mais baratos, promoções.
A equipa precisa do nosso apoio LÁ...

Saudações Leoninas

materials disse...

Although there are differences in content, but I still want you to establish Links, I do not
fashion jewelry

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...