quarta-feira, 11 de março de 2009

A campanha eleitoral e a equipa de futebol

AS ELEIÇÕES NO SPORTING (4)

O desempenho assustadoramente fraco do Sporting nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2008-2009, só para citar a insuspeita imprensa europeia, deita por terra uma ideia segundo a qual não seria aconselhável apresentar uma candidatura à presidência do clube a meio da temporada para não perturbar o desempenho da equipa de futebol. Como se viu, a equipa de Paulo Bento, cujos jogadores pareciam calçar botas de chumbo, perturbou-se a si própria nos dois jogos com o Bayern. Como também já se perturbara a si própria em muitos jogos da Liga Portuguesa, estando, por isso, a cinco pontos do primeiro lugar, curiosamente, num ano em que o líder do campeonato português até tem perdido mais pontos do que habitualmente. É, por isso, uma grande falácia agitar o fantasma da desestabilização interna a meio de uma temporada só para travar um processo eleitoral para os órgãos directivos do clube.
Ou o Sporting se assume como um grande clube – que é, de facto, apesar do momento miserável que está a viver – ou funciona como um clube de bairro ou uma agremiação recreativa. Sendo um grande clube não haverá processo eleitoral que afecte um grupo de profissionais de futebol bem pagos (ainda que não tão bons que justifiquem o dinheiro que ganham) e com obrigações laborais perante a empresa que servem. Ora, só num pequeno clube de bairro é que um processo eleitoral pode afectar o normal desempenho de uma equipa de futebol.
Portanto, os dois meses decorridos sobre o anúncio da retirada de Soares Franco foram dois meses perdidos pelas eventuais candidaturas alternativas ao actual modelo de gestão. De resto, para um candidato que resulte de uma candidatura de continuidade (e não faltam nomes), o melhor é que o tempo que decorra até ao acto eleitoral seja o mais curto possível – impedindo, assim, a afirmação no terreno leonino de um candidato alternativo.

24 comentários:

Xangai disse...

Depois da estrondosa humilhação que nós, Sportinguistas fomos alvos por parte de uma equipa sem brio, amor ou no mínimo profissionalismo que exige a Instituição Sporting e aos seus 103 anos de existência, deixo um apelo para que seja no mínimo original e que toda a estrutura que gere o nosso clube, bem como técnicos e jogadores entendam a nossa mágoa enquanto simpatizantes, sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal.

Violência não serve de nada, insultos não vão fazer melhorar o que já está mal, mas acredito que uma mobilização geral para que ninguém fosse assistir ao jogo no próximo Sábado entre o Sporting e o Rio Ave seria uma forte critica aos responsáveis, bem como demonstra o nosso desagradado pela humilhação.

TODOS UNIDOS NUMA CAUSA PELO SPORTING, GREVE AO JOGO SPORTING - RIO AVE

Anónimo disse...

olé,olé,olé,olé,olé,olé,e olé



João F.F.

Anónimo disse...

Acho que era um acto de dignidade e de um sentimento de mágoa que todos os sportinguistas deveriam ter no próximo sábado.
Claro está,que pelo menos três oportunistas,os pseudo comentadores dos programas da TV que já metem nojo a defenderem os tachos.Esses também têm que ser corridos.Dizia eu,que esses lá estarão com as toalhas para apararem as Lágrimas do copofone.

Anónimo disse...

Greve dos adeptos! Ninguém ao estádio!

A CAbral disse...

Somos vistos como um clube de passagem e sem ambições!
Moutinho; Veloso ou Paulo Bento, aguardam o fim da época à espera que alguèm lhes dê lugar num clube estrangeiro por mais uns euros, e em troca dão o mínimo dos mínimos pelo clube que lhes deu tudo...

Visitem, participem e divulguem, por um Sporting vencedor http://www.peticao.com.pt/sporting-vencedor

A CAbral disse...

