sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sete razões para contratar Luiz Felipe Scolari

1. Luiz Felipe Scolari é um peso-pesado do futebol mundial, que seria capaz de projectar o Sporting Clube de Portugal no plano internacional, nomeadamente nos organismos do futebol.

2. Registando a particularidade de ser um estrangeiro que fala português e que conhece a cultura portuguesa, Scolari também conhece profundamente o futebol português, a Liga Portuguesa e os seus meandros.

3. Scolari é um profissional que transporta uma “mais-valia política” susceptível de “pôr em sentido” o “sistema” do futebol português, podendo contribuir para baralhar o equilíbrio de poderes nos centros de decisão.

4. Num clube que não ganha a Liga Portuguesa há sete anos e nem regista sucessos a nível internacional, à excepção da chegada à final da Taça UEFA em 2005, Scolari teria como grande motivo profissional ser o treinador protagonista de um ciclo ganhador em Alvalade.

5. Reconhecido como um líder forte e disciplinador e habituado a trabalhar com os melhores jogadores do mundo, Scolari apresenta o perfil ideal para liderar um plantel ambicioso e sustentado nos jovens formados na Academia do Sporting, emprestando-lhe a motivação e a maturidade psicológica necessárias para ultrapassar com êxito os momentos decisivos.

6. Scolari contribuiria para o prestígio internacional do Sporting. Cada sucesso do treinador em Alvalade seria objecto de notícia do clube no estrangeiro, em particular no Brasil (à semelhança do que como acontece sempre que Liedson marca golos) – aumentando a capacidade de o clube leonino atrair os bons jogadores do mercado brasileiro e de outros mercados.

7. Num clube sem uma liderança directiva forte, Scolari, que tem ascendente sobre a Federação Portuguesa de Futebol e a própria Liga, poderia ajudar a consolidar a liderança do presidente do Sporting que for eleito nas próximas eleições do clube, aumentando o respeito pelo clube entre os agentes do futebol português.

36 comentários:

Anónimo disse...

Os vizinhos da 2ª circular contagiaram-te com a mania das grandezas. A sério que achas que o minúsculo e quase desconhecido Sporting of Lisbon tem estaleca para contratar um nome do futebol mundial? Vai-te curar!

leao revisor disse...

Era bom... e o dinheiro??

Anónimo disse...

...que venha, mas já.
- Não há que esperar por mais.

www.academia-de-talentos.com disse...

Scolari é um treinador completamente ultrapassado tanto na metodologia de treino como na abordagem táctica ao jogo. Scolari é a versão Brasileira de Camacho, um bom motivador mas mediano nos métodos de trabalho.

Porque razão haveria o Sporting de gastar uma fortuna num treinador caro e mediano?

A apostar num estrangeiro apostaria em Bolloni ou em Pekerman, o resto é "nomes grandes" para vender jornais e iludir os otários.

Não o quero em Alvalade.

Rui disse...

Meu deus que loucura

Leão de Alvalade disse...

Das 7 razões apontadas, todas elas válidas, faltam, quanto a mim, as mais importantes:

1-Ambição/vontade de triunfar;
2-Competência técnica e táctica;
3-Preferência por futebol de ataque ou futebol espectáculo;
4-Conhecimento profundo do futebol português.
5-Merito reconhecido na incorporação dos activos da formação.

João disse...

Mais uma razão:
com o dinheiro que vai receber do Chelsea é capaz de estar receptivo a uma proposta menos compensadora financeiramente, mas com outros atractivos (o brasileiro sempre falou bem da vida em Portugal, tem cá um filho, e a língua comum continua a ser uma vantagem).

Mas concordo que é apenas mediano e que a sua principal vantagem é motivacional.
Mas acontece que este plantel do Sporting parece ter falhado mesmo por aí. Tem qualidade para muito melhor, mas tem falhado sob pressão e era ideal alguém que conseguisse "espremer" este plantel ao máximo do seu potencial, como ele fez na selecção.

Com alguns ajustes no plantel, seria de certeza mais forte do que este ano, com as invenções do PB.

