sábado, 17 de janeiro de 2009

A bebedeira de Leandro Grimi

O defesa-esquerdo do Sporting Leandro Grimi, de 23 anos, foi apanhado pela polícia a conduzir na tentadora noite lisboeta com 1,24 gramas de álcool no sangue, isto é, com duas vezes e meia o álcool no sangue permitido por lei (0,50 gramas). Objectivamente, Grimi, que tinha trabalho na manhã seguinte, estava bêbado, talvez a vislumbrar três ou quatro Docas de Lisboa à sua volta, pelas 4h00 da madrugada.
Se não fosse a polícia, talvez ninguém, além dos mais próximos, viesse a saber. Eventualmente, o jogador poderia vir a constar no boletim clínico do Sporting como um dos jogadores lesionados... Segundo veio a público, aconteceu isso mesmo, recentemente, no FC Porto...
Grimi é um jovem. Mas não é um jovem qualquer. Veio do AC Milan, clube do primeiro mundo do futebol que se enganou na contratação e, obviamente, procurou despachá-la enquanto fosse tempo. O jogador argentino custou ao Sporting 2,5 milhões de euros por metade do seu passe. Muito mais do que qualquer jogador formado no clube de Alvalade. Muito mais, por exemplo, do que custou até hoje ao Sporting o promissor lateral-esquerdo Tiago Pinto - três anos mais novo. E, é bom que se diga, Grimi ainda não justificou o valor do passe.
Como Grimi há outros casos. No Sporting e noutros clubes. Há quem beba em público, como há quem beba em privado. É comum dizer-se que ninguém tem nada com isso, quando as bebedeiras acontecem fora do horário de trabalho. Num profissional de futebol não é bem assim.
Um futeblista é pago a peso de ouro por algum motivo. Os grandes ordenados implicam privações. Entre essas privações estão o álcool e a droga. Alguns casos vêm a público porque acontecem na via pública. Na memória de todos, o Sporting tem o caso de Cherbakov, que acabou para o futebol também numa noite de êxtase em Lisboa. Luisão, do Benfica, também foi apanhado com álcool a mais, tendo evitado julgamento com uma pena de trabalho comunitário.
Para estes meninos mimados e sem cabeça, as multas pecuniárias não são um castigo. O afastamento da convocatória também não é castigo. Porque, para eles, mais mês de ordenado menos mês, acaba no mesmo. Assim como mais jogo, menos jogo... O dinheiro, um bem cada vez mais caro, abunda e dá para tudo.
Por isso, não ficaria nada escandalizado que um clube de futebol - a começar pelo Sporting - passasse, também, a usar métodos policiais, pegando num balão e, arbitrariamente, fosse a casa dos atletas a determinadas horas para apurar se tinham consumido álcool a mais. Talvez, desse modo, o ritmo de jogo fosse mais regular ao longo dos noventa minutos...
Os futebolistas ganham mais do que os outros trabalhadores e são agentes de um espectáculo muito caro e que atrai multidões. Têm, portanto, outros deveres. Os sócios e os adeptos do futebol, que pagam a sua quota e o seu bilhete para ver um jogo ao vivo, têm obrigação de saber por que é que a equipa que adoram corre mais ou corre menos. Andar atrás daquilo que os jogadores fazem nas suas horas privadas é tratá-los como criancinhas. Mas, como a bebedeira de Grimi provou a todos nós, às vezes, as cabeças humanas são de galinha. FOTO: Reuters

20 comentários:

Anónimo disse...

O Grimi é um invejoso.Logo quis imitar o Luizão.Quando fÕr velho segue os passos do Euzébio,ou do Mantorras.

Anónimo disse...

LdE

Até nas bebedeiras são nanicos!
Não é que o Luizão foi controlado com mais 2 décimos!

P.S. - O rapazola ´limita-se a seguir os exemplos que observa - o vosso presidente e não só!

Anónimo disse...

Vai fazer cumprir a pena de trabalho comunitário na Academia...!
Há que dar valor aos bons exemplos!

cp disse...

vamos ver se este caso é tratado na comunicação social com a leviandade que foi tratado o do luisão.
a nível interno, a questão é saber se ele podia estar fora de casa a essa hora (e não a descansar...): se podia, então não há problema nenhum!!!se não podia, punição! e à hora do treino, estava bêbedo? se sim, punição exemplar! se não, então ninguém tem nada a ver com isso porque o que cada um faz na vida pessoal é apenas com.. o próprio!!

leao de arroios disse...

