quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tiago Pinto e a hesitação leonina

O País futebolístico começa agora a conhecer o lateral-esquerdo Tiago Pinto, sobretudo depois das suas excelentes exibições contra o Benfica (na vitória do Trofense por 2-0) e o FC Porto (empate a zero golos no Dragão). Nos dois jogos, a equipa da Trofa não sofreu golos, e para isso muito contribuiu o trabalho defensivo de Tiago Pinto. Frente ao FC Porto, aliás, houve um lance em que a bola voava para dentro da baliza do Trofense quando apareceu a cabeça de Tiago Pinto, com coragem e destreza, a evitar o golo certo.
Tiago Pinto, que é filho da antiga glória do Sporting e do futebol português João Vieira Pinto – um craque de eleição que foi decisivo na conquista do título de 2002 – é um activo da SAD leonina, mas só até final da presente temporada. O contrato está no fim e o processo de renovação parece emperrado, o que é incompreensível. Que o País só agora tenha descoberto este jovem lateral-esquerdo, que é internacional jovem e campeão nacional pelo Sporting em iniciados, juvenis e juniores, é perfeitamente compreensível, mas já não se entende muito bem que o Sporting pareça hesitar em renovar o vínculo com o jogador.
E Tiago Pinto, apesar da sua juventude, mostra saber o que quer. E jovens assim não há muitos. “É verdade que gostava de representar o Sporting, que foi o clube que me criou, mas não posso estar obcecado com essa ideia”, declarou há dias o atleta, com a cautela que as circunstâncias impõem. Tiago Pinto diz que não pode ficar obcecado com a ideia de jogar no Sporting porque não sabe o que é que o clube do seu coração pretende fazer dele. “Ainda não falaram comigo. Estou em final de contrato e neste momento estou concentrado no meu trabalho ao serviço do Trofense.”
O interessante é que o discurso de Tiago Pinto - que revela ser um adulto precoce, como foi o pai - é sustentado numa prática sólida, como vimos no último domingo, no Estádio do Dragão, onde actuou muito concentrado, dono e senhor da asa esquerda da equipa, a defender bem e a atacar quando podia.
A questão é que o Sporting pode ter na mão uma boa solução para o lado esquerdo do sector defensivo, resultante da sua formação. Seria, de facto, muito grave em termos de gestão dos recursos humanos, se a SAD leonina abdicasse do sonho de Tiago Pinto de regressar a Alvalade e “inventasse” para o seu lugar mais uma espécie de Marian Had, de Gladstone, de Celsinho ou de Purovic…

A FICHA DE TIAGO PINTO

Idade: 20 anos (01/02/1988)
Nacionalidade: Portuguesa
Posição: Defesa-esquerdo
Clubes: Sporting (formação), Olivais e Moscavide (2007-2008) e Trofense (2008-2009)
Contrato: até 2009
Curiosidades: O seu “grande sonho” é vestir a camisola da equipa principal do Sporting. Em 2007 chegou a ser hipótese para o Sporting de Braga, onde seria colega de equipa do seu pai, João Vieira Pinto. Mas o Sporting propôs a renovação e acertou um contrato de dois anos. Emprestado ao Olivais e Moscavide, foi titularíssimo. Agora é titular do Trofense, equipa que está a causar sensação na I Liga, depois de um mau início de prova. FOTO: "Record"

20 comentários:

José Lemos disse...

Sem dúvida que, pelo que tem vindo a demonstrar, seria uma grande perda para o Sporting e um grande achado para quem o contratasse.

Embora, tendo muito potencial, ainda não seja o jogador que as pessoas já querem dele fazer.
Contudo, com o salto para uma equipa de dimensão superior, e consequente evolução, pode em breve ser o dono da lateral esquerda da selecção portuguesa.

Carlos Saraiva disse...

Pede-se à direcção do Sporting que renove, se possível, ontem, com Tiago Pinto, porque arrisca-se a ver fugir para os rivais aquele que, quanto a mim, será o titular da selecção nacional a breve prazo, com fortes possibilidades de poder a transferir-se para um grande da Europa.

http://chutodeletra.blogspot.com/

Maestro disse...

Uma pequena correcção se me permite.

O Tiago Pinto não é filho de uma antiga gloria do Sporting, mas sim de uma antiga gloria do Benfica, mas ex-jogador do Sporting.

Saudações Benfiquistas

Axadrezado disse...

Vou corrigir o Leão da Estreal e o Maestro.

O Tiago Pinto é filho de uma gloria do Boavista :)

Anónimo disse...

É um caso como tantos outros.

Tiago Pinto vai renovar e pro ano está no plantel. É óbvio. Aliás, se há coisa que o Sporting tem sabido fazer desde que tem Paulo Bento é escolher bem em quem apostar.

Realço, no entanto, que não é em tudo o que veio da Academia e mexe como defende o Lde. Por exemplo o Saleiro foi motivo de repetidas criticas neste blog e hoje percebe-se bem porque é que ele não ficou no plantel. É que nem no pobre Setubal se afirmou minimamente.

Com calma e (se os Sportiguistas o permitirem) com Paulo Bento, o sonho chegará...

