sexta-feira, 27 de março de 2009

O mau exemplo de Pedro Silva

Não faltam sportinguistas que aprovem as figuras tristes do brasileiro Pedro Silva na final da Taça da Liga. Há até quem proponha o atleta para sócio honorário do clube. Surpreendentemente – ou talvez não –, Pedro Silva foi glorificado por muitos adeptos do Sporting como uma espécie de herói leonino numa arena conspurcada por ladrões. É por isso que, no “site” da Liga de Clubes, Pedro Silva é bem capaz de ganhar o título de “melhor jogador” da final da Taça da Liga, cuja votação termina às 23h59 de domingo.
A mesma irracionalidade, curiosamente, foi protagonizada por alguma comunicação social, que foi ouvir João Pinto e Ricardo Sá Pinto para desculpar os actos do jogador leonino. João Pinto e Sá Pinto que falaram ao País a partir de uma escola com a autoridade de quem já agrediu um árbitro, em plena fase final de um Mundial, e um seleccionador nacional, antes da partida para um estágio...
Ora, com excepção, talvez, da peitada no árbitro Lucílio Baptista, que não considero agressão e admito como uma atitude compreensível num momento de grande stresse de um jogador injustiçado que reage a quente a uma decisão errada, procurando fazer ver que a bola só bateu no peito, o que Pedro Silva fez depois não é digno de um atleta de alta competição. Por muito que os sportinguistas, face a uma decisão errada de um mau árbitro, se revejam nos protestos do atleta.
Ao ter recusado a imposição da medalha, Pedro Silva foi malcriado para o patrocinador (ali representado pelo sportinguista António Pires de Lima), que também contribui para os ordenados do atleta, independentemente de o jogador brasileiro falhar penáltis ou dar fífias na defesa. Ao atirá-la para longe, Pedro Silva, para além de insultar a competição (que o Sporting há-de querer ganhar no futuro) e a Liga de Clubes, juntou-se ao árbitro na má propaganda do futebol, dando sinais miseráveis para os mais novos, em particular os milhões de crianças que viram a cena pela televisão e que continuarão a vê-la pela Internet.
Pedro Silva sabe disso e a prova é que teve a grande dignidade de pedir desculpas pelos seus actos tresloucados, quando todos estavam à espera de um pedido de desculpas do árbitro que acabaria por não acontecer. De resto, após o apito final de Lucílio Baptista, à equipa do Sporting terá faltado uma voz de comando que fizesse recolher os jogadores ao balneário, evitando, assim, que os jogadores leoninos tenham participado numa recepção de medalhas mais humilhante do que o roubo que decidiu o vencedor da Taça da Liga. FOTO: "Record Online"

11 comentários:

bruno disse...

caro leão da estrela:

"Antes de um grande profissional está sempre um ser humano"

Só te pergunto uma coisa,tu trabalhas e esforças-te no teu local de trabalho da tua empresa e entretanto vem um gajo de uma empresa externa trabalhar para a tua e consegue meter o teu patrao contra ti inventado uma historia tua que não corresponde á realidade,que fazes,dás-lhe beijinhos e abraços??vais tentar lixa-lo por trás???olha meu caro os grandes homens não se fazem de sinicos nem fazem as coisas pelas costas dão a cara e foi o que o pedro silva fez..ele que apesar de não ser um grande jogador,tem tido lesoes no sporting e agora que esta a subir de rendimento e a merecer o lugar ve-se injustiçado desta maneira..eu apio-o e dia 11 quando for a alvalade caso ele la apareça vou aplaudi-lo de pé pois foi um grande homem e teve tomates e reagiu como um ser humano normal..

"Pedro,podes ser um jogador pequeno mas és seguramente um grande homem"

O S Unas disse...

Apreciei e gostei. Há momentos em que temos de despir a camisola para avaliar situações que prejudicam a camisola que vestimos sempre.

Abraço

Soylent Green disse...

Fez muito bem em atirar a medalha.
Pelo menos marcou uma posição num país de gente cobarde.
E não venham com a conversa da falta de educação porque roubar é um acto que põe em causa a ordem social para além de ser um pecado mortal.

Thaypan disse...

