domingo, 8 de fevereiro de 2009

Os problemas mentais do Sporting

Filipe Soares Franco tinha dito que o Sporting não deixou sair João Moutinho e Miguel Veloso porque quer ser campeão nacional. Só não disse é quando. E pela justa derrota em Alvalade (2-3) frente ao Sporting de Braga, tudo indica que não será este ano, ainda que o FC Porto e o Benfica, que empataram no Dragão, não se tenham afastado muito. A verdade é que este Sporting, para tristeza da nação sportinguista, tem falhado nos jogos que oferecem maior grau de dificuldade, ou seja, nos jogos em que um campeão deve mostrar a sua raça. Perdeu com o FC Porto, com o Benfica e, agora, com o Braga. E não ganhou ao Nacional da Madeira, no Funchal, nem ao Trofense, na Trofa, jogos em que se impunha que um Sporting que se afirma candidato ao título fizesse a diferença. Tudo somado, a equipa leonina perdeu sete pontos nos últimos três jogos, hipotecando, assim, o título mais saboroso da temporada, pelo sétimo ano consecutivo.
Independentemente dos jogadores escolhidos para o jogo – e no fim é sempre mais fácil falar de escolhas equívocas, como as de Rochemback para o centro do terreno ou de Miguel Veloso para o lado esquerdo da defesa –, há uma questão de primordial importância que, em minha opinião, tem estado na base do fracasso leonino nesta Liga. Refiro-me à motivação. Ou melhor, à falta dela. Frente ao Braga, o Sporting andou sempre atrás do adversário. Foi o Braga que tomou a iniciativa do jogo, que começou por rematar, que marcou primeiro, que marcou mais… O Sporting, mentalmente mais dado a controlar do que a tomar a iniciativa, andou sempre atrás do prejuízo. Fora assim, também, embora com final feliz, em duas grandes vitórias sobre o Benfica (o “5-3”, no ano passado, para as meias-finais da Taça de Portugal) e o FC Porto (o “4-1”, na semana finda, para as meias-finais da Taça da Liga).
Falando em motivação, é incontornável atender ao discurso que o treinador Paulo Bento faz para o exterior. Por exemplo, neste jogo com o Braga. Na conferência de imprensa de apresentação da partida, Paulo Bento falou mais tempo da qualidade e da boa organização da equipa do Braga do que das potencialidades da equipa do Sporting. Que efeito terão tido essas palavras nos jogadores leoninos? E nos jogadores adversários?
Uma equipa é a imagem do seu líder, neste caso, do seu treinador, e que parece é que os jogadores leoninos se mentalizaram mesmo que iriam defrontar uma das melhores equipas do mundo. E assim se comportaram em campo: presos ao esquema táctico e sem capacidade de construção de jogo. Já a equipa do Braga - que é uma boa equipa, que só não ganhou na Luz, por exemplo, porque foi impedida pela arbitragem -, limitou-se a impor o seu jogo, dizendo, logo do princípio, que estava ali para discutir a partida no campo todo.
No final, Paulo Bento confessou que o Sporting realizou uma das piores exibições do ano e voltou a analisar a grande qualidade e a boa organização da equipa de Jorge Jesus. Ora, a um treinador não se pedem comentários tecnicamente avalizados sobre os adversários. Para isso há os comentadores propriamente ditos. A um treinador do Sporting pede-se um discurso que motive a sua equipa de tal maneira que os jogadores sejam capazes de fazer em campo aquilo que parece impossível. FOTO: José Manuel Ribeiro (Reuters)

47 comentários:

JVB disse...

PBENTO JÁ PARA A RUA! Basta! Isto é uma vergonha. Uma equipa que nao joga nadinha! Chega de Roca a andar pelo campo tendo veloso e adrien no banco. Chega de falta de motivação. Para mim pode ir para madrid pode ir p onde quiser desde que não fique la. Ja o disse e hoje mostrou-se outra vez...JEsus a treinador por mim

greendevil disse...

Nimguém lesiona o roca???adrien na equipa por favor...

marachomba disse...

Parece-me que dissemos adeus ao campeionato. Depois de dois empates ridiculos, uma derrota hoje com o Braga poe um ponto final nas nossas hipoteses de conquistar o titulo.
Rochemback, mais um jogo inenarravel, mas 'a equipa pede-se mais.
Parabens ao Braga, vencedor justo.

O meu cantinho disse...

Mais um passo atrás...
Mas que mais nos irá acontecer???
Arre...já chateia!

Anónimo disse...

Não jogámos nada, mesmo nada, mas vamos lá ver: 1º golo - pé em riste sobre o Derlei; 2º golo - falta sobre o Vukcevic no meio campo dá o contra ataque; 3º golo - a bola não entra! Nem falo da falta sobre o Vukcevic... Razão a quem diz que quem não chora não mama!! A puta da vergonha continua. Ainda assim, conseguimos fazer 2 golos legais não jogando nadinha mesmo! E para quando o Adrien, que sabe defender, que é aquilo que um jogador da posição 6 deve fazer? Chega de Rochemback!!!!

Anónimo disse...

O nosso amor ao clube é que não quer ver o que a racionalidade mostra, ou seja, não jogamos um c..., temos jogadores a jogar que nem na 3ª divisão (Abel e Rochemback) e um treinador que não consegue ver que o Rochemback continua a ser em cada jogo que faz um jogador a menos...Para além disso, hoje o Rui Patrício e o Polga também deviam estar a dormir a sesta...Enfim, é o que temos...

dino gutierrez disse...

