segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

E Scolari em Alvalade com Manuel Fernandes?...

Agora que sabemos que Paulo Bento pediu ao Sporting que não lhe apresentem uma proposta de renovação do seu contrato, o futebol do clube leonino tem em aberto a questão da sucessão técnica. E a discussão está lançada…
Neste quadro, o ex-seleccionador de Portugal, Luiz Felipe Scolari, afastado do Chelsea, por causa de “maus resultados” e “pobres exibições da equipa”, apresenta-se como um excelente candidato a suceder a Paulo Bento. E se tivesse Manuel Fernandes como adjunto e responsável pelo futebol de formação do Sporting, tanto melhor.
Para um novo ciclo, que a nação sportinguista quer que seja de grande exigência e grande ambição, uma dupla Scolari-Manuel Fernandes teria o condão de resolver os problemas do futebol leonino interna e externamente. No plano interno, Manuel Fernandes regressaria a casa pela porta grande e com missões de alta responsabilidade num clube reconhecido no plano nacional e internacional pelo seu trabalho de excelência ao nível da formação. Consigo, Manuel Fernandes transportaria também para o balneário de Alvalade a necessária “mística sportinguista”.
No plano externo, Luiz Felipe Scolari, para além de ser um treinador de méritos reconhecidos, muito respeitados em Portugal, e de ser conhecido pela sua capacidade disciplinadora, de liderança e de motivação das suas equipas, seria uma excelente “contratação política”, pelo conhecimento profundo que tem do futebol português e dos seus meandros. Com a sua contratação, o Sporting, que joga por fora nos bastidores do futebol português, mataria vários coelhos com uma cajadada. No FC Porto, Pinto da Costa, certamente não gostaria de o ter como adversário. E o Benfica, que já tentou contratá-lo, também não teria nada a ganhar. Com Scolari em Alvalade, talvez o presidente da Liga passasse a atender os telefonemas do presidente do Sporting…
Dirão que as limitações financeiras são um obstáculo. É tudo uma questão de racionalizar o investimento, nomeadamente tornando muito mais rigorosa a avaliação da contratação de jogadores que não justificam os milhões que têm custado...

31 comentários:

greendevil disse...

deus nos livre...scolari para além de ganhar muito, n tem curriculo a nivel de clubes...dá mt importancia aos santinhos e menos ao trabalho de campo...

Pedro Pita disse...

É um bom desejo, mas parece que o Scolari ganha demasiado para as nossas possibilidades. Para além disso parece-me que seria complicado um projecto Scolari na medida em que isso requer condições desportivas- ou seja jogadores bons... e naturalmente caros!- que não me parecem estar nos horizontes de quem dirige o Sporting Clube de Portugal. Scolari significaria mudar o rumo do modo como o Sporting foi dirigido nos ultimos cinco anos. Não estou a ver os dirigentes actuais a alinharem nisso. Nem estou a ver, para ser honesto, como é que o nosso clube pode ter o dinheiro para comprar Scolari, e a despesa que um projecto Scolari comporta. Se fossemos o Benfica( a instituição mais obscura do Portugal democrático, uma autentica máfia), isto é, se não pagassemos a ninguém a tempo e horas, se nos endividassemos para cem anos, se contratassemos camionetas de jogadores todos os anos, nunca ninguem chegando a perceber como é que eles são pagos, e se tivessemos o Estado- através da CGD- sempre a avalizar a nossa gestão, ainda que ruínosa financeiramente e desastrosa desportivamente, se fossemos o Benfica, dizia, podiamos contratar Scolari porque como pelas bandas de Carnide a irresponsabilidade reina alguém um dia há-de pagar a conta. Como somos um clube sério e responsável, e que por essa via tem que fazer contas( o que é uma maçada!...), Scolari não virá- e se calhar até ficaremos com o bentinho porque não temos massa para pagar a outro treinador mais capaz, e naturalmente mais reivindicativo. Note-se que isto é a análise dos factos, não é uma opinião. No capitulo dos desejos estou como o amigo Leão da estrela, que bom seria termos uma dupla Scolari- Manel dos sarilhos. Que bom seria, digo eu, que mesmo sem Scolari viesse o grande Manel dos sarilhos, o nosso capitão, o nosso GRANDE capitão, um dos nossos grandes simbolos.

Um grande abraço

Mike disse...

boa noite...
e onde está o dinheiro para pagar ao SR Scolari?

Amigo da Onça disse...

O Leão da Estrela pode tirar o cavalinho da chuva, o Scolari já tem ocupação a tempo inteiro para os próximos vinte anos a contar os sacos de libras que esta semana vão começar a ser embarcados para o Brasiu à conta da indemnização...

Anónimo disse...

Mas quando é que as pessoas percebem que o Scolari foi a equipa campeã europeia do Mourinho e sorte nos penaltys? Foi campeão pelo Brasil... mas viram o Mundial? O Brasil foi levado ao colo e os adversários mais perigosos afastados para levar a Coreia o mais longe possivel!! Um completo bluff!!

