domingo, 15 de fevereiro de 2009

O "Apito Azul" a todo o gás...

Factos são factos. E os factos que vão ocorrendo dentro dos relvados da I Liga Portuguesa confirmam o futebol português como uma grande mentira. A verdade é que tanto o Sporting como o FC Porto e o Benfica sentem cada vez mais dificuldades para ganhar em casa ou fora, mesmo jogando com os ditos mais fracos da prova. A diferença não é estabelecida pela qualidade dos jogadores, mas pela interferência directa dos árbitros, a soldo de quem manda. Curiosamente, os mesmos árbitros que, em tempos, foram apanhados nas redes furadas do “Apito Dourado”. Só que, dizem agora os tribunais, afinal, não houve fruta, isto é, não houve putas nem houve dinheiro a motivar os autores materiais de muitas roubalheiras em pleno estádio. E como a justiça portuguesa não conseguiu apurar nada de anormal (de resto, a justiça portuguesa nunca apura nada que ponha em causa quem tem poder, com excepção das trapalhadas que tramaram Vale e Azevedo, que, ainda asssim, só foi preso depois de deixar a presidência do Benfica...), os comedores de “fruta” voltaram à acção, ainda mais devotos da causa do “sistema” do que em outros tempos.
Não é preciso ir mais longe para fazer as contas. Bastaria que, nas últimas quatro jornadas desta Liga 2008-2009, o Sporting tivesse sido objecto dos critérios de arbitragem que o FC Porto teve nos seus últimos dois jogos (Benfica e Rio Ave), nomeadamente nos lances que permitiram o primeiro golo dos portistas nas duas partidas, e, a esta hora, a equipa leonina, provavelmente, estaria isolada no primeiro lugar, com 41 pontos, e não no quarto lugar, com menos quatro pontos que o FC Porto, que, se continuar a resolver os seus jogos com penáltis-fantasma, já pode encomendar as faixas de campeão. No fundo, foi isto que senti ao assistir à arbitragem do madeirense Elmano Santos (mais um que esteve envolvido no "Apito Dourado" e continua de apito na boca...) no FC Porto-Rio Ave deste domingo. Só não vê quem não quer.
Dirão que o FC Porto justificou a vitória sobre o Rio Ave. Justificou. E até viu um golo limpo não validado, minutos depois de um penálti-fantasma que abalou a força anímica da equipa de Vila do Conde. O problema é como chegou à conquista dos três pontos. O problema é como esse caminho foi preparado ao longo de um jogo por uma arbitragem que dá aqui e tira acolá até que a pretensa "ordem natural" das coisas se imponha...

12 comentários:

Anónimo disse...

O Sporting se quer ser campeão tem de ser mais forte que esta escumalha toda!
Não se esqueça das ajudas que os lampiões têm tido e dos joguinhos de 'merda' que têm feito e que ganham por 1 a 0.
Que aconteceria se o Paulo Bento afirmasse que se o chamassem saia imediatamente do Sporting?
Os andrades arriscam a ser os campeões de tanto empurrão que levam!
O futebol em Portugal fede...f*@£-§&!

Anónimo disse...

E o 2º golo, em que o Farias carrega o defesa?
Com o Nacional, tivemos um fora-de-jogo idêntico ao de ontem do Marcelo. A nosso favor, acertam, contra nós, é deixar seguir!
O jogo com o Braga foi vergonhoso. Os 3 golos são ilegais! Com o Trofense, eles deram pau até não poderem mais, mas o apitador deixou-os fazer tudo. No jogo da Académica tivemos aquele golo anulado ao Liedson por o livre ser marcado depressa demais, mas os outros podem. Enfim, é uma vergonha! Mas ninguém faz nada contra isto, parece que está tudo bem!

Anónimo disse...

E o treinador do Paços queixa-se...do árbitro! Rui Costa a falar com os árbitros ao intervalo...
Isto de facto é tudo contra nós!

Gnitrops disse...

É assim há mais de 20 anos e continuará a ser enquanto Pinto da Costas e afins andarem no futebol...

@ Portista disse...

Peço antecipadamente desculpa pelas palavras que vou proferir... porque sei que vou ferir o seu EGO Sportinguista!
É exactamente por esse tipo de facilitismo que o seu SCP não tem conseguido NADA nos últimos anos ... Estão sempre a desculpar os jogadores, a equipa técnica e os dirigentes e atiram-se literalmente aos que lhe são superiores. Lembre-se que já não estamos no tempo do SALAZAR em que só havia 2 equipas que podiam ganhar ... agora do Salazar só vemos a vida privada :)))
Lembro que o mais próximo que o SCP esteve de vencer uma competição internacional, todos pensaram que o jogo só tinha uma parte e deram o jogo como ganho ... AZAR o CSKA aproveitou e ganhou merecidamente a Taça UEFA!!!

simon disse...

O que lhe digo é que a sua escrita a verde vai linda sobre o verde fundo, porém, não deve confundir justiça com a paixão. Que leão não é quem quer, eu sei, também, mas hoje dois artistas, vá lá um, dos seus, merecia ser expulso e, culpa do tal apito, não foi.

Soylent Green disse...

Com a evidente corrupção no futebol posso eu bem. Já levo com ela há mais de 25 anos e, apesar disso, tenho um filho e uma neta sportinguistas.
O que deveras me preocupa é a "outra" que mina o futuro das novas gerações.

Constantino disse...