AO ANÓNIMO:

Quem não chora não mama?!?!?
Mas viu mais alguém que não o Braga a jogar á bola?!?
Faltas que só se vem quando dá golo do adversário????
Isso chamo de mau perder meu amigo;
O PB é o único culpado da vossa vergonha, o roca parece um rinoceronte que não sabe para onde há de ir...ele q perca uns 10 kg e aí sim pode ser q valha a pena...num club da liga vitalis.

Anónimo disse...

...sempre mais do mesmo...
- treinador de juniores, ta´tudo dito e explicado.
Até quando???!!!!!!!!!!!!!! Uf

Dina disse...

Sporting falha sempre nos jogos fundamentais. Por este andar nem os meus bisnetos vão festejar a conquista de um título...
Estou desiludida...muito desiludida.
Jorge Jesus deu hoje uma grande lição de estratégia...pena que outros treinadores não tenham a capacidade para fazer o mesmo.Retirar à última hora Frechaut foi o confirmar de algo que já muitos de nós sabemos...ele sabe o que está a fazer e sabe adaptar-se ao adversário para impedir a sua supremacia.
Braga ganhou e bem...e só não ganhou ao FCP e Benfica porque alguém que não os jogadores influiram no resultado.

Anónimo disse...

roca, abel e polga são umas desastres autenticos! moutinho hoje não deu uma pra caixa! ...
falhamos 3 jogos consecutivos, por culpa nossa, 3 jogos em que perdemos 7 pontos... Acho que o Bento têm de ir embora, acabou o tempo dele como treinador do sporting.
com exibições destas depois querem que o estádio apresenta uma boa moldura... acho que deviam agradecer ainda aos 24mil que têm o habito de ir e nem isso fazem.
hoje venho muito frustado de alvalade, pareçe que a equipa não quer ser campeã, só os sócios e adeptos do sporting.
de referir pela positiva, simon vuckevic, sem dúvida que rende mais na frente ( e em conjunto como liedson, "volta depressa!")
enfim... mais uma oportunidade perdida, espero que mudem de atitude!
saudações leoninas
André

Anónimo disse...

mais uma vez demos 45minutos de avanço..na primeira parte o sporting não se viu.

nao se ve fio de jogo, simplesmente nao se ve futebol.

o PB pode ser muito disciplinador etc etc, mas por a equipa a jogar futebol é mentira!!!

Jorge Jesus ou Manuel José JÁ!!!

ja ando farto de ver amadores a dirigirem o futebol do SCP!!

como é que depois do jogão que o Adrien Silva fez frente ao Porto, nem sequer 1 minuto jogou?? É 30 vezes melhor que aquela gorda do Rochemback!!!

Anónimo disse...

Este equipazinha não merece nada.É mau demais para tentar perceber o que quer que seja nesta equipa.Mais que questionar a presença de alguns jogadores nesta equipa, é a sua atitude todos os jogos que me preocupa. O SPorting joga a passo, para não dizer parado,não tem ambição, só corre quando se encontra a perder,assenta o seu jogo em constantes charutos do central para a frente...Mas o que é isto?

Se os adeptos gostam realmente deste clube, deveriam tomar uma medida: deixar alvalade vazio até ao final da época.

Eu não volta lá mais...

Anónimo disse...

Ao dino gutierrez:

Caro amigo, quantas vezes já não aconteceu uma equipa jogar muito à bola e perder? E quer queira, quer não, seria isso que teria acontecido, se não fosse o roubo do árbitro. Faltas que só se vêm porque dão golo? É normal se mudaram o rumo do jogo, é normal que se apontem os erros. Senão seriam erros sem importância!
O que é evidente é que foi a equipa que não jogou à bola que marcou os golos de forma legal! E nisso terá de concordar comigo...
Saudações

Luis disse...

Liedson lesiona-se e voltamos aos maus tempos...

Anónimo disse...

Não pode aver mais paninhos quentes dirigidos aos adeptos,como fazem P.B. e alguns jogadores.Roca AbelTiui,Caneira.Fora com esta merda e com Paulo Bento;este atrazado Mental não põe o Tonel que poderia Marcar um ou mais golos através dos pontapés de Canto que têem sido Muintos e não está lá um central como ele,até dá para julgar que o que Paulo Bento quer é:Quanto Pior Melhor,aliás é o que fica para a história.M E D I U C R E S

Lagarto disse...

PB tem que explicar a razão que o leva a apostar repetidamente em Rochemback -um autêntico ZERO. Uma vergonha!!!!!

Anónimo disse...

porque é que o postiga nem no banco se sentou?!
André

Anónimo disse...

Não achei o jogo assim tão mau.

Acho é que, e talvez fosse bom que déssemos o exemplo em reconhecê-lo, o Braga é um monstro de futebol este ano!
Ganhámos lá com sorte na 1ª, o FCP e os galináceos só ganharam porque os coitados foram enrabados pelos árbitros de forma que nos devia envergonhar a todos enquanto amantes de futebol.

Nós perdemos, num jogo taco-a-taco, e este Braga tem equipa para jogar taco-a-taco com qualquer outra deste campeonato, e vencer convencendo, como foi o caso hoje. Podia ter sido diferente, foi limpinho, não houve casos gritantes, mas claro, não fomos levados ao colo como os outros, e isso faz a diferença na classificação.

