sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O interesse de Madrid em Paulo Bento

O interesse manifestado pelo Atlético Madrid no treinador Paulo Bento é uma boa notícia. Significa, antes de mais, que o Sporting, para além de ser uma escola de jogadores, é também uma escola de treinadores. É assim que a coisa deve ser vista.
De qualquer modo, penso que é chegado ao fim o ciclo da formação de treinadores, depois de cinco anos entre José Peseiro e Paulo Bento. Com tanta gente nova no plantel e na academia, o futebol do Sporting precisa de um treinador vivido e experimentado, com títulos no currículo e cabelos brancos na cabeça.
Como não há duas sem três, Manuel José, nesta conjuntura, seria uma excelente solução para o futebol leonino.

38 comentários:

Anónimo disse...

Enfim, mais um treinador para vir tirar férias a Portugal não é?

Tiago

Anónimo disse...

Discordo. É minha opinião que manter um bom treinador, que julgo ser o caso, com lacunas mas com idade e capacidade para aprender, desde o seu início de carreira é uma forma impar de desenvolver o carácter e a personalidade num(a) clube(equipa) de futebol.
Gostava que o Paulo Bento fosse o nosso Fergusson mas receio que o clube seja demasiado pequeno para as suas ambições (um pouco em contradição com aquilo que ele próprio diz ao Moutinho e Veloso).

greendevil disse...

sim o paulo bento vai deixar c ou sem o titulo isso é certo...e pk n considerar a aposta jorge jesus?? mas manuel josé nunca teve sucesso em portugal, mas pode ser um caso a pensar..

gavazzo disse...

Eu prefiría Jorge Jesus, Muricy Ramalho (São Paulo) ou Mano Menezes (Corinthians).

E como adjuntos gostava de ter André Villas Boas (adjunto de Mourinho) e um Homem da casa, tipo Venâncio ou Oceano, para transmitir a mística.

JMBB disse...

Manuel José já esqueceram a sua passagem pelo Sporting e pelo Benfica?

fantasma do Óculo disse...

Seguindo esse raciocínio, não seria de aproveitar aquilo que produzimos? É que, por vezes, somos criticados exactamente por não o fazer. E depois será vê-lo brilhar noutro lado...

JVB disse...

Jorge Jesus.

Fala mal? Não, tem um sotaque mau. O que diz é errado? Raramente. Percebe do jogo de maneira que me espanta. Acho que podia ser um bom reforço mas n sei se não irá para o fcp.

Manuel José também nao seria mau.

Anónimo disse...

Concordo com tudo menos o último parágrafo! ;)

Tite disse...

LdE,
Assino por baixo.

Anónimo disse...

Trocar PB por MJ?!!

Estamos loucos!!

Gosto destas teorias. Os jogadores bons são para manter mas os treinadores bons são para terminar os ciclos.
Nos últimos anos assistimos a um persistente dizer mal de um treinador de grande qualidade e que se sair de Portugal dificilmente voltará. Como muitos o LdE é também perdedor com este reconhecimento porque desvalorizou sempre (como agora) o treinador. É um sinal de falta de sabedoria futebolistica.

Olhe-se apenas para a lista de treinadores campeões nos últimos 25 anos e veja-se quantos tinham experiencia significativa antes de serem contratados pelos respectivos clubes...

Anónimo disse...

O interesse manifestado pelo A. Madrid no Paulo Bento ou o interesse manifestado pela imprensa portuguesa no interesse manifestado pelo A. Madrid no Paulo Bento?

Não era melhor não confundir as coisas? Já vamos ter motivo de conversa para mais 3 meses.

varatojo disse...

Manuel José, é só um dos melhores treinadores portugueses. Para além de me ter dado a maior alegria como Sportinguista: os memoráveis 7 a 1!

thisisnothollidays disse...

Está tudo doido?!!!!
Não podia discordar mais desta opinião, LdE. Eu até acho q vc tem uma visão bem lúcida e imparcial sobre o q se passa no nosso Sporting, mas querer trocar um treinador de sucesso (basta consultar as estatísticas) por outro qualquer - é q nem sequer comento a ideia do Manuel José - parece-me totalmente despropositado e sem qq nexo.
Temos mais é de agarrar este treinador com unhas e dentes, até porque, só agora o homem começa a ter condições para fazer um bom trabalho. Até contra o preconceito ao penteado risquinha ao meio ele teve de lutar. O gajo é forte, pá! Tem mais é de ficar.

