domingo, 22 de fevereiro de 2009

O papel de Liedson

Para além de uma grande exibição, Liedson fez dois grandes golos ao Benfica e foi decisivo para a vitória do Sporting. Mas reduzir a força da equipa do Sporting à acção genial do avançado brasileiro é subscrever a teoria dos adversários, que assim procuram desvalorizar a equipa de Paulo Bento. E é também alinhar no registo simplista da comunicação social, que, mesmo num mau jogo de futebol, se agarra ao jogador que faz o golo para fazer dele um craque de página inteira. Sem a força e a qualidade colectivas da equipa, que foram notáveis, Liedson, certamente, não teria feito o que fez, mais uma vez, ao Benfica. Isto não quer dizer que o melhor marcador estrangeiro da história do Sporting não mereça os destaques das primeiras páginas de hoje. Se calhar merecia vir em todas as páginas de cada jornal. Mas, lá está, "A Bola", por exemplo, procura esconder o facto de o futebol do Benfica ter sido esmagado em Alvalade e usa a figura Liedson para construir uma primeira página ardilosa, pois procura atirar o génio do jogador brasileiro para a selecção nacional, como se ele já estivesse a alinhar e a marcar ao serviço de Portugal e não tivesse marcado dois golões ao Benfica. É assim que se fazem as coisas.

19 comentários:

Tijoão da Tasca disse...

E o que dizer do banho táctico que o " Tosco" do Paulo deu a sua ex. Don Quique ?
Nós Sportinguistas temos que apreender a dar mais valor aos nossos ! Saudações !

Anónimo disse...

Será mau jornalismo?
Será medo de não agradar à clientela?

A prostituição tem muitas formas.

Neste caso, tanto os leitores, como principalmentcabe, os jornalistas isentos e íntegros, deverão ter uma(s) palavra(s) a dizer.

O Tatebitate

Anónimo disse...

Não se podia esperar outra cóisa do "(jornal)"oficial dos galinaceos,mesmo assim mostra o nojo de "(jornal)" que é de longe os 2 golos de Liedson esses sim deviam correr mundo e não aquela merda de golo Da Dona Maria.Mas não falam da equipe no seu todo porque esta jogou muinto bem.A mim não comem esses merdas da Borla nem 1 centimo porque eu não leio escrita miserabilista.Viva o S C P

Tite disse...

O RAP (Gato Fedorento) dizia com muita graça na sua coluna também na Bola que o Liedson deveria jogar só na Selecção.
Conveniências, claro.
Ainda bem que ele joga no Sporting, que ele resolve e que continua tão imprescindível como antes da grande lesão.

FORÇA SPORTING!

JC disse...

Já há muitos anos que deixei de comprar este pasquim. E gostava que todos os sprotinguistas fizessem o mesmo - gostava de ver se o Pasquim sobrevivia apenas às custas dos pretensos 6 milhões...Quero, isso sim, sublinhar o grande trabalho feito pelo Paulo Bento e que muitos sportinguistas teimam em denegrir. Estava a ver o jogo num café e quando ele tirou o Vukcevic e pôs o Pereirinha quase todos os sportinguistas lhe chamaram nomes...Depois, foi o que se viu - ima lição táctiva em toda a linha. Como alguém já aqui escreveu, devíamos cuidar mais dos nossos e tratá-los muito melhor. Mas não aprendemos com os erros. Ainda outro dia aqui vi sugerir a contratação so Scolari - mais parecia a ideia de um benfiquista. Às vezes, há muitos sportinguistas que não merecem aquilo que têm - são os calimeros, que só estão bem quando o clube está na desgraça sem ganhar nada, nem a ninguém.

O INFERNO DA LUZ disse...