Ou seja, hoje foi um jogo entre enrabados (Braga) e enrabados por afinidade (nós).

Deixem-se lá também de histerias. Não se jogou assim tão mal, se bem que a falta de Liedson, como seria de esperar, se sinta demasiado.

Agora comparar o Adrien ao Rochembak? Está bem que o homem não foi feliz hoje, mas deixem lá a sua aparência um pouco de lado, e reconheçam que é o único que consegue, em circunstâncias normais, acertar um passe de meia distância para cima, fazer uma abertura a desmarcar e rematar de longe com intenção de golo.

Além da maturidade que empresta ao nosso jogo.

Deixem-se de tretas, neste Sporting, não há alternativa, e estamos muito mais carentes de um líbero (veloz, que ao contrário do Polga não seja sempre mamado por um avançado com mais pernas e/ou um neurónio que ele -e dois bastam-) do que de "trincos". E com um líbero não precisaríamos tanto de trincos a ter que saber defender e torcer a espinha, como acontece constantemente desde que a nossa defesa anda pelas ruas da amargura na faixa central (isso desde a saída do Marco Aurélio, já lá vão uns anitos...).

Enfim, parabéns ao Braga, que dá gosto ver. E se PB sair, que venha o Jorge Jesus, para ter hipóteses de brilhar num grande.

Coração de Leão

Anónimo disse...

Mais um jogo miserável do Sporting, que se pôs a jeito para pagar as duas facturas (luz e braga) do Braga, mas com algumas culpas próprias:

1- devolvam à procedência os dois laterais, Caneira e Abel
2- o numero 6 não pode ser Rochemback; opções não faltam, a começar por Adrien




40 postas pescada

Miguel Condesso disse...

Quando perdemos e ainda por cima o adversário mereceu ganhar, como foi hoje o caso, ficamos todos frustrados e apetece-nos descarregar e personalizar a derrota neste e naquele. Não o queria fazer, mas é impossível não apontar um jogador que é uma verdadeira nulidade em campo e que lá continua, o Rochemback!!! Porquê???

Anónimo disse...

Paulo Bento já para o Atlético,mas da Malveira.Leve o Roca e não se esqueça também de Soares Franco que anda a dizer baboseiras deste pseudo treinador.

Miguel Condesso disse...

Só mais um pormenor: como é possível desperdiçar tantos cantos sem criar um mínimo de perigo para o adversário?... No jogo anterior ainda foi pior, mas hoje reparei que com excepção de um em que o Vuk fez um centro rasteiro e atrasado, todos os outros foram sistemáticamente bolas centradas por alto para o meio, onde os defesas do Braga eram muitos e altos e afastaram a bola sempre sem qualquer dificuldade. Será que o treinador não consegue ver nem perceber que são cantos uns atrás dos outros marcados da mesma maneira e sem a mínima hipótese de êxito? Em alguns casos havia 10 jogadores do Braga dentro da área para 4 do Sporting e mesmo assim muito recuados e a bola era centrada sempre para o sítio onde se aglomeravam os defesas...Não era suposto isto ser corrigido no próprio jogo, já que não foi antes?... (Recordem-se do que aconteceu contra o Trofense em que tivémos uns 20 cantos e foi exactamente a mesma coisa)

Anónimo disse...

E não são só os cantos, a diferença de velocidade com que o Braga saía no contra ataque não tinha nada a ver com o que se passava do lado do Sporting, então quando a bola por azar ia ter aos pés do Roca, acabou..já muitos se referiram ao zero que este é, só pergunto que motivação hão-de ter o Miguel Veloso e o Adrian para lutar pelo lugar, a ver um gajo que não dá uma prá caixa no lugar deles...

Anónimo disse...

A verdade é que temos alguns bons jogadores misturados com verdadeiros cancros. Não se admite que um Abel, um Pedro Silva, um Ronny, um Grimi, um Tiuí (que hoje até lutou), um Caneira, um Rochemback, um Romagnoli, tenham lugar no Sporting! Não se admite! Preferia que lá metessem os juniores Será o João Gonçalves pior que o Abel? NÃO! Será o Tiago Pinto pior que o Caneira ou o Grimi? NÃO!!! Será o Adrien pior que o Rochemback? VIMOS PERFEITAMENTE ESTA SEMANA, NOS DOIS JOGOS, QUE NÃO!!!! Pelo contrário! Será o Rabiu pior que o Romagnoli? Parece-me difícil!O Wilson não mete o Tiuí num chinelo? E que dizer dos Matias, que andam por aí a perder-se em empréstimos? Não terá o Diogo Rosado lugar neste plantel? Poderíamos ter uma equipa bem mais barata e com maior motivação do que esta vergonha que se vê! Porque estes, por muito que se esforcem ,não dão mais do que isto. E isto é pouco, para o Sporting. Muito pouco! Onde é que se admite, sermos dominados pelo Braga? Onde é que se admite? às vezes acho que fazem falta os métodos de máfia que se utilizam noutros pontos do país... Para que saibam que ninguém pode brincar nem viver
a pala do Sporting. Muito menos, os funcionários do clube!
Depois desta vergonha, que moral temos nós para falar do roubo que foi protagonizado pelo "melhor árbitro português"? Jorge Jesus lá sabe o que diz e porque o diz. O melhor árbitro é aquele que o beneficia. Pelo menos isso já ficámos a saber!