É a sua opinião, aliás muito bem descrita, mas quem não se sente, não é filho de boa gente.O problema, é que não foi só aquele penalty, é o acumular de vários penalties, de várias injustiças, o marcar sempre contra o mesmo lado.Quem anda lá dentro, sabe e sente que eles andam ali, não para arbitrar, mas para de uma forma fascista,(poder discricionário do pequeno homem), e a seu bel prazer, mostrarem que ..."eu quero, posso e mando...e se errar ainda sou louvado...não me acontece nada". Este é que é o problema. Lembram-se do reinado dos Pintos do Norte, do guarda Abel. Quem não se vergasse aos quinhentinhos, levava na tromba, especialmente os jornalistas. Teem duvidas? Leiam o "Estádio de sitio".Está lá tudo. Nós com esta postura de meninos educados, temos sido roubados a torto e a direito, e depois os pasquins vermelhos, fazem o resto. A medalha devia ter sido entregue ao Batista, ou ao Heminio. Não nos podemos calar. Temos que apontar as vigarices, sejam vermelhas ou azuis.O Pedro é mais nervoso que os outros?? Claro que é, vê-se na entrega em campo. E depois vem um badameco daqueles injustiçar o trabalho, o suor e a entrega, com a marcação de uma falta fora da área...???? E foi PREMEDITADO. Os benfas nunca marcariam um golo de forma limpa....ainda lá estariam hoje a jogar, a tentar marcar um golo. Viram ontem???..nem segunda nem primeira equipe...eles só ganham com a terceira equipe, a do apito Vermelho.
Amordaçados nunca.Revoltados sempre. Roubados...até quando?

Anónimo disse...

Esta ladainha toda devias tela era para o Dias da Cunha que Elogiou os comentários dos galinaceos contra o S C P por causa da taça PODRE.Deixa lá o Pedro Silva;QUEM NÃO SE SENTE NÃO É FILHO DE BOA GENTE;isto diste alguma cóisa??????????????????????????

João disse...

Mas esta malta esta louca? Claro que pedro silva fez mal, protestar sim senhor, mas caramba...sem se humilhar, sem se prejudicar, sem prejudicar o clube etc etc. Numa coisa concordo, pedro silva nao tinha de ficar calado e o scp nao tinha de ser subserviente. Entao, que faltou? Faltou mais uma vez uma atitude única, um acto colectivo...Faltou TODOS não irem receber as medalhas por exemplo.

Não censuro o Pedro Silva e mentiria se dissesse que nao nutro agr mais simpatia por ele porem temos de ser racionais...

se ganhar o premio de melhor jogador da liga é uma boa critica da nossa massa, um tributo, um voto de protesto. Irreverente, critico, mas nao desrespeitoso.

Bancada Sul disse...

Para quem vira o emblema do Sporting Clube de Portugal de pernas para o ar...

PEDRO SILVA, O BRAVO DO PELOTÃO

Saudações VERDADEIRAMENTE leoninas,
Nuno.

Tóchã disse...

Caro amigo,

O futebol é (devia ser) um equilibrio de paixao e razao. Paixao injectada pelos adeptos (e dirigentes clubisticos), razao trazida pelos dirigentes organizativos (e dirigentes clubisticos).

So assim se explica a eleiçao do Pedro Silva como melhor jogador no referido site.

E nao me admira nada esta eleiçao apaixonada, visto que os exemplos vindos de "cima" nao sao melhores.

Em primeiro lugar, a situaçao degradante do futebol portugues.

Depois, relembro que o Zinedine Zidane foi eleito "melhor jogqdor do campeonato do Mundo" pela FIFA depois de ter cabeceado um adversario na final.

Portanto, nao vejo razao de tanta indignaçao

Anónimo disse...

Juniores: Sporting vence Benfica (na Caixa Futebol Campus, no Seixal) e reforça liderança.
De referir, que desta vez Lucílio não fez parte dos convocados...

Orlando Teixeira disse...

Neste caso creio que foi mais o aparato.
Creio que Pedro Silva quiz mostrar como cortara a bola, e o movimento em sentidos opostos e a descordenação de Pero Silva provocaram um momento que foi de imediato usado pelos que querem atingir o clube e os seus jogadores.
Ainda se fosse o momento do arremesso da medalha, esse sim negativo, podia aceitar a critica. Assim apenas vejo uma dúbia interpretação.
Talvez quisessem que aceitasse passivamente e sossegado a duplamente injusta punição, como é hábito dos adeptos leoninos, que nunca se insurgem com os prejuízos, antes atacam os seus próprios jogadores.
Só para os mais distraídos: Pedro Silva, aquele a quem atiram pedras, é o mesmo jogador que foi expulso no jogo de apresentação com o PSV, um jogo particular, e que punido com um jogo, cumpriu dois jogos de castigo.
Curiosamente não ouvi nem li ninguém falar disso e de mais um prejuízo de um jogador do Sporting e do clube.
E dizem-se sportinguistas. Livra!

AindaPiorBlog disse...

Segundo estas imagens virtuais, foi um penalty claríssimo:

http://www.youtube.com/watch?v=2DYL58p2dpE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...