quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Sousa Sintra e o salvador

Há dias, Filipe Soares Franco, num assomo de falta de memória, garantiu à nação leonina que foi ele o grande salvador do Sporting. De imediato, o antigo presidente Sousa Cintra (o último antes do "Projecto Roquette"), sentindo-se melindrado, levantou a voz para dizer que ele, Cintra, é que foi o verdadeiro salvador, ao ter assumido a liderança de um clube sem crédito no final dos penosos anos oitenta.
O que seria lógico é que este desencontro de opiniões manifestado na praça pública, entre duas figuras importantes na vida do Sporting dos últimos 20 anos, se traduzisse em duas visões distintas sobre o presente e o futuro do clube. Aliás, Franco é um produto da sociedade anónima desportiva leonina cujos mentores tanto criticaram a gestão "apaixonada" ou "irracional" de Cintra...
Puro engano. Mesmo antes de saber quem serão os candidatos à presidência do Sporting, Sousa Cintra, no “Record”, adianta desde já que voltará a apoiar Soares Franco nas próximas eleições. “É um homem sério”, explica o antigo cervejeiro. Pois é. E salvou o Sporting, não é, Sousa Cintra?...

12 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está a notícia que tu querias... O homem não é candidato! Vamos ver agora o que faz quem vier a seguir...

António Lopes da Costa disse...

Gostava que o Leão da Estrela apresentasse um plano credível e consistente alternativo ao rumo seguido pelo Sporting nos últimos anos.
Porque o que eu leio aqui mais não são do que caprixos pessoais, vazios de ideias.
Antes de falarmos e de exprimirmos os nossos desejos e sonhos, legítimos enquanto adeptos apaixonados pelo Sporting, seria prudente e de enorme relevância um prévio estudo para vermos se o que dizemos é ou não é possível, é ou não é sustentável.
O que o Leão da Estrela quer é o mesmo que eu quero: um Sporting que tenha enormes lucros, que ganhe em todas as competições, em todas as modalidades. Que voltemos a ter todas as modalidades...
Eu também quero. Mas isso não é possível. Se seguirmos o caminho que você, com afirmações avulsas, aponta, o Sporting há muito tinha deixado de existir.
Eu acredito no Sporting eclético. Acredito num Sporting que tenha bons resultados financeiros. E acredito num Sporting campeão. E só posso, hoje, acreditar que o Sporting algum dia vá ser aquele Sporting com que sonho, porque numa determinada altura da História do Sporting, tivemos um Presidente chamado Soares Franco. Que fez o possível.
Tenho pena que se não recandidate, porque teria, certamente, o meu voto.

8 disse...

O Salvador diz que não se candidata. Vai ser substituido por um Novo Papa?

Anónimo disse...

O ascensorista já não pode apoiar o poste alto porque ele acabou de afirmar que não se recandidatava.Só se ele disse isto porque foi dito depois do jantar.Mas no seio dele já está o emplastro a posicionar para agarraro tacho,pois a Mcain já foi,o bastão da ordem também agora para aparecer só o Sporting.Ele que eu nunca vi em Alvalade,nem no futebol nem nas modalidades amadoras.
Cá estaremos para ver.

Leão Transmontano disse...

Creio que Soares Franco percebeu isto que já tinhamos escrito a Norte de Alvalade: "Julgo que, com os seus defeitos e virtudes, dificilmente FSF poderá trazer ao Sporting a comunhão de objectivos que se desejam para o nosso clube."

" é imperioso que Filipe Soares Franco para além de nos apresentar um projecto de reestruturação financeira que reduzirá drasticamente a divida a avaliar pelas suas intenções, nos apresente em paralelo um projecto desportivo cuja matriz cultural e ideológica do Sporting Clube de Portugal permaneça e não se esvazie, porque um projecto financeiro não faz sentido sem um projecto desportivo, tal como a Sporting SAD não faz sentido sem o Sporting Clube de Portugal"

Agora, mais importante do que começarem a discutir-se por ai nomes a torto e a direito é importante discutir-se um projecto capaz de mobilizar o Sporting, capaz de protagonizar um amplo, sério e credível que no fim de todo o processo nos enriqueça e fortifique. Viva o Sporting!

Mário Rui Oliveira disse...

São dois presidentes que merecem respeito.

Sousa Cintra salvou o Sporting, sim. Mas em termos desportivos.

FSF em termos financeiros.

Anónimo disse...

Faz parte da turma do croquete.

Anónimo disse...

Sr. leão (?) de estrela, faça agora avançar os seus candidatos e respectivos projectos !!!!!!!
Aquele que tanto insultaram, deixa-vos o caminho livre...
Chegou a hora de mostrarem o que valem... ou o que não valem !!!!!!

Confesso que, cerca de duas horas após as palavras do Presidente Soaresa Franco, acho estranho o silêncio dos papagaios deste blog...

PB

JC disse...

Espero que os críticos bem falantes e bem pensantes avancem agora com uma candidatura à Presidência do Sporting. Suponho que para eles não deve ser nada dificil fazer melhor que FSF...Como não sou ingrato, agradeço desde já o excelente trabalho que fez como Presidente do Sporting! Não foi perfeito? Ainda bem, detesto gente perfeita. Só espero que o próximo não destrua o que estava a ser construído.

Aurélio Estorninho disse...

será que PINTO DA COSTA pode assumir a presidencia do FC PORTO e a do zborteen?

assim arrumava-se de vez com o clube da roda da bicicleta com um poleiro em cima... era trigo limpo farinha amparo .

abraço e boa sorte para o novo presidente.

Anónimo disse...

Têm os 2 razão.O Sousa Cintra porque salvou o Clube em 1989, quando já os lampiões se preparavam para nos roubar os jogadores.É preciso não esquecer que foi nessa altura que a lampionagem contratou o Fernando Mendes (Defesa-esquerdo)alegando pela voz do seu director de futebol da época de forma cínica, que o tinha feito para evitar que o jogador fossa para Espanha.
O Soares Franco fê-lo depois de 2005, sobretudo ao renegociar a dívida com a banca (pagava-se na altura por ano, mais de 3 milhões de contos, só em juros)e a sua política desportiva deu títulos, feito que já não se via há alguns anos e que provocou muita AZIA nalguns contestários de "pacotilha".

Anónimo disse...

Sousa cintra foi uma vergonha como presidente do nosso clube jamais votaria nesse senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...