quarta-feira, 11 de março de 2009

Assumir responsabilidades

Depois de uma noite de pesadelo, ainda estou atordoado com a vergonha europeia do futebol do Sporting - uma equipa "assustadoramente fraca", na opinião brutal da imprensa europeia. Há, porém, uma coisa que me consola: mesmo somando as duas goleadas com o Bayern, a desvantagem de 1-12 ainda fica aquém do resultado mais volumoso da história das competições europeias num só jogo, que continua a ser uma vitória do Sporting, por 16-1, aos cipriotas do Apöel, na caminhada gloriosa que, em 1963-64, levou a equipa leonina à conquista da Taças das Taças (um troféu já extinto, no qual jogavam os vencedores das taças de cada país).
Não deixa de ser um pobre consolo, que diz tudo sobre o momento triste e muito lamentável do Sporting. Imagino a incredulidade de todos os ex-jogadores do Sporting que, no passado, representaram o clube com honra e brio em todos os jogos europeus. Imagino José de Alvalade a dar voltas e mais voltas no túmulo, ele que defendia "um Sporting tão grande como os maiores da Europa". E fico a imaginar o que significa a expressão “assumir responsabilidades”, proferida pelo vice-presidente do Sporting, Miguel Ribeiro Teles. Sim, o que vai significar “assumir responsabilidades”?
Como o Sporting Clube de Portugal está a tornar-se numa instituição onde quase tudo pode acontecer (desde o treinador saber pelos jornais que um jogador está lesionado ou um atleta criticar o clube e jogar no dia seguinte ao mais alto nível), é melhor esperar pelo que vai acontecer nas próximas horas. Vamos ver quem é que tem vergonha e dignidade. Vamos ver se o Sporting ainda é um grande clube ou se já não passa de um grupo recreativo.

35 comentários:

Anónimo disse...

Tudo o que seja a não demissão do treinador e consequente responsável pela equipa, a demissão do presidente(defensor desta equipa técnica), é um insulto a todos os Sportinguistas e à história do Clube.

E a seguir, pagar para rescindir com o Polga, que é manifestamente o pior jogador de futebol da equipa, a seguir ao Abel, claro.

Esperemos que haja vergonha na cara, mas sinceramente... não estou a ver!

dragao vila pouca disse...

Correndo o risco de ser insultado, mas arriscando, deixo uma reflexão:
e vocês adeptos não têm culpas no cartório?
A cultura da lamúria, da vitimização, do choradinho, não é transversal no Sporting?
Quando não conseguem os objectivos, não culpam sempre os árbitros, o sistema e tudo o resto?
Se a culpa fosse disso vocês na Europa, onde não existe nada disso, fariam melhor figura ou não?
Que tal começarem a deixar de comer desculpas esfarrapadas e responsabilizarem de vez enquando, os vossos profissionais, a nível interno?
Não é isso o que acontece com o F.C.Porto?

BAGGIO disse...

ESFORÇO DEDICAÇÃO DEVOÇÃO E GLORIA... so se for a minha enquanto socio e adepto. Eu assumo a minha responsabilidade e tenho vergonha na cara, por isso NAO VOU MAIS ESTA EPOCA A ALVALADE! Lutamos pelo titulo? Até pode ser, mas o que interessa o titulo quando ha uma grande falta de respeito pela INSTITUIÇAO SCP.

Anónimo disse...

"Divertimo-nos" - Van Buyten


O «Die Welt», jornal nacional, não poupa as palavras e diz que os leões «são uma equipa desoladora, assustadoramente fraca».

"patéticos" - OJOGO

"Muda aos cinco acaba aos 12" Rascord

«Polga dançou a Polska» -jornal de referência «Süddeutsche Zeitung

SPORTINGFEST

Conculsão somos mesmo uma agremiação recreativa

TAT disse...

Eleições, JÁ!!!!

Anónimo disse...