É muito bonito escreverem isto quando andam de braço dado com o fcp. preocupam-se mais em ver os lançamentos laterais duvidosos que são a favor do SLB do que o que se vai passando nos jogos do fcp. Aliás, é raro o sportinguista que não considera o penalty deles contra o SLB inexistente (basta ver que aqui nos comentários ninguem faz referência a esse lance, falando só dos jogos deles com Trofenses e Nacionais ou das nossas vitorias por 1-0). No dia em que o vosso presidente não assistir a um scp-fcp aconchegadinho ao lado do pinto da costa, ai sim, têm direito a falar de Apitos Azuis. Assim, são apenas iguais a eles pois tão ladrão é o que vai à horta como o que fica à porta.

Anónimo disse...

Justiça?? em Portugal? mas este não é o pais de brandos costumes? então daí a branda (justiça).Ainda vamos ver o Pinto da Costa,Valentim Loureiro,Adelino Ferreira Torres,Fátima Felgueiras,Isaltino Morais,Todos os Arguidos do Processo Casa Pia:Cruz etc,Vale e azevedo e mais alguns(bpn)levarem grandes Idmenizações como o P.Pedroso.Será pela certa este o resultado VIVA o Portugal dos Pequeninos

bruno disse...

portista,desculpa lá mas tas a enganar a tua ignorancia..o sporting n ganhou nada???pois bem nesta decada o scp,foi a seguir ao porto, a ekipa que venceu mais trofeus e para te avivar a memória 1 taça de portugal e 2 supertaças foram ganhas ao teu porto..aliás,o teu porto que as duas ultimas vezes que venceram o scp na taça de portugal foi apenas e somente por penalties e jogos onde os arbitros é k permitiram os penalties,ou ja te eskeceste k caso o hulk tivesse sido expulso mais cedo(desde cedo andou a praticar antijogo)n marcava o golo do empate???

e lembraste akele atraso de bola no teu estadio k deu o golo ao porto e nesse ano perdemos o campeonato a 1 ponto??

pois é meu filho o salazar acabou mas o pintinho da costa sucedeu o seu lugar...um dia kd ele for em bora depois vens aki aos blogs do scp dizer-me kts taças e campeonatos ganhaste...

e já agora,ainda tas com a azia dos 4-1???

contra tudo e contra tofos vamos ser campeoes..

jonnybalboa disse...

Parem de se lamentar com a merda dos árbitros e questionem o porquê de estarmos em 4º lugar e a jogar um futebol triste e enfadonho.

Deixem-se de lamúrias porque com o nível de exigência actual, não iremos passar do clube que ganha umas taças de vez em quando e que de 20 em 20 anos ganha um campeonato.

Custa-me dizê-lo, mas actualmente não consigo vêr um jogo do Sporting do principio ao fim.Enerva-me a passividade da equipa, os constantes charutos para a frente (qual distrital!),o ar relaxado do sr que se senta no banco e a única coisa que apraz dizer é "..que ainda não somos fortes!".

Não consigo compreender como é que jogadores como polga, rochemback, abel,pedro silva, ronny, etc...jogam numa equipa profissional (e alguns deles como "vacas sagradas").

Se a questão do orçamento serve de desculpa para "quase" tudo (os árbitros ficam com o resto),porque não jogamos com uma equipa só de míudos da academia?Os resultados não seriam piores certamente.

Estou farto deste Sporting, dos seus dirigentes e do seu treinador...acho que o melhor será começar do zero!

Petinga disse...

E este conjunto de respostas (onde, felizmente, impera a cordialidade e nao se faltou ao respeito a ninguem) reflecte TOTALMENTE o estado de espirito no futebol portugues, entre os 3 grandes.

Os Portistas ja nem perdem saliva a negar que ha corrupcao e que por ela sao beneficiados. Afinal, contra factos nao ha argumentos... A sua "bandeira" (e que bandeira!) continua a ser a conquista da Taca UEFA + Champions League no passado recente e a justificacao "nao digam que ai tambem houve corrupcao?". Recordo o amigo Portista que se, no jogo imediatamente anterior, o Sporting nao tivesse sido vilmente espoliado no Estadio da Luz por um golo do Luisao tao falso como o penalti do ultimo classico, muito provavelmente teria havido pernas e energia animica para reagir na final da Taca UEFA. Mas essas coisas agora nao interessam para nada...

Os Benfiquistas estao divididos. Entre a impossibilidade de negar as benesses de que sao alvo semana sim, semana nao, a forma como venceram esse "tal" campeonato em 2005 e o seu enorme desgosto de ja nao poderem contar com o Sporting como "capacho" (o que eles realmente querem dizer com "aliado", leiam nas entrelinhas). A verdade e que, historicamente, o Benfica sempre utilizou o seu "aliado" de Lisboa como arma de arremesso, abandonando-o a sua sorte quando as coisas dao para o torto. Parece que o "capacho" afinal se cansou de ser usado para limpar a lama dos sapatos dos outros...

No futebol em Portugal, as pessoas nunca gostaram... de futebol. Do que gostam mesmo, e de ver a sua equipa vencer. Portanto, quando a nossa equipa vence todos fechamos os olhos e ignoramos os erros do arbitro. Quando perde, ha sempre algo que se possa invocar para nos fazermos de vitimas. E quando o outro triunfa, seguramente que comprou todo o sistema...

Saudacoes Leoninas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...