sábado, 14 de março de 2009

Polícia a mais e futebol a menos

Ainda na ressaca da nulidade de Munique, o Sporting voltou às competições internas vencendo o Rio Ave, em Alvalade, por 2-0, na noite em que, na luta pelo título de campeão nacional, também conquistou três pontos ao Benfica, que perdeu na Luz, frente ao Vitória de Guimarães, por 1-0. Foi uma noite farta em pontos ganhos (um total de seis, faltando saber o que acontecerá no FC Porto-Naval), farta também em bastonadas da polícia sobre os adeptos leoninos e, infelizmente, pobre em futebol de qualidade.
A equipa leonina, que ganhou com toda a justiça, tendo feito o resultado na primeira parte, período em que jogou melhorzinho, ficou, porém, a dever aos sportinguistas uma grande exibição e uma vitória bem mais robusta sobre uma das equipas mais modestas da Liga Portuguesa, tanto mais que o Rio Ave jogou toda a segunda parte reduzido a dez elementos.
No fundo, faltou ao Sporting a “resposta fortíssima” que preconizava o antigo “capitão” Manuel Fernandes, de modo a fazer esquecer rapidamente a humilhação europeia, perante 20 mil adeptos divididos entre os aplausos e as tarjas confiscadas por uma polícia que, como o País ficou a saber recentemente, não sabe distinguir a arte da pornografia, sendo, portanto, de presumir que também não saiba distinguir o elogio da crítica…
A Polícia de Segurança Pública não foi a Alvalade para garantir a segurança pública dos cidadãos que pagaram para ver um espectáculo, face ao qual têm todo o direito de manifestar o que pensam dele, mas sim orientada para censurar a indignação dos adeptos leoninos e dar-lhes umas bastonadas, para que todo o mundo visse que, para além de uma equipa “assustadoramente fraca”, o Sporting também tem adeptos “assustadoramente perigosos”.
Em face desta demonstração do espírito censório da polícia, contra a liberdade de expressão, irá a Direcção do Sporting pedir explicações à Direcção da PSP sobre as bastonadas que distribuiu em Alvalade – que resultaram em mais uma humilhação pública da nação sportinguista – e sobre os critérios que presidiram à confiscação das tarjas que os adeptos tinham para mostrar?
É que seria bom que os adeptos do futebol, e os do Sporting em particular, soubessem se há alguma lista de mensagens proibidas nos estádios portugueses. Eis uma questão importante, esta sim, a merecer um comunicado oficial da Associação dos Adeptos Sportinguistas...
Voltando ao jogo, tendo em conta o clima de turbulência que varre o balneário leonino, para os objectivos do Sporting o importante foi mesmo ganhar ao Rio Ave, reabilitando a equipa para as batalhas que se aproximam, a próxima das quais, já no próximo sábado, será a disputa da Taça da Liga com o Benfica, no Estádio do Algarve. FOTO: AFP - Getty Images

41 comentários:

Ferreira disse...

O Benfas perdeu de propósito... dizem que quem está pior ganha o derby e para a semana há sporting-benfica no Algarve para a Taça da Liga.
Boa vitória do SCP, ainda que o jogo tenha sido muito fraquinho na 2ª parte, ainda por cima contra 10!

Soylent Green disse...

Gostava de saber que motivo levou a polícia a mandar retirar os cartazes.
Voltámos à censura?
A ser assim estamos perante uma vergonha muito maior que a de 4ª feira.

João Sancho disse...

Censura em Alvalade = VERGONHA!

Anónimo disse...

Quem mandou a polícia ir às bancadas retirar as faixas?
Rapidamente Miguel Salema Garção tem que responder a esta investida da polícia,que não satisfeita de tirar as faixas ainda agrediu, na nossa casa,os sócios e adeptos do SPORTING.
Isto tem que ser falado com seriedade,na próxima Assembleia

Anónimo disse...