Sou adepto do F.C. Porto e talvez, para alguns, não tenha legitimidade para proferir comentários na casa dos outros. No entanto, ainda assim, não me coarcto de opinar sobre a situação que sucedeu ao Sporting, desde logo porque, quer se queira quer não, tal derrocada afecta todo o futebol português.
Assim sendo, começo por referir que os adeptos sportinguistas, à cabeça, e todos os adeptos que torcem pelos clubes portugueses nas competições europeias, onde eu me incluo, não mereciam tal humilhação.
Importa pois apurar as razões para o sucedido.
Do ponto de vista de alguém que não está inserido na massa adepta do vosso clube, considero que uma das razões fundamentais que se encontra subjacente a tal episódio prende-se com a (falta) confiança; no primeiro jogo, até ao primeiro golo, o Sporting encontrava-se a discutir o jogo e o resultado. Após aquele, os jogadores do Sporting como que deram a eliminatória por perdida, baixando drasticamente de rendimento. E assim surgiu o segundo golo e por aí adiante, sendo que a cada golo que entrava dava a sensação que os jogadores do Sporting pressentiam que tal goleada estava mesmo prestes a suceder. O foro psicológico de uma equipa de futebol (o mesmo se aplica a qualquer equipa que se insere em competições profissionais) é fundamental para o seu desempenho e, neste aspecto, parece-me que o Sporting desde cedo se acabrunhou nos seus medos (já tinha sucedido com o Barcelona e com o Real Madrid), tendo sido incapaz de manter uma estabilidade emocional que se afigura fundamental nestes confrontos e nestas competições ao mais alto nível.
E aí considero que o seu treinador é o primeiro responsável pois ninguém refutará a máxima de que a equipa é sempre a imagem do seu treinador.
Paulo Bento foi incapaz, como tem sido noutros momentos, de transmitir essa estabilidade emocional à equipa e de lhe incutir e injectar a confiança e o espírito vencedor necessários para, antes do medo do adversário, não ter medo (passe a antítese) de perder a eliminatória.
Ademais, parece-me ainda mais inacreditável que, depois do resultado da primeira mão, a equipa do Sporting não tenha, ontem, entrado em campo com a sua melhor equipa. Bem sabemos que não estava em causa a passagem a uma eliminatória seguinte, mas afigurava-se fundamental, para o Sporting, limpar a face da primeira mão e Paulo Bento começou a ensaiar o que sucedeu ontem quando não percebeu que ontem se discutia mais do que um jogo.
A fragilidade anímica da equipa do Sporting ontem foi por demais evidente, pois cada lance de ataque da equipa bávara fazia pressentir um golo eminente. Paulo Bento não foi novamente capaz de incutir e transmitir à equipa a confiança e a estabilidade emocional necessária para encarar o jogo de ontem.
Não aceito nem concordo com os arautos da desgraça leonina que, ainda hoje, no forum da TSF, referiam que a culpa é também da SAD face à política implementada no clube.
Não concordo nem perfilho porque o Sporting tem uma equipa que em condições normais pode discutir uma eliminatória com uma equipa como a alemã.
Ademais, veja-se o exemplo do Sp. de Braga que, com uma equipa modesta, foi capaz de discutir vários jogos esta época com equipas mais poderosas, quer desportiva quer financeiramente.
O SAD do Sporting tem encetado uma política que eu considero a mais correcta desportivamente. Aposta na formação, no lançamento de jovens e na contenção de custos nas contratações. De facto, e se me é permitida a convicção, só assim o futuro das equipas portuguesas se afigura exequível.
Quanto aos jogadores do Sporting, julgo que também não estão isentos de culpas. A classe e a estaleca mostram-se nas altas competições, e nesse aspecto, os jogadores do Sporting não estiveram à altura. Só encontro uma atenuante para esse facto: é que muitos jogadores do Sporting ainda são muitos jovens, provêm das camadas jovens e ainda possuem pouca experiência nestas andanças das competições europeias.
Esta é a minha modesta opinião.

Tiago Silva

Anónimo disse...

Demissão em BLOCO! Já...
chega de sermos gozados por toda a Europa. Isto foi o momento mais humilhante da nossa história.

Visconde disse...

Caro Dragão Vila Pouca, como visitante regular do seu blog não acho coerente as suas palavras.

No seu blog não há dia que não chorem por tudo e por nada... é a perseguição dos árbitros, da comunicação social de Lisboa, ameaças de violência....

Os adeptos do SCP não podem fazer mais... esta Direcção e o Departamento de Futebol (com o treinador à cabeça) conseguem matar a paixão pelo clube... Hoje em dia andamos todos anestesiados!