Os pequenos detalhes. Costumam dizer os técnicos antes dos grandes jogos que são eles que decidem estas partidas. Vou mais longe, foram os pequenos detalhes que esta jornada ditaram a vantagem de 4 pontos entre FC Porto e Benfica.
Qual a influência que a não marcação de uma grande penalidade clara aos 9 minutos de jogo pode ter tido na evolução do resultado e na decisão final deste jogo entre Sporting e Benfica? Aparentemente, toda. Mesmo que nos queiram fazer crer que o Sporting foi um justo vencedor e fez uma grande exibição.
O abalroamento de Rochemback a Aimar, dentro da área leonina, após um lançamento da linha lateral de David Luiz que endossou a bola ao argentino, foi um pequeno detalhe pois o árbitro Olegário e o seu fiscal de linha fizeram vista grossa.
Mas podia ter sido um grande detalhe se como devia ter acontecido, o árbitro tivesse assinalado a grande penalidade como impõem as regras do jogo, e como o próprio Jorge Coroado sublinhou em análise na SIC Notícias. A história seria diferente e só aqueles que vivem de teorias hipócritas e eivadas de desonestidade intelectual podem escamotear esta realidade. Pobres de espírito.
Se Olegário ficasse por aqui, meu Deus, que evolução o árbitro leiriense apresentaria no seu desempenho! Mas não, o que não presta, não presta mesmo. E Olegário não presta.

Tite disse...

JC,

Alguém ainda poderia ter dúvidas que PB iria fazer aquela substituição?
É de tal modo evidente e recorrente que todos nós já sabemos quando vai entrar o Pereirinha. Só não sabemos quem é que sai. Isso só não acontece se o Bruno Pereirinha estiver lesionado.

Rugidos de confiança e tranquilidade

Soylent Green disse...

Quando perdem arranjam sempre um hipotético penalti para disfarçar a incompetência.
Continuem assim que estão no bom caminho...

oliveira r disse...

Independentemente da polémica,que eu entendo,o que é verdade é que este homem começa a merecer uma estátua á porta de Alvalade,essa é que é a verdade,não só pelo que vale em termos de golos marcados e pontos conquistados,mas também pela atitude em campo.
Um verdadeiro LEÃO.

varatojo disse...

Claro que na tv só mostram essa do Aimar e a mão do Pereira, para dar a ideia que houve "empate" nos penaltis por marcar. Só que houve mais um roubo: uma sanduíche feita ao Liedson dentro da área. Mas isso não interessa a estas galinhas miseráveis...

Leão Transmontano disse...

Jornalismo de sarjeta é assim que eu caracterizo este jornal que deixei de consumir há mais de 10 anos. Grande Sporting. Liedson foi um génio, mas esta foi a vitória da crença, da garra, do espirito e da alma leonina.

V. Sullivan disse...

Um gajo havia de arranjar um dicionário de abolês-Português...
Sugestão para uma entrada:
Liedson faz sonhar Portugal = Banho de bola

Anónimo disse...

Tinha de vir aqui alguém vitimizar-se com o penalte sobre Aimar... Vai lá tratar do Davide Lulu...

Anónimo disse...

Penso que já só uma minoria de sportinguistas mais desatentos ainda gasta dinheiro a comprar aquela coisa. Por mim, desde os já distantes anos em que uma adepta fanática deles começou a escrever lá, acabou...antes eu ainda aguentava o Aurélio Márcio, o Cruz dos Santos, etc. mas aquela fez o copo extravasar...

Anónimo disse...

O INFERNO DA LUZ, como é timbre para aqueles lados, aponta aos outros aquilo que tem. Senão porque é que não acrescentou outros detalhes como a não expUlsão do Luisão sobre a lambada que deu ao Liedson? O penalti que ficou por marcar a favor do Sporting quando o Maxi Pereira jogou a bola com o braço? Estes são alguns exemplos(entre outros) que os seus olhos protegidos com palas laterais não viram! Sabes uma coisa! VAI PENTEAR AS PENAS AO PÁSSARO QUE ELAS FICARAM DESALINHADAS COM O BANHO DE BOLA QUE RECEBEU! E põe a arrogãncia definitivamente de lado e tem mais respeito pelo os outros.

Anónimo disse...

Ao comentador Inferno da Luz,

Tenho a certeza que as suas palavras »...a história seria diferente e só aqueles que vivem de teorias hipócritas e eivadas de desonestidade intelectual podem escamotear esta realidade. Pobres de espírito.« se aplicam na íntegra ao seu comentário e à sua pessoa. E acrescento, além de pobre de espírito, não tem a grandeza dos verdadeiros homens: saber reconhecer a justeza da derrota.

O Tatebitate

Anónimo disse...

