sábado, 24 de janeiro de 2009

Frouxidão leonina na Madeira

Depois do empate do Benfica no Restelo, o Sporting também perdeu dois pontos, ao empatar 1-1 no terreno do Nacional, e acabou por falhar o acesso à liderança da I Liga ao cabo da primeira volta e cair para o terceiro lugar, com menos um ponto do que o FC Porto (que é o novo líder à custa da arbitragem de Paulo Costa, que foi indispensável para a vitória em Braga...).
Quando se exigia um Sporting que fizesse a diferença, para confirmar a sua candidatura ao título nacional e, sobretudo, para dar o necessário balanço psicológico para enfrentar as maiores dificuldades que se avizinham, o que se viu na Madeira foi uma equipa leonina a demorar muito a entrar em jogo, como se não estivesse em causa alcançar o primeiro lugar.
Paulo Bento justificou o desempenho menos conseguido com a “ansiedade”. Mas talvez seja mais acertado falar num défice de esforço, de dedicação, de devoção e de glória, para utilizar imagens bem leoninas, que impediu a produção do volume de jogo necessário para ganhar. Nada de novo, numa equipa que tem respirado sobretudo pela arte e pelo engenho de Liedson e que está formatada para defender antes de atacar, para não arriscar muito, para esperar pelo erro do adversário, para fazer os serviços mínimos...
Um golo – um excelente golo, aliás – sofrido muito cedo, exigia uma reacção enérgica de toda a equipa leonina. Não foi isso que aconteceu. As coisas continuaram em ritmo lento, os passes continuaram a ser falhados, as iniciativas atacantes esbarravam na inconsequência, como se nada estivesse em causa. A equipa leonina estava presa a marcações apertadas e o Nacional até poderia ter elevado para 2-0, não fosse Rui Patrício defender uma grande penalidade, que pareceu não ter existido.
A grande defesa de Patrício poderia ter sido o "clique" de que a equipa precisava. O perigo decorrente de dois remates de longa distância de Rochemback – em toda a primeira parte – foi manifestamente insuficiente para quem precisava de ganhar para começar a meter medo aos adversários que se seguem.
Quando não se esperava, Vukcevic empatou mesmo sobre o intervalo e a equipa regressou com mais atitude na segunda parte. O problema é que, numa partida em que o salvador Liedson não foi feliz (também tem direito a uma "folga"...), o Sporting acabou também por perder Vukcevic de forma prematura, por lesão. E o conjunto leonino, que, nessa fase, parecia estar à beira de virar o resultado, acabou por ressentir-se da retirada do montenegrino, substituído por Pereirinha. E nem Derlei, que já não tem o ritmo de outros tempos, trouxe novidades. O jogo terminou aberto, com o Nacional também a ter ocasiões para marcar. Logo, estamos perante um resultado justo, que demonstrou a frouxidão leonina nesta espécie de excursão à Madeira. FOTO: Duarte Sá (Reuters)

19 comentários:

Gnitrops disse...

Fica no ar a sensação que o Sporting podia e devia ter conseguido outro resultado, ou seja, a vitória.

Paciência, não podemos desanimar, isto ainda vai a meio e só estamos a 1 ponto do líder (que foi hoje levado ao colo...).

SL

aNNóNNimo disse...

Leão da Estrela

Sinceramente não sei qual dos 3 'estarolas' joga pior!
Resultado justo com dois golos muito facilitados.O penalty é arrancado a ferros - a intensidade do empurrão com o braço, seria suficiente?E o 'artista' do Nené ainda tentou um outro, logo que se sentiu tocado!Até parece o Liedson!
Por falar em Liedson, está adiantado no momemto em que o Derley toca a bola e o FL, assinalou bem o fora de jogo!
Enfim, mais um mau jogo do nosso pobre campeonato.

Hector Yazalde disse...