Apesar de não cultivar a política da violência e da agressão, admirei bastante os 40 adeptos que estiveram ontem no aeroporto. Porque o pior de tudo é levarmos a 5ª goleada da época e tudo continuar na mesma, como se nada tivesse acontecido, como se tivesse sido apenas um mau dia.

Saudações Leoninas

João Lopes disse...

Primeiro uma palavra de apreço ao autor deste blog cuja linha de pensamento normalmente interpreta o semtimento de milhões de sportinguistas como é agora o caso. Na verdade não obstante o pesadelo destes últimos anos receio que o pior ainda esteja para vir a avaliar pelos comentários do treinador(?) que tranquilamente não assumiu ser o principal responsável por aquela vergonha. Insistir no Rui Patrício (nunca seria guarda-redes do Sporting com um treinador a sério) e no Polga é claramente um desrespeito a todos os grandes profissionais que jogaram no Sporting. Isto para não falar da questão do Miguel Veloso e na táctica(?) utilizada como se fosse para um jogo com uma equipa da 3ª divisão. Em suma uma humilhante derrota que envergonha todos os sportinguistas excepto os mensageiros que semanalmente na televisão lá vão arranjando as desculpas para que tudo se mantenha na mesma.

Anónimo disse...

Título? Mas que título? Estamos a quatro pontos do primeiro, que na prática são cinco...Estamos a dois do segundo, que na prática são três...Mas alguém ainda acredita em título?
Alguém acha que o Sporting vai ganhar os jogos todos até ao fim?
Eu não estou maluco a esse ponto.
Eles vão entretendo os adeptos com a passagem da primeira fase da Champions! Mas quem é eram as equipas do grupo?
E não me falem de orçamentos porque o Anorthosis(Chipre) não deve de ter um maior que o nosso e empatou em casa com o Inter e perdeu por 1-0 em Itália.
Agora vai começar a lenga lenga, aliás já começou ontem, do "temos de levantar a cabeça", "vamos mostrar que somos fortes", "ainda temos dois objectivos a conquistar", etc.
Até podemos ganhar a Taça da Liga mas isso não apagará nunca estes dois jogos. Nunca.
E não me falem de título, por favor...É ridículo.


RR

Jorge Carvalho disse...

Quero aqui expressar que sou sportinguísta desde que me conheço. Compro bilhetes, sofro, acompanho e sinto o clube. Mas quero aqui expressar também o meu total acordo com o post do dragão vila pouca pois essa é sem dúvida a maior pecha do nosso clube: a lamuria, a culpabilização de terceiros e principalmente a enorme falta de ambição da massa associativa ao deixar que as coisas sejam geridas pelos contínuos incompetentes que têm passado pela diferentes direcções do SCP. É sempre a mesma coisa:
• A culpa é sempre dos árbitros, do sistema, da relva, da chuva, do ar etc.
• O objectivo da época é sempre ganhar ao Benfica e dizer mal deles. Tudo o resto é secundário!
• À sombra de projects finance e saneamento financeiro do clube (saneamento necessário mas causado pela incúria dos que por lá têm passado), o museu vai ficando às moscas, e o prestígio, esse, vai-se desvanecendo!
• Permanência de uma cultura de talho, onde os jogadores procuram unicamente valorizar-se para poderem saltar lá para fora onde ganharão chorudos ordenados
• Etc, etc
Já aqui escrevi noutras ocasiões que existe uma falta de cultura ganhadora no SCP, e que a massa associativa e os sócios são coniventes com isso! Não ganhamos nada, mas somos sempre os que jogamos melhor futebol, os que temos os melhores adeptos, os que temos a mulheres mais bonitas e os que temos melhor formação. E em que é que isso contribuiu para engrandecer o nosso clube? Quantas taças e prestígio isso nos trouxe?
É tempo de reflectir o que queremos para o nosso SCP, de não continuar a permitir e tolerar que situações destas ocorram, varrer com quem está onde nunca devia ter estado, pois se esta situação assim continua, ao invés do que foi ambicionado pelo nosso fundador, seremos cada vez mais PEQUENOS, tão pequenos como os MENORES da Europa!

Rui Moura disse...

VISÃO.

Quem somos?... Quem queremos ser?...

Abraços Leoninos.