Roubar tarjas não é censura,isso em Portugal "(não Hesiste")agora diz-se manobras negras,se não concorda perguntem ao Sr.Socrates,ou perguntem ao ministra da (distração) Interna se não á violençia em portugal?

Vila Franca disse...

Tirando os últimos 15 minutos da 1ª parte, exibição fraquíssima. Valeu que era o penúltimo classificado da liga. Pareceu-me, contudo, que havia vontade e garra, coisas que faltaram contra o Bayern. Pareceu-me também que o Rochenback está menos gordo. Terei visto bem?...

Anónimo disse...

Será que ficámos satisfeitos com este jogo?Miséria de actuação,contra 10 do Rio Ave.
É de lastimar ver associados contentes com esta vitória.Fico à espera dos craneos da SAD virem dizer que já estamos à frente dos lampiões e que o desaire com os alemães foi um acidente de percurso.Lata eoutros adjectivos têm eles.

Vila Franca disse...

A retirada das faixas pela polícia também me pareceu um acto censório gratuito e inaceitável. Quem ordenou e porquê, parecem-me perguntas a exigir resposta urgente da direcção. Se esta achar que merecemos uma satisfação, o que duvido...

bruno disse...

Antes demais e sobre as faixas eu ja previa que isso acontecesse por poarte da policia e isso ficou logo evidente aquando da entrada no estadio..depois de passar pela revista dos stwarts e depois de validar o bilhete os adeptos que se deslocaram ao estadio ainda foram alvos de uma revista por parte da psp..ora eu estive em alvalade conta o porto e slb e com casa quase cheia e sendo jogo de alto risco não fomos alvos duma revista assim o que me leva a querer que isto tem dedo da direcção do sporting..a psp n iria actuar sem mandado de alguem...exigimos explicações por parte da nossa direcção pois estamos num país livre e alvalade é de todos aqueles que pagam cotas,game boxes ou bilhetes(carissimos)para ir ver um jogo de futebol..


Depois quanto ao resto o mesmo de sempre...uma equipa muito fraca que quando se apanha a ganhar não faz mais nada que trocar a bola e ás vezes metendo-se em apuros com passes falhados e jogadas sem nexo..para a historia ficam so os 3 pontos e a estreia de roca a marcar golo de livres(INCRIVEL,ALELUIA)..

quanto aos 20mil em alvalade(eu tambem)muitos parabéns,só mesmo que ama este clube é que perde tempo e dinheiro a ir ver um mau espetaculo


força sporting

Gnitrops disse...

Vitória justa!

Jogadores muito tensos, receosos, vá lá que houve eficácia na hora da finalização.

O importante foi vencer num momento difícil da temporada.

Importante também termos passado para 2º lugar.

Agora é ganhar a Taça da Liga!!

Leão Transmontano disse...

Foi lamentável e nunca pensei ver imagens destas em alvalade. A liberdade de expressão foi posta em causa e isso mostra bem o estado a que chegou o nosso clube. Não houve respeito pelos adeptos que estão fartos da mediocridade que se instalou no Sporting e levará o clube à decadência total. É preciso resistir, mesmo às bastonadas, ou então o clube irá desaparecer nos próximos 25 anos...

15672 disse...

A polícia não age por ordens da direcção do Sporting. Franco nem em sua casa consegue mandar, quanto mais na PSP. E eu estive em Alvalade. A polícia não agiu para retirar as faixas, mas sim para sanar os confrontos entre os que queriam pendurar faixas e os que não queriam que elas fossem exibidas. A divisão esteve nos sócios e não na acção policial.
De qualquer forma, acho que deve fazer-se uma queixa ao presidente da AG e às entidades competentes sobre o uso excessivo de força hoje em Alvalade.

Mas achar que foi por ordem de Franco e da turma do croquete... hahaha... tenham juízo. Eles não conseguem mandar no Veloso.

@leo@ disse...

Acima de tudo era muito importante ganhar.

A situação das tarjas tem que ser esclarecida, sem duvidas.

Leão d'Aveiro disse...

