quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

JOGOS INESQUECÍVEIS Sporting-Benfica, 7-1


Sporting-Benfica, 7-1, 1986/1987 from Sporting Memória on Vimeo.

PORQUE UMA VITÓRIA SOBRE O BENFICA NÃO SE ESQUECE!...

Se há vídeos que todos os jogadores do Sporting deveriam assistir vezes sem conta durante a sua formação ou logo que chegassem a Alvalade vindos de outros clubes, um deles é, sem dúvida, o do Sporting-Benfica de 14 de Dezembro de 1986, em que os "leões" venceram por 7-1, para o então Campeonato Nacional da I Divisão. Porque esse jogo evidencia o esforço, a dedicação, a devoção e a glória do Sporting Clube de Portugal em todo o seu esplendor. Um jogo que revela uma equipa ambiciosa, que não se contenta com a vitória pela margem mínima e que controla o jogo atacando, atacando e atacando, de modo a marcar o maior número de golos possível, em nome do futebol e da grande multidão que enchia o velho Estádio José Alvalade...
Manuel José, então um jovem treinador que se afirmava no futebol português, depois de ter trabalhado em Espinho e Guimarães, era o timoneiro do banco leonino. Manuel Fernandes, então em fim de carreira, marcou quatro dos golos do Sporting. A equipa leonina alinhou com Vítor Damas (guarda-redes), Gabriel, Pedro Venâncio, Virgílio e Fernando Mendes (defesas); Zinho, Oceano, Litos e Mário Jorge (médios); Manuel Fernandes e Raphael Meade (avançados). Jogaram ainda os brasileiros Duílio e Silvinho.
Sobre esta partida de futebol tenho um episódio pessoal a lamentar: foi o único grande jogo do Sporting cujo resultado só soube depois do apito final do árbitro. É que, na altura, estava a cumprir o serviço militar, que então era obrigatório, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e, naquela tarde chuvosa de Dezembro, andava de G3 às costas em plena “semana de campo”, numa das matas do campo militar de Santa Margarida. Foi um desgosto muito grande não ter sido possível acompanhar o desenrolar dessa tarde gloriosa do Sporting, nem mesmo pela rádio, cujas imagens só acabei por ver anos mais tarde. Um desgosto, porém, mitigado pela grande vitória por 7-1, que ficará para sempre na história do futebol português e do seu dérbi mais vibrante. VÍDEO: Portal Sporting Memória

11 comentários:

Anónimo disse...

POIS...

Apenas para relembrar que nesse ano o SLB foi campeão... Não sei que significado isso possa ter...

gavazzo disse...

Dia (final de tarde) 14 de Dezembro de 1986! E Eu estava lá!

Foi das maiores alegrias que o Sporting me deu! Foi completamente orgásmico!

Foi o jogo da vida do Manuel Fernandes que, pela pessoa espéctacular que é, bem o mereceu!

São daqueles momentos da nossa passagem pela vida terrena que ficam para sempre!!!

Nuno disse...

eu estava lá!!!

Soylent Green disse...

Campeões há muitos...
7 - 1 há só um.

Leão Transmontano disse...

Ficará para sempre na nossa memória. Não sei se o Leão da Estrela já viu um video no youtube onde há imagens de um jantar na casa XXI em alvalade, com grande parte da equipa que nos proporcionou este grande espectaculo que ficará eternamente gravado no nosso album de recordações leoninas. Penso que se realizou em 2006 a celebrar os 20 anos. O Manuel Fernandes tem um discurso altamente emotivo e comovedor, de puro espirito leonino. Outro video que deveria passar na cabina de alvalade, sem dúvida. Tivemo-lo em exibição no nosso blogue, a norte de alvalade, mas encontra-se bem no youtube.

Grande abraço e viva o Sporting!

Leão d'Aveiro disse...

Inesquecível. Eu estive lá, quando o Sporting marcou o segundo golo até as lágrimas me vieram aos olhos...

varatojo disse...

Eu chorei.

Adorei a dedicação dos cabeçudos ao seu clube, a queimarem tudo o que era vermelho. Ridículos, estes "maiores do mundo".

PPA disse...

Um fartote!
Uma trucidação de galinhas.

lucky disse...

boas
verdáde amigo... esse jogo nâo será esquéçido,jogár com amor á camisola com muita dedicaçâo, devoçâo e glória para atinguir a vitória .
sporting sêmpre

Fidel disse...

Graças aos meus camaradas lampiões eu estive presente e ainda hoje lhes agradeço o facto de me terem convencido a ir a alvalade nessa dia de chuva.

Anónimo disse...

Depois da saborosa VITÓRIA de ontem sobre o Benfica (3-2), que confirmou a melhor estrutura dos nossos leões, fiquei a recordar esta jornada inesquecível dos 7-1. Estive lá, emocionei-me, e nunca mais vou esquecer. Obrigado aos leões desse tempo, com o Manuel Fernandes à frente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...