quinta-feira, 26 de março de 2009

O regresso de Bettencourt

O vice-presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt está de regresso à ribalta, agora como putativo candidato à sucessão de Filipe Soares Franco, com a bênção do "regime" leonino. Bettencourt que já mandou no futebol sportinguista no tempo das vacas alegadamente gordas que, entretanto, contribuiram para afundar as contas do clube... Clube que já entrou no segundo período mais longo da sua história sem conquistar o título nacional de futebol.
De Bettencourt sabemos que tem a grande ambição de ser presidente do Sporting. É bom que a tenha, e é legítimo, sobretudo quando não aparecem alternativas ao actual modelo de gestão, a começar por Dias da Cunha, que ataca e não aparece, sendo, por isso, ele mesmo, a imagem de um descontentamento sem rosto alternativo, nem projecto.
Bettencourt tem alguns pontos a seu favor. Quando andava pelo balneário, como administrador da Sporting SAD, demonstrou garra e coragem. Saltou para o relvado, em pleno Estádio de Alvalade, para travar a fúria da Juventude Leonina, salvo erro, após uma derrota com o Benfica. E ousou enfrentar José Mourinho, então no FC Porto, mostrando ao País a camisola de Rui Jorge, alegadamente rasgada pelo actual treinador do Inter de Milão. Gestos que agradaram ao povo leonino e que poucos dirigentes leoninos ousariam protagonizar.
Com o Sporting dominado pela banca, a manta será sempre curta para investir no futebol. E, até agora, para além de umas críticas veladas à actual direcção de que ele faz parte, mesmo que contraditórias (nomeadamente o elogio a Carlos Freitas compaginado com uma crítica à política de contratações, tudo na mesma entrevista), serviram para marcar terreno a um ano das eleições, quando não se sabia que Soares Franco iria abandonar o barco, nada de mobilizador se conhece em Bettencourt para o futuro do Sporting.
Se as últimas notícias corresponderem a alguma estratégia eleitoral no sentido de uma mera operação de cosmética em que só mudam os nomes, talvez o Congresso de Santarém sirva para lançar uma candidatura. Que parte com vantagem, pois obriga a dita "oposição" (que raio de expressão arranjaram no Sporting para designar quem não está de acordo...) a uma atitude reactiva, com tudo o que ela terá de inconveniente aos olhos da opinião pública leonina.

12 comentários:

Anónimo disse...

A juntar a esses episódios da camisola de Rui Jorge e da invasão da Juventude Leonino, há outras.

Como por exemplo, no Bessa no jogo em que Bruno Paixão expulsou Rui Jorge e Pedro Barbosa acabando o Sporting por perder 2-1, foi no final sozinho junto dos adeptos do Sporting agradecer o apoio. Nessa mesma época fez também questão de esperar em Alvalade pelos adeptos que tinham ido à Luz, após uma vitória por 3-1, para agradecer o apoio.

Há também um video, que será fácil de encontrar na net, onde JEB aparece juntamente com membros do Directivo cantando com estes. JEB teve pelo menos o condão de ao longo desses anos estar próximo dos adeptos e partilhar alegrias e tristezas com estes. Coisa que outros nem de perto nem de longe foram capazes de fazer...

Mandrake disse...

O próximo presidente do SCP, para além de ter de ser, como se comprende, da "confiança" da banca, vai ter de pòr a casa em ordem e lutar contra todos aqueles que ousem querer prejudicar o nosso clube.
Um pouco na linha do também leão Jorge Coelho com o lema "Quem se mete com o Sporting leva"!

Viram o notável rabalho da SIC sobre o roubo do Sr Lucílio?

Então agora foi aquele ladrão chamado Pais António, que já roubou um título ao Sporting ao validar (?) o tal golo com a mão do Paços de Ferreira em Alvalade, que a 45 metros de distância, tapado por vários jogadores, e sem qualquer ângulo de visão favorável, que "viu" aquilo que o outro árbitro, mesmo em frente, sem oposição e com óptimo ângulo não viu...

E o Sr. Lucílio, mais de dois minutos à espera que alguém lhe bufasse, sabe-se lá de onde, o que tinha que fazer...

E depois esta chusma toda ainda clama que é do Sporting!

É o Sr Vítor Pereira que escolheu a quadrilha para o roubo.
É o Sr. Lucílio que chefiou o gangue do assalto.
É o Sr. Hermínio Loureiro que sancionou o roubo com aquilo que disse.

Sou sócio do Sporting, com quotas em dia, que deixou de ir aos estádios pois não posso compactuar com estas poucas vergonhas, mas estou a pensar seriamente, na próxima Assembleia Geral do Clube, se mais ninguém o fizer, propor a expulsão destes senhores de sócios do Sporting.

É que estes energúmenos roubam o clube que dizem ser seu e depois, hipocritamente, querem ser perdoados por serem "leões"...

Gente desta não faz falta ao Sporting Clube de Portugal.
O Sporting não quer ser favorecido, mas não pode permitir que quem o rouba fique impune.

