quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A urgência de antecipar as eleições leoninas

O Sporting Clube de Portugal está a viver um dos momentos mais estranhos da sua história centenária. Com seis meses de antecedência, o presidente do clube, Filipe Soares Franco, abriu as portas da sucessão anunciando que não se recandidataria a um novo mandato. Contrariamente ao que seria de esperar, e não obstante estarem em causa dois caminhos bem distintos para o futuro do Sporting (um clube dos sócios ou o seu esvaziamento com a transferência do património imobiliário para uma SAD que o Sporting deixará de controlar), a verdade é, que decorrido um mês sobre o surpreendente anúncio de Soares Franco, não há, ainda, nenhum candidato à presidência.
Tudo indica que os possíveis candidatos estão à espera do próximo congresso leonino a realizar em Março, calculando não se sabe bem o quê. Aliás, o congresso será um encontro que não terá a participação do número de sportinguistas que seria de esperar e, segundo as notícias que vão chegando, não deverá ser um encontro substancialmente diferente de um Conselho Leonino ou de uma Assembleia Geral, com roupa suja para lavar e os sócios e dirigentes mais destacados do costume a dominarem as atenções. Oxalá esteja enganado.
Neste contexto, não se entende muito bem por que motivo é que os potenciais candidatos à sucessão de Soares Franco estão à espera. O que faria sentido é que o congresso leonino fosse um palco de apresentação e debate de propostas para a gestão do clube, se possível já com os defensores dessas eventuais propostas na condição de candidatos à presidência do Sporting. Nessas circunstâncias, o congresso seria muito concorrido e teria muito interesse.
Entretanto, por “iniciativa” de Filipe Soares Franco, a questão do futuro treinador entrou na ordem do dia. O problema desta indefinição directiva é que as eleições só estão agendadas para meados do ano, ou seja, em Junho, durante o defeso futebolístico, o que é insustentável tendo em vista a formação do grupo de trabalho do Sporting 2009-2010. O que, naturalmente, deverá começar pela escolha do treinador principal.
Por isso, torna-se imperioso antecipar o acto eleitoral, para que o futebol do Sporting possa preparar de modo tranquilo e atempado a próxima época. Como, de resto, o LEÃO DA ESTRELA defendeu no dia em que Soares Franco revelou que não avançava. Doutro modo, a discussão sobre quem será o treinador que, naturalmente, já invadiu o espaço mediático, vai continuar a queimar o Sporting nos próximos cinco meses. E depois da questão do treinador irão, com certeza, aparecer mais "novelas" envolvendo o futuro de alguns jogadores.
Cinco meses é muito tempo para um impasse como este num clube como o Sporting, que, como sabemos, está sujeito a uma enorme pressão mediática, diariamente. Donde, a antecipação das eleições leoninas é urgente para clarificar as coisas quanto antes. O Sporting ainda não é uma empresa imobiliária ou financeira, onde estas questões não se colocariam. O Sporting é um clube de futebol. Talvez o presidente da Assembleia Geral, Rogério Alves, possa ter alguma coisa a dizer sobre o assunto.

18 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo que se deve pôr um ponto final nesta indefinição e que se deveria antecipar eleições para Março/Abril.



40 postas pescada

Anónimo disse...

No inicio desta epoca nao houve coragem para apoiar o Benfica e tirar o Porto da Uefa!!!
Outra... Sporting e Benfica estao a pagar o estadio e por isso estao com passivos enormes enquanto os corruptos a norte lhes foi oferecido por 310M de euros!!! Assim torna-se dificil competir...

Anónimo disse...

Pois sem dúvida que isto assim não é vida, já o disse no outro post.
Tem de ser preparada a nova época porque sinceramente já não acredito nesta. O mourinho no porto começou por estes meses, estudou o plantel sem pressão, identificou os jogadores que necessitava e começou a época para ganhar. Não podemos continuar à espera de sabe-se lá o quê!?! É em julho que vamos decidir qual o treinador? Que jogadores vender, que jogadores comprar?os treinos da nova época começam no final de junho, no SCP devem começar a sério no finald e julho, e se ficarmos em 2º temos de jogar a meio de agosto a qualificação para a champions...
Espanta-me a falta de visão estratégica dos nossos dirigentes! Irra!!..