Somos vistos como um clube de passagem e sem ambições!
Moutinho; Veloso ou Paulo Bento, aguardam o fim da época à espera que alguèm lhes dê lugar num clube estrangeiro por mais uns euros, e em troca dão o mínimo dos mínimos pelo clube que lhes deu tudo...

Visitem, participem e divulguem, por um Sporting vencedor http://www.peticao.com.pt/sporting-vencedor

Xangai disse...

VAMOS TODOS JUNTOS PASSAR A MENSAGEM!!!


ESTÁDIO VAZIO SÁBADO.

Xangai disse...

CARO LEAO,


CONTAMOS COM A SUA MOBILIZAÇÃO PARA A CAUSA DE GREVE AO SPORTING - RIO AVE - ESTÁDIO VAZIO

Anónimo disse...

acreditem ou não viajaram com a equipa cerca de 100 adeptos/sponsors que não merereceram nem um gesto, nem uma palavra de conforto de FSF ou MRT. Para além de não se terem sequer dignado dar uma palavrinha ainda utilizaram esses mesmos sportinguistas como linha avançada para "FUGIREM" pela porta dos fundos. Uma vergonha só possível em gente sem carácter e sem nível a que ofereceram de bandeja a direcção do nosso Sporting. Dizia MRT que eles saberão assumir as responsabilidades desta página mais negra da história do Sporting CP. Resta saber o que é que MRT entende por responsabilidade. Cá para mim falou para não estar calado, mas antes tivesse para enganar, mais uma vez, as pessoas de boa fé.MRT, já chega de estragos no SCP.Dá o lugar a quem seja capaz.

J.R. disse...

Condordo com tudo o que se escreveu anteriormente mads nao ir ao estadio nao resolve nada! Agora é hora de nos unirmos e de mostrar a todos porque somos os melhores adeptos do mundo. Os treinadores, jogadores e dirigentes passam e o clube permanece por isso vamos apoiar o nosso clube sempre.

Sabado vamos todos a Alvalde mostrar que nós (adeptos) acreditamos!!!

Saudações Leoninas

Tiago Marques disse...

Boa noite.
venho pedir ajuda para divulgar uma petição por mim criada hoje para derlei continuar mais uma epoca, em virtude dos grandes jogos que tem feito e do "peso" que tambem assume no balneario com a sua experiencia.
Aqui deixo o link :
http://www.peticao.com.pt/derlei

se for possivel divulgar gostava muito.
Obrigado

Tiago Marques

vergonha disse...

Sábado vou Alvalade mostrar que não acredito, e aproveito para insultar os vermes que arrastaram o nome do clube na lama!

Sporting a chacota da Europa!

Tudo para o olho da rua! Bento, Franco e sus muchachos, Barbosa e jogadores sem brio.

Anónimo disse...

Olha-me estes Sportinguistas,isto está mal e querem ajudar não indo ao estádio,só visto.Ó meus amigos
quem não tem dinheiro para camarão tem que se contentar com tremoços.
A equipa do Sporting é a possível.Eu se pudesse lá estava porque não me envergonho do clube que gosto.
SPORTING SEMPPRE
FARENSE SEMPRRE

Anónimo disse...

A toda esta direcção, jogadores e equipa técnica quero agradecer pela noite histórica proporcionada:

PALHAÇOS!!

Anónimo disse...

Sábado lá estarei, e levo o meu filho, porque quando vou a Alvalade, é pelo Sporting.

Vocês são do SCP desde 1999-2000? Eram do Milan ou do Real Madrid e trocaram de cores?

Eu, e mais de 30.000, estivemos lá na década de 90, na última jornada e em quintos, a vibrar. Pelo Sporting.

Mas isto é um sportinguista que esteve 17 anos sem ganhar quase nada a falar. E cada vez mais sportinguista, a cada ano que passava.

Isto do "ninguém em Alvalade" no sábado deve ser brincadeirinha.... Alguém se enganou no clube que escolheu. Podes não gostar da equipa técnica, dos dirigentes e até dos jogadores, mas sábado é o SPORTING que joga, pá!