Com Bettencourt ou outro o Sporting tem de se impor, essa é que é essa!

Jorge Monteiro

Xangai disse...

Dos nomes até hoje avançados como possiveis candidatos, para mim é sem dúvida o que reune melhores condições.

Quanto ao Dr. Dias da Cunha, se está convicto das afirmações que diz, o melhor é candidatar-se JÁ!!!!

Leão de Alvalade disse...

Caro LdE:
2 correcções se me permite:

1- O alegadamente,no caso da camisola do Rui Jorge já não faz sentido, dado que, nas escutas telefónicas, ficou bem claro que o que o JEB divulgou existiu. Aliás nunca duvidei da sua palavra, ao contrário da dos seus oponentes neste caso, cujo longo historial de mentiras e trapacices fala por si.

2-Embore se trate de um mero "Lapsus scribendi" e as contratações no Sporting possam ser quase um caso de policia julgo que querías dizer "politica de contratações" e não "polícia de contratações". :)

Quanto ao candiadato é um nome respeitado no seio do clube e para se tornar um candidato forte precisa do tempo que agora não tem e de um projecto bem sustentado.

Renman disse...

Vacas Gordas? Pelo contrario...contratou jogadores em fim de contracto, contratou Jardel em conta, vista q dispensou jogadores suficientes(Horvath, Spehar, Mpenza) para fazer face a esse custo, e diminui a massa salarial. Não tem é culpa de ter entrado numa SAD q tinha sido dirigida por Luís Duque e que tenha gasto por exemplo, 1 milhão de contos em Tello e dado o prémio de assinatura a João Pinto que se sabe agora.

De tds os nomes falados parece-me o melhor

Anónimo disse...

Ò amigo LdE defina~se,é que uma no cravo e outra na ferradura não está com nada.Eu apoio a 100% JEB.
E calem-me o outro que não come nem sai de cima pois está mais que xé xé.
SPORTING SEMPRE

varatojo disse...

Leão da Estrela,
dá uma vista de olhos.

http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1371079

Soylent Green disse...

José Eduardo Bettencourt tem tudo para ser presidente do Sporting.
Espero que não lhe falte a vontade.

Pedro Pita disse...

Bettencourt tem condições para ser Presidente do Sporting Clube de Portugal. Não se queimou nas labaredas da actual direcção, e soube encontrar o tom adequado para criticar... Não criticando. Eu explico melhor: Apesar de ser vice da actual direcção foi sempre mais ou menos claro que Bettencourt não concordava com muitos dos caminhos propostos por Filipe Soares Franco. Nunca foi explicito nas criticas, mas foi-se insinuando aos poucos. O azar dos távoras neste caso é que, tal como é salientado no post, a haver solução Bettencourt Presidente a mesma terá que ter a benção do actual Presidente da Direcção. Ora isso faz com que se mantenha a sucessão monárquica que tanto mal nos tem feito. Oxalá surja uma candidatura da área de Dias da Cunha para abanar as águas, e para que o Sporting seja realmente discutido.

Por falar em discutir, há um assunto bem actual, que não tem sido devidamente salientado: Bati-me pelo Congresso desde o primeiro dia. Mas decidi não ir a Santarém, por me parecer que está tudo demasiado conformado para o Congresso seja um passeio de FSF e da direcção. Concordo em absoluto com as criticas de Dias da Cunha, e a culpa neste caso vai inteirinha para Ernesto Ferreira da Silva, que não soube ter a habilidade para conduzir um processo tão melindroso- tendo optado por se vergar às teses da direcção cessante do Sporting. Nada de importante portanto vai saír dali. Estou apenas curioso para ver o que raio é que vão dizer do ecletismo- o mesmo ecletismo que desprezam a cada orçamento que fazem...

Um abraço

Ps: Ontem Fernando Correia convidou para o seu programa da TVI 24 um moço benfiquista nortenho, que me pareceu ter umas ideias no lugar e me pareceu alguém com vontade de mudar realmente o Benfica. Não estou a ver como é que o dito moço pode ganhar as eleicções na instituição, tendo em conta o habitual nível dos associados lampiões, mas há sempre o risco de ganharem juízo repentinamente. Vai daí acho que, à cautela, vou formar um movimento de apoio para que Vieira, o kadafi dos peneus( é notável como o Benfica tem um presidente cadastrado e fala em seriedade no futebol português...), permaneça por lá mais uns anitos. Alguém por aqui subscreve a ideia? Eh eh eh... O meu Benfica de sonho seria com Vale e Azavedo a Presidente Vitalício, e Artur Jorge como o Fergunson deles, mas isso já seria pedir demasiado...

Anónimo disse...

Paulo Pereira Cristóvão possível candidato:
http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_futscppaulopereiracristovaocand_270309_121889.asp

Saudações Leoninas

Camilo disse...

Com Bettencourt é andar para trás.
NÃO!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Para muito pena do Leão da Estrela que quer é aguiares de matos, abrantes mendes e afins (candidatos fracos e que só fizeram asneiras no SCP) , Força Bettencourt!

Leão de Coimbra

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...