MRV disse...

É desta que o 'Leão da Estrela' assinou o tratado de senilidade...

Já estou a ver amanhã publicares algo como "caso Scolari regresse à Selecção, é a altura ideal para resgatar Queiroz e fazê-lo regressar ao clube de Alvalade pela porta grande, o mesmo onde há seis meses era considerado persona non grata".

Anónimo disse...

Caro LdE,

Porque no te callas?

Anónimo disse...

Só uma bebedeira de 2ª à noite explica este desejo (??).

Deus nos livre, mil vezes o São Bentinho!

Mas venha de lá o Jesus, antes que dê algum delírio "à la Caravagio" a alguém como o LdE!

Coração de Leão

Anónimo disse...

Voltávamos ao tempo do sal nos balneários.

CORREIO LEONINO disse...

Jorge Jesus? Tirem o cavalinho da chuva, pois já tem compromisso com o FC Porto. Ou não repararam as diferenças dos seus comentários às arbitragens dos jogos do Braga com o Benfica e o FC Porto?...

Gnitrops disse...

Xulos?

Não obrigado!

Agradeço o bom trabalho à frente da Selecção. Mas treinar o Sporting...nunca!

LEÃO DO SUL disse...

Tratado de senilidade? Senis andamos nós todos com o grande campeonato que o SCP está a fazer!!!

Anónimo disse...

Depois de muito pensar, e pesando todas as sugestões aqui apresentadas, sugiro a seguinte equipa técnica,

Treinador: Scolari
Treinador-adjunto (só para jogos com o Benfica: Manuel José
Roupeiro: Jorge Jesus

No caso de este elenco ser financeiramente impossível, tanto eu como o meu primo, podemos desenrascar. Eu já tenho alguns cabelitos brancos, e o meu primo é calvo, por isso, acho que preenchemos os requisitos.

Como disse o outro,
»O Dantas é a meta da decadência mental«.

Tatebitate

Xangai disse...

MINHA NOSSAAAAAAAAAAAA!!!

Batam na madeira e rezem pela Nossa Senhora do Caravaggio para que isto não passe de um sonho do Leão da Estrela....

rui disse...

Jorge Jesus no sporting era a melhor solução

marachomba disse...

Alem de nao estar ao alcance financeiro do Sporting, acho um total disparate. Scolari nao e' um bom treinador para o Sporting. Esta ideia tresloucada ficara' esquecida na imensidao da web, para a gente se rir um bocadinho quando vier ver os arquivos do Leao da Estrela, assim 'a laia de "Conta-me como foi (o fim de epoca 08-09 do SCP)".

Anónimo disse...

Preocupa mais o facto do SCP ser neste momento um clube à deriva, sem rei nem roque, sem rumo nem destino ou qualquer objectivo..
o presidente diz que vai sair mas vai esperar até ao final do mandato quando todos nós vimos que isto assim não está bem. Bento sabe que n vai renovar...
Ou seja andamos em banho maria, à espera de junho, altura em que o SCP já deveria estar com os reforços escolhidos e a próxima época pré preparada. O segredo e a anticipação são a alma do negócio. Com uma nova direcção a entrar em funções tarde, o resultado das aquisições do SCP só pode ser mau e consequentemente mais um ano de jejum.

varatojo disse...

Também me inclino mais para o Jorge Jesus. Já tenho saudades de ter um treinador não-lampião. Alvalade está, actualmente, transformado num lampiódromo: foi Peseiro, foi Santos, é Bento e a quadrilha que tomou conta do Clube... Não pode ser!

Jedi Master Atomic disse...

É verdade que o Scolari é disciplinador e um optimo motivador. Mas tacticamente é pior que o Paulo Bento !! Nós precisamos de um treinador que seja BOM tacticamente.

Anónimo disse...

Mil vezes Jorge Jesus que até Sportinguista

JFM - Mealhada disse...

Lazlo Boloni. O último ano connosco não foi grande coisa, mas penso que seria uma boa escolha. É um gajo que não tem problemas em lançar putos na equipa principal, já conhece o clube e não deve querer um camião de euros para treinar.
O Jorge Jesus põe as equipas a jogar bonito, mas penso que seria um pouco arriscado, porque é um tipo sem qualquer experiência de clubes chamados grandes.

Luís PSP disse...

Manuel Fernandes, sim!
Scolaria nem por isso.

É a minha modesta opinião...

Anónimo disse...

E se não conseguires contratar a Nª Srª de Caravaggio, tenta a Nª Srª de Lourdes!!!
A de Fátima já 'joga' pelo clube de Contumil.

Anónimo disse...

Então e que tal; Augusto Inacio ou Manuel Fernandes,de serteza que fariam melhor que o Paulo Bento

Pedro Pita disse...