Vulgo, "Coração de Leão"
Mais sportinguista ainda, hoje que ontem!

Anónimo disse...

CAROS SOCIOS ,ADEPTOS,SIMPATIZANTES,VAMOS DERRUBAR ESTE REGIME FRANKISTA,ESTE PSEUDOTREINADOR! E FAZER DO NOSSO CLUBE ,UM CLUBE COM GARRA ,SEM ALIANÇAS,SEM NOTAVEIS,CONSELHOS LEONINOS E CORJAS PARECIDAS! FAZER UM CLUBE DO POVO ,COM GARRA ,GENICA ,Q N DEIXE POR O PE POR CIMA SEJA KEM FOR!! ABAIXO O FRANKO E BENTOS!

Anónimo disse...

O Sporting tem um plantel que é muito fraco fisicamente, e contra estas grandes equipas da europa nunca terá hipoteses. O Polga deve ser o central mais baixo da Champions, alem de ser o que joga pior de cabeça!!!!
Há claramente um grupo enorme de jogadores rasoaveis que vão disfarçando no campeonato mas que nestes jogos a doer não revelam qualidade suficiente, eis uma lista de quem esta, claramente , a mais:
Abel,Pedro Silva, Grimi, Tonel,Ronny, Miguel Veloso,Djalo,Tiui,Romagnoli, Derlei, Polga
Alem do Rui Patricio , deviamos ter um GR com mais experiência.
O Polga só se justifica como supelente de um bom central com boa capacidade fisica e muito bom no jogo aereo!!!!! Nunca como principal elemento da defesa. É que os seus maus jogos nãosão de agora...vejam os jogos com Belenenses, Braga, Bayern,Benfica e será facil ver a sua enorme falta de qualidade!!!!!

Anónimo disse...

Como o anónimo do Farense disse e muito bem..quem ama o seu Clube TEM DE ESTAR EM ALVALADE, para mostarar que o CLUBE FICA os rapazotes que nos envergonharam terão o palco para pedirem desculpa ou para serem insultados (vergonha disse..) e para dizer aos rapazinhos com areia na cabeça que é por serem tão maus taus maus a jogar futebol e a envergonharem todos os Sportinguista que podem sair...mas terão de pagar bem caro..por mim era já no próximo vencimento...
SPORTING SEMPRE!!

RG

FSS disse...

Enquanto os problemas de corrupção da Liga não forem resolvidos, o Sporting não poderá crescer, nomeadamente a nível internacional. E ja perdemos várias chances de o fazer nos últimos 15 anos.
Um campeonatozito de vez em quando e vai com sorte.
Hoje em dia as coisas nem estão muito más. Deixa o FCP começar a perder o embalo e o Apito Dourado acalmar, que aí a porcaria recomeça a sério.
A pouca importância que a direcção dá a este aspecto continua a ser principal crítica que lhe faço.

Obviamente isto não desculpa 12 a 1 em 180 minutos. Nem invalida as criticas ao grupo de trabalho.

Mas o que não falta por ai são Prostitutas Intelectuais que vão usar os maus resultados do Sporting e Benfica para disfarçar coisas bem mais graves ética e desportivamente.

Perante isto, não alinho no boicote.
Tenciono lá estar no sábado nem que tenha que ir de preto.


Saudações leoninas
FSS
socio 42070

Anónimo disse...

Como todos os sócios e adeptos, estou arrasado com o desempenho da nossa equipa nos 4.ºs da Champions.
E, é a minha opinião, a única forma que o Presidente, o treinador e os jogadores têm de "pagar" esta humilhação que nos fizeram passar é ganhando o campeonato. Só isso poderá apagar o pesadelo que passei. Fico à espera. Saudações leoninas.

Ricardo Fartaria disse...

Concordo inteiramente e subscrevo a análise ao Polga feita pelo anónimo(12 de Março).

Alexandre disse...