"Estonteado" estou eu depois do golo do Simon em Vila do Conde para dar a ideia que benificiados e prejudicados são todos de forma igual. Para enganar pategos basicamente...

Este caso do Grimi tem pouca gravidade pois é algo que sempre aconteceu e sempre irá acontecer. Alem disso o jogo deste fim de semana conta para uma competição quase tão importante quanto o torneio do guadiana.

Claro que ele não se comportou de forma profissional, mas não se pode fazer dito um "caso".

Dina disse...

Quantos terão já passado impunes?
Esse não teve tanta sorte e foi apanhado.
Agora há que esperar para ver o que vão fazer os srs responsáveis.

Ricky_cord disse...

Lamentável. Infelizmente não será o último. Lembrei-me logo do Cherba

Leão Transmontano disse...

No tempo do Octávio acho que nem se atreviam, pois o homem trazia a fama do Porto, onde passeava muito à noite atrás dos rapazes... Sinceramente acho lamentável este comportamento num profissional de futebol. Aqui também está um pouco da explicação da tal falta de agressividade em campo, lentidão, falta de brio... Há os dias de folga, tal como o normal trabalhador também tem as suas folgas e se fosse num desses dias, nada a dizer, agora, 6 horas antes de um treino?

JC disse...

Eu lembrei-me foi do Luisão.
Em dois sentidos:
No aspecto judicial: também vamos ter uma suspensão do processo com trabalho a favor da comunidade ?
No tratamento dado pela comunicação social: também vai haver tentativa de desculpabilização do jogador e de banalização da situação?

Ricardo disse...

E afirmava este jovem ao Jornal do Sporting não há muito tempo, que queria ser uma referência...

Assim, não me parece.

RF

greendevil disse...

amanha final contra as galinhas em andebol...acredito que o grnde paulo faria vai montar grande equipa para ganhramos...E 1 post po andebol n? cumprimentos leoninos.sportinggggg

Anónimo disse...

Mais um das gaivotas...
Mais uma nódoa nas arbitragens...

Pedro Pita disse...

Amigo leão da estrela,

A questão é que o Grimi não vale NADA como jogador, e o Cherbacov era um jogador fabuloso, que mesmo metido na noite e tudo jogava MUITO! Um jogador com um remate potente, com grande visão de jogo e com uma técnica extraordinária. Formou com Paulo Sousa a melhor dupla de meio campistas da nossa história- e só tinha na altura 21 anos. Que carreira poderia ter tido se não fosse o maldito acidente? É uma questão que permanece. A meu ver teria uma carreira equivalente ao seu companheiro de meio campo no Sporting. Era um caso sério, e ainda hoje estou convencido que perdemos aquele campeonato pela falta que ele nos fez como jogador- pois Paulo Sousa tornou-se na única referência do nosso meio campo. Com Cherbacov João Pinto jamais nos teria metido três golos em Alvalade, e com o arraial de bola que estivemos a dar na primeira parte ganhariamos o jogo e o campeonato nas calmas. A perda futebolística de Cherbacov foi trágica e irreparável. Bem sei que não se pode fazer voltar o tempo para trás, mas é apenas uma opinião. Ah, e já agora que vem a talhe de foiçe, convém não esquecer que claro que as três expulsões da semana anterior nas Antas nos deixaram debilitados à priori em posições fulcrais do terreno. Eram os tempos da aliança Benfica/ Porto. Aquele campeonato tem portanto indirectamente um nome associado: Carlos Valente, o árbitro desse Porto-Sporting da semana anterior ao titulo, autor da arbitragem mais incrível que já vi, e acredite que vi muitas!... Pena que muitos o esqueçam. Eu nunca o esquecerei, porque aquela foi sem dúvida das melhores equipas de sempre do futebol português, e foi roubada.

Fez muito bem em recordar Cherbacov, porque se Grimi jogasse metade do que Cherbacov jogava estariamos aqui todos a defender o rapaz, e a dizer que é um jovem, que se está adaptar a Portugal, que foi um erro e errar é humano, etc, etc,etc. É ou não é verdade? Eu da minha parte não tenho qualquer dúvida na resposta que daria: claro que sim. Se Grimi fosse um craque era perdoado, sendo um mono é executado! E aliás há exemplos disso. Assim será que aos adeptos do Napoli interessa para alguma coisa a vida conturbada que Maradona levava quando os conduziu com a sua mestria singular aos seus únicos titulos da sua história? Ou será que o adepto do escrete se recorda de Garrincha como um bêbado ou como o Charlie Chaplin do futebol? E há algum adepto dos Red Devils que não ame eternamente Best? Ou haverá algum adepto do Inter e do Milan- jogou nos dois clubes- que não recorde as inolvidáveis facanhas de Meazza, a maior das quais ser acordado a uma hora de um jogo começar e marcar um hat trick?! É estranho mas creio que no coração de todos os adeptos de futebol há sempre um lugar para estes ídolos com pés de barro. Os adetos geralmente identificam-se com este tipo de jogadores, são humanos, demasiado humanos, não lhe parece?...