[e claro, 'esfarrapado' ou não, sempre é melhor ser sportinguista do que portista... mais vale uma mente verde rica com pouco dinheiro e menos títulos do que uma mente azul pobre com mais dinheiro e títulos...]

Pedro Pita disse...

Agora, depois de levarmos uma humilhação, é muito mais fácil "assumir responsabilidades". Ora no caso as "responsabilidades" são muito simples:

1-Soares Franco que se demita já e que as assuma de vez, para que este ambiente de paz podre não continue;

2-Dar esta época como perdida e pensar em contratar um treinador a sério;

3-Correr com Barbosa e Paulo Bento;

4-Correr com Veloso e sobretudo com Moutinho( o JAVARDO que começou o descalabro desta época), nem que seja a preço de saldo.

Isto seria "assumir responsabilidades". Já sei que não é isso que vai acontecer. Por agora!... Mas o que é triste é que é exactamente isto que vai acontecer em Junho, a duas semanas da pré-época se iniciar, sem tempo para se pensar em formular uma equipa a sério. E se não acontecer em Junho acontecerá em Outubro ou Novembro, como sucedeu a Peseiro, por exemplo. Já vimos tantas vezes este filme...

Um abraço

Daniel disse...

Os dois resultados não espelham a diferença de potencial entre as duas equipas. Ainda nãoconsigo perceber o que se terá passado... o primeiro jogo pode acontecer... agora os dois, é inexplicável. Sou Portista, e sei que haverá muita gente rir-se do que se passou com o sporting, esquecendo-se que é a imagem do futebol português que saiu a perder. Os adeptos rivais têm a memória curta. Ainda não há muitos anos o slb levou 7 do poderoso Celta... já este ano foram 5 do Olympiakos. Mexe sempre com o ego de um adepto. Portanto acho ridículas certas provocações... cobardes mesmo. Abraço Portista

Anónimo disse...

Era nenhum adepto entrat no sabado no estadio de alvalade. Nem um, dar lhes o que a equipa técnica, o presidente e os jogadores merecem...um estadio vazio. Era um protesto! Caramba, nap jogamos nada há muito tempo, lá vamos ganhando umas taças e ainda somos criticados?

Vasco Barata

Joao A. disse...

Acho engraçado virem alguns adeptos do clube do Emplastro tecerem cosiderações a dar conforto. Esquecem-se que este ano a maior humilhação foi o ridículo jogo que fizeram com o Arsenal que só não deu mais que sete porque não calhou. Mas que gozaram mais com o Porto do que o Bayern gozou com o Sporting, lá isso gozaram.

Anónimo disse...

Carissímos.Não serve de consolo, mas a nível interno, já despachámos o Benfica com resultado idêntico, e eles não acabaram,nem mesmo depois de levarem com o mesmo resultado do Celta, que não tem nada a ver com este Bayern.Não vale a pena chorar no molhado.Aconteceu.Gostava de ver quais seriam os resultados, se fosse o FCP, ou SLB.Aliás, não acredito que o FCP, passe logo, mas se passar, que lhe calhe este Bayern que é para ver o resultado. Crucificar o Polga, não está certo.O homem teve uma noite mesmo má,para esquecer.Mas com o dinheiro que temos, não dá para mais.E os 4 a zero que o FCP levou do Arsenal? Não foi pior.Portanto, é fartar vilanagem.Gozem O ultimo a rir é quem ri melhor.Já agora, alguém sabe dizer qual foi o resultado dos Benfas , ontem????Sejamos realistas e pés no chão.As equipes Portuguesas, são mesmo só para consumo interno.O resto é Europa.Sobre os comentários aqui dos dragões. A sociedade, pode estar calada, mas não esquece os quinhentinhos, e toda a podridão, e corrupção iniciada pela dinastia portista dos Pintos.Digam o que disserem, se estão no patamar q estão, foi só porque manipularam fora das quatro linhas os resultados. Compraram, venderem, organizaram bacanais, deram xistos e por aí fora. Foram e continuam a ser batoteiros, e corruptos.Não me revejo nesses métodos.Penso que a grande maioria dos Sportinguista, não aprovaria esses actos levados a cabo pelo PC e seu bando.Fica na história, os 20 anos mais negros e destruidores da competição honesta e leal, são de autoria dos dirigentes do FCP com o PC, a comandar.