JC disse...

Eis como mais uma notícia empolada e habilidosamente moldada pela imprensa já pôs os sportinguistas a falarem na saída do treinador.
Primeiro foi com os jogadores, agora é com o treinador.
O objectivo é sempre o mesmo: desestabilizar.
E os adeptos sportinguistas, como não podia deixar de ser, embarcam logo nestas notícias.
Principalmente aqueles que nunca gostaram do Paulo Bento.

Anónimo disse...

que se aposta no continuidade de Bento e se alie mais um (mistico) adjunto ao clube !
Com o Braga já marco presença, tenho 2 bilhetes !
Força Sporting
André "The Lion"

Maria de Lurdes Mealha disse...

Não concordo que precisemos de um terinador de «cabelo branco» como Manuel José. Deixem-no estar lá pelo Egipto...Olhem o exemplo do Prof Carlos Queiroz com os seus cabelos grisalhos...falhou no Sporting, no Real Madrid, e na Selecção Nacional duas vezes....
Não podemos deixar o Paulo Bento ir embora....Ele erra como todos erram, mas é,sem dúvida, o melhor treinador que tivemos em muitos anos....E essa qualidade só pode melhorar com o tempo! Criticaram-no com o Vuk e vejam lá se não deu resultado....! É jovem e não precisa de apelar aos cabelos brancos para dar-se ao respeito!!!

Anónimo disse...

O grande problema de PB é estar sempre a fazer a equipa a partir daquilo que ele subjectivamente vâ nos treinos e não daquilo que objectivamente todos nós vemos nos jogos. Esse é o nosso drama: sempre que um jogador joga muito bem num jogo ele tira-o logo no jogo seguinte. POr isso digo sempre: «De PB espero sempre o pior» Mas já sou sportinguista há tantos anos que não é por causa de PB que vou deixar de ser. a)JCFrancisco

varatojo disse...

Nenhum treinador esteve num "grande" 3 anos sem ser campeão. Mais um record do Paulo Bento, depois da maior goleada em casa em competições europeias.

Leão de Quiosque disse...

Manuel José? Por algum motivo não é dele que se fala para treinar o Atletico de Madrid.

A imaturidade desportiva da maioria dos adeptos tem destas coisas. Poucos resistem a masturbar-se mentalmente e imaginar como seria a equipa com novos jogadores, presidentes ou treinadores.

Se o Sporting é a potência que é, deve-o à continuidade que tem sabido manter nos ultimos anos.

Os seus dirigentes têm sabido resistir a estes impetos.

Se não soubermos aproveitar um treinador sério, trabalhador e com inequivoco amor ao nosso clube, que tem vindo a afrmar-se cada vez mais também como um excelente técnico, certamente que muito rapidamente outro clube o aproveitará, seja o Atletico, seja o Porto, seja outro qualquer.

Tiagojcs disse...

Parece que precisam la de alguem que tome banho de rabo virado para os jogadores ...

PPA disse...

Cenários após a 17ª Jornada

As equipas partem para a 17ª jornada com os seguintes pontos:

34 Porto
33 Benfica
31 Sporting

Existem 9 Cenários possíveis:

Cenário 1
Sporting vence Braga
FCP e SLB empatam

35 Porto
34 Sporting e Benfica

Cenário 2
Sporting vence Braga
SLB vence FCP

36 Benfica
34 Sporting e Porto

Cenário 3
Sporting vence Braga
FCP vence SLB

37 Porto
34 Sporting
33 Benfica

Cenário 4
Sporting e Braga empatam
FCP e SLB empatam

35 Porto
34 Benfica
32 Sporting

Cenário 5
Sporting e Braga empatam
SLB vence FCP

36 Benfica
34 Porto
32 Sporting

Cenário 6
Braga vence Sporting
FCP e SLB empatam

35 Porto
34 Benfica
31 Sporting

Cenário 7
Sporting e Braga empatam
FCP vence SLB

37 Porto
33 Benfica
32 Sporting

Cenário 8
Braga vence Sporting
SLB vence FCP

36 Benfica
34 Porto
31 Sporting

Cenário 9
Braga vence Sporting
FCP vence SLB

37 Porto
33 Porto
31 Sporting


Evidentemente que só a vitória nos interessa, pois caso não consigamos vencer o Braga em Alvalade, ficaremos afastados do título, não pela matemática, mas porque já sabemos que não temos que lutar só contra uma equipa de cada vez.
A não ser que do estádio do cabrão venha um empate que ainda nos dê hipóteses.
Dos cenários possíveis, o “1” era o mais interessante, pois os 3 clubes ficariam todos apenas separados por 1 ponto.
O “2” deixava-nos iguais ao Porto e a 2 pontos do Benfica (interessante também, pois ficam ao nosso alcance em Alvalade)
O “3” Manteria a actual distância de 3 pontos para o Porto, mas já punha o Benfica atrás de nós.

Depois os cenários com empate nosso já são mais complicados, sendo que ai só um empate entre Porto e Benfica nos manteria na luta.

Os cenários com derrota caseira frente ao Braga serão negros, pois muito dificilmente conseguiríamos acabar o campeonato em 1º lugar.

PPA disse...

Antevisão da 17ª Jornada

Esta jornada pode ser decisiva para o resto do campeonato, principalmente em caso de vitória do Porto sobre o Benfica (o que é o resultado mais previsível pois raramente o Benfica consegue pontuar no cabrão e ganhar lá uma vez por década já é um milagre) e se o Sporting escorregar em Alvalade perante o Braga; o que a acontecer nos deixava a pelo menos 5 pontos dos Andrades e ainda por cima com os Lampiões apesar de perderem a manterem-se à nossa frente.
E não será muito difícil de tal acontecer, pois estão reunidas várias condições para que tal aconteça:
- O Braga é uma equipa forte;
- O Sporting já tem escorregado em casa quando menos seria de prever;
- Interessa e muito que o Sporting escorregue, não só ao Porto, mas também ao Benfica, e como interessa aos dois, estas coisas são sempre complicadas;
- A arbitragem está em grande dívida após 6 pontos roubados à moda antiga ao Braga nos jogos que disputou com o Benfica e Porto… ora ai está mais uma oportunidade para ajudarem ainda mais esses dois.
- O Sporting vai pagar bem caro o golo em FJ que lhe concederam em Vila do Conde. Não interessava para nada, tanto fazia… mas vamos pagar caro, tenho a certeza.
- Jorge de Sousa tem sido macaco quando quer. Já este ano nos prejudicou muito com o Rio-Ave, deixando-nos inferiorizados com uma dualidade de critério disciplinar gritante, roubando-nos um golo (seria o 0-2 para nós) e outras jogadas de meio golo.
- Em 2004/2005, precisamente em Alvalade contra o Braga, não fomos além de um empate a zero, pois foi mal anulado um golo a Hugo Viana (pelo nosso conhecido Paulo Baptista) que estava cerca de 7 metros em jogo. Essa altura foi crucial para o campeonato, pois os 3 grandes acabaram a jornada todos com os mesmos pontos e impediu-se nessa altura o Sporting de descolar na classificação rumo ao título, que nos haveria de ser roubado pelo Paraty com um golo em falta de Luisão sobre Ricardo na sequência de um livre mal assinalado por falta inexistente.
Para além de perdermos o campeonato, acabamos por perder também a Taça UEFA, uma vez que a equipa ficou nervosa e muito cansada.
Até hoje não percebo como se disputou nesse Domingo à noite um Benfica-Sporting, quando de lei os jogos são ás 16:00 e depois o Sporting jogou na 4ª Feira seguinte a final da UEFA contra uma equipa que estagiava à semanas especificamente para este jogo.
Resultado: Uma 1ª parte de luxo onde o 1-0 soube a muito pouco tal o domínio Leonino, até que por volta da hora de jogo a equipa rebentou por completo fisicamente e sofreu 3 golos, alguns dos quais no contra ataque seguinte a termos falhado oportunidades daquelas que são de levar as mãos à cabeça (a do Rogério é incrível).
O cansaço, os nervos, a vontade desesperada e a responsabilidade de vencer em casa e vingar o campeonato perdido (roubado) deram nisto.
Noutro qualquer país o campeonato era parado para podermos descansar e preparar o jogo… aqui também foi, mas para o FCP que pode adiar por largas semanas um jogo contra os amiguinhos do Nacional da Madeira.
Depois já se sabe que as equipas Russas nessas alturas estão de férias e em exclusivo a preparar estes jogos. Ainda recentemente tivemos o exemplo do Zenit, que despachou categoricamente equipas como o Bayern ou o Real Madrid, valendo-se dessa arma.