Anyway, e voltando ao Grimi, o que me parece imperdoável não é ele estar bêbado. Se ele fosse bom isso seria rápidamente esquecido por nós. O erro foi o clube ter gastado uma pipa de massa de um jogador mediocre( os rins de Grimi parecem feitos a régua e esquadro!!) e que sistemáticamente prima por falhar em momentos decisivos. Já antes disto andávamos fartos do Grimi, porque viamos o Tiago Pinto a crescer a olhos vistos e viamos o barrete que era o argentino, com isto ficámos possessos!!! Mas isso não é culpa do Grimi. É culpa da incompetência de quem nos dirige. Perdão de quem nos dirigiu. Ou será que ainda nos dirige? Fica a dúvida.

Um grande abraço

PS: Evidentemente que espero que, por uma questão de elementar justiça e igualdade, não se faça para Grimi uma lei de fel e uma lei de mel para Moutinho( o javardo do nosso capitão- propositadamente com minúscula- que ainda recentemente voltou a salientar, para quem o havia esquecido, que está doidinho para saír do Sporting, voltando a haver o discurso mole e condescendente do costume da parte de quem decide), Derlei( que envenenou o ambiente da equipa ao criticar um colega), Caneira( idem), Vukcevic( que se portou como um puto de seis anos), Stoikovic( nem vale a pena falar neste caso...) e Veloso, pai e filho( uma dupla terrível, em que um fala em nome do outro, não havendo responsabilidade para ninguém), fora outros casos menores. Como diria a sabedoria popular ou há justiça ou comem todos!

Anónimo disse...

Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!Ah!

Ó pita,és um cómico, pá!

"...o baile que demos na 1ª parte..." (perdeste a 1ªparte por 3-2 e Só dominaste o jogo nos 15 minutos iniciais!).

Já não me ria tanto desde o funeral da minha tetravó!!!

aNNóNNimo disse...

greendevil

Cá está o post ao andebol...!
Parabéns ao Sporting e à 'grandeza'
demonstrada na sua qualidade de finalistas derrotados!

aNNóNNimo disse...

greendevil

Para não te deixar dúvidas ácerca da vossa 'grandeza'!

Treinador dos osgas:
Bem e tal o BENFICA mereceu ganhar, blá...blá...blá..., mas esta dupla de arbitragem persegue-nos à três épocas ( é treinador deste clube à 3 meses), só que se esqueceu de dizer que quando ganhou esta taça foi contra o clube que agora treina, e jogava onde???

Anónimo disse...

Por falar em Cherba. Já lhe pagaram?

Pedro Pita disse...

Caro aNNóNNimo:

Vou obrigá-lo a ler o que se lê nesta caixa de comentários, uma vez que você( como muitos outros, de resto) não o fez:


"[O recurso ao anonimato] é um mecanismo de cobardia e um instrumento de invejas e vinganças, muitas vezes violando a lei. É a transposição para a Internet de um mundo que existe cá fora, mas que até agora ficava dentro da cabeça das pessoas e nas conversas de café."
José Pacheco Pereira, autor do blog "Abrupto", "Público", 04-10-2008.

Tenho reparado que este visitante só tem vindo para este blog para insultar e ofender, pensando que certamente está lá nas bandas do clube dele, onde isso costuma ser normal( a propósito e falando de lampionagem, João Pinto hoje no Jogo diz que aquilo que se passou no Real Madrid- falsificação de uma Assembleia Geral- se passava nos tempos de Vale e Azevedo no Benfica... Porque é que a nossa imprenssa desportiva, sempre tão solícita a investigar outras matérias e outros clubes, não pega na deixa do grande artista? ). Você é um sujeito que não tem nome, não tem identidade, se calhar nem vida tem- é um simples cobarde que manda umas bujardas atrás de um computador. Assim sendo não comento opiniões tão respeitáveis quanto insultuosas e anónimas.

Cumprimentos cordiais.

Hugo disse...

Grande Pedro tens toda a razão.
Abraço desde Macau

superior disse...

banwangqiang
haodanqiang
yanyuedao
zhenglongjian
longqiqiang

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...