quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Obrigado, Derlei!

Dez temporadas depois de ter chegado a Portugal para jogar na União de Leiria, Derlei - um brasileiro nascido em S. Bernardo do Campo, terra onde o Presidente Lula da Silva fez a sua vida como sindicalista, antes de rumar a Brasília - anunciou o fim da sua carreira no final desta época. Aos 33 anos, é uma decisão sensata de um avançado que o Sporting contratou já na fase descendente como profissional; e que não foi feliz em Alvalade, traído por duas lesões graves no joelho - depois de lesões idênticas sofridas em anos anteriores, então ao serviço do FC Porto.
Quando foi contratado pelo Sporting, em 2007, depois de uma passagem inglória pelo Benfica, Soares Franco até confessou ter ficado com os cabelos em pé. O LEÃO DA ESTRELA também não contava com a surpreendente contratação de Carlos Freitas, como aqui foi referido e explicado. A verdade é que o Sporting não conseguiu ter o excelente Derlei que jogara no FC Porto, onde tudo conquistara: títulos nacionais, Taça UEFA e Liga dos Campeões. Mas ainda contou com alguma da sua raça incontida dentro do campo e da sua permanente capacidade de luta pela bola, até onde as pernas ainda lhe permitiam - como características singulares de um profissional sério e responsável, apesar de um ou outro momento como este.
No Sporting, para além desta proeza individual, houve, porém, um jogo memorável de Derlei: foi quando, regressado de uma lesão grave que o apoquentou durante largos meses na época passada, saltou do banco para transfigurar a equipa leonina que, ao intervalo, perdia por 2-0 com o Benfica, em Alvalade, no jogo das meias-finais da Taça de Portugal. No final, o Sporting ganhou por 5-3. Foi esse o grande jogo de Derlei ao serviço do Sporting. Pelo menos aquele que fica na história e na nossa memória. Os sportinguistas estão, por isso, agradecidos ao avançado brasileiro, apesar de só ter participado em 21 jogos durante ano e meio. Portanto, obrigado, Derlei! E que o desejo de terminar a carreira como campeão nacional pelo Sporting seja uma realidade!...

4 comentários:

Aurélio Estorninho disse...

o derlei deve ao fc porto tudo aquilo que é hoje... o sporting apenas o acolheu para que ele não morresse de fome...

gavazzo disse...

Podia acabar a carreira...já!
Uma perna tem de pedir licença à outra para conseguir correr. Está pesado, quezilento e indisciplinado. Só prejudica a equipa.

O seu lugar é no porto saudade ao lado de vermelhinho e jaques.

Dina disse...

Concordo, esse jogo será sem dúvida o grande jogo de Derlei no Sporting.
Por isso e pelo facto de sempre o ter visto defender este clube como um bom profissional deve fazer, (ao contrário de outros ditos "sportinguistas) penso que merece o nosso agradecimento.

JVB disse...

Concordo com o obrigado e porquê? Porque quem faz o que lhe é pedido e mais um pouco merece o respeito....Faz o que é obrigado porque é esforçado e ainda que sem muitos golos corresponde a nível táctico de maneira óptima e dizem que a nivel psicológico no balneário é fulcral. Mais um pouco pois derlei tem nome e carreira para após grave lesão tter mandado a carreira para trás e reformar-se mas não...Derlei fez questão de acabar em condições de jogar...não é uma estrela, não, não terá lugar na história do SCP, não, mas no aqui e agora é um exemplo de profissionalismo e seriedade.

Saudações Leoninas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...