Anónimo disse...

- Ponham um treinador inteligente, já, de imediato.
Manuel José ou mesmo Camacho, por favor.

Gnitrops disse...

Jogo muito mau do Sporting mas, ao contrário dos outros candidatos, os lances duvidosos foram sempre contra nós.

Terá sido o princípio do fim?

SL

Anónimo disse...

Caros Leões,

Há uns meses atrás, quando vim "alertar" para a fraqueza dos nossos dirigentes e treinador, ouvi criticas de que qual Bloco de Esquerda, só sabia era dizer mal. Pois bem, agora vejo-os a todos a vomitar ácidos...

O que nunca quiserem ver, em resumo:
1º - Casos Vuk e Stoi só nos fizeram perder pontos, uma vez que se confirma a importância do vuk no onze, por tacanhice do treinador, não foi utilizado. Conclusão: Mal Gerido!
2º - A compra de Grimi por 3milhões (foi o que li nos jornais), efectivamente um jogador que todos tínhamos percebido que não era tão valioso assim, simplesmente era melhor que ronny(tb n era díficil) Dinheiro mal gasto - Mal Gerido!
3º- Marco Caneira – Em meu entender, foi uma boa aposta, simplesmente tal como qualquer jogador precisa de rotina, de jogar mais. Para mim sem dúvida melhor que ronny e Grimi. Mas, se não era para jogar..? -Mal Gerido!
4º - Helder Postiga - 2,5milhões por 50% do passe. Alguém tem dúvidas que foi para "dar" dinheiro ao fcp para ajudar a comprar reforços no âmbito do protocolo estabelecido entre FSF e PC para ficar FCP em 1º e SCP em 2ºm, relegando SLB para 3º!? - Dinheiro Mal Gerido!
5º- O treinador Paulo Bento não quis os jogadores? Não foi ele que os pediu ou insistiu para não serem vendidos? Então porque depois embirra com eles e dá-se ao luxo de não os colocar a jogar? E os dirigentes permitem? - Mal Gerido!

Conclusão: O SCP gastou à cabeça 5milhões de euros em reforços (sem contar com prémios de assinatura) e perdeu com o Braga em casa. Quanto gastou o Braga?

Pois é, temos de dar os parabéns não só ao Jorge Jesus, mas também aos que lhe proporcionam os bons jogadores de que dispõe. Carlos Freitas, que colocou bons jogadores no SCP, montou uma bela equipa, e deu uma chapada de luva branca(e vermelha) aos dirigentes do SCP.
Parabéns a quem o merece. Cartinha de rescisão aos incompetentes.

Leão Transmontano disse...

Ontem o Sporting fez um mau jogo e caiu na teia de um Braga demasiado matreiro, bem colocado em campo, condicionando toda a estratégia e jogo do Sporting.

Creio que temos imensos problemas na construção de jogo, na transição defesa-ataque e no pressing. Rochemback está demasiado lento para desempenhar a posição 6, não temos defesa esquerdo, Abel está com a cabeça em qualquer lado menos no jogo e Polga é um jogador psicologicamente fraco.

Mas concordo que o maior problema deste Sporting é a falta de motivação e o animo que consolidam, acarinham e dão estofo a uma equipa para embalar para o titulo. Falta tudo ao Sporting, alegria, vivacidade e motivação. Até os mais indefectiveis adeptos, começam a perder a sua fé, o que diz tudo sobre o sentimento que se apoderou da nação Sportinguista.

Anónimo disse...

JVB disse...
(PBENTO JÁ PARA A RUA! Basta)

Sinceramente! Haja paciencia! É preciso se ter muita pachorra e aguentar frases destas escritas sem reagir mal, com alguns insultos pelo meio, sobretudo da parte daqueles que como eu ainda se recordam de como foram postos na rua o Manuel José e o Bobby Robson que depois de perderem um jogo (como se isso nunca tivesse acontecido antes) e que ocupavam o 2º. lugar no campeonato, foram despedidos sem vergonha e respeito pelas direcções da altura, por pressão de adeptos indigentes. É o que acontece sempre quando se deixa que o poder se instale na rua. Mas anda por aí uma CAMBADA sem grei e nem lei, que não sequer tem o cartão de associada e que pensa que tem o direito de votar FALADURA na gestão do Sporting, só porque paga uma bilhete, que na maior parte das vezes não é para apoiar a equipa, mas sim, para insultar os jogadores e os dirigentes.
Que falta de cultura sportinguista! que falta de raciocinio! Mais grave ainda.Que falta de educação tem esta gentinha...

Famaleão disse...

Ponham-se todos a dizer mal do Rochemback e então aí é que o teimoso do PB nunca mais o tira de dentro do campo...

aNNóNNimo disse...

Leão da Estrela

Tristemente verifico que o Sporting tem cada vez menos apoiantes ('trucidados' pelos porcos)...!

Limitam-se a ser SÓ, anti-Benfica o que é pouco para a grandeza do Sporting.

E você que parece ser uma pessoa equilibrada e um rival à antiga, está a entrar no jogo!

Faça a sua análise e veja quem se encontra no topo da Liga, levado em bandeja de prata - ou doirada, digo eu!

Anónimo disse...