Apesar de tudo confio no Sporting para derrotar o Braga em Alvalade, contra tudo e contra todos; basta para tal que mostremos a atitude que mostrámos contra os Andrades; e que mesmo sem Liedson consigamos marcar aos Arsenalistas. Podemos falhar golos e golos mas a bola acabará por entrar.
De uma coisa tenho a certeza, não vamos acabar o jogo com as miseráveis estatísticas que o Benfica acabou quando jogou com o Braga na Luz, onde foi totalmente dominado; como também se pôde ver no Trofense, onde estiveram por cima do Benfica, e contra nós meteram o Autocarro à frente da baliza, fazendo apenas 1 remate e tendo apenas 1 canto nos 90’. Já nós tivemos mais de 20!

Eu Acredito!

PPA disse...

O meu “11” para o Sporting – Braga:

Rui Patrício
Abel
Polga
Tonel
Caneira
Rochemback
Pereirinha
Izmailov
Moutinho
Vuk
Derlei

PPA disse...

Quantas agressões vai fazer o Bruto Alves no próximo FCP-SLB?
VOTEM AQUI:

http://bola-na-trave.blogspot.com/2009/02/quantas-agressoes-vai-fazer-o-bruto.html

PPA disse...

Quantos cartões vai ver o Bruto Alves no próximo FCP-SLB?
VOTEM AQUI:

http://bola-na-trave.blogspot.com/2009/02/quantos-cartoes-vai-ver-o-bruto-alves.html

Cantinho do Morais disse...

A minha posição em relação a Bento é clara: vamos chorar (e muito) por ele, quando se for embora (já no final desta época).

Agora em relação a Manuel José, porque não Henrique Calisto? O prof. Neca (bem, este nem cabelos tem, quanto mais brancos)? Manuel Vingada? Norton Matos?
Todos eles andam pela Ásia e África, a serem vitoriosos em países de elevada qualidade futebolística...

Com a saída de Bento, gostava de ver Jorge Jesus (um destes irá para o Porto) ou o Spalletti da Roma (italiano que gosta de jogar ao ataque e tem fome de títulos).

Ou então, mais modesto, um adjunto do Paulo Bento, com um reforço tipo Manuel Fernandes. Este sim, para mim imprescindível na próxima estrutura técnica leonina.

Anónimo disse...

Tanto se me dá que P.B. vá ou fique,o que vejo é que por este andar os jornais de merda que á na nossa praça não conseguiram vender nada nem ninguém do nosso SCP vem agora com esta treta qualqeur dia destes vemos os mesmos Vendedores a Venderem o Paulinho.Por favôr caguem nessa Merda de Jornalismo?o que é que esses Srs.venderam do Benfas,dos Morcões????isto não lhes diz !!!!!!DESESTABILIZAÇÃO?????????

Anónimo disse...

Vamos lá ver se ele sai e ainda vai parar ao Porto e começa a ganhar campeonatos.O Robson também foi corrido pelo Sousa Cintra, porque houve uns fanáticos sem principios e nem ética, que foram a Alvalade exigir a cabeça do treinador. E depois foi o que se viu em seguida:títulos e mais títulos para o Porto e o Sporting a "ver navios".O grande mal do Clube é de ter tido nos últimos anos no seio da sua massa de adeptos, uma franja que se tem agitado por tudo o que é sitio, para destabilizar as direcções em exercicio, sómente porque a cara dos dirigentes não lhes agrada.Têm posto sempre acima dos interesses do Sporting, os seus próprios interesses ou simpatias, como se o Clube fosse um partido político e não uma associação apolítica, que reúne no seu seio gente de todos os horizontes.

leão de arroios disse...

