quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O comboio de Pinto da Costa

Não sei qual foi a intenção de Pinto da Costa ao ter decidido que a viagem da equipa do FC Porto para Lisboa, com vista ao jogo de hoje com o Sporting, para as meias-finais da Taça da Liga, fosse realizada de comboio, como há 20 ou 30 anos, quando as duas cidades ainda não estavam ligadas por auto-estrada. Desconfio que seja uma manobra para dar a ideia de que o FC Porto desvaloriza a Taça da Liga e não está nada interessado em ganhar, iludindo, assim, os jogadores leoninos. De resto, a repetição da ideia de que o FC Porto vai apresentar uma equipa reservista mesclada com alguns juniores reforça essa possibilidade… Para além de colocar a pressão de ganhar sobre os ombros de um Sporting desfalcado de Liedson e perturbado com os amuos de Miguel Veloso. O que, para os objectivos leoninos, é muito perigoso.
A verdade é que, ao meter a equipa num comboio, que demorou 2h40 entre o Porto e Lisboa, Pinto da Costa fez hoje muito mais pela promoção do transporte ferroviário em Portugal do que alguma campanha publicitária do Governo conseguiu até hoje. E também ajudou a promover o futebol, ao ter colocado os jogadores do FC Porto ao lado dos cidadãos comuns.
O que esta viagem tem de mais curioso é que, sob o ponto de vista da sua qualidade, para os jogadores, até é menos desgastante deslocarem-se de comboio do que de autocarro. Hoje, o Alfa Pendular, comparado com os velhos comboios de há 30 anos, é uma espécie de hotel em movimento. Com muito mais espaço do que um autocarro. E mais seguro. E igualmente rápido. Só não se compreende que outras equipas não façam como o FC Porto fez hoje. FOTO: "Record Online"

9 comentários:

Visconde do Lumiar disse...

Bela reflexão! Nem vou acrescentar mais nada, que é para não 'descarrilar'...

Peter of Pan disse...

Venham de comboio, de autocarro, de helicóptero, ou mesmo a pé, a atitude dos jogadores do Sporting tem de ser só uma: jogar para ganhar, ponto final.

Tite disse...

A intenção é não cansar os seus jogadores em excesso.
O comboio é mais rápido e não corre o risco de parar nalguma estação de serviço e serem todos surpreendidos pelos piquetes da PSP ou GNR (rsrsrsrs)

Pedro Pita disse...

Totalmente de acordo, amigo Leão da Estrela. Por exemplo em Espanha, com a vantagem óbvia de haver TGV entre Madrid e Barcelona, acabaram-se os estágios antes dos jogos entre os grandes das duas cidades- e os jogadores viajam tranquilamente de comboio no dia de jogos grandes. É uma boa medida do Futebol Clube do Porto que nós deviamos imitar.

Um grande abraço

Leão Transmontano disse...

Só espero que os Leões, os despachem de tal forma que se vejam obrigados a regressar ao Porto no expresso da meia-noite com vergonha da goleada sofrida :))

Eles querem desvalorizar devido a uma série de circunstãncias... se fosse um jogo da liga dos campeões, poupavam alguém, mesmo havendo clássico no sábado?

Quando o Arsenal veio com a equipa de reservas ao Dragão o jesualdo poupou alguém?

Conversa fiada... o Sporting deve jogar com mentalidade do estilo: Até os comemos...

Bruno Marques disse...

Não acho que o FC Porto vá apresentar uma equipa fraca em Alvalade. Aliás, todos os jogadores que vão integrar o onze inicial, segundo os jornais, têm lugar de caras em qualquer plantel das equipas da Liga Sagres. E não acho que o Porto dê menos importância à Taça da Liga só porque o seu treinador optou por utilizar jogadores que têm tido menos oportunidade de jogar.
Quanto à ida de comboio, quer-me parecer que por trás estará alguma campanha publicitária. O futuro o dirá. Mas recordo que ainda há bem pouco tempo, e para a mesma competição, a Académica deslocou-se a Setúbal utilizando o mesmo tipo de transporte. E párem de ver fantasmas e menos vontade do FC Porto em disputar a Taça da Liga em tudo quanto é sítio.

Zé da Póvoa disse...

Não percebo as críticas que fazem ao FCP por apresentar jogadores que não são titulares habituais. A gestão é deles, respeitemo-la.

Tite disse...

Ó Leão Transmontano então não é que acertaste!!!!
Tiveram mesmo que regressar de avião.
Para não cansar os homens que têm tarefa difícil frentes a outros mouros mas desta vez galináceos.

Parabéns a... NÓS
VIVA O SPORTING!

Anónimo disse...

Mais um golo invalidado ao Helder Postiga já são quatro. E eu vi o fiscal de linha correr para o centro do terreno. Depois teve medo a)JCFrancisco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...