Para o último comentário ... sou sócio pagante do SCP há 17 anos, cativo há mais de 8 anos (bancada central) e quero (educadamente) que o Paulo Bento seja demitido já! Tragam o Jorge Jesus e alguns jogadores do braga (pelos 4 milhoes que demos pelo Grimi alguma coisa se conseguiria). Falta de cultura sportinguista é esta cultura de mediocridade e de estar inibido de dizer-se o que se pensa! Era só o que mais faltava, ver o Sporting como está e não reagir (vou á minha custa ao Congresso do Sporting). basta de mediocres no Sporting
sócio SCP 23.170

Anónimo disse...

O Soares Franco diz que não quer mais... o P.B.só sai quando o SCP estiver de rastos... E ficam Roca, Abel, Tiui, Caneira, Roni etc.

Anónimo disse...

O Soares Franco diz que não quer mais... o P.B.só sai quando o SCP estiver de rastos... E ficam Roca, Abel, Tiui, Caneira, Roni etc.

Estevao disse...

isto ja se torna vergonhoso. estar em quarto, com os mesmos pontos do Leixoes!! do Leixoes!? que isto!? e o braga e nacional a 2 pontos!? vergonha. tenho a certeza que saindo PB e entrando alguem (basta alguem) que esta equipa se metia nas horas! o veloso dava o litro e muitos outros que estao desmotivados. PB pode ter conquistado tacas e segundos lugares, mas toda a gente ve que com um sporting a serio ganhavamos tudo e estariamos bem na frente.

Pedro Pita disse...

Não jogámos nada, o Braga mereceu ganhar, ok. Mas também é preciso que se diga que fomos, mais uma vez, bem roubadinhos. Haverá alguém me mostre a bola no interior da nossa baliza no terceiro golo?! E haverá algum ser humano que nao veja aquela falta sobre o Vukcevic que nos daria Penalty e 2-1?! Não estou com isto a minimizar o Braga, que ganhou e ganhou muitissimo bem- jogou melhor, teve mais ocasiões, dominou, enfim deu-nos um arraial de bola igual ao que deu na luz. A diferença foi que não teve o árbitro que teve na luz. Devemos criticar Paulo Bento, mas estas coisas que devem ser ditas- com arbitragem honesta o Benfica e o Porto teriam hoje menos três pontos e o Braga mais seis- e seria natural e justamente o líder da competição, onde tem sido claramente a melhor equipa. Pelo que mostrou ontem em Alvalade( e pelo que já mostrou esta época na Luz ou em Milão, por exemplo) não há dúvida nenhuma que este Braga é uma senhora equipa. Ah, e eles não têm problemas psicológicos, nem dramas, nem quebras mentais. Jogam futebol e jogam muitissimo bem. O resultado é, repito-o justo, mas de um ponto de vista objectivo fomos roubados.

Um grande abraço

PS: Quique Sanchez Flores é um senhor. Ontem depois de roubado indecentemente teve educação e classe para ser fiel a si mesmo. Creio que Quique está a mais no Benfica- um clube de arroaceiros que ainda imaginam que o clube é o mesmo clube que há 45 anos venceu a TCE. Assim sendo espero que a nossa SAD( ou a do Atleti) esteja atenta a uma possível saída da luz. Tenho a certeza que fará bem melhor que Paulo Bento, e que será um técnico à altura do nosso clube.

CORREIO LEONINO disse...

100 por cento de acordo! Manuel José, já em Alvalade!!!

Mário disse...

Esta época foi-nos roubados vários golos onde era visível que a bola tinha entrado totalmente na baliza. Ontem o 3º golo do Braga, que não se consegue descortinar se foi ou não golo, já foi validado!
Ainda ontem ouvi no "Domingo Desportivo" que ter uma câmara no enfiamento da linha de golo não é logisticamente/financeiramente viável (segundo responsáveis da liga, tv´s, etc...). O quê?! Só podem estar a gozar com os telespectadores!
Ou seja, há câmaras para mostrar todas e mais algumas trivialidades no estádio menos o mais importante - se a bola passa ou não a linha!
As novas tecnologias não são aplicadas ao futebol, porque a FIFA não quer!
Continua o regabofe!

Já para não falar no 1º golo, em que o Derlei (quando se aprestava para rematar) foi pontapeado no calcanhar, fazendo-o rematar para própria baliza. É o que eu vejo nas inúmeras repetições do lance (posso estar enganado...). Os media falam em golo do Meyong! (foi-lhe atribuído o golo pela Liga!). Mas eu vejo é um auto-golo de Derlei provocado por uma falta sobre ele cometida!

O 2º golo resulta de um desarme a meio-campo (em falta?) que depois dá em golo do Braga! As imagens só mostram a parte final da jogada e o golo do Renteria.

Não quero com isto desculpabilizar o mau jogo do Sporting, mas se jogar melhor, ter mais oportunidades de golo ou ter mais posse de bola desse vitórias, então na Trofa tínhamos goleado! (pelo menos em pontapés-de-canto, foram 21-1, salvo erro!)

fabio disse...

Boa tarde a todos!

Venho sofrendo com as exibições do meu Clube já à algum tempo, e gostaria de deixar aqui bem patente a minha opinião.