Vicky disse...

Não admira que o mundo esteja em guerra.Lendo os comentários de alguns participantes, conseguimos perceber o ódio, entre homens da mesma raça, que falam a mesma língua.Triste. Não há respeito, nem adversidade honesta. Hoje fomos nós, ontem foram os outros, amanhã serão vocês.Foi só um jogo de futebol.Pró ano há mais.Nós nem jogámos.Divirtam-se, não se incompatibilizem.Já agora, vejam aqui como eu encarei a derrota do meu clube.
http://duvique.blogspot.com/

André Leal disse...

Viva o 5p0r71ng!

Anónimo disse...

Eu também ainda estou atordoado. ELES SÃO UMA VERGONHA!!!

BAGGIO disse...

ESTADIO VAZIO CONTRA O RIO AVE É O MINIMO QUE ESTES CH...MERECEM!!!

Anónimo disse...

Estádio vazio já! Forçar a demissão!!! Já que eles não têm a vergonha e a coragem de se demitir!!

Daniel disse...

Fica-te mal João... mas não vou responder à tua provocação. Lembrar-te apenas que o Arenal tem muito mais futebol que este Bayern. Lembrar-te que nessa partida de início de época jogámos no 11 com 6 jogadores que tinhama acabado de chegar ao Clube. Lembrar-te que este Sporting manteve todos os seus bons jogadores e reforçou-se com Caneira, Roca e Postiga, logo tem uma equipa consolidada. Fica-te mal responderes assim, porque não percebes que estás a gozar contigo mesmo. Felizmente pessoas como tu,não são o sporting. Abraço

Anónimo disse...

Esta administração da SAD deve demitir-se imediatamente. Pedro Baltazar, lacaio de Joaquim Oliveira, nunca foi do Sporting,tem dinheiro sabe lá de onde vem, apareceu na SAD como paraquedista, quer acabar com o clube; MIlhomens,BENFIQUISTA confesso, (...), mama dinheiro do Sporting e da FMH, Rita Figueira advogada, mas que trabalho (...),pois quem trabalha são os outros escravos advogados,Ribeiro Teles que não pode sair da SAD, pois se o fizer acontece-lhe pior do que ao Vale Azevedo e por fim Soares Franco,coitado um triste, pois até a sogra o vai meter de cana. Isto são os dirigentes que governam o futebol do Sporting.RUA!

fabio disse...

Quem defende o FOLGA não pode ser sportinguista, só pode ser massoquista.

Dizer que foi um "dia mau", é irrisório, isto vem acontecendo à jogos seguidos a fio, só não vê quem não quer, e definitivamente, o Paulo Bento também não quer ver.

Alias, relembro uma frase bastante recente do treinador do Sporting(aquando a estreia do Daniel Carriço, julgo)
"Vai jogar ao lado de um dos melhores centrais do Mundo(Polga)".

Se forem analisar os últimos 20 golos sofridos pelo SCP, e fizerem uma análise estatistica, claramente vão ver quem está sempre na fotografia. Não há enganos, não há coincidencias.
O (humilhante) episódio de ontem é uma consequencia do que vem sucedendo.

RUA com esse cepo, e devia ser para ontem, não para amanha.

Anónimo disse...

São as amizades senhores.
O "amigo" da treta, que vos "encanta" pela frente, e ao mesmo tempo, vos trai nas costas.
Alimenta-se da vossa força.

Vêm aqui, de meiguinho, com falinhas mansas e conselhos bonitos.

Não será hoje, nem amanhã, mas um dia, tudo será claro, e aí, já poderá ser tarde.

Recentemente, alguns acontecimentos foram bem demonstrativos disso, mas a amizade não deixa ver.

Abram os olhos.

Um vizinho

Anónimo disse...

Calma, rapaziada verde! Ainda só levaram quatro goleadas esta época, lá porque em 4 jogos sofreram 22 golos e bateram o record de uma eliminatória por 1-12, então que é isso?!...Já querem mandar toda a gente embora, é preciso é calma, o Bentinho é um grande treinador, os vossos defesas são um espectáculo, tem sido só um bocadinho de azar, deixem a equipa trabalhar, não ponham em perigo o 3º lugar...