Ó FSS, depois da passagem do Porto aos quartos, ainda tens coragem de dizer que o Porto ganha através da corrupção?


Eu digo-te a diferença:

Atitude competitiva, seriedade, melhores jogadores, melhor estrutura e sobretudo nas competições europeias não existem Lucílios prontos amarcar penalties sempre q um menino do Sporting chora(QUEM NÃO SE LEMBRA NO ANO EM QUE O pORTO GANHOU A tAÇA uEFA, EM aLVALADE O LUcílio NÃO MARCOU 4 PENALTIES A FAVOR DO pORTO, ou o atropelo em alvalade do Rui Patricio ao Hulk esta época).

Muito sinceramente o problema do Sporting é que está em Portugal numa redoma de vidro, que bajula o primeiro miúdo que dá dois toques na bola, que desculpabiliza com factores exteriores qualquer desaire, que transforma uma escola de mergulho numa arma ofensiva ( O LISANDRO CONTRA O BENFICA PARECIA UM JOGADOR À Sporting), o q tudo somado faz com que quando estão lá fora, sem o amparo de casa, se encolham e amedrontem a nivéis patológicos.

E vão me desculpar, mas grande parte da culpa está na massa associativa do Sporting, que na ânsia e paixão pelo seu clube, permite tudo isto e cega perante evidências.

De qualquer maneira, cumprimentos a todos e desejo de sucesso a este blogue, bem agradável de ler, inclusive para adeptos de clubes rivais.

J.R. disse...

Eu concordo com o "coração de Leão", o SPORTING é o clube, independentemente de gostarmos mais ou menos do treinador ou da direcção temos de apoiar o nosso clube. Quem diz mal do Polga hoje disse que ele era o melhor quando ganhamos ao Benfica!!!! o Paulo Bento hoje não presta mas quando fez entrar o Pereirinah contra o Benfica era um Génio da Tactica!!! Há pessoas que só estão bem a dizer mal! Sabado lá estarei, e no dia 21 tambem la estarei no Algarve confiante e para apoiar SEMPRE o nosso Sporting.

Sporting SEMPRE!!!!

FSS disse...

Caro Alexandre,

Não lhe dou o Premio Nobel por dizer que o Sporting teve e tem falhas graves que não são culpa do "sistema".
Já percebi isso há anos.

Agora, se há um clube que recorre constantemente a desculpas é o FCP. Não para desculpar maus resultados, mas algo que a ser verdade - e dificilmente não será mesmo que os tribunais não concluam assim - é muito mais grave.

Ora vejamos.
1)
Tentam usar a qualidade futebolística do FCP, que eu próprio reconheço, para disfarçar factos que nunca deveriam occorrer.

Por exemplo:
O facto de os incidentes do túnel do Dragão terem sido esquecidos, e não tanto os do SLB;
O facto de os dirigentes do futebol português terem manipulado os prazos para que a punição dos 6 pontos fosse inofensiva doméstica e internacionalmente.
Já para não falar no Caso Antonio Rola ( 1997 de quando as coisas eram mesmo más).
Isto são coisas contra as quais uma pessoa honesta e séria se deve insurgir por muito bem que o FCP jogue.
Existem 2 ou 3 campeonatos que o Sporting muito provavelmente venceria se não tivessem ocorrido certas porcarias a favor do FCP que dificilmente são explicadas por erro.
Se alguem me puder garantir que situaçoes destas - entre outras - não voltam a ocorrer estou disposto a pôr uma pedra no assunto e preocupar-me apenas com os restantes problemas do Sporting não relacionados com arbitragens. Que até nem são poucos.
Eu até admito que em tempos ainda mais distantes o FCP possa ter sofrido dos mesmos problemas. No fundo, não sei. Era demasiado novo e não vou assumir que um Clube rouba só porque vence. Não o faço em relação ao FCP. Simplesmente em certos períodos, observei muitas arbitragens incorrectas a favor do FCP em circunstâncias que dificilmente são explicadas por erro ou mesmo corrupção não sistemática.
Se realmente o FCP já foi a vítima, acho ainda mais grave a sua falta vergonha.