Caro Leão da Estrela,

Sinceramente, não partilho da tua opinião. Penso que o SPORTING fez tudo o que estava ao seu alcance para alcançar a vitória. Infelizmente, tivemos vários lances que não concretizámos, incluindo um remate flagrante de Moutinho na cara do guarda-redes adversário, já no final da partida.

De qualquer forma, o sonho continua !

Visita o novo espaço Sportinguista:

http://movimentoleonino.blogspot.com

Saudações Leoninas !

Anónimo disse...

Por acaso não seria bom uns ordenados em atrazo?

Bruno disse...

jogamos mal???o futebol do nacional foi aliviar bolas de klkr maneira e foi assim k ate surgiu o golo deles,num alivio k nem era passe n era nada..depois dominamos o jogo todo e sempre com vontade,esforço e dedicação,so faltou a gloria k ate poderia ter cegado nos momentos finais num lance em k moutinho falhou na cara do guarda redes e pb falou e bem da ansiedade...depois na primeira parte criamos algumas situaçoes de golo em remates de roca,moutinho e ate do grimi..depois dizes k o liedson passou ao lado mas kem é k fez akele passe po izmailov k deu golo???quem marcou um golo k tava fora de jogo???

saudaçoes aos verdadeiros

juve leo margem sul

dustin disse...

Sem esforço,sem dedicação,e sem devoção dificilmente alcançarão a glória.
A história infelizmente repete-se de ano para ano e a mentalidade deste clube não muda.Sempre me disseram que dos fracos não reza a história,e nestes últimos anos desde a direcção ao treinador passando pelos jogadores não passam disso mesmo.
METEM NOJO...
Isto não é o Sporting que o meu Pai tanto se orgulhava.Tenham vergonha.

Anónimo disse...

O Sporting jogou bem, e empatou.

Acontece, é futebol. Mas a quente é natural a frustração.

Agora, Sr LdE, com Soares Franco ou outro qualquer, com PB ou outro qualquer, com esta equipa ou outra qualquer, os advesários vão mesmo continuar a ter 11 jogadores com 11 pares de pernas, vai continuar a haver uma tétrada de arbitragem, e a bola vai continuar a ser redonda, e isto quer goste, quer não.

E ontem faltou o resultado. Paciência, é continuar em frente, e em frente seria onde estaríamos se os nossos advesários "dependessem" apenas deles próprios (não esquecer!).

Coração de Leão

Anónimo disse...

Na hora da verdade aí está o Porto a mostrar que mesmo com apitos dourados a sua influência lá está perante os Paulos Costas desta vida.Dos dirigentes do Sporting nem uma palavra. Pois... levam com o número do jogo com o Rio Ave do qual não se souberam demarcar! Andamos a discutir táticas enquanto PC joga na eficácia dos resultados há 30 anos. O homem é o maior e esta época só um entra directamente na champions, logo...
MG

Anónimo disse...

Não se esqueçam que faltou também o Felipe Lopes meter as mãos à bola na área já em tempo de compensação, para podermos ganhar...

José Almeida disse...

Qual será a razão porque diversos dirigentes do Sporting tanto criticaram a arbitragem do Benfica - Braga e agora no Braga - Porto, com situações de igual gravidade, nada dizeram?
É triste verificar que um clube como o Sporting anda a ser gerido com dirigentes sem coragem.
Mais vale morrer de pé que viver de joelhos.

Viva o Benfica

Bruno disse...

pois bem eu estou a guardar todos estes posts colocados por voces para no fim quando ganharmos a taça da liga,sermos campeões nacionais e xegar aos quartos da champions(pelo menos)eu vos mandar a cara tudo de mal k disseram deste plantel,treinador e presidente..eu pertenço a juventude leonina há 10anos,cada vez o mudo do futebol esta a fikar mais fraco,esta tudo falseado,tudo combinado,joga-se tudo por interesse de kem tem mais poder ca em portugal mas mesmo axim eu jogo após jogo estou em alvalade ou em klkr estadio a cantar sporting pois este é um amor que jamais quererei perder e aqui deixo uma frase de um sentimento meu:

"AMO-TE DEMAIS PARA TE VER MORRER,VÁS ONDE FORES,EU VOU PARA TE VER VENCER"

AMO-TE SPORTING

juve leo 76 disse...