Outra vantagem ainda seria talvez na vontade de alguns jovens: Veloso, Moutinho e afins provavelmente teriam razões redobradas para ficar e trabalhar bem com um treinador que já conhecem e que tem mais projecção mundial.

Anónimo disse...

Contra ele tem o facto de ser mau treinador.

marachomba disse...

Porque insistir em mais posts sobre este disparate..?

Anónimo disse...

Estou completamente de acordo....com o senhor da academia de talentos.

Scolari é uma versão melhorada do Camacho, ou seja um líder forte mas sem a mínima noção do que um moderno treinador de futebol deve fazer.

Não obrigado.

A.A. disse...

E o futebol? Onde é que eu posso ir ver futebol?

Carlos disse...

Oh Leão...deste em Lamp?
Não vejo uma única vantagem técnica para a sua contratação. A visibilidade no mundo de futebol ganha-se e, mais importante, consolida-se com competência e não com chewing-gum!

gavazzo disse...

Com Scolari nem chegávamos ao Natal!!!

Scolari é patético, ridiculo, conflituoso e iría encher o nosso plantel de brasileiros em detrimento dos jovens da academia.

O futebol não é apenas intuição, nem religião; É ciência, inteligência, trabalho e objectividade.

No mercado brasileiro sería preferível Muricy Ramalho (tricampeão com o São Paulo).

Froes disse...

Leao de Alvalade,

"competência táctica"? Talvez seja a sua maior lacuna. A incapacidade de mudar algo durante um jogo é assustadora...

"Merito reconhecido na incorporação dos activos da formação"? Onde?

Gouveia disse...

E ele a insistir...

Dessas 7 razões só consigo vislumbrar 4: As 3 primeiras e a 7ª são a mesma coisa: Influência e lobby no futebol português. Depois temos:

- Inicio dum ciclo ganhador
- Prioridade à formação/Academia.
- Prestigio de Scolari e maior capacidade de atrair craques do Brasil e de outras paragens.


Portanto em resumo só vejo 4 grandes razões que na opinião do LdE concorrem para a contratação de Scolari!

A minha opinião é a de que seria um tremendo erro: para além de ser um treinador limitadissimo em termos técnicos e tácticos Scolari tem o dom de criar um ambiente altamente adverso quando as coisas não lhe correm de feição. Para além de que se viesse ( e não virá de certeza!) seria o Treinador mais caro da nossa história...

Não quero esse Sargentão...

Anónimo disse...

Jorge Jesus dá 20 a zero ao Scolari!
Mas têm contra ele o facto de ser português (sabendo nós que os portugueses gostam é de idolatrar quem vêm de fora mesmo sem credenciais, desprezando quase sempre o que é nacional), nunca ter treinado um grande (para isso basta que lhe dêem uma oportunidade) e ser um cromo a falar (o que numa sociedade obcecada com o politica e socialmente correcto, não joga).

Jorge jesus sabe muito de futebol, começou na 3ª divisão e precorreu todos os escalões (o que lhe dá experiência e conhecimento profundo do futebol nacional), têm tudo gravado e esquematizado (vide reportagem sportv em que o gabinete dele está cheio de gravações desde os seus primeiros tempos), fala a linguagem dos jogadores (não vem cá com floreados), é estudioso, metódico e não deve ser caro!
Na luz deu banho de bola, em alvalade deu banho de bola e só não fez melhor contra o porto porque o arbitro foi o que foi!
Há muito tempo que uma equipa pequena não jogava tanto (que me lembre desde o tempo do Mourinho no União de Leiria)

Por ultimo é sportinguista!

JORGE JESUS JÀ!!!!

8 disse...

Vinha o Filipão.

E quem era o treinador?

www.academia-de-talentos.com disse...

Já agora, e isto não é uma critica ao Leão da Estrela que é meu colega de profissão (enquanto Jornalista Desportivo) mas penso que não devia ser dada tanta publicidade ao Sr Scolari neste momento em que está numa fase menos boa.