Provavelmente as tarjas trão sido mandadas retirar pela direcção do Sporting, se assim foi, a direcção não fez mais que defender os interesses do clube numa altura em que era imperativo ganhar, principalmente depois da derrota do slb. As tarjas poderiam por adeptos contra jogadores e adeptos contra adeptos, num jogo em que a equipa precisava de tranquilidade.

As bastonadas já não aceito, mas essas não foram a mando da direcção de certeza, terá sido a forma da psp agir.

Daniel disse...

Que sabe o caro Leão da Estrela de Polícia?!

Anónimo disse...

Não jogamos bem mas!pelo menos no SCP não á a falsidade desportiva como no Porto e SLB não se contratam jogadores para ganhar jogos;em jogo difiçil como o Leixões--Porto viu-se a treta do GR Beto e aí está a resposta Beto contratado pelo fcp por 4 épocas e no slb o frustrado Makukula que nem aqueceu o lugar.Isto é bem pior que 12 a 1 ou qualquer outra frustação a isto chama-se VIGARISSE.viva o S C P esteja como estiver

Filipe disse...

Caros Sportinguistas,

Apenas para informar que já amanhã dará entrada um processo crime na PGR e no IGAI contra o Sporting Clube de Portugal e Policia.

Renman disse...

Sim... não sei se a maioria dos que aqui escreveram estiveram em Alvalade, eu estive....e na altura em q as tarjas aparecem ou tentam aparecer, começam a existir escaramuças, palavras de insulto e assobios entre adeptos, aliás quem lá estive viu bem essa situação quer da parte dos Directivo XXI, quer de adeptos que se encontravam na bancada superior por trás da baliza do Patrício na 2 parte, para os "mostradores" de uma das tarjas...logo para evitar que esses insultos, assobios se tornassem em agressões físicas, a policia preveniu e resolver retirar. E como diz o ditado, "mais vale prevenir do que remediar".
Lamento é o que se passou durante o minuto de silencio...felizmente a grande maioria de pessoas que lá se encontravam são homens com H e mulheres com M....para a "minha" Juve Leo, tenho uma palavra de apreço. Para outros que pretendem outra Juve Leo....tenham vergonha!

Anónimo disse...

A PSP (cerca de 20 elementos) entraram na cenral nascente assim que um sócio abriu uma tarja com a inscrição 'Vassouradas'. E as bastonadas surgiram para evitar que os elementos da Juve leo que se deslocaram desde o Topo Sul saltassem para a central e entrassem em confrontos com os sócios que os assobiavam. Depois, no Topo Sul, elementos da Juve Leo abriram outra tarja que prontamente foi retirada por outros elementos da claque e gerou-se alguma tensão. Pareceu-me que os proprios elementos da Juve leo estão divididos. Foi assim que interpretei a situação. Alguém tem outra versão?

PR

Anónimo disse...

mais um jogo de merda= mais um jogo á sporting de paulo bento
declarações de um adepto detido no blog http://sportingsectora12.blogspot.com/

Anónimo disse...

quase adormeci no estadio se não fosse o que se passava nas bancadas
declarações de um adepto detido no blog http://sportingsectora12.blogspot.com/

pinigol

leão do sporting disse...

faltou dizer, meu caro, que vinte pessoas tentaram mostrar cartazes , e 19.000 estiveram a apoiar a equipa.

Eu sei que você não compreende, mas existem adeptos que não têm vergonha de perder 7/1, têm é vergonha de utilizar os maus resultados para tirar dividendos políticos !

Viva o Sporting !

Tite disse...

Pois eu não vou falar na alegria que senti por termos ganho o direito ao 2º lugar.
Falarei antes na alegria de perceber que havia mais leões a apoiar os jogadores que os que insistiram em vaiar, assobiar e insultar os mesmos. Foi bom existir essa maioria para os ajudar no mau momento vivido bem como para aproveitar a oportunidade de passar à frente do nosso rival da vizinhança.
Só não gostei do espectáculo da polícia a bater nos sócios que insistiram em abrir as tarjas que conseguiram transpor as entradas.
Lembrei-me que a liberdade foi conquistada com o 25 de Abril. Lembrei-me que a polícia hoje existe para nossa segurança e não para bater em quem tem o direito à indignação sem violência. Será que quem deu a ordem não está a exorbitar na sua prepotência? Pensem nisso amigos leões.