Bruno, vai acabar a 4ª classe e depois vem comentar, ok?

Anónimo disse...

Quando Paulo Bento dá entrevistas antes dos jogos como o Nacional:uma equipe forte Blá blá blá os jogadores do SCP jogam para o empate,é este um dos pontos fracos desta equipe

Gouveia disse...

Caro LdE,

Depois de ver este jogo tiro algumas conclusões:

- Tirando jogadas esporádicas da 2ª parte, a exibição foi atroz!

- O futebol do Sporting é invariavelmente horroroso de se ver.

- Há jogadores que tendo muita qualidade pura e simplesmente "não se assumem", são os casos de: Moutinho, Rochemback, Postiga.

- Vuk tem de ir à bruxa!

- Grande Rui Patricio!

- Estamos muito mal servidos de laterais: Abel é raçudo e esforçado a atacar, e é um passe-vite(hoje assim apelidado pela RR) mas isso não chega! Grimi arrisco-me a dizer: é um bluff!

- Quando o Levezinho não aparece é a angustia que se sabe

- Roubaram-nos mais um golo?

- Esta equipa e principalmente este treinador não têm o "killer instict" que é preciso nestas alturas! É sempre a mesma cena, quando os adversários escorregam NUNCA aproveitamos. E sabe-se como é decisivo no plano psicológico não falhar nestes momentos!

- Por isso eu afirmo, com pena e rezando para estar enganado: Não somos candidatos ao titulo!

Saudações Leoninas.

Anónimo disse...

Um dos problemas é jogarmos constantemente com menos um jogador: se não é o derlei é o helder postiga. Mesmo depois dos jogos em que estes dois cromos não jogaram e o SCP jogou bem, eis que PBento insiste em jogar com eles. Toda a gente já percebeu(desde a época passada) que a melhor companhia para o Liedson é ter o vuk na esquerda e o Izmailov na direita e três médios!!Ou será que não???!!! Que burro.. que aflição!!
Deu para perceber também que o SCP precisa de um médio com alguma técnica e que corra, e um extremo das camadas jovens no banco. Só se fizeram 2 alterações pq.. não havia mais ninguém.
O grimi não vale 1 cêntimo..

bruno disse...

juve leo 76 4a classe????
pah n sei pk dizes isso,será pela escrita???ora ecrever textos aki tipo sms é normal ou tu és dakeles k so para dizer "krs alg prbl cmg" escreves "queres algum problema comigo" e gastas 2 sms???

agr em relaçao ao post axo k se tu és mesmo da juve leo tens de concordar cmg e nós estamos la todos os jogos a apoiar e n criticar cm este blog faz constantemente..e olha,no proximo jogo em casa podemo-nos encontrar la no nosso topo pa trocarmos uma ideias acerca do nosso sporting...quem sabe n me faças ver umas coisas ou eu a ti,estamos sempre aprender..pode ser??

PPA disse...