Sou o primeiro a reconhecer que a classe jornalistica portuguesa deixa muito a desejar na área do jornalismo desportivo e que muitos colegas meus pouco dignificam a nossa profissão, mas o Sr Scolari para além de algumas qualidades e vários defeitos é uma pessoa excessivamente conflituosa, um péssimo perdedor e várias foram as vezes em que teve atitudes muito feias para com a imprensa do nosso país, chegando ao ponto de ser ordinário para com os jornalistas, inclusive senhoras.

Ainda se fosse muito competente, a gente podia fazer vista grossa aos defeitos, como faz com Mourinho e outros, mas não sendo de forma alguma um grande treinador no contexto do futebol europeu, sugiro que a gente deixa o Sr Scolari gozar os seus milhões e ir vender-se a outro clube que seja ingénuo ao ponto de "comprar" a sua imagem em vez do seu real valor.

Como profissional deixou muito a desejar, inclusive cometeu o pior pecado, o de deixar que as suas simpatias ou antipatias para com dirigentes A, B ou C pudessem influenciar quem era convocado. A um profissional AO SERVIÇO DE PORTUGAL era exigido mais seriedade e frieza e não que pudesse deixar que as suas guerrinhas com JNPdC e outros impedissem este e aquele de ser convocado. Este tipo de petulâncias infantis têm que ser banidos do futebol português onde muita gente só consegue isto e aquilo baseado nas amizades que tem com aqueles que têm o poder dentro das feinstituições. Por alguma razão temos tantos bajuladores no futebol português, pois já perceberam que de outra forma as portas estão todas fechadas.

Mas repito, o principal problema é ser mediano e muito caro.

Com os melhores cumprimentos.

cp disse...

contratar este tipo seria um erro!!! um erro gigantesco!!
scolari pode ser bom a unir e fomentar grupos, etc e tal.
mas uma coisa é certa, de futebol percebe pouco! sem cultura táctica! os únicos clubes onde teve sucesso foram na américa do sul, onde ganhou a agora SANTANDER COPA DOS LIBERTADORES.. mas tb convenhamos, o futebol sul americano tem as suas especificidades.. em termos de futebol a sério, teve sucesso (sucesso no brasil, sucesso relativo em pt..) apenas nas selecções, onde os jogadores já vinham formados tactica e tecnicamente. era só fomentar o grupo.
no trabalho do dia a dia este sr é um zero!!!!
mas o que vale é que isto nunca vai acontecer...

SL

Dina disse...

Concordo com todos os pontos mas tenho dúvidas que o Sporting tenha capacidade económica para pagar a Scolari...

Jedi Master Atomic disse...

7 razões para não contractar Scolari:

1ª - É ZERO em tactica
2ª - É ZERO em tactica
3ª - É ZERO em tactica
4ª - É ZERO em tactica
5ª - É ZERO em tactica
6ª - É ZERO em tactica
7ª - Não convoca os jogadores em melhor forma para fazer o seu 11

fantasma do Óculo disse...

Scolari? Tem esses predicados todos? Por amor de Deus...

Anónimo disse...

Temos uma equipa razoável,um treinador razoável,um presidente razoável,o dinheiro não abunda,vivem-se tempos difíceis,que mais querem .
Mesmo assim não estamos mal,e acreditem que se todos os jogadores tivessem a garra e a vontade de ganhar como o Liedson estaríamos bem melhor.
Saudações leoninas.
FV

Anónimo disse...

Era tudo muito bonito se ele ganhasse jogos.. se nem com jogadores como CRonaldo, Quaresma, Deco, etc conseguiu.. já para não falar dos jogadores do Chelsea, não será com certeza com os jogadores medianos do SCP..

Digo eu!

O Leão da Estrela tem uma adoração pelo Scolari.. tem aí gato!Ganha comissão?
Porque não um post : Jorge Jesus?Manuel José..
Ou porque não estar calado!?

Anónimo disse...

Pronto, é oficial.

O Leão da Estrela, passou-se dos carretos.

Resta-me desejar-lhe rápidas melhoras, de preferência, antes de Domingo.