Deixem lá o Inferno viver o seu próprio inferno..

O homem tem que desabafar se não explode e tuda à sua volta fica feito num...Inferno?

Lionheart disse...

Leão da Estrela, assino por baixo. E digo mais. Como sportinguista, não quero ver o Liedson a desperdiçar o seu esforço e talento na selecção. O Liedson é SÓ do Sporting. A selecção "nacional", o Queiroz, a comunicação social, os lampiões e os andrades, que se f****! O LIEDSON É DO SPORTING E DE MAIS NINGUÉM!!!

Pedro Pita disse...

Eh pá desculpem lá não concordo. E não concordo mesmo.

Para mim Português é todo aquele que a lei portuguesa considerar como tal. Pode-se adquirir a nacionalidade pela via originária, ou por via de naturalização( quem quiser saber qual é o regime jurídico da nacionalidade portuguesa, até porque é uma lei fundamental do nosso ordenamento jurídico, consulte, www.dre.pt- é gratuito-, e pesquise a Lei n.º 2/2006, de 17 de Abril de 2006). Não acho que haja de resto nenhum outro critério. Quem define quem é ou não é português é o Estado Português, não é a Federação Portuguesa de Futebol! Quem define como se trata com igualdade quem é português é a Constituição da República! Era só o que faltava ser uma entidade que goza de um estatuto de utilidade pública( e que recebe especial tratamento fiscal por essa via) vir por em causa o Art.º 13.º da Constituição da República Portuguesa, violando o principio da igualdade, e da não discriminação, entre os cidadãos portugueses. É que, e parece-me que se esqueceram desse "pequeno" promenor, Liedson é um cidadão português- tal como o foram Deco, Pepe ou Oblikuelo. O que faz a força de um país é a força dos seus príncipios e do modo como aplica a todos de forma igual a sua própria Lei. Assim acho que qualquer atelta que esteja em circunstâncias de poder ser convocado deve sê-lo. Ora é indiscutível que Liedson é, de longe, o melhor avançado português- e assim sendo deve ser convocado. De resto parece-me que apenas não o foi porque está a aguardar a emissão do seu Passaporte e do seu Bilhete de Identidade. Acharia inacreditável e inconcebível que Liedson não fosse chamado! Seria uma atitude digna dos tempos da velha senhora, e incompreensível do ponto de vista jurídico!... Seria um sinal de que há portugueses de primeira e de segunda, e que há umas sumidades pacóvias e parolas cá do burgo fuebolístico que se arvoram ao direito de dizerem quem é ou não é português!!! Quer-se dizer Liedson é português para tudo( para trabalhar cá, para pagar cá os seus impostos e segurança social, para ter os filhos portugueses, e não brasileiros, etc), menos para jogar na selecção nacional?! Ganhem juízo!!! Estamos a falar de um direito fundamental de todos os cidadãos!!! E Liedson, repito-o para que voltem a ler bem, É PORTUGUÊS! Tem dupla nacionalidade, mas isso até eu tenho, no meu caso espanhola. So what?! Mas alguma merda de federação poderia impedir-me a mim de representar qualquer dos meus dois países?! Com que DIREITO aplicável senhores?! Qual seria a Lei, digam lá!!! Ou acham que o futebol está e deve estar fora de Lei?! Quem vos dá o direito a vocês de acharem que vos compete definir quem é português? O Estado Português não serve para nada, é a pura bandalheira o que vocês defendem?! Ou querem antes um Portugal puro- racista e fascista, claro- sem a influencia nefasta dos estrageiros, essa corja de bandidos e de ladrões? O tal Portugal aos portugueses dos nazi-fascistas- É isso que vocês defendem para Portugal? Falo assim de Liedson porque hoje é ele, e amanhã serei eu, depois de amanhã teremos a sociedade de portugueses de primeira e de segunda com que alguns sonham. O nacionalismo por detrás de algumas opiniões é assim a meu ver bastante perigoso e deve ser denunciado enérgicamente! Acho que a diferença entre sermos um país do terceiro mundo e sermos um país desenvolvido e decente está na forma como se abordam temáticas como esta. É que estamos a falar do essencial, e quando se falha no essencial falha-se necessáriamente no acessório.

Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...