Pedro Pita disse...

Gostei do texto, e acrescentaria que apesar de me ter batido bastante pela iniciativa do Congresso, se calhar não seria mal pensado adiá-lo por uns meses. Neste contexto actual não me parece que hajam condições para discutir serena e tranquilamente o futuro do nosso clube, sem que venham a lume as candidaturas às eleições.

Um abraço

PS: Apoiar o Benfica? Jamais. Se algum dia precisarem de nós para alguma coisa, ficaremos todos( os que pensam como eu- que tenho a certeza sermos a grande maioria dos adeptos do Sporting Clube de Portugal) à espera que abram falência. O Benfica é O nosso ríval! Cem anos de história fundamentam esta rivalizade- e faz parte do património emocional primário de qualquer sportinguista ser anti-benfiquista. O Porto é um fenómeno recente e conjuntutal, que é certo que mete algum medo, mas não é, nunca foi e nunca será para nós o que é Benfica. O Benfica inspira em nós o asco e o ódio, o Benfica é o nosso contraponto, o clube dos pobretanas que usam métodos mafiosos para subirem na vida. Sim, porque o sistema não o inventou Pinto da Costa, ou será que se esqueram? Mais: se há sistema mafioso em Portugal ele é personificado num clube, e ele é o Benfica- o clube que tem apoiado a pouca vergonha que é a Liga desde o seu começo, o clube invariávelmente mais beneficiado pelos árbitros desde há anos, um clube actualmente dirigido por um delinquente de delito comum! Há maior contraste entre dois clubes que entre Benfica e Sporting? Nós podemos ser viscondes arruínados, mas uma coisa somos: sérios. Essa é a marca da nossa história. Daí que ache que nada nos pode ligar a essa instituição mafiosa chamada Benfica. Acho que o maior erro do Dr. António Dias da Cunha foi não ter percebido isto.

Anónimo disse...

Olha o advogado daquela dupla inglesa que deixou 3 bebés em casa abandonados...

Observatório disse...

Mas Rogério Alves, sobre o assunto eleições, já disse que não era Candidato, uma vez que, nesta fase da sua vida, não tem condições para o ser. Além do mais, como nada disse sobre o tema a Filipe Soares Franco, não é de prever que avance para a Presidência, visto que se pretendesse ser Presidente o mais natural e o mais leal sería dar nota disso mesmo a Soares Franco.

Isto, acrescentando desde já que Rogério Alves é um nome que não agrada aos Administradores da SAD.
O projecto de restruturação financeira tem que avançar, rapidamente e em força (até porque alguns accionistas têm pressa!), e Rogério Alves está longe de ser considerado pela SAD como o ponta de lança ideal nesta fase de transição.

José Eduardo Bettencourt é o nome desejado, considerado imbatível pela SAD leonina e o preferído dos accionistas.

As Administrações do Santander (onde Bettencourt trabalha), BES e Millenniumn (Bancos Financiadores) têm a palavra.

Pedro Pita disse...

"[O recurso ao anonimato] é um mecanismo de cobardia e um instrumento de invejas e vinganças, muitas vezes violando a lei. É a transposição para a Internet de um mundo que existe cá fora, mas que até agora ficava dentro da cabeça das pessoas e nas conversas de café."
José Pacheco Pereira, autor do blog "Abrupto", "Público", 04-10-2008.

É apenas ler um cabeçalho antes de escrever. Não custa muito...

Leão de Alvalade disse...

"Mais importante e decisivo para o clube que o Congresso seria, neste momento, a definição das eleições para uma data que servisse os interesses do clube. Que ideia peregrina é esta de marcar eleições para Junho, com uma época para definir, com uma direcção sem autoridade e uma equipa técnica em fim de contrato?"

Isto escrevi eu há dias no meu bloque.

Tite disse...

Oxalá estejas enganado LdE.

Mas, as evidências são tão grandes! Aquilo que este ano mais se disse foi que a Imprensa Desportiva andou permanentemente a criar "casos" para desestabilizar o Sporting.

Eu digo que a maior desestabilização foi provocada de dentro para fora e não de fora para dentro.

Custa a engolir não custa?

Que venham as eleições rapidamente!