Tatebitate

Anónimo disse...

O Scolari é dos piores treinadores que tenho visto actuar. Se é forte a motivar jogadores, então talvez tenha escolhido a profissão errada...devia ser psicólogo.

Tem muito poucas qualidades, além de ser arrogante e pouco esperto. E deve ser, provavelmente, nunca saberemos, o único treinador do mundo que perderia duas vezes para uma Grécia medíocre no mesmo Campeonato da Europa.

Scolari, treinador medíocre e tacticamente incapaz, no Sporting seria um dos grandes desgostos da minha vida, enquanto adepto e sócio do Sporting.

Anónimo Verde

bruno disse...

digam-me lá,que ganhou sclolary???
um campeonato do mundo pelo brasil onde o mesmo foi levado ao colo durante a competição e onde scolary se n ganhasse provavelmente nunca mais punha os pes no brasil???

por portugal ganhou o k???

perdemos 2 jogos com a grécia que é uma ekipa banal,que so mesmo uma vitoria sobre nos para ganhar moral no euro???

ganhamos á inglaterra mas em penalties com factor sorte..

depois fomos apurados pa alemanha apenas no ultimo encontro c filandia no dragão,num grupo facil demais para termos ficado em segundo??

na alemanha n passámos dos oitavos??

no chelsea empatou 11vezes em poucos jogos k la teve???

pah ganhem juizo,scolary no sporting só se fosse para pendurarmos bandeiras do clube a janela pk essa moral ele sabe dar agora o resto: ZERINHO

para mim jorge jesus mete ele a um canto mas precisamos de um treinador que se identifique com o sporting como o PB mas infelizmente ele ainda é novato na profissão,mas ta melhor que muitos que ja levam 30 anos disto e n tem quase nada(jesualdo-2campeonatos apenas e pelo porto k nem precisava de treinador para ser campeao)

Leão de Alvalade disse...

Froes:
Realmente não ficou claro o que quis dizer porque falta lá o "faltam a Scolari". Isto é:

Das 7 razões apontadas, todas elas válidas, faltam a Scolari, quanto a mim, as mais importantes:

1-Ambição/vontade de triunfar;
2-Competência técnica e táctica;
3-Preferência por futebol de ataque ou futebol espectáculo;
4-Conhecimento profundo do futebol português.
5-Merito reconhecido na incorporação dos activos da formação.

Tite disse...

Depois do euro-milhões que lhe saiu até poderia vir de borla para o Sporting só para mostrar a Portugueses e Ingleses que sabe levar uma equipa à vitória de um campeonato.

Era de homem!!!

www.academia-de-talentos.com disse...

Tem muito poucas qualidades, além de ser arrogante e pouco esperto. E deve ser, provavelmente, nunca saberemos, o único treinador do mundo que perderia duas vezes para uma Grécia medíocre no mesmo Campeonato da Europa.

Caro anónimo, não foi só isso. A verdade pura e dura é que Scolari nunca ganhou aos Gregos enquanto liderou Portugal.

Em 4 jogos contra a Grécia Scolari perdeu 3 e empatou 1. Convem relembrar que nesse jogo do empate a Grécia jogou os últimos 60 minutos reduzidos a 10.

Otto Rehagel em 4 ocasiões foi melhor tacticamente que Scolari, foi demasiado óbvio que por mais vontade que tivesse Scolari simplesmente é um treinador tacticamente limitadissimo.

Querem um exemplo mais recente? O Chelsea sem verdaeiros extremos jogava com 2 laterais muito ofensivos, o Bosingwa e Ashley Cole, e durante alguns jogos o Chelsea varreu tudo, depois os outros misters toparam a jogada e anularam os 2 laterais, desde então o Chelsea começou a perder gas e Scolari nunca foi capaz de arranjar um plano B.

Vi Portugal treinar no Jamor várias vezes e fiquei estupefacto, parecia um clube da 2ª divisão Brasileira a fazer um treino de descompressão no final de época. Por alguma razão o Chelsea andava a sofrer tantos golos na 2ª parte dos jogos.