Anónimo disse...

ANTONIO OLIVEIRA A PRESIDENTE! SE CALHAR E + SPORTINGUISTA Q MUITOS Q LA ESTAO!!

Preto disse...

1. É ridículo dizer-se que o Polga é mau jogador e que tem que sair... O Polga é um central fantástico, volto a repetir para não pensarem que foi erro: fantástico.

2. Abel, Djaló, Pereirinha, Patrício e os traidores Veloso e Moutinho, é mete-los todos num contentor e vender ao kilo...

3. Paulo Bento? RUA. já provou que não tem nível para o SCP com conflitos constantes com os jogadores, exibições medíocre, etc.

4. Pedro Barbosa? RUA. Apático e mamão. Não serve.

5. Venha novo treinador e o Sá Pinto para no balneário ter um chicote numa mão e um carinho na outra, um pouco à semelhança do que foi como jogador: raçudo mas correcto.

6. Quanto à Direcção e ao modelo de gestão não me posso pronunciar porque conheço pouco da actual estrutura.

7. Academia - SEMPRE (um dos nossos maiores orgulhos)

8. Putos mimados a querer ir mamar mais €€€ - mete-los a jogar 1 ano na liga intercalar até aprenderem a ser humildes (mais FDP Simões NÃO)


Rui Martins
24951

R.M.Seabra disse...

Depois de arrefecer um bocado, temos de concluir que não temos montadas para estas cavalarias. O que vimos ontem e na 2ª parte de Alvalade, sejamos realistas, foi exactamente a diferença que há entre uma equipa a sério, verdadeiramente profissional e altamente concentrada na busca da vitória e um grupo de excursionistas principescamente pagos que foram ali dar uns pontapés sem se chatear muito. O resto é conversa...e uma vergonha que fica para a história.

Sócio indignado disse...

Ora aqui está uma boa descrição:"um grupo de excursionistas pagos principescamente". Sem qualidade futebolística e sem brio profissional, acrescento eu!

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas uma pessoa que diz que o POLGA é um central fantástico, das duas uma:

Ou não é sportinguista, e não sente, não vibra, não sofre, não tem sentido de exigência máxima.

ou

Pure e simplesmente, não percebe rigorosamente nada de futebol.

Dizer que o Polga é um central fantástico é a maior barbaridade que li neste blog.

Pedro Prata

Preto disse...

Caro Pedro Prata,

Em 1º lugar sou mais sportinguista do que você alguma vez possa vir a ser...

Quanto ao Polga, prefiro deixá-lo no alto da sua sapiência futebolística que ainda deve achar que central tem que ser alto, burro, forte e bruto...

... ou então o seu lugar no estádio é um daqueles atrás dos quadros electrónicos...

Anónimo disse...

Barbaridade continuo eu a vêr neste blogue e que é o emblema do MEU CLUBE continuar virado ao contrário.Andará aqui mão vermelha!
SPORTING SEMPRE
FARENSE SEMPRE

Anónimo disse...

Sr."Preto", em circunstâncias normais, que não estas diga-se, nem lhe responderia.

Mas como estamos a viver um período tão negro, e como me sinto tão revoltado com a situação do meu Clube, até me vou dar ao trabalho de responder ao seu débil comentário.

Um central "fantástico" como você diz, é um Ricardo Carvalho, um Vidic, um Ferdinand, a lista continua.

Um central fantástico marca golos de cabeça em lances de bola parada, não compromete a equipa, tem um bom racio de passes correctos, não comete faltas, sabe sair a jogar sem pressão, é lider.
Claro, tudo o que o Polga não tem.

Agora diga-me, se viu o jogo de terça-feira, em que é que o Polga é fantástico? É fantastico sim, para o adversário.

O SCP já "dispensou" o Pepe(rendeu 30M ao porto, para nós não tinha "qualidade"), o Rolando, o Enarkahire, e continua com a mesma pedra no sapato.

Todos os clubes grandes têm centrais altos, agressivos, fortes. Se são burros ou não, não sei. Sei é que o fundamental é ter um treinador inteligente e uma equipa de bons operários. O SCP tem uma defesa muito débil. E o cabeça de cartaz é o Anderson Polga.

Cumprimentos
Pedro Prata

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...