E se a alternativa for este Sr. Dr. ex-Bastonário da Ordem dos Advogados cheira-me que vamos ter mais do mesmo. É a minha opinião.

Rugidos de preocupação

Anónimo disse...

Hoje faz anos um dos maiores sportinguistas...
Parabéns Prof. Moniz Pereira!

O Senhor representa o sportinguismo em que todos nos revemos!A sua elegância, desportivismo e cavalheirismo são uma fonte de inspiração para todos os que amam o desporto e em especial para aqueles que têm como lema, esforço, dedicação, devoção e glória.

Bem-haja e conte muitos e bons anos de vida!

um abraço dum simples adepto do Sporting

Anónimo disse...

Hoje faz anos o Senhor Atletismo.Parabens pelos anos de vida.Quanto ao Sporting,independentemente de ter a certeza que Moniz Pereira é sportinguista,tenho que dizer que ele ,enquanto treinador era sempre o primeiro a receber o seu ordenado,mesmo que não houvesse dinheiro para os atletas.
Se não acreditam,perguntem a quem conviveu com ele.
Já agora também era tempo de deixar a cadeira do poder,isto é, do levantamento do braço,para votar,como o faz nas assembleias do clube.
No entanto,reafirmo os meus votos de parabens.

Anónimo disse...

Se Rogério Alves se candidatar e ganhar será caso para perguntar:os advogados sabem dar a volta e fazer a MENTIRA ser (VERDADE)e a VERDADE ser (MENTIRA)será que ele fará o malabarismo de acabar de vêz com a Mentira no S C P ou continuará a mesma Mentira de á pelo Menos 10 anos

Jedi Master Atomic disse...

As eleições deveriam ser sempre realizadas no inicio de Fevereiro, para dar tempo à nova direção de preparar a época seguinte. Aí está algo que seria de mudar nos estatutos do clube.

Quanto à antecipação destas eleições, concordo em absoluto. Quem me dera que as pudessem antecipar para Abril.

Anónimo disse...

Espero bem que este sr. que está na foto nunca se candidate para presidente do meu clube.Os advogados são o Deus e o Diabo na mesma pessoa,são os únicos que fazem da VERDAdE MENTIRA e MENTIRA VERDADE;não são peixe nem são carne, são uns Camaleões mudam de cor conforme o local.

Tite disse...

Não gosto de dar confiança a anónimos mas tenho que confessar que estou de acordo com tudo o que disse este último comentador.
APOIADO!

Anónimo disse...

Tite não tem de agradecer o que todo o mundo sabe.Viva o nosso S C P

15672 disse...

Eu votava Bettencourt de caras.

Pedro Pita disse...

Acho piada a este tipo de generalizações...

Quer-se dizer os advogados são TODOS( incluindo-me a mim portanto no saco) uns bandidos, uns gatunos, uns malandros. Depois qunado têm problemas sérios na vida ( seja o dinheiro, seja um divórcio, seja uma empresa que faliu, seja o que for!...) a quem recorrem as pessoas que assim falam, aos advogados "honestos e sérios"- uma escassa minoria, na opinião de suas excelências...- ou aos tais "bandidos, gatunos e malandros"?! É quase matemático dizer que recorrem aos segundos. E estas pessoas até reclamam e estranham quando há alguns que lhes falam da legalidade a cumprir, dos seus deveres e não apenas dos seus direitos, etc. Confundem isto com falta de "competencia"( porque claro que quanto mais desonesto for um advogado, mais competente é para eles!!!). É este o dia a dia de qualquer advogado em Portugal, e a maior parte da sua dura labuta- pelo menos daqueles que conheço- é "educar" os clientes.

Daí que tenha que achar que a culpa de muitos dos problemas da advocacia não derivam dos maus advogados, mas sim dos maus clientes, daqueles que acham que a função do advogado é fazer "jeitinhos" e, no limite, contornar a lei. É que isto é o que a demagogia popular nunca irá entender: um advogado é um defensor de clientes. E quanto mais desonestos e menos rectos estes forem, mais dificil será a sua função. Mas claro que isto é muito complicado de perceber- e sempre é mais fácil mandar umas bocas demagógicas baratas sobre toda uma profissão, exercida em Portugal por 45 mil pessoas!...

Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...