Leão de Alvalade disse...

Caro LdE:
Espero não ter que dizer "tarde piaste...".

Dizem que o Sporting tem opção sobre Tiago Pinto mas a verdade é que o Tiago Pinto também tem a opção de assinar se quiser.Aguardemos pois, mas receio mesmo que piamos tarde...
SL

Feijão encarnado disse...

Apesar de alguma resistência - ele que foi mais um dos banidos por VA - já estará comprometido( não sei se só verbalmente )com o clube que o seu pai mais e melhor representou - Sport Lisboa e Benfica!

Luciano Rodrigues disse...

O Tiago Pinto tem algum potencial, mas se descontarmos a vantagem (que também poderia ser desvantagem se fosse fraco) de ser filho de quem é vemos que tem feito uma época mediana. Tal como fez o ano passado no Olivais. Ainda precisa de amadurecer, mas a melhor forma de amadurecer talvez seja colocá-lo em campo com a camisola do Sporting. :) Depois de o ter visto N vezes no Olivais no ano anterior, nunca acreditei que conseguisse regularidade na Liga Sagres. E conseguiu. Portanto, mentalmente, parece-me um jogador forte.

Anónimo disse...

Não é preçiso estar muinto atento para ver as movimentações linguisticas de alguns comentadores do fcp em Tiago Pinto,As hienas já estão á espera do momento hesacto para o ataque.Aconteça o que aconteçer é obrigatório o S C P manter o T. Pinto veremos de serteza no futuro que valeu a pena a Renovação

Ricky_cord disse...

Merece a renovação. O ano passado vi-o jogar pelo Olivais contra o Covilhã e não fiquei particularmente entusiasmado, mas este ano tem-me surpreendido

Tiago disse...

Não é o Sporting que não quer renovar.
Quem não quer renovar mais cedo é o Tiago Pinto e os seus represantes. E é óbvio porquê. Quanto mais tarde renovarem, mais tempo tem o Tiago Pinto de dar nas vistas e mais margem de manobra têm para negociar com o Sporting.
É preciso perceber que o Sporting não pode obrigar ninguém a assinar contrato. Só assina quem quer.

Belerofonte76 disse...

Boas,escrevo porque numa altura em que se fala tanto de uma crise de militância, julgo que deveríamos promover e divulgar esta nobre aldeia no norte...pois lá vive-se um espirito leonino como nunca vi igual. Eu sou da Povoa de Varzim, mas quem me dera viver lá sempre bem acompanhado de boa gente...

Desafio a gestão do site a divulgar e promover este povo que é tão nosso e tão Sportinguista.

http://viverparambos2006.blogspot.com/

http://viverparambos2006.blogspot.com/

Peter of Pan disse...

Conhecendo-se as fracas escolhas do plantel do SCP em termos de asa esquerda, creio que o próprio Paulo Bento já terá percebido que Tiago Pinto poderá constituir uma opção válida. Até ao final da época a renovação é possível.

15672 disse...

Lamento, mas não me parece que o Tiago Pinto seja jogador para o Sporting. Vi-o várias vezes no Olivais e Moscavide e tenho acompanhado a época no Trofense e não me parece que tenha o que é preciso para jogar no Sporting. Para jogar na Liga Sagres, sim. Mas parece-me que o topo de carreira será um Guimarães.
É um miúdo competitivo, com técnica razoável, mas daí a jogar no SPorting... tenho dúvidas.

milhafre com sida disse...

o mete-nojo do joão pereira também não jogava um caracol no carnide e agora é vê-lo a brilhar no braga...

deixem, que o pinto da costa trata dele.

Bruno Marques disse...

Para mim é um bom jogador, com largo futuro, e que actua numa posição em que existe grande crise no futebol português: lateral esquerdo.

Tenho a certeza que o Sporting não irá deixar fugir este jogador. Se o fizer será um terrível acto de gestão desportiva. E só não sei o que está à espera Carlos Queiroz para chamar o Tiago Pinto à Selecção. Era bem melhor isso do que estar a desafiar os irmãos brasileiros do Manchester United para a Selecção das Quinas.

Joao disse...

Caro LdE

Nao sei se sabes mas a partir de 1 de Janeiro que o Tiago Pinto pode assinar por qq clube ..

E posso te dizer q ja assinou pelo clube do seu coração ( e do pai ) :
o Sport Lisboa e Benfica

Pq é q achas q deixaram o Léo sair ?

leao de arroios disse...

Fraco, fraquinho, fraquíssimo.
Antes o rgresso de:
a) Paíto
b) Valdir
c) André Marques
d) qualquer um dos 3 com uma perna amputada

PPA disse...

Se o Sporting souber fazer as coisas (estamos em Portugal), deverá renovar com o Tiago quando visitar em breve a Trofa.
Já agora, que aproveite para ele não poder defrontar o Sporting; uma vez que não acredito que o Sporting (e ainda bem) alinhe em esquemas de aparecer uma mão na bola dentro da área aos 90'.

Anónimo disse...

Não quero ser desmancha prazeres mas sei que ele já está comprometido...é azul

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...