2)
Fazem extrapolações para sustentar tudo aquilo que ganharam de forma suspeita.

O facto de o FCP ter ganho a UEFA e Champions apenas prova que sabem jogar à bola e que ganharam essas provas. Ora, isso não chega para dizer que ganha a Liga, sem precisar de "ajudas".
Se assim fosse o SLB não teria sido eliminado pelo Gondomar em 2002/03 pois no fundo o Benfica é melhor.
O Liverpool teria ganho a Premier League em 2005. Pois ganhou a Champions.
E o Sporting teria ganho a liga em 2005, pois chegou à final da UEFA.
O facto de desde Co Adrianse o FCP ter conseguido alguns títulos não suspeitos, não justifica as vitórias de 1994/95 a 2003/04.
Se assim fosse, por é que não fazemos as extrapolações a favor do Sporting? Bem vistas as coisas nesse periodo ganhou os 2 campeonatos menos suspeitos.
Com 2004/05 faz 11 títulos de seguida. lol
Acha disparatado não acha? Eu também acho, isto e as suas generalizações.
Porque é que Sporting e SLB eram avaliados pelos adeptos em geral e jornaleiros jogo a jogo o FCP não?
Porque de 1994/05 a 2003/04 a nível interno, muitas vezes que o FCP tinha um mau momento algo suspeito acontecia. Como era suspeito não contava para a apreciação. So ficavam os bons momentos.
Se só contassemos os bons momentos tambem Sporting e Benfica eram muita bons.



3)
Menosprezam - confesso que não são apenas os adeptos do FCP - o efeito que a protecção dos arbitros pode ter na preparação da própria equipa.

Obviamente, o facto de aceder - mais do que o devido - à Champions permite ganhar mais traquejo, que falta nomeadamente ao Sporting.
O facto de se saber que a vitória na Liga está garantida permite:
Optimizar a melhor forma da equipa para um periodo mais curto. Isto vai mais longe do que apenas dar mais uns jogos de descanso aos titulares antes dos jogos internacionais;
Optimizar a táctica da equipa para jogos internacionais;
Optimizar as curvas de apredizagem da equipa sem preocupação pelo rendimento na fase transitória;
Usar a maior parte campeonato para ensaiar tácticas e jogadores para alguns jogos mais emblemáticos ou para as competições internacionais.
Podia ficar horas a desenvolver este tema.
Particularmente alguem como o José Mourinho consegue extrair muito rendimento destes factores.
Percebe onde estou a chegar?
Sem as ajudas na Liga Portuguesa seria tão provável o FCP ter ganho UEFA ou Champions, como o Ben Johnson ter corrido os 100m em 9.79s sem doping.
Já nem estou a falar no aspecto, de estabilidade motivacional e financeira e da capacidade de planear contratações com maior segurança.
O principal benefício do "sistema" para a equipa do FCP não são os pontos ganhos directamente devido a arbitragens incorrectas, mas sim um muito melhor rendimento da equipa. Em várias dimensões aliás.
Qualquer um que perceba de gestão de risco ou treino percebe isto.

Respondendo à pergunta:
"ainda tens coragem de dizer que o Porto ganha através da corrupção?"
Nem por isso, mas tenho coragem de dizer que já ganhou dessa forma e pode voltar aos velhos hábitos. E a passagem aos quartos de final é irrelevante neste assunto.

Resumo:
O "Sistema" não justifica todos os fracassos do Sporting e SLB.
Todos os fracassos do Sporting e SLB nem parcialmente desculpam o "Sistema". Mas pela conversa de muitos parece que sim.
Menosprezar hoje a possiblidade de o "sistema" voltar em força é tão estúpido e perigoso para o Sporting como menosprezar qualquer outro problema.


Saudações Leoninas
FSS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...