O Sporting desperdiçou a oportunidade de ser líder do campeonato ao não ir além de um empate a uma bola na Choupana.
O Nacional chegou ao 1º golo num lance caricato onde Rui Patrício estava adiantado e Néné aproveitou de forma magistral para fazer o golo.
Depois apareceu um penalty daqueles que um dia gostaria de ver marcados contra os nossos rivais… de rir.
Felizmente o GR Rui Patrício defendeu muito bem esta tentativa de matar o jogo do árbitro.
O Sporting pegou no jogo e foi com naturalidade que chegou ao empate antes do intervalo.
No início da 2ª parte tivemos uma grande contrariedade, pois Vuk (que tinha apontado o golo) foi atingido na cabeça e teve que sair.
O Sporting esteve sempre mais perto da vitória, mas a falta de concretização e mais uma excelente exibição de um GR adversário impediram a vitória Leonina.
Inclusivamente marcou o 2-1, invalidado, pois Liedson estava ligeiramente em FJ ( muito menos FJ que outros noutros campos... passava perfeitamente este!)
Realce ainda para um lance ao cair do pano, onde Moutinho falha escandalosamente o golo da vitória… mas lá está, se é um grande jogador, também é verdade que tarda em se tornar um finalizador; a verdadeira razão pela qual ainda nenhum gigante Europeu o levou ainda de Alvalade.
O empate neste Estádio não pode ser considerado um mau resultado, até porque não tivemos a “sorte” de um defesa deitar a mão à bola aos 90’.
Para já falhamos o 1º lugar, no dobrar do campeonato; apesar de tal só ter acontecido porque em Braga o sinistro velhaco Paulo Bosta, o mais reles dos bandidos de apito na boca do nosso futebol, fez uma arbitragem medonha!
Se um golo em FJ e 3 penalties (sempre a favor da mesma equipa) não chegam para roubo… o que chegará?
Deixo aqui um facto interessante:
O Sporting é a única equipa grande com mais penalties contra do que a favor… no mínimo inédito e por demais estranho!
Assim como já leva 3 expulsões, contra por exemplo zero do FCP, onde lembro, mora o maior selvagem do futebol Português, que só à sua conta já devia ter uma colecção.

Penalties a Favor / Contra:
FCP: 4-1
SLB: 4-1
SCP: 2-3

PPA disse...

Chamo a atenção para este artigo do “LF” em:
http://www.vedetadabola.blogspot.com/

Jesualdo nunca me pareceu ser mais do que aquilo que realmente é: um treinador mediano, e um homem sem carácter.
A sua reacção no flash-interview após o jogo de Braga foi apenas mais um dos muitos episódios que fizeram deste personagem uma das figuras mais desprezíveis do actual futebol português.
Nunca gostei dele, e até me arrepio de pensar que foi por sua causa que José Mourinho não regressou ao Benfica em 2002. É aliás uma figura que me envergonha fazer parte da história do meu clube.
No Porto deixou definitivamente cair a máscara que, atrás de uma antipatia tolerável, escondia um lambe-botismo e uma pobreza de espírito própria dos cretinos.
Até pode voltar a ser campeão, menos por méritos próprios do que alheios. Mas se não o for a sua carreira terá o ponto final que merece: uma saída pelos fundos.

João disse...

O que eu vi na madeira foi de facto uma equipa ansiosa e que demorou a entrar em jogo mas não uma "excursão à madeira". Os lances de perigo não foram só os remates de roca, lembro v.g de liedson num remate de primeira. Também não acho que o empate tenha sido "sem que nada fizesse esperar" já que a partir do penalty defendido tomámos totalmente conta do jogo.

A 2a parte foi de facto onde se sentiu a ansiedade. Creio que não foi pressão, o que é bom sinal. A equipa queria e conseguiu ter situações para ganhar o jogo (ai joao moutinho mesmo no fim......) porém o nacional é forte e como não tivemos o brinde que o fcp teve na madeira ficamos-nos por um empate que vamos ver quanto vale.

Disse que a equipa do scp parece mais talhado para defender do que atacar. Claro que sim e no meu entender ainda bem. Mais vale defender bem e ter principios defenidos do que como o slb que nada se define e os jogos são quase peladinhas de rua em que cada lance é um contra atque sujeito a golo. Aliás, viu-se que a citada ansiedade na madeira levou a equipa a tentar aacar desenfreadamente e depois a defesa (grimi conta como defesa?) ficou sujeitA a muitos sustos.

Temos de ser sérios, e na Madeira fomos na minha opinião, tivemos um pouco de azar e muito adversário pela frente e assim sendo como já disse vamos ver quanto vale este empate

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...