segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A "militância" do LEÃO DA ESTRELA

No mês de Janeiro, o blog LEÃO DA ESTRELA bateu um novo recorde de audiências, tendo o contador do site http://www.shinystat.com registado um total de 22.881 visitantes e de 29.821 páginas consultadas ao longo dos 31 dias do primeiro mês de 2009. O que dá uma média diária de 738 visitas, de segunda a sexta-feira, e de 627 visitas, aos sábados e domingos. Ao nível das páginas consultadas pelos leitores do LEÃO DA ESTRELA, a média diária no mês de Janeiro foi de 962 páginas consultadas, de segunda a sexta-feira, e de 821 páginas ao fim-de-semana. Todos os números podem ser confirmados aqui. Os dias 9 e 12 foram aqueles em que o LEÃO DA ESTRELA registou maior afluência de leitores: 1.117 e 1088 visitantes, respectivamente. Nos dias 5, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14, 15, 19, 20, 22, 23, 26 e 27 o número de páginas consultadas ultrapassou o milhar. O LEÃO DA ESTRELA continua, deste modo, a ser um dos espaços mais lidos da blogosfera sportinguista. Obrigado a todos!

LEÃO DA ESTRELA: DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

Sou do Sporting Clube de Portugal desde criança. Desde o tempo em que o futebol se jogava aos domingos à tarde e nós, que morávamos longe de Lisboa, ficávamos colados ao rádio a ouvir as emoções que nos eram transmitidas por vozes de relatores sonantes como Romeu Correia, Fernando Correia, Orlando Dias Agudo, Ribeiro Cristóvão, Alves dos Santos e outros.
Eram tempos em que o futebol era um espectáculo, em que os "clássicos" Sporting-Benfica ou Sporting-FC Porto, em Alvalade, na Luz ou nas Antas, eram sinónimos de grande enchente, quase sempre com lotação esgotada.
Eram tempos em que os laterais avançavam pelo campo como se fossem extremos e nós, quando não podíamos assistir ao vivo, testemunhávamos cada lance com os ouvidos...
Os resumos dos jogos passavam na televisão única aos domingos à noite, a horas certas e sem intermináveis "programas de publicidade" pelo meio...
"A Bola" e o "Record" eram jornais a preto e branco que se publicavam duas ou três vezes por semana…
Os equipamentos dos jogadores eram numerados de 1 a 11...
Uma entrevista exclusiva era uma entrevista exclusiva...
O símbolo do clube era a única marca visível nas camisolas dos jogadores...
Sporting, Benfica e FC Porto arrastavam grandes multidões, enchendo os campos e os estádios do País e provocando um clima de festa em cada vila ou cidade onde jogassem...
Havia um dia a meio da semana para a realização dos jogos das competições da UEFA, que validava a expressão "Quarta-feira Europeia"...
Uma equipa só usava o equipamento alternativo quando recebia um adversário cujo equipamento oficial fosse da mesma cor...
Os cromos eram vendidos como embrulhos de pastilhas elásticas...
Foi em criança que comecei a ouvir relatos de jogadas e golos de profissionais talentosos como Eusébio, Chico Gordo, Jacinto João, Vítor Baptista, Nené, Fernando Gomes, António Oliveira, Cubillas, Seninho... Mas só conseguia vibrar com o relato das portentosas defesas de Vítor Damas, com os eficazes e oportunos cortes e desarmes de Laranjeira, com a espectacular fantasia de Fraguito, e com os golos "sem apelo nem agravo" de Hector Yazalde, de Marinho, de Manoel, de Keita, de Manuel Fernandes, de Rui Jordão... Os golos do grande Sporting Clube de Portugal, claro.
A paixão começou, portanto, na década de setenta do século passado e atravessou intacta o período mais longo da história do clube sem vencer campeonatos, que durou entre 1982 e 2000.
O blog LEÃO DA ESTRELA é, sobretudo, um espaço do futebol do Sporting para os que gostam de futebol e do clube fundado por Alfredo Holtreman, em 1906. Neste blog podem encontrar o futebol visto com o esforço, a dedicação, a devoção e a glória de um sportinguista que se alegra com as vitórias e sofre com os empates e as derrotas.
O LEÃO DA ESTRELA, enquanto fonte de informação, de opinião e de debate, está sempre do lado do Sporting Clube de Portugal, numa atitude independente, mas nunca neutral.
Luís Paulo Rodrigues, editor do LEÃO DA ESTRELA

4 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Os meus parabéns por estes números verdadeiramente impressionantes!

Cœur de Lion disse...

Caro Leão da Estrela é sempre com imenso prazer que leio os teus comentarios. Temos uma memoria comum repartida no tempo, para mim depois de ter deixado Portugal nem os relatos conseguia ouvir, mas a paixão pelo nosso Sporting ficou ainda mais viva. Nem sempre concordo contigo, mas o teu blog é uma brisa de ar puro na vida do nosso clube.
Um grande abraço Leonido vindo de terras gaulesas.

Anónimo disse...

Boa noite,

Sou adepto do SLB, mas consigo ver para além do meu clube.
Considero este seu artigo muito bom. Gostei do blog e das suas ideias. Os números sao muito bons. Continuem com o bom trabalho!

Saudaçoes desportivas

Leão Transmontano disse...

Caro Leão da Estrela,

Não posso deixar de lhe enviar um abraço e de o felicitar pela qualidade que mantém no blogue, sem pre actual e pertinente na análise desportiva em geral e da vida do nosso Sporting Clube de Portugal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...