Até ao eventual aparecimento de uma candidatura forte e de continuidade tudo aponta que o futuro do Paulo Bento seja longe do Sporting. Para grande tristeza minha, que o gostava de ver mais anos no comando. Tenho um feeling que o Pinto da Costa está mortinho para se livrar do Burrualdo e contratar o nosso P.Bento... mas veremos...
Nesse cenário de troca de treinador, não me importava nada de ver o Manuel José tentar. Tem passado conosco, experiência e joga futebol de ataque.
Mas haverão muitas hipóteses estrangeiras que poderão ser bem sucedidas.
Em todo o caso, é muito permatura esta discussão... Estamos na disputa da Liga e nos últimos 16 da Champions.

Apoiemos o Bento e a rapaziada antes de mais nada.

Sporting SEMPRE!

varatojo disse...

Já caguei nesse jornalismo há muito tempo. De mim nem 1 cêntimo levam!

Metem nojo.

Soylent Green disse...

Deixar sair Paulo Bento só tem paralelo com o que se fez com M Allison e B Robson.

Não ganhou nenhum título, é certo, mas posso indicar o nome de vários "catedráticos" que não ganharam nada no nosso Sporting e no tempo em que as vacas eram gordas.

Quanto ao Manuel José só para adjunto nos jogos com a galinhagem.
Jorge Jesus é um tiro no escuro, como foi Jaime Pacheco há alguns anos, mas interesse dos andrades em Jesus é natural. Afinal até o prof Colgate ganha lá mas tenho a certeza que no SCP já tinha sido corrido.

Também concordo que este "circo pasquinense" é a prova de que "eles" estão pouco seguros.

Bancada Sul disse...

A Bancada Sul oferece um bilhete para o jogo de amanhã.

Mais informações:
Bancada Sul

Saudações leoninas,
Bancada Sul.

Visigordo disse...

Ora JC, essa é que é essa.
As capas do dia anterior não foram à toa.
Então o Quique interessa ao Atlético e diz que não está interessado, e no dia seguinte já é o Paulo Bento.
Realmente, pelo que ouvi dos dirigentes do Atlético, e do presidente do sindicato dos treinadores de Espanha, há interesse no PB, mas não lhes ouvi a eles, ou aos jornalistas que os entrevistavam, uma palavra de referência ao Quique.
Ou seja, os jornais também já preparam a massa adepta vermelha. O nosso é que é bom, mas não quer sair.
Se isto não me desse vontade de rir, mandava esta merda para quem regula a comunicação social.

joaquim agostinho disse...

Não destabilizem mais. Porque é que os jornais não "marram" antes no vermelho?

Tite disse...

Amigos,

Isto é tudo uma questão de sorte. É como uma pessoa que joga com os mesmos números na lotaria há décadas e, logo que os larga dão a taluda a quem fica com eles.
O que tem que ser tem muita força.
Nem nós sabemos porque assim é!!!

Também sou daquelas que acha que o PB deve ir para outro clube (nada de pessoal) apenas por razões técnicas.

Mas por agora não vale a pena falarmos sobre esse assunto. Vamos ver se ele consegue de facto dar-nos o campeonato.

Valorizar-nos-ia como equipa e ele também iria valer mais na próxima contratação.

Mas... por agora quero é ver o jogo com o Sp. Braga.

Até logo!

Rugidos de esperança

Anónimo disse...

Caro LdE

Deixem-se de tretas, não vêem que de futebol e gestão não percebem nada , 3 (três) presenças seguidas na Champions, suertaças, taças , finais , ok falta o titulo, mas a travessia dos 18 anos não vos faz ter pena do que dizem sobre o líder que é Paulo Bento ; vocês fazem mal ao nosso clube todos os dias e não vêem que a minoria nao pode mandar neste grande clube.

Pedro Pita disse...

Oxalá a praga Paulo Bento não nos assole em Madrid! Para isso já bastou o Aguirre... Ele que vá treinar o Estrela ou o Guimarães na próxima época... Espero que o Benfica faça o favor de dispensar o Quique Flores no fim da época, ou então que mantenhamos o técnico actual que teve uma estreia deveras aúspiciosa.

Um abraço

Tite disse...

Levem-no, levem-no!!!
Que pena ainda termos que esperar tanto tempo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...