Relativamente ao jogo de ontem, e fazendo um apanhado de toda a época, ou deste "ciclo" como alguns lhe chamam, passo a descrever a minha análise:

O Sporting é uma equipa com diversas lacunas:

a) em 100 cantos(compreende-se por canto um lance de futebol ofensivo de perigo) consecutivos na Liga, o Sporting não marcou 1 único golo. A maior referência ofensiva neste tipo de lances, que é um jogador irrepreensível na posição onde actua, não joga. Ao invés, joga um jogador que em 5 temporadas, marcou 1 golo em partidas oficiais(e nunca um de cabeça).

b)construção ofensiva miserável. Como todos sabemos a 1ª fase de construção cabe à defesa. Ora, defesa essa que é composta por autênticos "cepos", cujos maiores contribuintes para este desacerto são claramente Polga e Abel, pela devida ordem. Falando no primeiro, entristece-me como um jogador pode ser tão fraco, ter uma estatística de passes(longos) acertados tão baixa, e continuar repetitivamente a(tentar) fazê-los. Será que uma pessoa não percebe quando erra, manifestamente? Passando ao 2º, parece-me que a principal lacuna do Abel é mesmo não ter qualquer estrutura psicológica para jogar num clube com ambições. Os pseudo-passes para a frente são constantes, e desastrosos, já para não falar na falta de agressividade a defender, mas isso, é outra história.

c) lances de bola parada. A última vez que o Sporting se sagrou campeão, foi contribuinte para esse feito um senhor chamado André Cruz.
Ora, esta temporada, o único proveito que desses lances adveio, foi o golo de Miguel Veloso na Liga dos Campeões. Em suma, aproveitamento de 0% nos jogos para a Liga. Quem assume destaque? O jogador que os marca, pela negativa. Não contabilizo ao certo os jogos efectuados pelo Sporting na Liga, mas contabilizo, e bem, que de todos os livres marcados por Rochemback, nenhum acertou com perigo na baliza.

d) por último, as vacas sagradas, ou os (in)discutíveis, se assim lhe quiserem chamar.
Esta, é outra das problemáticas que mais me enervam. Fazendo de certa forma uma ligação desta problemática com as anteriores, facilmente se chega a um consenso. Quais os jogadores que se identificam com todas estas problemáticas? Passo a citar:
- Polga
- Rochemback
- Abel
Referindo-me ao primeiro, a "vaca" considerada mais "intocável", não se consegue entender como um jogador com tantas lacunas e com tantos erros cometidos em campo, pode ser títular de uma equipa grande. Em primeiro lugar, não marca golos, e logo, não contribui para os lances de bola parada. Um facto. Com isto, perde o SCP uma referencia na área(Tonel), pois só podem jogar 2 centrais, e neste momento, Carriço é absolutamente indiscutível. Em segundo lugar, é ele o pilar da principal problemática do Sporting(a transição ofensiva). Os seus passes longos são em grande parte errados, perdendo a equipa com facilidade a posse de bola. Já a sair com a bola nos pés, é nervoso, e são frequentes as "fífias" e perdas de bola em zonas proibidas, que deixam a equipa com o coração na mão. Em terceiro lugar, as faltas cometidas perto da grande área. E por último, a fraqueza psicológica e a passividade inquietante. Relembro-me do golão que o Nacional marcou, que o Polga mais uma vez, foi passivo a abordar o lance. Deixou-se ultrapassar quando tinha a zona ganha, e teve lugar a golão, contra a nossa equipa. Não me quero alongar muito mais, para não ser apelidado de "anti-polga", mas é claro que enquanto a equipa não tiver os melhores em campo, e andar a sustentar a brigada da picanha, não vai longe.

Relativamente ao jogador Abel, faz-me confusão como é que o corpo técnico não entende que este jogador não é dotado de qualidades futebolísticas suficientes para vestir a camisola do Sporting, quando é a doer. Eu não me inquieta que o Abel faça parte do plantel da equipa, inquieta-me sim, que o Abel seja o melhor defesa direito do plantel. Inquieta-me jogar os oitavos de final da champions com um defesa direito fraco. Inquieta-me como estas lacunas não estão identificadas, e como o clube não se reforça para as combater. Veja-se o exemplo do Porto, tinha lacunas nas laterais, e foi buscar um lateral no mercado de inverno. Em relação ao jogo propriamente dito, as falhas defensivas e os passes longos sucessivamente falhados são inquietantes. É o elo mais fraco do 11 mais forte do clube. Exemplo disso, o erro defensivo cometido contra a Roma, no ano passado.

Em relação ao Rochemback, não vale muito a pena descrever as suas falhas, é a "vaca" mais pesada, e o jogo de ontem diz muito sobre o seu rendimento actual. Rocha é bom jogador, era fã absoluto dele aquando a sua primeira passagem pelo Clube, mas actualmente, parece-me que não tem claramente lugar, e acima de tudo, que precisa de emagrecer pelo menos 5kg.

Todas as minhas críticas são construtivas, não destrutívas, coisa que na actual equipa técnica do Sporting, parece ser rotina...

Um abraço a todos os Sportinguistas, e... tragam o Jesus!

Xangai disse...

O Sporting perdeu e bem por 3-2 frente ao Braga, num jogo onde Jorge Jesus deu um banho táctico a Paulo Bento. Sem Liedson, o Sporting é um equipa completamente descrente em si próprio e para o avolumar desse perda, hoje nem Moutinho e Vukcevic conseguiram disfarçar a Liedsondependência...