Scolari ganhou:

CSA
Campeonato Alagoano: 1982

Grêmio
Campeonato Gaúcho: 1987, 1995, 1996
Copa do Brasil: 1994
Copa Libertadores: 1995
Campeonato Brasileiro: 1996
Recopa Sul-Americana: 1996

Al Qadisiya
Copa do Emirado: 1989

Kuwait
Copa da Ásia: 1990

Criciúma
Copa do Brasil: 1991

Palmeiras
Copa do Brasil: 1998
Copa Mercosul: 1998
Copa Libertadores: 1999
Torneio Rio-São Paulo: 2000

Cruzeiro
Copa Sul-Minas: 2001

Brasil
Copa do Mundo: 2002

( Fonte: Wikipedia)

Para além disso conseguiu um brilhante 4.º lugar no Mundial de Futebol com Portugal( o segundo melhor resultado de sempre) e uma final de um Europeu( o melhor resultado de sempre). Diga-se o que se disser é um dos melhores treinadores do mundo, ponto final. Não gosto do seu estilo, nunca gostei das suas escolhas, mas estes são os factos. Detestei o modo como ele saiu da nossa selecção, mas é indiscutívelmente o melhor selecionador português de sempre( ninguém pode sequer ser comparado ao gaúcho). E já agora convém sermos justos: no Chelsea actual toda a gente falha( até o Mourinho falhou!), porque é talvez o clube mais mal dirigido do mundo. Ter muito dinheiro nem sempre significa ter juízo...

Jorge Jesus nunca ganhou nada. É por isso comparar um pigmeu com um colosso!

Um abraço

Insomniu disse...

O porquê da boa disposição e amabilidade que pautou esta passagem do Scolari pelo Chelsea:

http://www.youtube.com/watch?v=3BVcR_P_Hu0

"Es tan más fácil estar sonriente, cuando hay nueve milliones en tu cuenta corriente"

http://criticosdabola.blogspot.com/

Anónimo disse...

Se é para ganhar COPAS, já cá temos o 'riscó meio'...

Leão Transmontano disse...

Apesar de considerar a hipotese interessante, até pelo tónico anímico que tal solução poderia trazer ao povo leonino, não me parece o timming apropriado para se abordar esta questão. Na sequência da inoportuna entrevista concedida pelo ainda nosso Presidente, que apesar de ter dito que já não é notícia, continua a fazer noticiar-se, a imprensa começa agora a tentar criar factos sobre este tema, a sucessão de Paulo Bento. Isso pode desestabilizar-nos, tal como as sucessivas noticias sobre o interesse do Everton em Moutinho, do Boton no Veloso e do Lion no Vuck entre outros servem simplesmente para desestabilizar um grupo que já conta com demasiadas fragilidades ao longo desta época.

Para o bem e para o mal é com Paulo Bento que temos de contar até ao final da época e quanto ao futuro, na verdade todo o futuro do clube tem que se repensado, pois os problemas não se resolvem apenas com uma mudança técnica.

Os Sportinguistas estão à espera que apareça alguém que tenha um projecto, alguém que venha junto dos Sportingusitas e os envolva, explicando aquilo que pretende para o clube. Os silêncios tácticos e estratégicos que por ai andam, a par das vagas de fundo que não existem, mas cujo vazio poderá fazer emergir, face às desistências por falta de comparência são amplamente nefastas para o clube. E que ninguém venha com o argumento que não se apresenta, porque não quer prejudicar o resto da época, pois a democracia constroi-se e faz-se a partir do debate de ideias.

Será que vão aparecer a parir de 24de Maio? Os que o fizerem é porque não têm projecto e vêm na linha da continuidade, pois a partir dessa data pouco tempo haverá para explicar o que quer que seja aos sócios, muito menos envolvê-los num profundo debate sobre o Sporting.

alfa disse...

Escutem. Ainda há tempo e espaço para Paulo Bento.
É a minha convicção. De outra forma, verei muitos de nós a torcer a orelha até fazer sangue!

António Lopes da Costa disse...

O único problema de Scolari é que não consegue pensar o futuro. Se Paulo Bento saír, haverá outros melhores: Jorge Jesus, que é sportinguista, e que se diz que pode suceder a Jesualdo, seria obviamente a melhor escolha.
Não me parece bom estarmos constantemente a pôr tudo em causa, como se faz normalmente neste blogue com todo o respeito que tenho por todos os intervenientes. Mas se saír, as minhas escolhas seriam Zico ou Jorge Jesus sem a menor dúvida.

João Melo Alvim disse...

Felizmente não há dinheiro. Felizmente. E digo felizmente porque já se percebe que ele só incensado é que consegue os resultados que conseguiu (e sempre em condições para ir mais longe, note-se). Neste momento Scolari está à mostra como bom "chefe de claque" (como já se disse pela blogosfera) e não como um treinador que consiga ser capaz de criar uma equipa com verdadeira personalidade que apresente resultados. Mas felizmente não há dinheiro. Felizmente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...