Dina disse...

Alguém me explica este minuto de silêncio em Alvalade?

21:01 - Minuto de silêncio em memória de Adriano Afonso.
(ouvi e li em vários orgãos de comunicação social)

Este senhor não era do Benfica?

O minuto de silêncio não deveria ter sido por Manuel Petronilho??

Manuel Petronilho, antigo director do futebol de formação do Sporting, na era do presidente João Rocha, faleceu, com 84 anos de idade. O "chefe", como gostava de ser tratado, trabalhou durante largos anos em Alvalade no departamento de formação dos «leões» com Aurélio Pereira.


São estas coisas que eu não consigo entender...

Anónimo disse...

Censura" de volta a Portugal - De regresso ao "pré" 25 de Abril?



No seguimento do sucedido no decorrer da segunda-parte do encontro do passado dia 14 de Março contra o Rio Ave, a Associação de Adeptos Sportinguistas informa:

1. Ficámos profundamente preocupados e consternados com a divisão e falta de solidariedade mais uma vez demonstrada entre toda a família sportinguista;

2. Após diversos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal se manifestarem, dando azo à sua indignação, abrindo duas faixas no estádio dizendo "Vergonha" e "Vassourada", assistiram-se a cenas indignas de um país democrático, com agentes das forças da autoridade a insurgirem-se com aquela manifestação silenciosa, de forma violenta e totalmente despropositada.

3. Colocámo-nos em contacto com os envolvidos no sentido de recolher mais informação sobre o sucedido e foi-nos informado que os agentes em questão, não só não indicaram qual a razão pela qual estavam a retirar a faixa, como expulsaram os sócios do clube do seu próprio estádio e recusaram-se a fornecer a sua identificação, após solicitação dos sportinguistas.

4. Consideramos que esta situação é grave, não só enquanto sportinguistas, mas sobretudo enquanto cidadãos de um estado que se diz democrático.

5. O Gabinete Jurídico da AAS está, neste preciso momento, a elaborar uma queixa-crime contra a Polícia de Segurança Pública a ser entregue na Procuradoria Geral da República e na Inspecção Geral da Admnistração Interna durante a corrente semana.

6. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal irá igualmente ser contactado, no sentido de requerer ao clube uma investigação interna no que à actuação das forças de autoridade no referido caso diz respeito.

Comité Executivo

Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS

Anónimo disse...

O Beto foi formado durante muitos anos no Sporting.Também era interncional,mas não dava a ganhar a algum membro da Academia.
Por isso foi embora como outros com valor e ficaram os queridos.
Quando estes não fizerem as vontades são queimados.
Já agora o Vladan irmão de Stoikojic é menos sério do que a milher de Polga?Claro esta é melhor,mas estava a falar de dois pesos e duas medidas.Será que Pedro Barbosa falará para ele como falou para o G.R.?Bem uma palmada de certeza dela não levava.
Isto é este Sporting

Anónimo disse...

Em relação às bastonadas só se perderam as que cairam no chão.
Se estivelesse lá e pudesse também eu dava,pois não admito que SPORTINGUISTAS na sua própria casa erguam tarjas a insultar o que quer que seja.A liberdade de expressãp não tem que vêr com insulto,por isso porrada neles.
No estádio só faz falta quem verdadeiramente é SPORTING.
SPORTING SEMPRE
FARENSE SEMPRE

Anónimo disse...

A Associação de Adeptos Sportinguistas, AAS já tem Gabinete Jurídico da AAS!

e está indignada com a PSP e eu também!
mas pensei que estivesse também indignada com os insultos ao SPORTING!
sim, se um tipo paga quota/bilhete para insultar o seu próprio clube, só pode ser um IDIOTA.