Jorge Jesus montou a sua equipa em função do sistema do Sporting; é um facto que não jogou como fez frente ao Benfica e Porto ( jogo por jogo) e foi ai que começou a ganhar pontos; Um meio campo simplesmente perfeito tacticamente ( Vandinho e Luis Aguiar encheram o campo ) e dois alas, César Peixoto e Alan, que defenderam bem e sairam sempre bem para o ataque. A defesa do Braga sem Liedson, sentiu-se em casa; Derlei por muito que corra não faz otrabalho de Liedson e com Postiga de fora (?), Vukcevic todos nós sabemos que correr não é o estilo dele.

Pererinha, mais uma vez não me enganou; Para mim não tem lugar no 11 do Sporting; é um miudo que entra bem nos jogos e sinceramente serve sim para isso mesmo, ou seja, quando os laterais já estão cansados ai sim é a vez de colocar Pereirinha. Rochemback, não há volta a dar, a picanha dá cabo dele ( Adrien merece o lugar..)

Quanto à defesa, Abel é um jogador de 8 e 80; Hoje foi mais do 0, mas não temos melhor. Quanto a Caneira, está francamente fora de forma....

E assim, vimos os nossos directos adversários afastarem mais uma vez de nós, quando tudo se previa e pedia que fosse o contrário. Equipas que perdem em casa ( até hoje) 11 pontos, não podem ser campeãs...

Nota final : No único jogo em que o Braga defrontou os chamados "Grandes", e que não foi prejudicado ganhou. O problema não foi o Braga ter ganho, foi sim que os outros grandes deveriam ter menos 3 pontos...

Boris disse...

O Presidente já desistiu, o treinador já pediu para não renovar, os jogadores querem ir-se embora.
Onde está a motivação do grupo? A época terminou.

Anónimo disse...

Não se conhece nenhum Clube que tenha adeptos que digam tão mal do clube que dizem gostar.Se ele é assim tão fraco, se não presta, se tem dirigentes fracos, se tem assim tantos defeitos, porque é que não mudam de clube? Sim, porque quando se tem alguma coisa com tantos defeitos, deita-se fora.Veja-se o caso do Porto: com o rebentar do Apito Dourado e mesmo agora com as incriminações do Pinto da Costa, os seus adeptos não deixam de APOIAR o seu presidente e o clube.Em todos os blogues, eles estão lá a defender o seu clube e mesmo aquilo que moral e éticamente não é defensável.O nosso Clube que nunca esteve metido nestes sarilhos, que tem tido sempre dirigentes com uma ética impecável, são insultados,vilipendiados por aqueles que se dizem adeptos e mesmo sócios do Clube.
Eu também sou sócio efectivo do Sporting há 20 anos e tive poucas vezes oportunidade de ir a Alvalade ver jogos por resido longe.Sempre paguei as quotas em troca de nada, mas nunca tive a OUSADIA E O DESCARAMENTO de vir reclamar (como já li em alguns blogues) vantagens de qualquer especie, como se o Clube fosse um supermercado onde se fizesse descontos.Quando se gosta não se conta.É a isso (e outras coisas) que eu chamo falta de cultura sportinguista, falta de amor pelo Sporting, que dá origem a que uma boa franja de adeptos, ponha o seu facciosismo acima de tudo.Só os que se deixaram cegar por esse mesmo faciosismo, é que poderiam acreditar no inicio da época, que o Sporting teria tantas possibilidades de ganhar o título como o Benfica e o Porto.Basta olhar para os orçamentos e os jogadores que ambos foram contratar.Quando se atravessa uma crise e há dívidas para pagar, tem que se escolher e a melhor escolha é fazer tudo para se pagar o que se deve, senão pode acontecer aquilo que já aconteceu ao Salgueiros,Boavista e outros.Os credores não costumam perdoar.E só depois partir de bases novas, com uma gestão critériosa, buscar os jogadores que possam dar garantias de sucesso, se possivel por empréstimo para se ver o que dão e em caso de adaptação sobre todos os pontos de vista, contratá-los.

Anónimo disse...

No jogo para os camp.Europeus /a jogar desta forma levamos 7/8 como levaram os galinaceos na taça UEFA

Anónimo disse...

...mas pk eh q o sporting não faz a bento o mesmo q o chelsea fez a Scolari??!!!! Ufff

A. Marques disse...

Vou fazer chover no molhado, nas ainda assim...o Braga foi escandalosamente roubado contra o Benfica e o Porto, logo era de supôr que no jogo seguinte, ou seja, contra o Sporting, o árbitro estaria psicológicamente pressionado para em caso de dúvida beneficiar o Braga. Foi isso que aconteceu realmente, pelo menos no terceiro golo do Braga em que nunca saberemos se a bola entrou ou não, mas pelo sim, pelo não, golo do Braga. Contudo, perante mais uma tão frouxa exibição da nossa equipa, em que o adversário manifestamente nos foi quase sempre superior, por mim nem ânimo tenho para vir falar do árbitro. E ao consócio que está tão incomodado com as críticas ao treinador gostava de lhe dizer que em cinquenta e oito anos atrás do Sporting, tenho muita dificuldade em encontrar um treinador que tenha desunido tanto a massa associativa e tenha conseguido reunir tanto desagrado durante tanto tempo. É só estar minimamente atento aos comentários à nossa volta e particularmente à saída do estádio. Mas pelos vistos parece que não passam todos de uma cambada de broncos mal-educados...

PPA disse...