Scolari é bom treinador é no Brasil onde o jogo não tem metade do pressing europeu.

Alguém me diga quem foi o último grande treinador Brasileiro que se veio impor na Europa?

Cœur de Lion disse...

Para mim nem pensar nisso posso. Seria mais um passo para a destruição do Sporting.

Mário Rui Oliveira disse...

Concordo a 100% com este comentário, como tenho defendido também na Centúria Leonina ...

"...
(Jorge JEsus ) tem contra ele o facto de ser português (sabendo nós que os portugueses gostam é de idolatrar quem vêm de fora mesmo sem credenciais, desprezando quase sempre o que é nacional), nunca ter treinado um grande (para isso basta que lhe dêem uma oportunidade) e ser um cromo a falar (o que numa sociedade obcecada com o politica e socialmente correcto, não joga).

Jorge jesus sabe muito de futebol, começou na 3ª divisão e precorreu todos os escalões (o que lhe dá experiência e conhecimento profundo do futebol nacional), têm tudo gravado e esquematizado (vide reportagem sportv em que o gabinete dele está cheio de gravações desde os seus primeiros tempos), fala a linguagem dos jogadores (não vem cá com floreados), é estudioso, metódico e não deve ser caro!
Na luz deu banho de bola, em alvalade deu banho de bola e só não fez melhor contra o porto porque o arbitro foi o que foi!
Há muito tempo que uma equipa pequena não jogava tanto (que me lembre desde o tempo do Mourinho no União de Leiria)

Por ultimo é sportinguista!

JORGE JESUS JÀ!!!!"

Anónimo disse...

Esqueçam o Scolari. Para isso prefiro de longe o Paulo Bento!!!!!
Acho que há 2 grandes hipoteses para o Sporting: Jorge Jesus ( sócio do Sporting)e Lazlo Boloni.
Jorge Jesus tem como cartaz todo o trabalho ao longo da sua carreira , Felgueiras ,Amadora, U.Leiria, Moreirense Belenenses e Braga. É disciplinador , tem todas as virtudes do Paulo Bento,e principalmente não tem alguns dos defeitos, mas tem mais flexibilidade tática... acho mesmo o treinador ideal!!
Já Boloni , é um profundo conhecedor do futebol mundial e excelente em termos de prospecção de mercado ( quando estava no sporting indicou logo Dalmat e Derlei) e enquadra-se na politica de aproveitamento de jovens jogadores.( É presença assidua em todos os torneios jovens)apostou claramente em Hugo Viana ,Quaresma,Ronaldo e Djalo.

Soylent Green disse...

É incrível como as opiniões se extremam.

Scolari não é nenhum mago da bola, tem mesmo algumas lacunas, mas tem alma como poucos. E isso rende pontos. É um treinador de grandes momentos e uma selecção é o seu habitat natural. O prof Queirós demonstrou que, apesar de muito contestadas, as escolhas de Scolari estavam certas.

É uma má escolha porque com Scolari o Sporting ia ser "gamado" à força toda. Ninguém ganha ao Casino nem ao "papa".

PS: Um passarinho disse-me que vamos ver Scolari ser Campeão do Mundo. No sofá.

Rui Moreira disse...

Dass, está tudo doido?

Este é o Bento, mas caro! E que tal um gajo que percebesse mesmo de futebol? estou farto de psicólogos quero um treinador

Rui Moreira

Anónimo disse...

Pois é não foi aqui que se escreveu um post a dizer que no Sporting devia haver um sócio um voto democracia e tal .... Pois para andar de caneta azul a sensurar os comentários e a cortar parte deles porque criticam abertamente o LdE mais vale pura e simplesmente não os publicar. Acho que a sua atitude é lamentavel e vindo de um suposto jornalista ainda pior. Acusam as assembleias do clube de serem pouco democráticas e aqui com um pequeno poder o que fazem ?1? Até metem nojo !!!!!!
Se é realmente democrata publique este comentário


Sérgio Lopes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...