40 postas pescada

Anónimo disse...

"..sim, se um tipo paga quota/bilhete para insultar o seu próprio clube, só pode ser um IDIOTA."

Se insulta o clube é porqu tem gosta do clube, ou só quem paga as quoats é que gosta do clube?

Pois eu se fosse a alvalade não diriga nem mais um aplauso a esta cambada de anormais!!

Isto por gostar do Sporting,por querer o melhor para o clube. Mas não, vão ao estádio e apoiem uma vez mais quem esteve na origem de uma página negra do clube(e não foi só esta eliminatória)

Anónimo disse...

vou repetir, sendo mais claro possível, para não haver confusões:

Um sujeito que insulta o seu próprio clube só pode ser IDIOTA.




40 postas pescada

varatojo disse...

Há com cada besta...

Digam-me, por favor, aonde é que encontram "insulto" nas palavras VERGONHA e VASSOURADA, que era o que as tarjas diziam.

Obrigado

varatojo

FSS disse...

Bem ganharam.

Gostava de ter visto mais um golo, mas 2-0 serve.
Houve alguns pormenores interessantes.
Não fazia sentido tentar cilindrar o Rio Ave.
Seria falta de noção das prioridades.
Guardem a resposta fortissima para jogos mais complicados.

SL
FSS

Anónimo disse...

SEMPRE OUVI DIZER ,QUEM DIZ A VERDADE N MERECE CASTIGO!! POR ISSO AS FAIXAS FORAM BEM MOSTRADAS!! ABAIXO O FRANKISMO!!

Anónimo disse...

SO 19OOO!!! QUE SE PASSA!?

Anónimo disse...

Mais uma vez o Polga andava para lá nas couves...

Anónimo disse...

Tenhamos calma ,pois grande parte desta literatura manhosa apelando ao insulto é escrita por gente adepta das galinhas,que na discórdia vai tentando reinar.
Sporting Sempre
Farense Sempre

FSS disse...

Caro Anónimo
"SO 19OOO!!! QUE SE PASSA!?"

As nossas bilheteiras andam há anos a enxotar o público.

Escrevi um post sobre isso em:
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=2170540205968789486&postID=1460230632149456284&isPopup=true

SL
FSS

Anónimo disse...

40 postas pescada

Insulto é levar 12-1 numa eliminatória dos oitavos de final da CLeague.

Insulto é ser alvo de chacota europeia.

Insulto é afirmar que ficar em 2º é mais "rentável" que ficar em 1º.

Insulto é ter um Merdas como o MVeloso um ano a passear-se num plantel "supostamente" profissional.O afonso martins não andou um ano a mandar bolas para a parede no antigo campo de treinos?!

Insulto é não poder-me manifestar-me no meu estádio,tentarem calar a minha revolta por não aceitar o que andam a fazer ao "meu" Sporting.

O Sporting morreu, meu caro ppescada, e só um IDIOTA é que não vê!!

scp1965 disse...

Onde estão os candidatos a presidente? e os projectos ? tenham juizo ; eleições antecipadas ? mas volto a perguntar : onde estão os programas e soluções? ah se calhar são os da petição, ou os das vassouras ? ou serão aqueles que não tiveram 20 euros para pedir uma assembleia geral ; pobres e mal agradecidos.

scp1965 disse...

caros Sportinguistas

A AAS é aqueles senhores que não tiveram 20 euros para organizar uma ssembleia ? e tem uma pag.web que querem dinheiro para nos inscrevermos ? Deus nos livre destes senhores ; ainda acordavamos e nao tinhamos clube.
Força FSF

Anónimo disse...

19000!!! VEJAM LA SE ARRAMJAM MAIS FRANKISTAS PARA IR A BOLA ,VER A AQUELE FUTEBOL PRA DORMIR! E Q ASSIM DAQUI A UNS ANOS FICAMOS COMO O BELENENSES!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...