Sporting, 2 – Braga, 3

Ainda não é este ano!
O Braga apresentou-se em Alvalade jogando no controlo, ao contrário do que tinha feito contra Benfica e Porto onde jogou de igual para igual.
Já se sabia que o Sporting sem Liedson não é a mesma coisa.
O Braga na 1ª parte conseguiu atar o Sporting; e esta acabou por ser muito pobre, com apenas uma ocasião de golo para cada lado.
Na 2ª parte o Sporting entra mais forte mas acaba por ser o Braga a chegar ao golo num lance confuso.
O Sporting puxa pelos galões e empata rapidamente por Derlei
Com o Sporting por cima e cheirando ao golo da vitória, acaba por ser o Braga a voltar a marcar num lance em que meia equipa Leonina ficou parada à espera de uma falta no meio do meio campo do Braga e depois novamente noutra jogada confusa.
Faltava pouco tempo e o Sporting só teve tempo de fazer o 2-3 por Izmailov.
Hoje Paulo Bento levou um banho táctico de Jorge Jesus.
A prestação de Rochemback foi nula, e não se entende que em 90’ tenha apenas apontado bem um livre, mas que não foi golo. Este jogador supostamente não seria um especialista de bolas paradas!
Pereirinha também me enganou, pois realmente é um bom suplente, mas parece que quando joga a titular, não rende.
Moutinho é um grande jogador, mas definitivamente não se assume como um concretizador, pelo que não está a ser um bom número 10.
O Sporting ganha imensos cantos e não aproveita nenhum. É irritante e até parece que não se treinam estas jogadas.
Depois outra pergunta: onde anda Djaló?
Tinha já aqui escrito há algum tempo, que caso acontecesse algo a Liedson, o Sporting não teria grandes hipóteses de ser campeão; e como aconteceu… temos muita pena mas não me parece que tenhamos hipóteses, até porque já sabemos com o que podemos contar por parte dos árbitros.
A única luz ao fundo do túnel será vencer os clássicos e os derbies; desde já vencer no Restelo, depois o Benfica em Alvalade e mais tarde ir vencer o Porto ao seu estádio; mas isso é quase impossível, pelas razões que hoje vimos.
E aqui estou à vontade para falar, pois o empate matematicamente foi conveniente ao Sporting, pois se não empatassem o Sporting estaria definitivamente afastado do título.
Mas o que o Proença fez hoje, para um sócio do Benfica e antigo praticante de Andebol no clube é no mínimo uma filhadaputice; marcar aquele penalty, aquele mergulho, estando a 2 metros dos jogadores e a olhar para lá é uma vergonha… a prova que é um produto do sistema, tal como quando inventou aquele super-penalty, o tal livre indirecto… que nunca se tinha visto, nem se voltou a ver em Portugal ou em qualquer outra parte do Mundo.

PPA disse...

Pagamento de Facturas

O Braga tinha sido muito prejudicado nos jogos contra Benfica e Porto, onde transformaram 2 vitórias em 2 derrotas hoje era altura ideal da arbitragem pagar essa factura; e pagou de que maneira.
Porque não teve o Sporting as ajudas que os outros tiveram contra o Braga?
Acho que se demonstra que estamos afastados do poder.
Claro que eu não queria ajudas, mas também não queria ser prejudicado!
Com o facto inexplicável e inédito de nesta altura o jogo do Sporting ser parcialmente em simultâneo com o Porto – Benfica, é pois ideal para se esconderem lances das televisões e jornais, cortar resumos e deitar abaixo o Sporting para resumir a luta a 2 e não a 3.
Pena o treinador e Presidente do Braga hoje não se terem “queixado”.
Com este jogo de hoje e com a compra de Andres Madrid, as facturas devem estar pagas e as bocas caladinhas.
É que em todo o jogo não houve uma decisão contra o Braga.
Num jogo que termina 2-3, foram muitos os erros sempre para o mesmo lado:
- Luís Aguiar escapa ao amarelo por agarrar a camisola de um jogador do Sporting que iniciava um contra ataque.
- O mesmo Luís Aguiar tem entrada para amarelo ou mesmo vermelho sobre Moutinho à qual escapa novamente. Jorge de Sousa inventa um lançamento para não ter que mostrar cartão.
- No 1º golo do Braga há falta sobre Derlei.
- Penalty por mão contra o Braga não assinalado pelo árbitro. Felizmente o Sporting acaba por marcar golo.
- Penalty sobre Vuk não assinalado (a falta termina dentro da área).
- Cartão amarelo a Vuk porquê Sr. Árbitro?
- 2º golo do Braga após falta sobre Vuk não assinalada no meio campo do Braga.
- No 3º golo do Braga a bola entrou totalmente na baliza? Aguardamos provas?
- Após 2-3, FJ mal assinalado a Tiuí.
- Na última jogada da partida novo FJ mal assinalado a Tiuí.
- 4 minutos de descontos?
Num jogo com 6 substituições (3 minutos), os 4 minutos de desconto parecem certos, mas dos 89 aos 92 queimaram-se 3 minutos com uma rábula de uma lesão e da substituição no Braga para a entrada Frechaut.
Houve tempo para estragar uma jogada com um FJ mal assinalado a Tiuí
Houve tempo para o Sporting marcar um golo.
Houve tempo para Frechaut perder meio minuto a marcar um livre e ver o respectivo amarelo.
Houve tempo para se estragar mais uma jogada com outro FJ mal assinalado a Tiuí; e com o cronómetro nos 94, esperou-se que o GR executasse o pontapé e aos 4:15 apitou-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...